sábado, 28 de fevereiro de 2015

Quase a completar a 5ª semana de gravidez

Pareço uma daquelas bonecas sempre a repetir o mesmo: ainda não me ligaram da MAC para me comunicarem a data da eco da 6ª semana. Estou a ver que tenho de ligar para lá na próxima semana, para relembrar.

Mas não era esse o propósito deste post.
Hoje quando fui dar uma voltinha no Facebook, vi umas imagens parvas e uns vídeos parvos que me fizeram rir tanto, que até comecei a chorar a rir e não conseguia parar de chorar, porque me lembrava do que tinha visto, e continuava a rir ainda mais e a chorar ainda mais. Isto não é normal em mim. Eu rio que nem uma doida, mas nunca choro a rir e mesmo nos maus momentos também é raro chorar (viva o antidepressivo!).
Das duas, uma, ou ambas: são as hormonas que já andam a fazer das suas e/ou estou a ver que por ter largado o antidepressivo esta semana (mas eu sei onde é que o larguei LOL), as emoções estão mais à flor da pele!

Depois aconteceu outra coisa... estivémos ambos a preparar o almoço, foi para o forno e depois só tínhamos de esperar que ficasse pronto. Na hora de ir para a mesa, foi o meu marido buscar o almoço ao forno e foi ele que trouxe a comida para a mesa. E sabem que ao cheirar o almoço já pronto, comecei a ficar muito mal disposta, enjoada, que em vez de ir para a mesa tive de ir a correr para o WC... e vomitei. Boa, ainda não tinha sentido enjoos, e quando começo é logo em grande, com vómitos.

No site maemequer.pt, precisamente na página da 5ª semana de gravidez, falam nos enjoos matinais, e que na realidade podem acontecer a qualquer hora do dia ou noite, assim como chegar a vomitar nos casos mais severos (cá estou eu!),  recomendam que se consumam bananas, bolachas integrais, de água e sal ou de gengibre, para se superarem eventuais estados de enjoo, assim como comer em pequenas quantidades e beber água ao longo do dia.

Minions love bananas!
O enjoo contina a prolongar-se ao longo deste dia, por isso, acho que vamos ali às compras comprar estas coisas... E se calhar passar na farmácia para comprar comprimidos anti-enjoo.

Actualização:
Depois de ter escrito este post vomitei novamente, fomos à farmácia onde nos foi aconselhado a tomar Nausefe, o comprimido anti enjoo que as grávidas podem tomar. Já tomei 1 e parece que o enjoo passou um bocado...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Diário da Minha Gravidez, primeira página

Página 1, parágrafo 1 do Diário da Minha Gravidez: Quando fiz o teste do beta HCG estava a completar a 4ª semana de gravidez, ou seja, a 2ª semana de implantação do(s) embrião(ões).
Por isso esta é a 5ª semana de gravidez. Li algures que na 5ª semana o embrião tem o tamanho de uma semente de papoila, e é nesta semana que se começa a formar o tubo neural (estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e coluna vertebral). Também já experimentei inserir num site a data da concepção (a transferência do embrião foi dia 10 de Fevereiro ao meio dia) e apareceu-me que a data prevista para o parto é 3 de Novembro.

Ainda não me ligaram da MAC com a data da eco das 6 semanas (continuo à espera com o telemóvel a perseguir-me para todo o lado - incluindo WC - para não falhar o atendimento da chamada).

Como sofro de ataques de pânico/ansiedade, sou medicada diariamente com paroxetina, e tomo Victan em SOS (no momento das crises). no dia do 2º beta fui ao médico para saber como proceder quanto à paroxetina (tinha ficado combinado que quando um dia engravidasse, que deveria consultar a opinião do médico que me acompanha). Suspendeu-me imediatamente a paroxetina (nem tive direito a um desmame) e serei reavaliada na semana que vem. Já são 2 dias sem paroxetina... já estou a "ressacar" pela falta do medicamento, visto que cria habituação.

E o que sinto de diferente? Quais são os meus sintomas de gravidez?
Ainda muito pouca coisa....

