domingo, 1 de fevereiro de 2015

2ª TEC: Medicação e efeitos secundários

Ora bem, tal como planeado, foi no dia 5 de Janeiro que me desloquei a uma farmácia, onde anteriormente tinha perguntado se faziam a administração de injecções, quando lá comprei o Decapeptyl.
Quando fiz a TEC no HPP Lusíadas, foram as enfermeiras da unidade de FIV que me administraram a injecção. Na MAC não é assim. Na MAC dizem que não administram a injecção e dizem que temos de nos desenrascar, por exemplo, indo a um centro de saúde (onde evito ir porque se perde imenso tempo por lá).
Foi assim levei a injecção intra-muscular de Decapeptyl 3.75 no rabiosque. Paguei 3€ na farmácia para me ser administrada.

Depois tinha de aguardar novamente uma menstruação, para começar a tomar o estradiol receitado, desta vez o Zumenon 2mg.

zumenon 2mg
Zumenon 2mg

Dia 21 de Janeiro à noite, pareceu-me ver um cor de rosinha no papel, depois de ir ao wc e por isso já estava a contar que o Red aparecesse durante a noite. Meti um alarme no telemóvel para tocar às 8h da manhã, do dia 22 de Janeiro, para poder tomar o comprimido de Zumenon.
As instruções que tinha quanto à toma do Zumenon, é que deveria ser tomado às 8 da manhã se menstruasse durante a noite, ou às 20h caso menstruasse durante o dia. Quis o destino que fosse o horário das 8 da manhã para tomar o Zumenon.

Tudo estava a correr bem, todos os dias a tomar o Zumenon às 8 da manhã, sem sentir efeitos secundários, tudo estava a ir lindamente até que... na 3ª feira de manhã (dia 27) acordei muito mal disposta, com náuseas... levantei-me e fiquei ainda pior... ao chegar ao wc acabei por vomitar (reconheci a sopa de espinafres que tinha comido no dia anterior, ao almoço). Parecia que não tinha digerido nada desde o almoço do dia anterior. Fui trabalhar, sempre muito mal disposta, comi que nem um periquito, sempre com medo de vomitar, sempre muito enjoada, sem apetite.
Quando me fui deitar, continuando indisposta, ouvi o meu estômago chocalhar e este foi o prenúncio do que viria a acontecer. Pois, passado pouco tempo, levantei-me a correr e foi fora tudo o que comi e bebi nesse dia e ainda.. mais umas folhinhas da sopa de espinafres que comi na véspera ao almoço (nesse dia não comi verduras nem no jantar da véspera).
No dia seguinte, continuei a comer muito pouco, sempre com náuseas, e felizmente não vomitei.. mas tive diarreia. Muitos gases. Dores de estômago. Dores abdominais, Náuseas e mais náuseas.
E ainda mais náuseas que até hoje ainda não desapareceram.

Não sei se isto é efeito secundário do Zumenon (estes efeitos secundários aparecem descritos na bula, exceptio a diarreia) ou se foi uma virose qualquer, ou se foi uma paragem de digestão ou tudo junto.

O que eu sei, é que ainda não ando bem, estou sempre com estas náuseas horríveis e iminência de vomitar a toda a hora (que felizmente não aconteceu mais).
Na sexta dia 30, a dose do Zumenon aumentou: 1 comprimido às 8 da manhã e 1 comprimido às 8 da noite. Amanhã a dose torna a aumentar: 1 comprimido às 8 da manhã, 1 comprimido às 15h e outro às 8 da noite.

Amanhã ligo para a MAC para informar destes sintomas que ando a passar, e para saber se posso tomar comprimidos anti-enjoo ou coisa que o valha.

3 comentários:

  1. Olá!
    Estou a tentar comentar, mas isto não corre lá muito bem.
    Tentei agora, tentei no post anterior...mas os meus comentários não aparecem!

    Queria desejar-lhe muito boa sorte e agradecer-lhe por partilhar a sua experiência.
    É uma grande ajuda para mim poder ler as hist´rias de outros...Sinto-me menos só e dá-me coragem, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa tarde,
    Eu já tomei dois comprimidos, de manhã e á noite e não tive qualquer sintoma. A única coisa que me aconteceu, foi ir á farmácia comprar e a farmaceutica dizer:" vai tomar tantos, acho que a medica se emganou" e eu cheia de medo liguei á medica e ela desvalorizou....e continuei a tomar. E o meu estradiol ficou com os valores que a médica queria.
    A única coisa que a medicação hormonal me faz é prisão de ventre. È horrivel.
    Também vou iniciar o meu 5 tratamento.
    Boa Sorte,
    Obrigada

    ResponderEliminar