quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dicionário de termos "spermia"

Encontrei mais algumas informações sobre os valores do espermograma e acabei por completar o post anterior dedicado aos valores normais do espermograma.


E assim resolvi reunir aqui o resumo dos palavrões que acabam em ...spermia e outros relacionados nestas classificações.

- Normozoospermia: ejaculado sem alterações segundo os critérios de normalidade.
- Aspermia: ausência de fluído ejaculado na presença de orgasmo e sensação ejaculatória, o mesmo que "orgasmo seco".
- Anejaculação: ausência de ejaculação, orgasmo e sensação ejaculatória.
- Hipospermia: volume ejaculado menor que 2,0ml.
- Hiperespermia: volume ejaculado maior que 5,0ml.
- Azoospermia: ausência de espermatozóides.
- Polizoospermia: concentração espermática maior que 250 M/ml ou maior que 600M/ ejaculado.
- Astenospermia: motilidade menor que 50% de espermatozóides progressivos.
- Teratozoospermia: morfologia menor que 30% (OMS) ou que 14% (Kruger).
- Oligozoospermia: concentração menor que 15 milhões de espermatozóides.
- Oligoastenoteratozoospermia: alteração das três variáveis (concentração, motilidade e morfologia)
- Necrozoospermia: todos os espermatozóides mortos.
- Criptozoospermia: somente alguns esparsos espermatozóides em todo o ejaculado.

13 comentários:

  1. Olá!

    Venho mandar um beijinho grande e saber se está tudo ok por aí!

    Correu tudo bem na 5ª passada? Espero q sim!!!
    Já compraram o Spermox? E o teu marido já provou? ;) ;) coitadooooo!! hhehe! ;) O meu anda a ver se se escapa de tomar isso agora com o tratamento, pelo q lhe ando a fazer ver q é importante q continue a tomar!....

    Beijinhos muito muito muito grandes para vocês!!!

    ResponderEliminar
  2. Está tudo ok por aqui :)
    Na 5ª passada não se fez o congelamento, porque descobriram lá que as análises dele estavam fora do prazo, então mandaram-no ir fazer análises e esperar pelo resultado.
    Na 5ª fez então as análises, depois na 6ª comunicaram que estava tudo ok e hoje é que se faz o congelamento.
    Foi só um adiar de uns dias :)
    Quanto ao spermox, estava esgotado na farmácia onde tenho um desconto da empresa... ficou encomendado e hoje hei-de lá ir levantar aquilo.
    Também já tinha lido que sabe mal.. mas é a vez de ele se sacrificar um pouquinho hihihii :P

    Sim, o teu marido que continue a tomar até terem um positivo bem grande! :D

    Bjs!!

    ResponderEliminar
  3. Oh meu Deus! LOL! O Homem a preparar-se mentalmente para a coisa e depois teve q adiar! ;^) chatoooo! ;)

    Mas melhor q estar sempre a abrir a perna, injectar-se com coisas e levar uma anestesia! ;)

    Sim, quanto ao sabor, é bom que eles tb façam uns esforços! ;) eheheh! Acho q ja o consegui convencer, pelo menos ontem voltou a tomar! ;)

    Eu acho q mesmo q tenhamos positivo ele devia terminar o tratamento q são no mínimo 3 meses de toma. Depois se quiser, tv possa mudar para o Ever-Fit Plus, pois é mais barato, mas acho q ele se devia cuidar mesmo q tenhamos positivo, pois um dia havemos de sonhar com um/a irmão/ã para o pequenote..... (digo eu!!)

    Enfim, isto sou eu a tentar ser muito positiva qto a este tratamento! Espero n levar com um balde de agua gelada!!!! Até porque nesse dia tenho um jantar de família e ia ser muito mau estar com bebés e toda a gente depois de mais um negativo... :S :S :S

    BEijinhosssssss

    ResponderEliminar
  4. Li algures que o tempo de formação dos bicharocos é de 3 meses, por isso o que ele está a tomar agora vai ter efeito daqui a 3 meses, que é quase a altura da minha nova ICSI. E convém mesmo eles continuarem a tomar para estarem perfeitos quando for a altura de dar irmãos aos pequenotes :D hihihi

    Tens de pensar que vai correr tudo bem, correu tudo perfeitamente, e felizmente os teus meninos são de excelente qualidade. Tem de dar certo desta vez!! Pensamento mais que positivo! ;)

    Beijocas grandes!

