quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Notícia de novo tratamento inovador: corifolitropina alfa

Segundo notícia no SOL, existe um novo tratamento inovador disponível em Portugal, comparticipado pelo Estado em 69%, que consiste em levar apenas uma injecção que corresponde a 7 dias de tratamento (em vez 7 injecções diárias), para indução da ovulação numa FIV.
Chama-se corifolitropina alfa.


Passo a citar a notícia, redigida por Ricardo Nabais, SOL:

Um novo tratamento para a infertilidade já está disponível em Portugal. Comparticipado em 69%, consiste numa injecção única com uma dose equivalente a sete dias de tratamento. Até aqui, a terapêutica padrão tem consistido em injecções diárias, destinadas a induzir a ovulação nas mulheres, num tratamento que se designa, no conjunto, de fertilização in vitro (FIV).
O novo tratamento chama-se corifolitropina alfa e além de aumentar o conforto de quem tem de levar injecções diárias, reduzindo-as significativamente, diminui também a margem de erro. Especialistas como Filomena Gonçalves, da Associação Portuguesa de Fertilidade, sublinham o valor da nova substância: “O facto de este tratamento ser comparticipado é muito importante, uma vez que actualmente se tem cortado nos tratamentos inovadores”, diz, sublinhando a maior simplicidade do tratamento. Teresa Almeida Santos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, destaca a terapêutica como “uma alternativa real no arsenal terapêutico ao dispor dos casais e dos especialistas em medicina da reprodução”.



2 comentários:

  1. Bem mais rápido e menos indolor, sem dúvida! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Brasil tem um medicamento, enlova, que age da mesma forma (talvez seja o mesmo princípio). De qualquer forma só compensa financeiramente para mulheres que pesam menos de 60 kg.

    ResponderEliminar