quarta-feira, 22 de julho de 2015

25 semanas de gravidez: resumo da gravidez

Não é fácil ser uma grávida de gémeos.
Sempre ouvi as outras pessoas falarem maravilhas da gravidez, que têm saudades e que foi muito bom estarem grávidas, mas eu não posso dizer o mesmo. Qual maravilhas qual quê? Está a ser uma tortura!


Resumo:

  • 3 dias após a realização do 2º beta HCG (teste de sangue de confirmação da gravidez), ou seja, logo bem no início (acho que foi logo na 4ª semana de gestação), comecei a vomitar tudo muito severamente, para nunca mais parar... tomar Nausefe ajudou a não vomitar tanto, mas 1 ou 2 vómitos diários mantiveram-se até cerca das 14 semanas, onde consegui reduzir a dose de Nausefe, mas ainda não consegui parar de o tomar (quando não o tomo, é vómito na certa, e já vou nas 25 semanas). Azia e enjoos eram as palavras do dia.
  • às 12 semanas foi a descoberta da diabetes gestacional: foi-me imposta uma dieta rigorosa para controlar os níveis de açúcar no sangue. Passei fome no início, mas agora o problema é o inverso: sinto-me cheia e não tenho vontade de comer, mas tenho de comer por causa da diabetes não disparar.
  • era uma pessoa que dormia cerca de 10h por dia, para me sentir bem. Neste momento só consigo dormir 7h30, porque tenho de comer à meia-noite, tenho de tomar o suplemento de ferro às 7h30, para poder comer o pequeno almoço às 8h, e às 9h... Desde que acordo que já não consigo voltar a adormecer. Mas sei que isto vai ser muito muito muito pior quando eles nascerem... vou transformar-me em zombie.
  • entretanto começaram a aparecer dores intermitentes nas costelas e costas, apenas do lado direito
  • das 18 às 20 semanas, inchei e inchei e inchei imenso nos pés - "repouso forçado" resolveu o problema - e comecei a sofrer de tonturas/desmaios.
  • às 21 semanas, as dores intermitentes passaram a permanentes - só consigo reduzir a intensidade da dor estando deitada - e alastraram-se para a zona do umbigo. A minha pele da barriga está tão esticada! O meu umbigo está quase liso.
  • agora acordo imensas vezes durante a noite, com falta de posição para dormir, acordo dorida ou com as mãos dormentes, mudo de posição, adormeço, volto a acordar novamente pelo mesmo motivo...
  • desde o início que me foi proibida a actividade física (e como eu sinto falta!)


A única coisa boa:

  • Sentir os gémeos a mexer, saber que estão ali e que estão bem!


Por isso, entre andar em dieta forçada, sentir dores permanentes, andar enjoada, não dormir tudo... duvido muito que venha a sentir saudades da gravidez!

Tinha-me inscrito no curso de preparação para o parto na MAC, às 12 semanas, onde fiquei em lista de espera... fui agora chamada para iniciar as aulas em Agosto, mas infelizmente não vai dar para ir às aulas até ao fim: o parto ocorre antes disso :(

quarta-feira, 15 de julho de 2015

24 semanas de gravidez: prevenção de estrias

Já estou com uma barriguinha bonitinha, mas nada de ter uma barriga gigante de gémeos. Nas últimas 4 a 5 semanas a barriga cresce com uma velocidade incrível: desde o quase nada até a uma barriga sobre a qual me perguntam "Então, já está quase no final!?" e eu digo "Não! Ainda falta! Só são gémeos...".

Desde cedo que comecei a aplicar cremes na barriga, para prevenir o aparecimento das malvadas estrias. Já gastei um boião D'Aveia Anti-Estrias, e agora ando a usar creme hidratante de uns baldes de 1 Kg da ATL. Todas as noites sigo o ritual de me besuntar, bem besuntadinha, antes de ir para a cama, para ficar a marinar durante a noite. Já experimentei uma amostra de creme da Barral Anti-Estrias, com óleo de amêndoas, e também gostei dele (embora, tenha ficado muito pegajosa, talvez faça bem por ser assim). Há-de ser o próximo a comprar.

Partes corporais importantes, para besuntar:
  • seios, desde a axila
  • barriga, incluindo a parte das costas, com movimentos circulares
  • ancas, coxas e rabiosque, em movimento ascendente (para facilitar a circulação do sangue).

Zonas importantes para besuntar com creme, para evitar estrias.

Durante o dia, uso um hidratante corporal normal (que seca rápido) ou então um óleo anti-estrias da Mustela.

Vamos a ver se isto é suficiente para dar elasticidade à pele.


De resto, nestas 24 semanas continuo a sentir permanentemente a dor nas costelas, mas o estranho é que é só do lado direito, abaixo do seio, e no sítio oposto, nas costas. Já me queixei disto por 2 ou 3 vezes na médica, mas continua a dizer-me que é normal. A dor só alivia se estiver deitada (mas nunca desaparece). Desde ontem que comecei a sentir a pele dormente precisamente no sítio dorido - hei-de dizer isto à médica na próxima consulta, que é já amanhã. Há 2 dias atrás andei com uma dor junto ao umbigo. Ai, Mãe sofre!

O bom bom bom, é que sinto os bebés a mexer todos os dias, nas suas voltinhas, pontapés, etc. das suas vidinhas atarefadas, neste pequeno T0. Consigo distinguir quem dá cada pontapé, pela zona onde é dado :)

O quartinho dos gémeos começa a compor-se. Já temos uma caminha de grades montada e já temos mais algumas coisas que os nossos amigos nos emprestam! Obrigada!


sexta-feira, 10 de julho de 2015

23 semanas de gravidez: metformina no combate à diabetes!