    ResponderEliminar
  5. :)))))

    só não fico mais positiva, pq na última ICSI tb eram de excelente qualidade e depois... Ainda houve o início, mas por qq motivo a coisa falhou.....

    A ver se desta o/s menino/s querem ficar! ;)

    Vais ver q qd voltares ao tratamento já vão ter melhores notícias qto ao espermograma! Tenho muito boa opinião deste spermox! :)

    Beijossss

    ResponderEliminar
  6. Ola boa tarde... Tenho seguido o teu blog, antes de tudo muitos parabéns pelo positivo, que corra tudo pelo melhor, deves estar radiante depois de tanta luta.
    Eu ando a tentar à 15 meses e o meu marido fez agora um espermograma e o resultado foi Oligoastenoteratozoospermia, ficamos muito em baixo, estou à espera da consulta com o GO que passou o exame para ver.
    Achas que ainda é possível pelo método natural ou nem vale a pena por isso na cabeça? Desculpa por colocar assim esta questão mas tenho tentado ser forte pelos dois mas queria só ouvir uma opinião de quem também já andou nesta luta e tu infelizmente tiveste que lutar muito.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O que diagnosticaram ao teu marido é mesmo que o meu marido tem. Com um resultado assim, no(s) vários médico(s) por onde passámos só aconselhavam fazer FIV/ICSI, porque é só nesta que escolhem "a dedo" os espermatozóides que apresentem melhor qualidade (mesmo que seja imóvel), cortam-lhes a cauda e inserem dentro dos óvulos. Se for só este o problema, (no nosso caso eu ainda tinha SOP e uma qualidade dos óvulos baixa sem explicação - e por isso os nosso embriões apresentavam sempre muita fragmentação, deixando de se desenvolverem, nunca tendo resultando num positivo), a média de tentativas para se ter um positivo é de 3 tentativas (porque se tem cerca de 30% de probabilidades de ter um positivo em cada tentativa, e ao fim de 3, dá os 90% de probabilidade de se ter um positivo.)
      Claro que vale a pena tentar pelo método natural, a probabilidade de se conseguir é muito baixa, mas não é impossível (era o que os médicos nos diziam) e nos fóruns há meninas por aí que conseguem esse milagre! :)
      Nada de desanimar! Eu já julgava que nunca iria conseguir um positivo, com tantas tentativas falhadas... da última vez, quando falámos com a bióloga depois de me extrairem os óvulos, disse-nos mesmo que o meu caso de produzir óvulos com pouca qualidade ainda está numa zona da ciência que ainda não foi estudada, não se sabe o porquê.
      Calhou neste último tratamento, e já tinha decidido que não faria mais nenhum, terem conseguido 2 óvulos bons, nos meio dos tantos maus que tenho. E foi com esses 2, que tenho hoje este tesourinho na barriga :)
      Por isso acredito que o teu caso se resolve rapidamente quando fizeres as ICSIs (e se os teu óvulos forem bons, vão sobrar embriões para congelar, e depois podes fazer a TEC, onde não precisas de andar a levar com mais injecções).
      Depois vem cá dar novidades!
      Tudo de bom para vocês!
      Bjs!

      Eliminar
    2. Antes de tudo obrigado pela resposta.
      Tudo indica que eu não tenho problema nenhum, pelo menos todos os exames que foram feitos não detetaram nada de errado e tenho ciclos normais, o médico diz que não merece a pena fazer mais exames porque realmente nada indica que haja alguma coisa.
      Não sei se pode haver alguma diferença pois o meu marido apesar de ter esse problema tem uns valores bastante diferentes do teu, a quantidade de espermatozoides era de 12milhoes, a forma está nos 3%, a mobilidade neste momento já não me lembro, mas sei que tb não estava assim tão longe do valor de referencia. Quando vimos os valores do teu marido e o que ele melhorou com a medicação que tomou ficamos com esperança que consigamos uns valores mais positivos se ele tb tomar o mesmo. Temos noção que a FIV/ICSI é a melhor opção mas para nós a nivel financeiro não vai ser fácil e então acendemos essa restea de esperança.... Bem, logo vemos o que o médico nos vai dizer, agora parece uma eternidade o tempo que falta até ao dia da consulta.
      Admiro mesmo a vossa força, lutaram durante tanto tempo sem nunca perder a esperança, nós só ainda agora estamos a começar e eu já acho que é tudo tão psicologicamente desgastante, que o tempo que se espera para uma consulta, um exame, parece uma eternidade.
      Depois venho cá dizer o parecer do médico, mas no fundo sei que vai ser o que disseste :´(
      Beijinhos e mais uma vez obrigado