Sono
Notei esta semana que ando a ser atacada pelo sono. Começou por aparecer de tarde, prolonga-se pelo fim do dia e à noite já estou com vontade de ir para a cama dormir muito mais cedo, que o normal.
Hoje até tenho sono a começar já pela manhã, e sim, tenho dormido bem todas as noites e deitei-me cedo. Não é aquele sono de quem não dormiu a noite toda. É um sono diferente.
Estou com uma moleza! Até parece que tomei um calmante, que nos deixa relaxada e ensonada, sim... é tal e qual!
Eu, que costumo ter insónias à noite (só adormecia lá para as 2 da manhã)... agora pareço uma dorminhoca, desesperando com olhinhos de sono, logo às 22h.


Dores nos peitos
As minhas mamocas andam doridas e até noto que estão mais rijinhas. Já estavam doridas desde que comecei com a medicação da TEC (progesterona e estradiol), tal como nas outros tratamentos que falhavam, também me doiam os peitos. Por isso a única diferença que noto é mesmo estarem mais consistentes. Ainda não noto aumento de volume dos peitos.

Picadas e moínhas/cólicas
Nos dias que rodearam o beta HCG, senti alguma moínhas na barriga, muito parecidas com aquelas que aparecem quando se menstrua. Mas as minhas da menstruação costumam ser fortes e estas eram muito leves. Também senti algumas picadas, sempre no mesmo sítio da barriga - já era o malandreco a enterrar-se na caminha fofinha do útero :) Agora não tenho sentido mais nada.

E têm sido assim, dias tranquilos e muito felizes!

Já agora, se me souberem responder... quando se começa a passar creme no corpo, para evitar estrias? Começa-se já?

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

2ª TEC: Resultado do 2º beta HCG

E o número mágico de hoje para o beta HCG é... 530!


Subiu de 195 para 530! Yeaaaah!!

Hoje o blog começa verdadeiramente na sua função de "Diário da Minha Gravidez" :)



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

2ª TEC: resultado do beta HCG +++++

Deu um resultado POSITIVO com o magnífico valor 195!!!



E o Oscar vai para... mim!



Pela primeira vez na vida posso dizer que estou grávida!!

Agora tenho a repetição do beta na próxima 4ª feira e espero que o valor seja sempre a subir!


domingo, 22 de fevereiro de 2015

2ª TEC: Véspera do Beta


Amanhã irei fazer a análise sanguínea, o beta HCG, que irá indicar se estou grávida ou não, como resultado desta TEC.

Neste tratamento, foi a 1ª vez que sobreviveram embriões "normais" (foram 2) de grau 2, e que tiveram de ser congelados, visto que não puderam ser transferidos devido à hiperestimulação, aquando da FIV/ICSI.
No dia da TEC foram descongelados e continuaram a sobreviver, ambos, com 4 células e foram ambos transferidos para o meu útero.

2 dias depois da transferência fui às urgências da MAC (tendo falado primeiro com a enfermeira do PMA), porque estavam com sintomas de infecção urinária: ardor ao urinar, urgência em urinar (e depois só saíam umas pinguinhas), comecei a ter febre e... apareceu sangue na urina.
Na urgência tive de dizer que estava grávida e quando me perguntavam de quanto tempo, lá dizia eu que tinha feito a transferência dos embriões há 2 dias. Foi-me dito no PMA, aquando da TEC, que se tivesse de recorrer ao hospital por algum motivo, que deveria indicar que estou grávida porque só poderia tomar medicação para grávidas. Infelizmente, tive de recorrer ao hospital desta forma. Foi-me diagnosticado cistite, receitaram-me antibiótico (Amoxicilina 1000mg), fiz análise de urina para confirmar a infecção e assim fiquei.
O antibiótico fez efeito, mas voltei à urgência passados outra vez mais 2 dias, desta vez só para a consulta do resultado das análises.

O meu telemóvel parece louco, cheio de alarmes para me lembrar das horas da medicação:
Às 7h toca para tomar o antibiótico
Às 8h toca para tomar o zumenon (estradiol) e aproveito para meter as bolinhas de progesterona. Durmo mais 1 hora (para deixar as bolinhas fazerem efeito)
Às 9h toca para me levantar e ir trabalhar.
Às 15h toca para tomar o zumenon e o antibiótico
Às 20h toca para tomar o zumenon e a aspirina
Às 23h toca para tomar o antibiótico e meter as bolinhas de progesterona na dita cuja (e aí vou dormir).

Fiquei curada da infecção, tendo tomado a caixa de antibiótico até ao fim.
Estes dias, desde a transferência, foram vividos com normalidade sem cuidados especiais e sem pensar muito no assunto.