Risidon 850 mg, metformina
Risidon 850 mg (metformina), o antidiabético
Depois de ter visto que na 1ª manhã, após ter tomado o meio comprimido de metformina (Risidon) à noite (após o jantar, de barriguinha cheia para evitar o efeitos secundários enjoos e vómitos), os valores da diabetes gestacional continuavam descontrolados, a situação inverteu-se e nos dias seguintes o valor da glicémia já está afinado novamente, com valores bons: menores que 92 (em jejum) e entre os 100 e 120 (1h após o pequeno almoço).

Yey! Parece que afinal o Risidon sempre anda a fazer efeito!
E claro, continuo a cumprir com a dieta para controlar a diabetes!



terça-feira, 7 de julho de 2015

23 semanas de gravidez: consulta de metabólicas

Foi no início desta semana que tive a minha 1ª consulta de metabólicas, na MAC, por causa dos valores descontrolados dos diabetes ao pequeno almoço, que geraram procupação com a nutricionista, visto que continuo a seguir a dieta que me foi imposta para controlar os valores dos diabetes. Mas também me tinha dito que era normal os diabetes descontrolarem-se após as 20 semanas de gravidez.

Nesta consulta de metabólicas, o meu livro de registo das picagens diárias foi analisado e face aos valores da glicémia serem superiores ao normal, após o pequeno almoço, tive ordens para começar a tomar um antidiabético, para ajudar a controlar o valor da glicémia: começo por tomar meio comprimido de metformina (Risidon 850 mg) a seguir ao jantar e terei nova reavaliação daqui a duas semanas. Vá lá! Não comecei com insulina!

O chato é que ao pequeno almoço de hoje, já esperava ver o resultado do meio comprimido de metformina que tomei ontem ao jantar, mas infelizmente, o valor da glicémia manteve-se alto.

O meu dia a dia, a fazer registos de valores de glicémia.
Dores
As costelas continuam a doer imenso! Só estou bem deitada. O mais estranho é que só me dói do lado direito, tanto na frente como atrás. É uma dor selectiva, estou a ver que sim.

Os ginastas
Aqui os gémeos são uns verdadeiros ginastas, agora sinto várias vezes ao dia as suas mexidas, pontapés e afins. Aqueles movimentos dos quais tinha dúvidas no início, por serem muito leves, são cada vez mais fortes e não me deixam dúvidas de que são mesmo os gémeos a movimentarem-se.
O rapazolas deve adorar o meu estômago, costelas e afins. Acha que é o saco de boxe privado.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

22 semanas de gravidez: Ecografia morfológica

Foi nesta 3ª feira dia 30 que fizémos a ecografia morfológica dos nossos gémeos.
Para algumas pessoas é uma ecografia temida, porque pode revelar problemas com o desenvolvimento do bebé, mas nós encarámos esta ecografia com a expectativa de que tudo estaria bem. E de facto, tudo continua bem.
É impressionante ver como os bebés se desenvolvem tão rapidamente! Na última eco de controle, às 16 semanas, eles estavam localizados abaixo da linha do umbigo, mas nesta eco, apenas ela estava a ocupar todo o espaço abaixo do umbigo, no entanto ele já estava alojado bem acima, junto às minhas costelas, onde é suposto estar o meu fígado e estômago (e cá está a razão das minhas dores de costelas, das quais continuo a sofrer diariamente).

Esta eco é muito gira de ver, porque conseguimos ver com detalhe tanta coisa, incluindo a cara dos bebés! Conseguimos ver os lábios, orelhas, os olhos fechados, o nariz, o queixo, a boca a abrir e fechar, as mãozinhas a abrir e fechar, os pés a mexer, o cordão umbilical, coluna, perímetro abdominal, perímetro da cabeça, o cérebro e cerebelo, a 4 cavidades do coração, confirmação do sexo, tanta coisa! 40 minutos de ecografia para os 2 bebés, que pareceram passar num instante!
Por mim, acho que ficava todo o dia ligada a um monitor só para ver o dia a dia dos bebés dentro da minha barriga :)
Ambos estão com percentil 90 de altura (grandes como o pai!).

Baixa por Gravidez de Alto Risco
A minha baixa de 8 dias foi transformada numa baixa de gravidez de alto risco, até ao final da gravidez. A médica não quis arriscar e para evitar complicações, decidiu que mais valia ficar de repouso em casa, dando-me permissão para sair dentro de certo horário.
E assim cá tenho estado eu, a fazer vida de repouso no sofá durante tooooodo o dia.


Aumento de Peso
Tenho aumentado muito pouco de peso, também tenho sido ajudada pela dieta imposta por causa da diabetes gestacional, da qual padeço desde que foi detectada às 12 semanas. Os valores dos diabetes do pequeno almoço continuam descontrolados e na consulta de metabólicas da próxima semana, quase de certeza que deverei passar a insulina - o repouso não conseguiu controlar os diabetes e é sabido que o stress, nervosismo e a adrenalina que se sente enquanto se trabalha, faz com que os diabetes se alterem, e por isso aguardava-se para se ver se o repouso permitia controlar os diabetes, em conjunto com a dieta da alimentação.
Agora às 22 semanas, estou com 76Kg, pesada com roupa e sem ser em jejum. Só aumentei 3Kg de peso até agora... e cada um dos bebés já tem 500g!