quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Valores normais do espermograma

Não fiquei nada satisfeita por saber da falência de espermatozóides que aí se avizinha e de que os meus óvulos não têm grande qualidade, devido ao SOP, originando fragmentações nos óvulos fecundados in vitro. E pior ainda, saber que nada podemos fazer para melhorar este cenário (para além de congelar sémen). Ambos tomamos vitaminas (a vitamina E tão importante neste processo), antioxidades e tudo o mais para tentarmos melhorar a qualidade.

Tive curiosidade em saber quais são os valores normais de um espermograma e achei a página com a informação ideal em bebeproveta.net e no Instituto de Andrologia e Medicina Reprodutiva

Análise Microscópica


Volume
O volume considerado normal é acima de 1,5 mL. Não existe um valor máximo para o volume do sémen.
Valores abaixo de 1,5 mL podem representar factores obstrutivos, como agenesia de deferentes, agenesia de vesículas seminais, fibrose cística, obstrução pós-cirurgias de próstata (RTU) e obstruções pós-infecções. Podem também mostrar ejaculação retrógrada (para a bexiga) em casos de pacientes com Diabetes, lesão medular ou doenças neurológicas (esclerose múltipla, entre outras). Podem também denotar problemas na colecta, como perda de conteúdo, assim como distúrbios hormonais (deficiência de androgénios).
Volume abaixo de 1,5 mL é denominado "hipoespermia".

Concentração
O valor normal é acima de 15 milhões por ml de sémen.
Valores inferiores a 15 milhões denotam falhas na produção de espermatozóides.
Nomenclatura:
- Normozoospermia: concentração normal
- Oligozoospermia: quando a concentração está abaixo dos valores normais
- Polizoospermia: quando a concentração é muito acima dos valores normais
- Azoospermia: nenhum espermatozóide no ejaculado.


Motilidade
Somente um espermatozóide móvel é capaz de penetrar no muco cervical, migrar pelo sistema reprodutor feminino, penetrar o óvulo e conseguir a fertilização.

Divide-se em 3:
MP (ou PR) - motilidade progressiva;
NP - motilidade não-progressiva;
IM - imóveis.

A soma de MP + NP, ou seja, a Motilidade Total, deve ser superior a 40%. De maneira análoga, a motilidade progressiva (MP ou PR) deve ser superior a 32%.
O varicocelo pode causar uma alteração de motilidade. Além dela, podemos encontrar alterações nestes parâmetros em pacientes tabagistas, obesos, usuários de alguns tipos de medicamentos ou drogas ou com alterações genéticas.

Classificação por tipos:
Tipo A - espermatozóides móveis com progressão rápida;
Tipo B - espermatozóides móveis com progressão lenta;
Tipo C - espermatozóides móveis porém sem progressão;
Tipo D - espermatozóides imóveis.
Motilidade progressiva abaixo de 32% é denominada "astenozoospermia".

Vitalidade
O valor normal de vitalidade é acima de 58% de espermatozóides vivos.
Deve ser realizada em todos os exames, mas em especial naqueles casos em que a motilidade progressiva (MP) é menor do que 40%.
Valores menores que 58% indicam problemas na produção de espermatozóides ou no seu transporte.
É importante correlacionar a motilidade com a vitalidade, pois estes critérios estão intimamente relacionados; espermatozóides vivos, porém com baixa motilidade indicam problemas em seu flagelo; espermatozóides mortos e, logicamente imóveis, indicam problemas no epidídimo.
Vitalidade menor que 58% é denominada "necrozoospermia".

Morfologia
A morfologia significa o formato do espermatozóide, e é um parâmetro sensível da qualidade do espermatozóide. São avaliadas: cabeça, pescoço, peça intermediária e cauda.
Assim, os valores normais são os maiores ou iguais a 4%.
No entanto, valores iguais ou menores do que 3%, denotam morfologia crítica e as chances de uma gravidez natural são praticamente nulas, já que o formato dos espermatozóides é tão alterado que eles não conseguem fertilizar o óvulo por não penetrar na zona pelúcida (camada de células que envolvem o óvulo). Nestes casos o tratamento de escolha é a fertilização in vitro pela técnica de ICSI.
É importante não confundir alterações da morfologia do sémen com risco de mal-formações nos filhos, pois não existem estudos comprovando esta relação de maneira directa.
Morfologia menor de 4% (pelo critério de Kruger) é denominada "teratozoospermia".