Foi hoje, véspera do beta HCG, que me bateu a angústia do pensamento de medo do resultado de amanhã. E se estes maravilhosos embriões (os únicos de jeito que tive até hoje) também não se desenvolveram como os outros todos? É a última vez que utilizo óvulos meus... decidimos que não nos íamos sujeitar a mais FIVs/ICSIs (porque os resultados foram sempre os mesmos, não vale a pena continuar a insistir na mesma tecla) e que o próximo seria com doação de óvulos.
Como amanhã vou estar a trabalhar quando a enfermeira ligar a dar o resultado, decidi tentar antecipar as emoções de amanhã e sofrer já hoje o que há para sofrer. De tarde, peguei num de muitos testes de gravidez (que comprei certa vez a meias com uma amiga, no ebay, por tuta e meia) quando começámos com as tentativas em 2009, e que já estão fora de prazo (o prazo acabou em 2012) e lá fui eu fazer o xixizinho da tarde para um copo descartável, onde mergulhei a tirinha mixuruca e esperei o resultado. O vermelho da risca de controle apareceu logo e não estava a ver mais nada... pronto, é negativo, pensei eu. Mas as instruções do teste recomendam esperam até 5m. Deixei o teste no wc e fui fazer outras coisas. Voltei passados 5m e.. estava lá uma segunda risca, um cor de rosinha clarinho! Chorei com a emoção de ver que pela 1ª vez estou a ter uma hipótese.
Não estou ainda confiante de que seja mesmo um positivo, porque pode ser uma gravidez bioquímica... mas o rosinha é algo!
Quando o maridão chegou a casa empurrei-o para o wc para lhe mostrar, e ele pergunta-me com aquele ar de homem que não percebe nada do assunto "2 riscas, isto é bom?" e eu respondi-lhe que "é um Nim!"
Teste de gravidez
Teste de gravidez no 12º dia após transferência dos embriões: resultado Nim!

Amanhã trago novidades sobre o resultado da análise de sangue do Beta HCG (o teste de gravidez), desta TEC, por isso desejem-me sorte!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

2ª TEC: dia da transferência dos embriões

Foi hoje o dia da transferência dos embriões congelados (TEC).
11h30 era a hora marcada na MAC.

Às 11h comecei a beber uma garrafinha água, mas já sentia vontade de ir ao wc despejar os líquidos que bebi ao pequeno almoço, mas não fui, deixei acumular para não haver falta de bexiga cheia.

Um pouco antes da hora marcada, já estávamos na MAC. Fomos chamados pela embriologista/bióloga ? para nos comunicar o estado dos embriões e a história destes embriões é...
Foram congelados 2 embriões, cada um deles com 4 células, ambos de Tipo 2. Explicou-nos que o Tipo 2 são os embriões normais, com células assimétricas. (juro que quase ouvi anjos a cantar, ao ouvir uma descrição tão boa destes embriões, comparando com todos os outros que já tive com elevada fragmentação). Foram descongelados e continuavam vivos com 4 células cada um. Correu tudo bem com a descongelação e não se degradaram! É sabido que os embriões podem não resistir ou podem perder qualidade com o descongelamento, mas felizmente não foi o caso.
Como não se fez a transferência dos embriões quando se fez a FIV/ICSI, devido à minha hiperestimulação, os embriões foram congelados para se transferir mais tarde (agora). A este processo é chamada a Transferência em Diferido.

Depois desta breve conversa, voltámos para o corredor, à espera que me chamasse para a TEC. Não demorou e lá fui eu chamada. Deram-me uma touca para o cabelo, uns pezinhos para os pés, para calçar à entrada do bloco e uma bata, para vestir com a abertura para trás (só é preciso despir da cintura para baixo) e lá fui eu para o balneário "equipar-me" para a TEC.
De seguinda, fui levada para o bloco, onde aguardei a chegada da Dra Graça, deitadinha de perna aberta (mas tapada com um lençol dobrado). Não demorou muito e lá apareceu. A enfermeira usou um ecógrafo sobre o baixo ventre para monitorizar o processo e queixou-se que a bexiga não estava cheia. Mau, mas eu até tinha vontade de ir despejar a bexiga! Felizmente, a quantidade de xixizinho que estava na bexiga foi suficiente para se conseguir ver o útero na ecografia. A dra espetou-me o espéculo (magoou-me na parede vaginal, ao entrar), mandou-me tossir para que o colo do útero fosse mais para a frente, inseriu o catéter pelo qual os embriões passariam e aguardou-se que a embriologista/bióloga fosse buscar os embriões, o que não demorou.

