quarta-feira, 20 de maio de 2015

16ª semana de gravidez: confirma-se que vem aí um Menino e...

Hoje foi dia de eco e consulta na MAC, mais uma das consultas de Alto Risco (devido à gravidez gemelar). Estava preocupada por hoje ser dia de greve do metro, e tinha receio de haver imenso trânsito a entupir os acessos à capital. A eco estava marcada para a 10h, mas felizmente chegámos meia hora antes e não nos atrasámos. Aproveitámos e fomos à recepção das consultas de alto risco, dizer que já lá estávamos e que só estávamos à espera que a eco fosse feita. Foi isto que vi as outras grávidas fazerem, quando lá estive da primeira vez e é assim que garantem a vez, porque aquelas consultas parece que funcionam por ordem de chegada, a partir das 8h30, segundo nos foi dito quando marcámos lá a primeira consulta. A eco atrasou um pouco, mas nada do outro mundo, e às 10h20 já estava deitada na marquesa, de barriga para o ar, pronta a ver os gémeos no ecógrafo.

Desta vez o ecrã estava virado para mim, e pude ver tudo desde o início até ao fim. Começámos logo com uma boa notícia: começámos por ver a menina... "a menina?" "sim, a menina, não sabia?'" "não, não sabia, mas estava desejosa de saber" e foi assim que ficámos a saber que um dos bebés é uma Menina! E depois passámos para o menino, que se confirma e não se tem dúvidas. Até teve direito a um highlight da pilinha. Uma lagrimita escorreu-me pelo canto do olho, ao ver os dois bebés tão saudáveis e dentro das medidas normais. Um casal maravilha! Por acaso até correspondia às minhas preferências, era o que eu gostaria que fosse, mas se fossem os dois do mesmo sexo também não ia ficar triste!

é um menino e uma menina
É um menino e é uma menina!


Depois passámos para a parte da espera nas consultas de alto risco. Pouco tempo depois, sou chamada ao gabinete CTG, mas apenas para fazer o registo do peso e tensão arterial. Tudo ok com a tensão e o peso continua igual. Pudera! Com os vómitos todos que passei e com a dieta da diabetes gestacional, não deu mesmo para ganhar peso. Depois de ter passado pelo gabinete das enfermeiras para estas medidas, é que vem a longa espera pela consulta.

Como é uma consulta de gémeos e só há uma especialista de gémeos, significa que não podemos ser atendidos pelas outras médicas que estão a atender as restantes grávidas de alto risco.  É uma longa espera. Até levo os vários lanches da manhã para ir comendo, para não ficar mais de 2h sem comer - regra do controle dos diabetes - mas a espera vale sempre a pena, porque é por uma boa causa. Durante a nossa consulta, a recepcionista apareceu a pedir a ficha de outro casal, que se queria ir embora e não queria esperar mais (e já tinham anotações na ficha deles, faltas a outras consultas e a ecos pelos mesmos motivos - não querem esperar). Eu sei que é chato esperar, esperar várias horas, mas é pela saúde dos bebés que o fazemos e é por eles que esperamos. Até agora a dra tem mostrado ser competente (detectou os diabetes, embora no limite inferior do que se considera diabetes gestacionais) e interessada (perguntou se tinha ido à nutrição - como ela me tinha dito na consulta anterior -  e quis saber como estavam os valores dos diabetes). Disse-me que quando acabar o Folicil, vou passar a tomar Folifer (suplemento de ácido fólico e ferro) e que já não preciso de tomar Nausefe, porque as hormonas que provocavam os vómitos já cá não estão. Ok, vou experimentar deixar de tomar Nausefe progressivamente, para ver se não me faz mesmo falta. Já não vomito há 2 semanas, por isso pode ser que sim.

As minhas dúvidas colocadas durante a consulta foram...
Posso fazer exercício? Isto porque me ando a cansar muito rapidamente, subo escadas e fico ofegante. A resposta é não. Não podemos facilitar que possa ocorrer um parto prematuro e por isso é preciso estar quietinha e não fazer nada de esforços. Nem fazer caminhadas de 30m. Pronto, passa a ser o J a ir passear o cão, porque eu fazia disso uma mini-caminhada de meia hora, com o cão. Segundo consta e a dra disse que há estudos sobre o assunto, as mulheres que têm gémeos têm maior probabilidade de ter um parto prematuro (isto já sabia, o corpo não aguenta) e as que vêm da FIV ainda têm um risco acrescido de parto prematuro, porque costumam ser mulheres mais activas (e daí a dificuldade em engravidar). Por isso recomenda-me descanso (mas não disse nada sobre eu estar a trabalhar, e eu também não me lembrei de perguntar).

Como estamos numa altura em que o calor já espreita e já sabe bem ir à praia, posso ir à praias? Ou o calor da praia também não é aconselhado? Resposta: posso ir à praia, mas fora das horas de calor. Pronto, ou se vai de manhã ou ao fim do dia.

Estou constipada, o que posso tomar para a constipação? Resposta: Ben-u-ron, Aspegic e Bissolvon.

Fiz ainda uma citologia durante a consulta, que foi para análise, fiz a medição do perímetro abdominal e recebi uma folha com o planeamento das consultas e ecos até às 37 semanas! Ainda tenho 11 consultas pela frente até lá, e mais 3 ecografias. Já ficou tudo marcado!

Até agora já lá fiz as ecos de...

  • o equivalente às 0 e 1 semanas - monitorização da ovulação e da espessura do útero (endométrio)
  • o equivalente às 2 semanas - momento da transferência dos 2 embriões, para o útero (vi os 2 pontinhos luminosos!)
  • 7 semanas - confirmação da gravidez e descoberta de serem gémeos
  • 12 semanas.- DPN (Diagnóstico Pré-Natal) para despiste das trissomias, com a medida da translucência da nuca e confirmação de presença do osso do nariz
  • 16 semanas - hoje! para acompanhamento da gravidez de alto risco - descoberta do sexo dos bebés

A próxima eco, será a eco morfológica.

12 comentários:

  1. Tão mas tão feliz :)Tão bom acordar e a primeira coisa que se lê é uma noticia destas.
    Parabéns pelo casal ...vão ser lindos e perfeitinhos *.*

    Felicidades, Beijinhos

    p.s: já estamos ansiosas para saber os nomes hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!
      Nomes ainda não há... ainda temos de pensar no assunto :D
      Bjs!

      Eliminar
  2. Casal gêmeos! Que benção!
    Jesus os abençoe grandiosamente!
    Beijão!

    ResponderEliminar
  3. Que notícia fabulosa! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  4. ohhhh gosto bue disto men!!! é muito mais comico vestir de igual em bebes miudos e miudas muahahahah eles nao se queixam de estarem de igual pq sao de sexos opostos XD e mesmo que nao haja roupa igual e nao gostemos de os vestir nao ouvimos a boca do: ahhh nao vestes igual XD nepias ele é gajo e ela ºe gaja muahahah

    ass: a gaja dos testes do ebay :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha
      Tinha começado a ler a tua frase e já sabia que eras tu :D
      Posso vestir de igual na mesma, se comprar roupas de cores neutras que tanto sirvam a um como ao outro :P Ou então vestir um a combinar com o outro ahahhaha :D
      Bjocas!

      Eliminar
    2. eu quero ver vestidos de todas as hipoteses ó fa favori XD

      Eliminar
  5. Parabéns! Isso é que é sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Depois de anos a fio de azar, merecemos ter sorte desta vez :D
      bjs!

      Eliminar