Critérios de classificação:
Morfologia espermática pelo critério da O.M.S. : o espermatozóide humano é classificado usando-se microscópio óptico, após coloração especial. Neste sistema os espermatozóides são classificados como normais (ovais), amorfos, bicéfalos, megalocéfalos, afilados, defeitos de peça intermediária, defeitos de cauda, etc. É um sistema que aceita pequenas irregularidades no espermatozóide. É um critério mais relaxado, mas não menos importante. Pode ajudar a identificar defeitos na espermatogênese, típicos de algumas doenças. Valor normal: 30%.

Morfologia espermática pelo critério estrito de Kruger: critério rigoroso de classificação, onde são contados 200 espermatozóides e aqueles potencialmente normais são mensurados com uma régua (micrômetro). Diversas medidas são realizadas em cada espermatozóide, que é classificado como normal (oval) ou anormal. Talvez seja o parâmetro mais importante de toda a análise seminal, e correlaciona-se com diversos testes de função espermática. É considerado normal quando a cabeça tem comprimento de 5 - 6µm. e espessura de 2,5 - 3,5µm, configuração oval, lisa, regular e com região acrossômica entre 40 - 70% da área da cabeça do espermatozóide. As cabeças fora do padrão são consideradas anormais. Não deve haver nenhum defeito no pescoço, peça intermediária ou cauda. Valor normal: 14%. Abaixo de 4% correlaciona-se com pior prognóstico e entre 5-13% - poderão ser realizados testes de função espermática, avaliados caso a caso.

Células redondas
O sémen também apresenta outros elementos celulares sem ser os espermatozóides: espermatócitos e espermátides (células precursoras dos espermatozóides), leucócitos (células de defesa), eritrócitos (hemácias), células epiteliais, bactérias, fungos, trichomonas, entre outros.
É importante diferenciar as células de defesa das células precursoras dos espermatozóides. Isto porque a presemça de mais de 1 milhão de células de defesa por ml de sêmen ejaculado ou mais de 5 milhões no total ejaculado indica um processo infeccioso, devendo ser tratado.
O elevado número de células de defesa no ejaculado leva a uma diminuição da motilidade espermática e uma alteração na estrutura e função do espermatozóide, dificultando o processo de fertilização.

Análise Macroscópica


Liquefação
O sémen normal se liquefaz em 60 minutos em temperatura ambiente, embora isso normalmente ocorra em 15 minutos. Em alguns casos a liquefação completa não ocorre em 60 minutos e isto pode indicar uma disfunção da próstata.

Aparência / cor
A amostra seminal deve ser imediatamente analisada após liquefação. Uma amostra normal tem uma aparência homogênea e uma cor cinza opalescente. Pode parecer menos opaca se a concentração seminal for muito baixa ou se houver ausência de espermatozóides; avermelhada pode indicar sangue no sêmen, câncer de próstata ou prostatite; amarelada sugere infecção. Alterações podem ocorrer com grandes períodos de abstinência.

Volume
O volume do ejaculado normal é de 2,0 a 5,0 ml. Um volume acima de 5,0 ml é suspeito de infecção aguda nas glândulas anexas, grandes períodos de abstinência ou uso de antibióticos. Quando inferior a 1,5 ml é sugestivo de processo inflamatório crônico, ejaculação retrógrada, anormalidades de glândulas sexuais acessórias, obstrução de ducto ejaculatório ou agenesia, hipoplasia de vesículas seminais, mas também pode ser ocasionado por erro de coleta.

