quarta-feira, 18 de abril de 2012

Artigo da Revista Activa: Mantenha-se fértil durante mais tempo

Mais um artigo com informação boa para partilhar...

Se sonha ter um filho, mas adia constantemente essa decisão, torna-se necessário adoptar um estilo de vida saudável para que a sua fertilidade não seja afectada.


"Faz cada vez mais sentido falar de medidas de preservação da fertilidade", observa Daniela Sobral, especialista em Medicina da Reprodução "Os tratamentos de infertilidade são muito pesados a nível psicológico, financeiro e físico. Chegam a ter a dimensão de tratamentos oncológicos. Não compreendo que uma mulher se submeta a eles sem primeiro deixar de fumar e manter um IMC (Índice de Massa Corporal) saudável." Eis, então, os conselhos essenciais:

Mantenha-se longe do tabaco: Os cigarros envelhecem os tecidos e comprometem a vascularização dos ovários. O estrago é tanto que, uma mulher que fume 20 cigarros por dia, vê a sua fertilidade 10 anos envelhecida: aos 25 anos, terão as mesmas hipóteses de engravidar de uma mulher de 35.

Até querer engravidar, use dupla protecção: Pode até parecer um contra-senso dizer que o preservativo e a pílula ajudam a preservar a fertilidade. Mas não o é, nem em relações estáveis, como esclarece a especialista. "As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem provocar infertilidade. A clamídea, por exemplo, causa infecções que podem ser assintomáticas mas que podem bloquear as trompas e, aí sim, causar infertilidade. Isso não tem tratamento e a mulher só se apercebe quando tenta engravidar e não consegue. Se o homem tiver muitas infecções testiculares, isso compromete a qualidade do esperma." O uso do preservativo defende-nos das IST mas a pílula também ajuda na preservação da fertilidade. "Faz com que o ovário fique parado entre ovulações, previne a endometriose, quistos e cancro do ovário. Por si só, o contraceptivo não faz com que a mulher tenha problemas de fertilidade: uma mulher que tome a pílula vai engravidar mais tarde por causa da sua idade, e não por causa da toma. Mas tem de ser conjugada com o preservativo para ser eficaz."

Mantenha um bom IMC: Segundo Daniela Sobral, "o ideal é mantê-lo em níveis saudáveis. Acima dos 27 e abaixo dos 19, a Natureza impede ou dificulta a ovulação. Tanto um IMC baixo ou alto comportam riscos enormes durante a gravidez: há taxas maiores de aborto espontâneo, morte in utero, prematuridade e complicações durante a gravidez. Mas as mulheres aceitam mal ser chamadas à atenção por causa do peso." Investigadores do St. Mary's Hospital de Londres descobriram que as mulheres obesas têm 60% mais de hipóteses de repetir um aborto espontâneo do que as de peso normal.

Um copo de vinho não lhe faz mal: Para as mulheres considera-se um consumo moderado de álcool a ingestão de uma ou duas unidades por dia (uma unidade é um copo de vinho ou meia caneca de cerveja). Para os homens, ultrapassar as três a quatro unidades por dia pode afectar a qualidade do esperma.

Experimente a acupunctura: Esta terapia centra-se na activação de pontos ligados com o útero e ovários, bem como daqueles que induzem ao relaxamento. Há alguns anos, vários estudos científicos comprovavam que a acupunctura aumentava ligeiramente as hipóteses de conceber, quanto mais não seja por que é eficaz a baixar os níveis de stresse e ansiedade atingem as mulheres que tenta engravidar.

Fique longe de poluentes ambientais: A exposição a pesticidas, mercúrio e químicos como os ftalatos, presentes nos plásticos, pode estar a atingir negativamente a fertilidade humana. Todos os recipientes de plástico para armazenar comida devem ter um triângulo, em baixo, com um número: os especialistas dizem para evitarmos os 3, 6 e 7 e aconselham não aquecermos comida no microondas em recipientes feitos de plástico.

Por: Cristina Correia/ACTIVA
26 Março 2010, às 13:15

Em: http://activa.sapo.pt/belezaesaude/saude/2010/03/26/mantenha-se-fertil-durante-mais-tempo

Sem comentários:

Enviar um comentário