terça-feira, 26 de maio de 2015

17ª Semana de gravidez: suplemento de ferro

Já tinha lido no livro que comprei sobre a gravidez, que é normal as mulheres tomarem um suplemento de ferro no 2º trimestre da gravidez (com a gravidez, o corpo fica com carência de ferro, podendo levar a anemias), mas eu ainda estava a tomar somente o suplemento de ácido fólico (Folicil). Na semana passada, quando fomos à consulta da MAC, a Dra disse-nos para substituir o Folicil pelo Folifer, porque o Folifer é o suplemento quem tem ácido fólico e ferro. O Folifer tem 90 mg de ferro (sob a forma de sulfato ferroso seco) e 1 mg de ácido fólico.

Folifer
Folifer

É preciso tomar sempre o ácido fólico durante a gravidez e até se aconselha que se tome pelo menos 3 meses antes de se começar a tentar engravidar, porque previne a má-formação do embrião/feto/bebé. Como queremos que corra tudo bem, eu já ando a tomar ácido fólico há anos (desde o início). As minhas reservas de ácido fólico devem estar bem cheias, mas não há problema em ter ácido fólico em excesso, porque o corpo elimina o que não precisa.

Comecei no início da semana a tomar o Folifer, em jejum tal como recomendado, e até agora não estou a sentir efeitos secundários. Temia que me causasse vómitos (mais não!), porque tem-me sido relatado por algumas pessoas que tiverem esse efeito secundário, mas existem alternativas para quem não conseguir tomar o Folifer, precisamente por causa dos efeitos secundários:

  • Ferrum Hausmann - mastigável, pode-se tomar sem água e sabe a chocolate; é só suplemento de ferro, que se tem de complementar com o suplemento de ácido fólico (o Folicil). Tem 100 mg de ferro, sob a forma de 357 mg de complexo hidróxido férrico-polimaltose.
  • Ferrum Fol Hausmann - versão deste suplemento de ferro, com ácido fólico - é o mais indicado. Tem 100 mg de ferro, sob a forma de 357 mg complexo hidróxido férrico-polimaltose e ainda 0.35 mg de ácido fólico.
  • Ferro Tardyferon - suplemento de ferro (80 mg de ferro sob a forma de sulfato ferroso)
  • Ferro Tardyferon Fol - versão deste suplemento de ferro (247.25 mg de sulfato ferroso), com ácido fólico (0.35 mg)

E vocês, que suplemento de ferro tomaram? Sentiram efeitos secundários?

12 comentários:

  1. E já lá vão 17 semanas quase a meio da gravidez! É tão bom ver esta vitória para si e para nós que acompanhamos. Também tomei folifer e não teve efeitos secundários ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, como o tempo passa depressa, já estou quase a meio, se é que não vou mesmo a meio ou se já ultrapasseio o meio (já que é normal os gémeos nascerem prematuros...)
      Bjs!

      Eliminar
  2. Eu tenho tomado ferro Tardyferon (comecei por 1 em dias alternados, passei a 1 por dia e agora, já quase no final, tomo 2 num dia e 1 no outro), ácido fólico Folicil e iodo Yodafar. Não tive nenhum efeito secundário. E, já agora, parabéns por já ir a meio, ou até mais de meio, como diz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Vou complementar o post com o nome desse suplemento de ferro :)
      Sobre o iodo, a médica apenas me disse na consulta das 12 semanas para passar a usar sal de cozinha iodado e é isso que tenho feito, tanto com o sal fino como com o sal grosso.
      Bjs!

      Eliminar
  3. OLá Ana,
    já aqui disse várias vezes que ler o blog me dá muita coragem e esperança. Agradeço sempre por esta partilha que tem sido um balão de oxigenio para mim.
    Hoje vou fazer a minha TEC - se eles sobreviverem - e senti muita vontade de vir aqui dizer isto. Não sei explicar...apenas tinha de vir aqui partilhar.
    Obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Vamos pensar positivo e hão-de sobreviver ao descongelamento
      Desejo-lhe muito boa sorte! Há-de ser desta! E em breve há-de vir aqui dar-me notícias sobre o postivo, ok? :)
      Bjs!

      Eliminar
    2. Obrigada pelos votos de boa sorte! Sim, os meus dois ultimos sobreviveram e já cá estão!!!
      Muito obrigada pelas vossas palavras. Depois de tantas icis...quero acreditar que a sorte me baterá à porta!

      Eliminar
    3. Também eram os meus 2 únicos sobrevivente que transferiram na TEC e cá estão eles, com 17 semanas :D
      Desejo-lhe que tudo corra bem com os seus sobreviventes!
      Beijocas,
      Ana

      Eliminar
  4. Olá!
    Desde já obrigada pela partilha, descobri o seu blog à pouco tempo, mas fico muito feliz que tenha conseguido e que esteja à espera de dois docinhos!
    Gostava de lhe perguntar, qual foi o livro que escolheu para comprar?

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana!
      Obrigada :)
      Escolhi um livro escrito por uma obstetra portuguesa, a Dra Marcela Forjaz e chama-se "O Grande Livro da Grávida". Foi o que escolhi logo quando soube que estava grávida e é de leitura fácil, explica as coisas divididas por trimestre, estou a gostar do livro.
      É este:
      http://www.fnac.pt/O-Grande-Livro-da-Gravida-Marcela-Forjaz/a353285
      Já agora vou aproveitar e fazer um post sobre os livros de gravidez que andam cá por casa.... :)
      Bjs!

      Eliminar
    2. Olá Ana,

      Obrigada pelo conselho!Já vi o post que fez com os outros livros. Gostei da ideia do diário.. :)

      Eliminar