quinta-feira, 22 de novembro de 2012

4ª FIV/ICSI: Fecho do ciclo

Fomos hoje aos Lusíadas ter a consulta de fecho do ciclo e ver se o Dr. tinha algo diferente para sugerir.

Bem, desta vez saímos de lá com vários exames para fazer, tal como eu queria que fosse feito.
Será feito o estudo do Cariótipo, a ambos, para ele serão feitas análises hormonais e terá uma consulta de Andrologia com o Dr. Tiago Rocha.

A mim ainda será feito o estudo das Trombofilias. Depois de ter feito o período de recuperação dos ovários, poderei fazer o exame que verifica a permeabilidade das trompas, com uma histerossalpingografia.
Eu sei que a histerossalpingografia não aumenta a probabilidade de coisa nenhuma na FIV/ICSI, mas sempre poderá ajudar na concepção ao natural, caso eu tenha as trompas obstruídas.
O Dr. alertou que este é um exame invasivo, pelo que acarreta alguns riscos de infecção, e coisas piores. Mas eu não me importo de o fazer, não me importo que seja um exame doloroso, como tenho lido por aí.

Histerossalpingografia

Perguntei pelo drilling, a tal laparoscopia aos ovários, se valeria a pena fazer... e a resposta foi que não é necessário. O drilling é recomendável quando os ovários respondem sempre exageradamente ao tratamento e quando, com uma dose mais baixa, os ovários não respondem, mas comigo com uma dose baixa os ovários respondem normalmente, ou seja, consegue-se controlar a resposta ovárica e por isso não é preciso fazer o drilling (que acaba também por reduzir a reserva ovárica).

Apesar de ter tido mais um negativo, hoje fiquei mais esperançosa de que estamos no caminho correcto. Apesar de o Dr. me ter dito no dia da transferência dos embriões, que estes tinham fragmentação, hoje fiquei a saber que os 2 embriões transferidos tinham pouca fragmentação! Ou seja, eram uns embriões bons,  mas que infelizmente não gostaram do pequeno T0 que tinha para lhes oferecer. Foi a 1ª vez que obtivémos embriões +- de jeito!
No entanto, sobre a quantidade de espermatozóides no dia da punção, desta vez ele só tinha 340 mil. Por aqui vemos que entre tratamentos a quantidade aumenta, diminiu, aumenta... da última vez tinha 6 milhões, antes disso menos, varia bastante!

Já recomeçámos com o nosso "tratamento caseiro" de aumento da qualidade, com 1 carteira diária de Spermox, para ele, e 2 carteiras diárias de Ovusitol para mim.
And... here we go!


2 comentários:

  1. Olá linda, ainda bem que correu bem a consulta e que saíste mais esperançada para a próxima batalha :-) Admiro a tua força e acredito que vais vencer esta luta!

    Força!

    ResponderEliminar
  2. Fico contente que te tenham apresentado novas diretrizes... É sempre bom saber que dá para aumentar as probabilidades de uma concepção natural!
    Eu fiz a histero e não foi nada doloroso como dizem e nem sequer tomei analgésicos como costumam recomendar. A verdade é que o exame verificou que estava tudo ok e que as trompas apesar de finas eram permeáveis, mas se o problema for uma pequena obstrução, faz toda a diferença! Posso dizer que sei de vários casos de fecundação natural depois do dito exame, por isso, vamos com esperança :D
    No nosso caso também foi feito o cariótipo ao meu marido. Aliás não me fizeram ttt nenhum sem estes exames todos.
    Pode ser que nem cheguem a precisar de mais nenhuma FIV!!! Isso é que era!
    Estou a torcer por vocês ;)

    ResponderEliminar