Viscosidade
A viscosidade ou consistência da amostra liquefeita será classificada como normal quando gotas são formadas. No caso de viscosidade anormal verifica-se no processo de gotejamento a formação de um filamento de mais de 2 cm. O aumento da consistência pode estar relacionado com disfunção prostática por inflamação crônica ou com disfunção de vesículas seminais. A consistência anormal também pode intervir na avaliação de várias características do sêmen, tais como motilidade, concentração ou determinação de anticorpos antiespermatozóides.

pH
O pH do sémen mede a sua "acidez". O pH é determinado pelas secreções da próstata (ácida) e vesícula seminal (básica).
Normalmente o sémen é básico, ou seja, apresenta pH maior do que 7,0 (de 7,2 a 7,8).
Isso é muito importante quando ocorre a deposição do sémen no fundo da vagina, durante uma relação sexual.
O pH da vagina é muito ácido (ao redor de 4,0) e ao encontrar este ambiente hostil, o sémen básico "neutraliza" a acidez da vagina, mantendo os espermatozóides vivos.
As amostras com pH superior a 7,8 devem ser avaliadas quanto à presença de infecção ou prostatite. Em caso de pH menor que 7,2 pode-se suspeitar de agenesia ou oclusão das vesículas seminais e obstrução de ducto ejaculatório.

Outros sites com informações:
SEMEAR
Reprodução Humana
Humberto Abrão

33 comentários:

  1. Gostei bastante do seu blog, sou Angolana e também tenho sop...Muita força e fé em Deus!Já estou a seguir o teu blog e estarei sempre por aqui para saber das novidades todas.bjx de África.

    ResponderEliminar
  2. Que post interessantee!!!

    amanhã já vou olhar pros espermogramas do marido e comparar melhor alguns dos valores q n me recordo agora! :)

    Beijinhos e nada de desanimar!!!

    ResponderEliminar
  3. Depois também achei outra página interessante que indica a diferença entre os nomes blah blah blah..spermia. Nunca consigo dizer os nomes.
    A ver se também escrevo um artigo sobre isso (já que tenho tempo de sobra durante esta baixa, né?)

    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Olá Katyla!
    Obrigada pela visita!
    Espero que corra tudo bem por aí e que tenhas muito mais sorte que aquela que eu tenho tido.

    Tudo de bom!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Sim, tempo não te falta! ;)

    Ah! e a propósito de baixa, falei com o médico sobre o descanso pós punção e ele disse-me: "sim, vai precisar de tirar uma semanita!"

    Fiquei sem perceber porquê 7 dias e não os 12 que te passou a ti. Mas como ainda falta muito, decidi que na altura logo vejo isso!

    Neste momento só desejo q comece tudo e que possa fazer o ttt completo e com poucas dores... Da ultima vez foi muito chato e isso n me anda a deixar nada relaxada... :(

    Pode ser q depois custe mesmo menos e perante esta expectativa negativa, a coisa se faça melhor! ;)

    Beijinhossssssssssss

    ResponderEliminar
  6. Se calhar a diferença entre ser 7 ou 12 dias depende do estado em que ficares, quando fizeres a punção. Ele deve avaliar na altura.

    Não penses nas dores, pensa no resultado bom que pode aí vir ;)

    Beijocas!!

    ResponderEliminar
  7. Olá. É possível dizer se o o meu espermograma está normal? Será que posso engravidar minha esposa sem tratamento?

    Análise Física
    Volume.................: 3,0 mL
    Cor.....: BRANCO - OPACO
    Aspecto.............: HOMOGÊNEO
    Viscosidade................: 1,5 cm
    Tempo de Liquefação................: NORMAL
    pH...........................: 8,0
    Total de Espermatozóides: 88.000.000/mm³
    Prova de Vitalidade...................: 40%
    Prova de Motilidade:
    Grupo A: 5%
    Grupo B: 15%
    Grupo C: 20%
    Grupo D: 60%

    Análise Morfológica
    Normais......................: 93%
    Fusiformes.................: 4%
    Ectasiais.....................: 3%
    Células geminativas... : RARAS
    Total de Leucócitos................: 142.000/mm³
    Neutrófilos.............: 100%

    Estou preocupado por demais. Me ajudem! Posso ser pai ?

