segunda-feira, 6 de abril de 2015

10ª semana de gravidez: cuidados com o corpo

Os pequerruchos que tenho na barriga deixam de ser chamados de embriões à 10ª semana, e passam a ser chamados de fetos. Pois sim, começa agora a 10ª semana de gravidez! Vamos a ver se me desabituo de chamar de embriões aos embriões, perdão, aos fetos.

evolução do bebé 10 semanas de gravidez
Desenvolvimento fetal, 10ª semana de gravidez.

Ora bem, com 10 semanas de gravidez é suposto já terem, cada um, o tamanho de uma uva e no final da semana cada um pesará cerca de 4g. As náuseas não abrandaram, cheguei a vomitar (outra vez) esta semana durante a tarde, mesmo sob o efeito dos 2 Nausefes da noite e 1 de manhã, e noutras situações foi só uma ameaça de vómito; diz que disse que os enjoos costumam durar até ao 3ª mês de gravidez (12 semanas) mas que no caso de uma gravidez gemelar, os enjoos são mais intensos e duram mais tempo (pois, estou a ver que sim, é verdade). Os enjoos são provocados pela produção da hormona da gravidez, o HCG, produzido pela placenta durante a gestação e no caso da gravidez gemelar, a produção desta hormona é mais elevada, sendo o enjoo inevitável.

Continuo a sentir um gosto estranho na boca, a água que antigamente me sabia bem agora sabe sempre mal, independentemente de variar a marca da água. Li uma dica sobre a água saber mal durante a gravidez, e a dica dizia para deitar umas gotinhas de sumo de limão na água. Irei experimentar e depois conto se ajuda.
Continuo a sentir imensa fome (mas procuro não comer fora de horas, como de 2 em 2h), salivo imenso e sinto azia, o tal ardor no estômago, quase que parece uma fornalha sempre ligada. Comer amêndoas com pele não tem dado resultado para acalmar o estômago. Tudo o que como parece que cai num buraco negro, depois de passar na garganta, e nem dá sinais de me sentir saciada quando chega ao estômago.

De aspecto físico, nota-se uma barriguinha proeminente abaixo do umbigo: eles já começam a dar o ar de sua graça.

Mas vamos falar um pouco sobre os cuidados que devemos ter com o corpo durante a gravidez.
Durante a semana comprei outro creme hidratante para o corpo, porque enjoei do cheiro do hidratante corporal que estava a usar (era o ATL) e já me dava vómitos de cada vez que ia meter o creme. Na farmácia, comprei o creme corporal anti-estrias da D'Aveia. O cheirinho é agradável, faz-me lembrar o cheirinho do pó de talco, e espero que não vá enjoar dele, senão começo a acumular embalagens de creme gordo cá por casa.

Creme anti-estrias D'Aveia
Creme anti-estrias D'Aveia

Comprei também um óleo corporal anti-estrias da Mustela 9 Meses, recomendação da farmaceutica, que disse que colocar o creme gordo anti-estrias não era suficiente, e que deveria também aplicar o óleo depois do banho. Pelo sim, pelo não, comprei e também ando a aplicar este óleo em spray da Mustela. Como estou grávida de gémeos, sei que a minha pele vai esticar e muito, de tal maneira que eu espero conseguir evitar as estrias com esta aplicação diária dos cuidados anti-estrias.

Óleo anti-estrias Mustela 9 Meses
Óleo anti-estrias Mustela 9 Meses

Como li no livro "O Grande Livro da Grávida" (que comprei na semana em que soube do teste de gravidez positivo) que não se devem usar cremes anti-rugas (e eu tinha começado a usar um anti-rugas pela primeira vez, pouco tempo antes de saber que estava grávida) e por isso deixei de usar o meu creme anti-rugas. Confirmei isto na consulta da MAC, e a Dra também desaconselhou o uso de anti-rugas. Acabei por oferecê-lo à minha mãe e tive de comprar um novo creme de rosto para mim (tinha comprado o anti-rugas, porque o meu hidratante normal de rosto já tinha acabado e achei que estava na altura de começar a tratar das primeiras rugas que já me aparecem na testa e à volta dos olhos). Na farmácia aconselharam-me a usar o creme hidratante Bioderma Sensibio AR, para hidratar e combater a rosácea na gravidez, visto que eu já andava com uma vermelhidão visível em certas zonas da cara e que não desaparecia.

Bioderma Sensibio AR anti-rosácea

Comprei ainda o protector solar Avene factor 50+, para evitar o cloasma, que se manifesta como umas manchas escuras na cara (também chamado de "panos da gravidez" ou melasma se acontecer fora da gravidez) que não é mais que uma alteração da pigmentação, desencadeada pela exposição solar, durante a gravidez. Se aparecer durante a gravidez, também é comum desaparecer nos mesas seguintes ao parto, mas não é garantido que desapareça totalmente. Não tenho cloasma, mas como estamos a pouca distância do Verão e os dias já são muito solarengos, não quero correr riscos de deixar a pele manchada. Vi fotos na net de pessoas com cloasma e não é nada, nada estético. Se se consegue evitar reduzindo a exposição solar e com uso de protector solar, vou tentar evitar! Já andava a colocar um protecto solar de rosto, com factor 30, desde que soube do positivo e que tinha sobrado dos tempos de praia do ano passado, mas achei melhor subir o nível de protecção, para ter o bloqueio solar total com um protector SPF 50+.

Protector solar de rosto Avène SPF 50+
Protector solar de rosto Avène, com SPF 50+

Este é o meu ritual da manhã: aplicar o creme hidratante Bioderma no rosto e depois o protector solar Avène de rosto. Se à tarde estiver exposta ao sol, volto a aplicar o protector solar no rosto (dura cerca de 4h e anda sempre na minha mala). Depois para os cuidados da barriga, aplico diariamente o creme/óleo anti-estrias nas coxas, rabo, cintura e costas a nível lombar, na barriga toda e seios.

Estarei a esquecer-me de algum cuidado corporal que se deve ter durante a gravidez? Estarei a esquecer-me de cuidar de alguma parte do corpo?

Sem comentários:

Enviar um comentário