Transferência de embriões
Transferência de embriões

Ainda brincaram comigo sobre estar grávida a partir daquele momento, e que um dia mais tarde vou poder dizer que fiquei grávida dia 10 de Fevereiro ao meio dia. Era bom que fosse assim!

Depois de colocarem os embriões, mostraram-me a imagem na ecografia, uma bolinha branca, que era o líquido onde os 2 embriões estavam, Disseram que tinham ficado bem colocados no útero, e depois lá fiquei eu em repouso, deitada na mesma posição de pernoca aberta. Não faço ideia quanto tempo passou, nem sequer o marido pode acompanhar-me no momento da TEC e fazer companhia naquele momento. Na MAC ficam limitados a esperar no corredor, sentados. Não lhes é permitido entrar no bloco.

Uma enfermeira/auxiliar apareceu no bloco, onde eu repousava, dando-me autorização para me levantar e ir para o balneário. No balneário existe um wc onde podemos despejar a bexiga (finalmente!). Lá me vesti, fui buscar o papel com as próximas instruções a seguir, e finalmente apareci no corredor onde o maridão me esperada. Saudei-o com um sorriso e com a frase"já colocaram as crianças em mim".
Fomos almoçar e regressámos ao trabalho.

Entretanto agora à noite estou com sinais de princípio de uma infecção urinária. Já comecei a beber muita água e chá de barbas de milho, para ver se isto não evolui.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

2ª TEC: bolinhas de progesterona

Sobre os efeitos secundários do Zumenon que estava a sentir, ainda cheguei a ligar para a MAC no dia seguinte, mas tive azar e a enfermeira já não estava disponível para atendimentos telefónicos e recomendaram-me ligar no dia a seguir logo pela manhã.
No dia seguinte, já não me sentia tão enjoada e não liguei... os enjoos foram passando ao longo dos dias, felizmente!

Continuando a tomar os 3 comprimidos por dia, chegamos a 5ª feira, dia 5 de Fevereiro, dia de ir à MAC fazer análises e eco. Às 8 da manhã estava eu no laboratório de análises clínicas da MAC, e havia pouquíssima gente por lá. Tirei a senha e já era o número para ser atendida ao balcão. Fui atendida, depois sentei-me um pouco à espera, chamaram 2 ou 3 pessoas e depois fui logo eu! Rapidíssimo!
Depois lá segui eu para o departamento de FIV, onde informei ao balcão que ia fazer a eco para a TEC, mandaram-me aguardar. Como havia alguns casais por lá e os médicos estavam em reunião, pensei que ainda ia demorar. Ia começar a ler o livro que levei e estava eu à procura do sítio onde tinha ficado (não tinha a página marcada de onde tinha ficado da última vez que li) e... chamam-me para a eco!
Foi a Dra Catarina que me atendeu na eco, viu que o útero estava bom com 8 e tal, e disse-me que a TEC iria ser no início da próxima semana, mas que ainda iria receber o telefonema da enfermeira, com instruções.

De tarde lá recebi o telefonema com as indicações:
- sábado à noite começar a aplicar as bolinhas de progesterona, via vaginal, na dose 400mg
- domingo, aplicar ao acordar e deitar
- 2ª feira idem aspas aspas
- 3ª feira aplicar ao acordar e depois estar presente na MAC para a transferência dos embriões congelados, com a recomendação para começar a beber água 30m antes.

Já tinha em casa, resto dos outros tratamentos, metades de caixas de bolinhas de progesterona:
- Utrogestan 100mg
- Progeffik 200mg
- Progeffix 100mg

Por isso basta-me colocar 2 bolinhas de Progeffik 200mg, para fazer os 400mg.

progeffik 200mg

Recomendação para quem nunca usou as bolinhas de progesterona: é preciso usar um pensinho diário, porque as bolinhas depois de derreterem no nosso organismo libertam uma espécie de óleo e deixam as cuequinhas molhadas/oleosas, e isto é coisa que não queremos, certo? Ceeeeerto.