    ResponderEliminar
  8. Ola boa tarde.
    Meu marido fez o espermograma e deu assim

    PH.........8,5
    Volume......1,5
    Viscosidade.....normal
    Numero de espermatozoide.................0,01milhoes/ml
    espermatozoides.........20milhoes
    Formas imoveis..................100%
    Formas moveis.............0%
    Forma progressiva........0%
    Forma nao progressiva........superior a 50%

    Gente tem mas coisas escrutas mas nao me lembro mto bem...
    me ajudem oq quer dizer????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kauana!
      O seu marido tem os espermatozóides todos imóveis... para conseguir uma gravidez natural, os espermatozóides deveriam mexer-se. Para além disso tem poucos. Talvez a causa seja algum varicocelo, que é operável. Senão, só com uma FIV/ICSI é que conseguirá... fale com o seu médico.
      Boa sorte!
      Bjs

      Eliminar
  9. Oie Gostaria de ajuda com o resultado do exame do meu esposo
    Gostaria de saber se esta tudo normal para termos o nosso bebe

    ASPECTO GERAIS VALORES DE REFERÊNCIA
    Volume...............: 1.6 mL
    Cor..................: BRANCO OPALESCENTE
    Contagem/mL..........: 92.00 milh/mL Acima de 20 milh/mL
    Contagem/ejaculação..: 147.20 milh/vol
    Abstinência sexual...: 3 dias
    Viscosidade..........: NORMAL
    EXAME QUÍMICO
    Dosagem de frutose...: 2.7 mg/mL 1.0 a 3.5
    pH...................: 8.0 7.0 a 8.5
    ELEMENTOS AGREGADOS
    Leucócitos...........: 240 /mm3 Até 1.000/mm3
    Hemácias.............: 160 /mm3 Até 1.000/mm3
    Células Pavimentosas.: 0 - 1 P/campo
    Células Redondas.....: 1 - 2 P/campo
    VITALIDADE
    1 hora..............: 85 %
    2 horas.............: 80 %
    4 horas.............: 75 %
    6 horas.............: 70 %
    CITOMORFOLOGIA
    Normais..............: 79 %
    Macros...............: 8 % Coloração
    Micros...............: 3 %
    Amorfos..............: 3 % Segundo
    Acefalos.............: 1 %
    Bicefalos............: 1 % Leishman
    Bicaudais............: 1 %
    Imaturos.............: 3 %
    Taperings............: 1 %
    ATIVIDADE
    Tipo IV..............: 35 % Movimento Direcional
    Progressivo e Vibrante
    Tipo III.............: 40 % Movimento Direcional
    Progressivo e Rápido
    Tipo II..............: 5 % Movimento Direcional
    Progressivo porém Lento
    Tipo I...............: 5 % Movimento não Direcional
    Oscilante ou Circular
    Imóveis..............: 15 %

    Estamos ansiosos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me um espermograma com valores muito bons :) Grande quantidade, grande percentagem de normais e grande percentagem de mobilidade de espermatozóides. Tudo bom :)
      Bjs!

      Eliminar
    2. Olá! Posso perguntar onde foi feito este espermograma tão bem detalhado? Obrigada. :)

      Eliminar
  10. Muito obrigada pela ajuda nos deixou bem aliviados
    Abraços...

    ResponderEliminar
  11. Por favor analise este espermograma, pois estou ansiosa para levar ao médico, mais ainda falta uma semana e estamos anciosos:

    Total Concentração: 79,9 Milhões
    Móveis: 69,0 %
    Progressivos: 56,0%

    Volume: 4,1
    Ph: 7,5
    Odor: Típico
    Coagulação Inicial: Presente
    Viscosidade: Normal
    Cor: Branco opalescente

    DISTRIBUIÇÃO DAS VELOCIDADES:

    Rápidos A : 62%
    Médios B : 7%
    Lentos C : 16%
    Estáticos D : 15%

    Total A+B: 69%

    ANÁLISE MORFOLOGICA:

    Oval: 25%
    Amorfo: 65%
    Imaturo: 2%
    Cauda: 3%
    Peca intermediária: 5% ______ 100%

    Média de 5 piócitos por campo (400x)
    Presença de hemácias (400x)
    Abstinência Sexual de 3 dias.