      Eliminar
    3. Se está tudo bem contigo, as coisas irão correr bem e com um bocadinho de sorte, acertam logo ao 1º tratamento ;)
      Nós acabámos por desistir de tomar o Spermox e eu de tomar o Ovusitol... porque nos tratamentos que fizémos depois de andar a tomar isso, acabou por não fazer diferença. Nos vários espermogramas que ele foi fazendo, houve sempre flutuações no resultado: nalguns a quantidade chegou a 6 milhões, noutros nem chegou a 1 milhão, depois subia novamente... os médicos dizem que é as flutuações são normais, tanto nos homens como nas mulheres, haver alturas em que produzimos óvulos melhores /espermatozóides melhores, noutras alturas piores... é preciso é haver insistência para se ver se se apanham as alturas melhores ;)
      beijinhos!

      Eliminar
    4. Já tive a minha consulta com o GO, claro que me encaminhou para o PMA dos Lusíadas, já tenho consulta marcada com o Dr. Antonio Neves. Li numa altura em algum lado no teu blog esse nome.
      Chegaste a ter consultas com este médico? O que achaste?
      Ah e o Dr disse para não perdermos as esperanças em concebermos o nosso feijãozinho naturalmente a percentagem de sucesso é mais reduzida mas pode acontecer pois o marido ainda lá tem bichinhos bons :-D
      Agora esperamos pela consulta no PMA....
      Beijinhos V.

      Eliminar
    5. Olá! Também foi o Dr Neves que nos acompanhou pelos Lusíadas. É simpático, explica as coisas e é atencioso, mas, há sempre um mas.
      Aconteceu uma coisa que não gostei muito, mas enfim, julgo que ele não sabia o que me responder: quando apareceu o Spermox e comecei a ler nos fóruns que havia meninos a tomar, perguntei-lhe se achava que o meu marido deveria também tomar. Julgo que ele não conhecia o Spermox, pela resposta que me deu: não, não, vai mas é tomar umas vitaminas (que já não sei quais eram). Quando lá voltámos noutra consulta (ou noutro tratamento? já nem sei) ele sugeriu: vai tomar Spermox para ver se as coisas melhoram. Foi uma pequena contradição, mas enfim, não liguei muito a isso.
      O que realmente me chateou é que ele só insistia para continuarmos a fazer mais FIV/ICSIs até dar certo, e eu sentia que se tinha de mudar alguma coisa para passar a dar certo, nem que fosse fazer mais exames para descobrir a razão dos negativos. Fui eu que insisti para me passar as análises genéticas, que felizmente nada revelaram, mas poderiam revelar algum problema e seria deitar dinheiro fora se continuássemos a insistir nas ICSIs. Foi na MAC que me passaram a histeroscopia para se ver se teria algum problema no útero e se seria essa a razão de os embriões não envoluirem no útero (felizmente também não tinha problemas) e ele não sugeriu mais exames. Insisti para me fazer a histerosalpingografia, para se ver se eu teria as trompas obstruídas, para aumentar as probabilidades de engravidar naturalmente, e ele também não me passou o exame. Pedi ao Dr para o meu marido ser observado pelo urologista, para se ver se ele teria algum varicocelo (que causa espermatozóides com estas características e é operável) e ele dizia que não valia a pena. Por insistência minha, marquei consulta no urologista para o meu marido ser observado (se ninguém o observa, como se pode ter a certeza se esse não será o problema? felizmente, também não era esse o problema). Mas pelo menos eu estava a tentar descobrir soluções para o problema, algo que eu acho que deveria ser o Dr a aconselhar. Por isso deixei de lá ir fazer mais tts.
      Mas se não tiverem mais problemas, consegues o positivo num instante, independentemente do médico que te calhe ;)

      Eliminar
    6. Pois...realmente teve umas atitudes não muito normais.
      Eu não escolhi ir para este médico, o Dr deu três nomes e a moça da clinica dos Lusíadas é que marcou para este e disse que era o melhor. O exame para ver se tem varicocelo vou fazer questão que ele faça. Vou ver, e se notar que ele não tem muito interesse, talvez mude de médico.
      Beijinhos, V.

      Eliminar
    7. Quando marquei consulta para ele, fui por causa do currículo dele: foi da MAC, ali nos Lusíadas é o director do serviço de PMA... tudo a correr bem e que seja desta!!
      Bjs

      Eliminar