E já agora, aproveito para contar uma nova teoria minha: uma amiga que tinha comprado uma balança que faz medição da massa gorda, disse-me que nas instruções da balança vinham contra-indicações, onde era dito que era desaconselhada ser utilizada por crianças com menos de 10 anos, etc etc e... grávidas! Estas balanças fazem passar uma pequena corrente eléctrica pelo corpo, e é o tempo que essa corrente eléctrica demora a passar no nosso corpo que permite determinar qual é a nossa percentagem de gordura corporal. Pois é, e logo eu que tenho uma balanças dessas e peso-me frequentemente, incluindo nas alturas dos tratamentos. Querem ver que ando a "electrocutar" embriões? Desta vez não me vou pesar até ter um resultado do beta. Sempre é mais uma coisa que posso fazer diferente e ver se interfere ou não.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

2ª TEC: Medicação e efeitos secundários

Ora bem, tal como planeado, foi no dia 5 de Janeiro que me desloquei a uma farmácia, onde anteriormente tinha perguntado se faziam a administração de injecções, quando lá comprei o Decapeptyl.
Quando fiz a TEC no HPP Lusíadas, foram as enfermeiras da unidade de FIV que me administraram a injecção. Na MAC não é assim. Na MAC dizem que não administram a injecção e dizem que temos de nos desenrascar, por exemplo, indo a um centro de saúde (onde evito ir porque se perde imenso tempo por lá).
Foi assim levei a injecção intra-muscular de Decapeptyl 3.75 no rabiosque. Paguei 3€ na farmácia para me ser administrada.

Depois tinha de aguardar novamente uma menstruação, para começar a tomar o estradiol receitado, desta vez o Zumenon 2mg.

zumenon 2mg
Zumenon 2mg

Dia 21 de Janeiro à noite, pareceu-me ver um cor de rosinha no papel, depois de ir ao wc e por isso já estava a contar que o Red aparecesse durante a noite. Meti um alarme no telemóvel para tocar às 8h da manhã, do dia 22 de Janeiro, para poder tomar o comprimido de Zumenon.
As instruções que tinha quanto à toma do Zumenon, é que deveria ser tomado às 8 da manhã se menstruasse durante a noite, ou às 20h caso menstruasse durante o dia. Quis o destino que fosse o horário das 8 da manhã para tomar o Zumenon.

Tudo estava a correr bem, todos os dias a tomar o Zumenon às 8 da manhã, sem sentir efeitos secundários, tudo estava a ir lindamente até que... na 3ª feira de manhã (dia 27) acordei muito mal disposta, com náuseas... levantei-me e fiquei ainda pior... ao chegar ao wc acabei por vomitar (reconheci a sopa de espinafres que tinha comido no dia anterior, ao almoço). Parecia que não tinha digerido nada desde o almoço do dia anterior. Fui trabalhar, sempre muito mal disposta, comi que nem um periquito, sempre com medo de vomitar, sempre muito enjoada, sem apetite.
Quando me fui deitar, continuando indisposta, ouvi o meu estômago chocalhar e este foi o prenúncio do que viria a acontecer. Pois, passado pouco tempo, levantei-me a correr e foi fora tudo o que comi e bebi nesse dia e ainda.. mais umas folhinhas da sopa de espinafres que comi na véspera ao almoço (nesse dia não comi verduras nem no jantar da véspera).
No dia seguinte, continuei a comer muito pouco, sempre com náuseas, e felizmente não vomitei.. mas tive diarreia. Muitos gases. Dores de estômago. Dores abdominais, Náuseas e mais náuseas.
E ainda mais náuseas que até hoje ainda não desapareceram.

Não sei se isto é efeito secundário do Zumenon (estes efeitos secundários aparecem descritos na bula, exceptio a diarreia) ou se foi uma virose qualquer, ou se foi uma paragem de digestão ou tudo junto.

O que eu sei, é que ainda não ando bem, estou sempre com estas náuseas horríveis e iminência de vomitar a toda a hora (que felizmente não aconteceu mais).
Na sexta dia 30, a dose do Zumenon aumentou: 1 comprimido às 8 da manhã e 1 comprimido às 8 da noite. Amanhã a dose torna a aumentar: 1 comprimido às 8 da manhã, 1 comprimido às 15h e outro às 8 da noite.

Amanhã ligo para a MAC para informar destes sintomas que ando a passar, e para saber se posso tomar comprimidos anti-enjoo ou coisa que o valha.