    CONCLUSÃO:

    (A) Adequado ( I ) Inadequado (L) Limítrofe - Intermediário

    Contagem : (A)
    % de móveis: (A)
    Progressivos: (A)
    Linearidade: (A)
    Amplitude Lateral: (A)
    Elongação: (A)
    Morfologia: (A)

    Desde já agradecemos a atenção !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Noeme!
      Parece um espermograma com valor muito bons :)
      Bjs e boa sorte!

      Eliminar
    2. Ah que bom ! Muito obrigada e vamos qie vamos ! ;)

      Eliminar
  12. oque quer dizer quando num espermograma a liquefação ocorre em 11 minutos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquando da ejaculação, o esperma tem um aspecto gelatinoso e ao longo do tempo vai ficando líquido. No caso do seu espemograma, 11 minutos é o tempo que demora até o esperma ficar líquido. Abaixo de 30 minutos é um valor Normal.

      Eliminar
  13. Por favor me explique essa parte da motilidade???

    ESPERMOGRAMA
    Caracteres Físicos
    Valores normais
    Volume ejaculado : 3,5 ml 2,0 a 5,0 ml
    Aspecto : Amarelo leitoso Branco opalescente
    Viscosidade : Filamentoso Cai em gotas
    PH : 7,5 De 7,3 a 8,3
    Liquefação : 49 minutos De 5 a 30 min.
    Contagem de elementos Valores normais
    Nº Espermatozóides por ml: 121.600.000/ml 32.000.000 a 240.000.000/ml
    Nº Espermatozóides total : 425.600.000/ml
    Leucócitos : Numerosos Ausentes
    Hemácias : Raras Ausentes

    Análise de Motilidade
    1ª hora 6ª hora 24ª hora Valores normais
    Formas rápidas : 100% 100% 00% 60 a 80 % de Móveis na 1ª hora
    Formas lentas : 00% 00% 05% 40 a 50 % de Móveis na 6ª hora
    Formas imóveis : 00% 00% 95% 10 a 15 % de Móveis na 24ªhora

    Análise de Morfologia
    Ovais normais: 30% Fusiformes : 15%
    Macrocefalos : 15% Ectasias : 05%
    Microcefalos : 10% Amorfos : 10%
    Bicefalos : 05% Espermatócitos: 0%
    Bicaudais : 10% Espermatides : 00%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Na análise da Motilidade vê-se assim, os valores normais são de 60 a 80% na 1ª hora, e você tem 100% móveis, ou seja, são todos rápidos ao fim de 1 hora.
      Na 6ª hora, os valores normais são de 40 a 50% móveis e você tem 0% móveis, se a transcrição estiver certa, mas julgo que na verdade deverá ser o valor de 5% de mobilidade, para ser coerente com a linha seguinte. Ou seja, só 5% dos espermatozóides são lentos, quando deveria ter um valor na ordem dos 40 a 50%.
      Na 24ª hora (ao fim de 1 dia) o normal seria ter 10 a 15% móveis, e você tem 95% imóveis, ou seja, tem 5% móveis, que ainda se mexem.
      Boa sorte!

      Eliminar
  14. Oi Boa Tarde!
    Gostaria de ajuda com o resultado do exame do meu esposo, pois não entendo.
    Gostaria de saber se esta tudo normal para termos o nosso neném.

