sábado, 26 de dezembro de 2015

Os primeiros sons e sorrisos

Esta semana o Pedro já nos presenteia com alguns sorrisos, especialmente da parte da manhã, quando está mais bem disposto. No resto do dia, transforma-se num bebé chorão. Quando está em modo bebé simpático, chega mesmo a pronunciar alguns sons, como o "aguuu".
A Inês ainda não faz sons tão perceptíveis, mas também já faz uns sorrisinhos. Não tanto como o irmão.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Vacinas dos 2 meses

Ontem de tarde consegui tratar dos gémeos ficando com tempo livre, dormiram os 2, depois mamaram e estavam os 2 acordados. E pensei, já fizeram 8 semanas,  já são 2 meses, então vou ao centro de saúde fazer a vacinação dos 2 meses. Pois é...quando foi finalmente a minha vez e fui à enfermeira ela diz-me "devia ter tirado 2 senhas! 2 bebés, 2 senhas!" Ok... A seguir diz-me "estes bebés ainda não têm 2 meses, amanhã é que fazem 2 meses, dia 16, por isso não podemos dar a vacina hoje. Vai ter de voltar amanhã, amanhã é que têm 2 meses!". E eu fiquei tipo de queixo caído... E vim embora. Depois também vi que apesar de haver um horário para vacinação, (ontem era até às 18h) este horário não é para o utente, é o horário delas... Têm disponíveis um número limitado de senhas,  às 17 e picos retiraram o rolo das senhas. Uma senhora chegou às 17h30 e disseram-lhe que já não a atendiam porque já tinham retirado as senhas. Elas têm tudo calculado para poderem sair às 18, em vez de atenderem os utentes que cheguem até às 18. Viva a função pública!

Como os gémeos fazem hoje os 2 meses, lá voltei eu ao centro de saúde, para vacinar os miúdos. É preciso aproveitar estes dias de sol com 20 graus de temperatura, para que eles não apanhem frio nem chuva. Andam constipaditos e não quero que piorem. Curiosamente até foi outro bebé que pegou a constipação, no centro de saúde, nas aulas do curso pós parto que estou a frequentar, ao espirrar para cima do Pedro. O Pedro ficou assim constipado e depois pegou à irmã, ao pai e aos avós. Só eu é que escapei à constipação e acreditem que já levei com muitos espirros dos meus bebés em cima.
O horário da vacinação de hoje era das 13h às 16h. Almocei o mais rápido que pude, dei de mamar a um dos gémeos que já estava com fome e saí para o centro de saúde, para não correr o risco de ficar sem as 2 senhas que preciso de tirar. Felizmente correu bem, consegui as senhas, não esperei tanto tempo como ontem.
Levei comigo uma das vacinas extra, que está fora do plano nacional de vacinação, a Rotarix, contra o rotavírus, aquelas gastroenterites que são virais e pegam a toda a família. Esta vacina é para beber e os bebés gostaram (deve ser doce). Depois levaram mais 3 vacinas, 2 na perna direita e 1 na esquerda. Choraram, como é óbvio, e depois das picas lá estava o colinho da mamã para os reconfortar.
Fui alertada que a vacina do rotavírus faz com que saia vírus activo nas fezes dos bebés, durante os próximos 15 dias, por isso vamos ter de ter muito cuidado para não nos infectarmos cá em casa. Trocar fraldas com cocós passa a ser o grande medo durante os próximos 15 dias.
Não quero ter uma diarreia como presente de Natal.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Cocó na fralda

É curioso como os gémeos fazem cocós de cores diferentes, embora comam o mesmo, o aleitamento materno em exclusivo.
Ele faz cocó verde, parece que andou a comer caldo verde ou espinafres.
Ela faz cocó cor de mostarda. E hoje fez dois destes, num quantidade tal que saíu da fralda e lhe sujou as costas toooodas.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

7 semanas de vida dos gémeos

Os gémeos fizeram hoje 7 semanas de vida. São 7 semanas de cansaço extremo, mas que se conseguiu aliviar um pouco com as maravilhas do cosleeping, que é a única forma de poder dormir.
Mal tenho tempo de vos contar as "maravilhas" da maternidade e da amamentação. Sim, há muito a dizer sobre a amamentação, que não é nada fácil, sobretudo quando é a dobrar.
Vou dormir, tenho 1h para descansar até o menino acordar com fome. Ela acabou de mamar. Eles parecem relógios, sempre com fome de 3 em 3h, e é quando o intervalo não é menor, tipo de hora a hora. 😱

O meu peso voltou a baixar. Desci de 69Kg para 67Kg. Yey!