    ESPERMOGRAMA
    Caracteristicas Gerais

    Volume: 2,0 ml
    Aspecto : Homogêneo
    Cor: Branco Opaco
    Odor:Proprio
    Viscosidade :Normal
    Liquefação :24 min.
    PH : 8,0

    VITALIDADE
    Imediata 41%
    Após 3 Horas 36%

    Exame morfologico
    Espermatozoides normais 53%
    Espermatozoides anormais 47%

    Motilidade: Lenta

    Contagem
    Nº Espermatozóides: 21Milhões

    SEDMENTOSCOPIA´
    Cel. Espermatogenese: Presente
    Leucócitos : Moderados
    Hemácias : Raras
    Leveduras: Ausente
    Trichomonas: Ausente

    Conclusão: NORMOZOOSPERMIA

    Estou Anciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      NORMOZOOSPERMIA significa que é um espermograma normal ;)
      Tudo de bom para vocês!
      Bjs!

      Eliminar
    2. Obrigada! Então agora e só esperar a vontade de DEUS.

      Eliminar
  15. Quero saber o q significa espermatozoides com morfologia kruger de 4,0% srndo q no exame diz q o valor normal é superior a 4,0% e o do meu marido deu 4.0% no limite, alguem sabe mee explicar isso? Sendo q o restante do espermograma deu tudo normal so esse q deu no limite. Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
  16. Fiz o exame espermograma e o resultado foi de 30% progressivo e 40% nao pogressivo vitalidade total de 70% e normais 85%. gostaria de saber se posso engravidar a minha esposa com esses resultados

    ResponderEliminar
  17. Acabei de reler este post e os comentários e dei comigo mesma, uns dias antes do ultimo tratamento q fizemos, q nos trouxe o nosso pequenino.... Desejo que este em q estás agora seja o teu ultimo também! Pensar q tanto se passou, mas q continuas nesta luta deixa-me de coração pequenino!...

    Um beijinho gigante de boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra! Este é mesmo o último tt, caso corra bem ou caso corra mal.
      O caminho por onde seguiremos é a doação de óvulos, se os meus embriões deste tt não vingarem.
      Beijocas!

      Eliminar
  18. Olá boa Noite.

    Fiz um espermograma e já tenho os resultados, gostaria de saber se estão dentro dos valores normais?

    Exame Macroscópio:

    Aparência - Liquido branco opaco opalescente
    Liquefação - Completa
    Viscosidade - Normal

    Exame Fisico-Quimico:

    Volume - 1.8 mL
    Reacção pH - 7.5

    Exame Microscópio:

    Exame Citológico - Raras células epitelias. Algumas células redondas espermáticas jovens.
    Leucócitos - Raros

    Mobilidade:

    a) Progressiva rápida - 20%
    b) Progressiva lenta - 25%
    c) Não progressiva - 20%
    d) Imóveis - 35%

    Concentração:

    Contagem de Espermatozoides - 68 Milhões/mL

    Morfologia:

    Formas normais - 15%
    Com alterações na cabeça - 45%
    Com alteração no pescoço/peça intermédia - 12%
    Com alterações na cauda - 22%
    Com inclusão citoplasmática na peça intermédia - 6%

    Obrigado

    ResponderEliminar
  19. Olá, bom dia.

    Gostaria que me informasse (se possível) se estes resultados são, de alguma forma, satisfatórios e se a probabilidade de engravidar é satisfatória.

    Aspecto homogéneo esbranquiçado
    Viscosidade normal
    Volume: 2,00
    Ph: 7,50

    Formas/ml: 12,00x10(6 elevado à linha) - o que significa isto??
    Mobilidade 30 minutos: 45,00%
    Mobilidade 60 minutos: 40,00%

    Tipo A: 20%
    Tipo B: 25%
    Tipo C: 25%
    Tipo D: 30%

    Formas anormais: 16%
    Alterações cabeça: 10%
    Alterações peça intermédia: 6%
    Alterações na cauda: não se observam

    Por favor, aguardo resposta e agradeço, desde já, a atenção.
    Estou um bocado ansiosa e não muito confiante.

    Cumprimentos,
    Vânia Correia.

    ResponderEliminar
  20. Olá boa Noite.

    Fiz um espermograma e já tenho os resultados, gostaria de saber se estão dentro dos valores normais?
    Volume 2,2 ml
    PH 8.1
    liquefacção compeleta aos 30min
    Viscosidade normal
    cor normal
    Parametros
    Concentração 423 X 10^6/ml
    Total no ejaculado 929,5 X 10X6
    Vitalidade 51%
    Leucócitos 0,0 X10^6/ml
    Aglutinação Ausente
    Motilidade
    A- Progessivos rapidos 0%
    B- Progessivos lentos 43%
    C- móveis In Situ 7%
    D- imóveis 50%
    Morfologia
    morfologia normal 21%
    indice de teratozoospermia1.16
    Anomalias
    anomalia cabeça 50%
    anomalia do colo 7%
    anomalia da cauda 33%
    restos citoplasmaticos 2%
    Desenvolvimento
    espermatogónia 0%
    espermatócito I 0%
    espermatócito II 0%
    espermatideo 0%
    qualquer um deles < 3%
    Por favor, aguardo resposta e agradeço, desde já, a atenção.
    Estou um bocado ansioso e não muito confiante.

    Cumprimentos,
    Hugo Soares

    ResponderEliminar
  21. Boa noite,
    Poderia por favor dar uma olhada nos seguintes resultados?

    ASPECTO GERAIS VALORES DE REFERÊNCIA
    Volume...............: 4.0 mL
    Cor..................: cinza claro
    Contagem/mL..........: 21,3 milh/mL
    Contagem/ejaculação..: 85,2 milh/vol
    Abstinência sexual...: 5 dias
    Viscosidade..........: NORMAL
    pH...................: 8.0
    Velocidade espermatica........: 8 mm/30 min

    CITOMORFOLOGIA
    Normais..............: 50 %
    Anormais de cabeza.........: 18%
    Anormais de cauda.........: 14%
    Anormais de segmento........: 11%
    Anormais mistos............: 7%
    Espermatocitos.........: 0.1%

    Motilidade espermatica............: 70%

    GRAU MOTILIDADE ESPERMATICA: GRAU II..............: Motilidade lenta e linear

    Muito obrigado,

    M

    ResponderEliminar
  22. Estou com dúvida com o resultado do espermograma : Não sei como interpretar o resultado? Peço ajudar?

    CONTAGENS :
    TOTAL: 100,0%
    MOVEIS: 35,0%
    PROGRESSIVOS: 16,0%
    valores de referencia:
    % DE MOVEIS>= 38%
    % DE PROGRESSIVOS >= 31%

    CONCENTRAÇÃO: 55,4
    - valores de referencia>=15,0 M/ml

    VALORES MÉDIOS :

    VEL.TRAJ.HARMONIZADA: 43,1
    VEL.LINHA RETA: 37,8
    VEL.CURVILINEAR: 65,4
    AMPLITUDE LATERAL: 4,6
    FREQ.OSCILAÇÃO: 17,0
    LINEARIDADE: 64,0
    ELONGAÇÃO: 36,0

    valores de referencia:
    VEL.TRAJ.HARMONIZADA > 33,0 - micro metro/segundo
    VEL.LINHA RETA:>28,0 - micro metro/segundo
    VEL.CURVILINEAR:> 42,0 - micro metro/segundo
    AMPLITUDE LATERAL:entre 2,0 E 4,0 -micro metro
    FREQ.OSCILAÇÃO:entre 6,0 E 16,0 - Hz
    LINEARIDADE:>60,00 - %
    ELONGAÇÃO:NETRE 54,0 E 75,0 - %

    DISTRIBUIÇÃO DAS VELOCIDADES :

    RAPIDOS : 21 %
    MEDIOS: 14 %
    LENTOS: 62 %
    ESTATICOS : 3 %

    MORFOLOGICA :

    OVAL: 4 %
    PEQUENO: 0 %
    TAPERING: 2 %
    BICEFALICO: 0%
    AMORFO: 91 %
    CAUDA: 1 %
    IMATURO: 0 %
    PIRIFORME:0%
    GRANDE: 0 %
    PEÇA INTERMEDIARIA: 2%..100%
    ANOMALIAS : 96 %

    VOLUME: 2,5 ML
    PH 7,5

    ResponderEliminar