sábado, 28 de junho de 2014

7ª FIV/ICSI: Quanto custa uma FIV ICSI

Pois é... dizem que quando se fecha uma porta abre-se uma janela. E a minha acabou de abrir, depois do negativo obtido na IVI.
Ligaram-me ontem da MAC (fez agora um ano desde a punção da última ICSI lá). Fomos chamados para a nossa 3ª tentativa (e última) concedida pelo Estado Português. Somando com as que já fiz pelo privado, será a 7ª FIV/ICSI.



Depois desta já não farei mais nenhuma. É a última, quer dê certo ou dê errado. E tudo aponta que dará errado, pelo histórico dos resultados das ICSIs anteriores, mas por descargo de consciência, se temos direito a ela, iremos fazê-la. Irão passar as requisições para fazermos as análises (do meu marido e as minhas). As minhas têm de ser feitas em jejum e levar a 1ª urina do dia. As requisições irão ficar no atendimento de FIV e quando as for levantar marco as consultas de acerto e de anestesia, que só não ficaram marcadas, porque eu disse que iria de férias em Julho (o que não é mentira) e que assim preferia que as consultas fossem em Agosto (assim também dou tempo aos ovários para descansarem da 6ª FIV/ICSI), o que quer dizer que depois se começa o tratamento no próximo ciclo, que deverá calhar lá para Setembro.

Tudo na vida tem um limite e este é o nosso limite: a 7ª FIV/ICSI.
Se não resultar, a ovodoação é a solução: ainda esta semana ficámos inscritos à espera de uma dadora de óvulos na IVI.

Na IVI uma ovodoação custa 7 mil e qualquer coisa euros, mas como temos o cartão de sócios da APF (Associação Portuguesa de Fertilidade), temos 10% de desconto, ou seja, na realidade vai ficar mais ou menos com 700 euros de desconto, ou seja, a 6 500 euros mais ou menos.
Ser sócia da APF custa só 30 euros anuais. É um cartão que tem dado muito jeito todos estes anos e que se tem pago a ele próprio com os descontos que obtemos.
A ICSI na IVI é mais barata que uma ovodoação na IVI (mas bastante mais cara que nos Lusíadas). Os Lusíadas não têm ovodoação. Nos Lusíadas a ICSI custava 3 mil euros (e com 10% de desconto com o cartão de identificação HPP), ou seja 2700 euros, enquanto que na IVI são 5 mil euros (e com 10% de desconto do cartão da APF), ou seja, 4500 euros. A este valor da IVI, somamos o preço da técnica MACS e do Embryoscope, que é um extra recomendado para o nosso caso, que custa mais 500 euros (menos 10%), ou seja, somam-se 450 euros aos 4500 euros, o que dá um total de 4950 euros. No entanto, na IVI não se paga mais nada, nem análises, nem consultas, nem ecos. Nos Lusíadas as análises, ecos e consultas são pagas fora à parte.
A somar a isto tudo, independentemente do sítio, é preciso acrescentar o preço da medicação.

Na MAC, só se pagam as análises, tudo o resto está incluído, não é preciso pagar nada. Somente temos de pagar a medicação.

Quando os médicos prescrevem a medicação, normalmente (se não se esquecerem e se esquecerem estamos lá para relembrar) que precisam de colocar que a medicação encontra-se abrangida por uma portaria, o que significa que é comparticipado pelo Estado em 69% salvo erro. Ou seja, apesar de a medicação ser cara, já levou com o desconto do Estado (nem quero imaginar o preço se não fosse comparticipada nesta percentagem).

Mas tenho fé que a ovodoação vá resultar, na ICSI já não tenho assim tanta fé, face ao desenvolvimento dos nossos embriões ser sempre... como é que é mesmo a palavra?.. ah, pois, mau!
E na MAC sempre me podem recusar fazer a ICSI quando levar lá o relatório da IVI (alertaram para isso da primeira vez que lá fomos, que o Estado não é obrigado a conceder as 3 tentativas, se os médicos decidirem que não vale a pena fazer mais), mas prefiro que tenham a informação toda, do que estar a omitir e estarem a fazer experiências que já foram feitas, nem que o preço desta minha acção seja a recusa do tratamento.


4 comentários:

  1. Estou aqui de coraçãozinho apertado, agarrando-me a essa réstia de esperança de que esta tua(vossa) última tentativa seja o teu(vosso) positivo! Há tantos casos assim..... Desejo muito que o vosso tb seja! (mas acho q já sabes isso ao fim de 7 ICSI, estarei sempre aqui torcendo e farei a dança do ipiranga (ou lá como é a expressão) qd souber que estás grávida e que poderá iniciar essa aventura maravilhosa da maternidade!

    Custa-me mesmo muito, MUITO MUITO, ver o tempo a passar, enquanto eu vivo a experiência mais incrível da minha vida, que é ver crescer esse pequenino, comigo, ao meu lado (não vou falar mais disso para não magoar mais) e saber que algumas companheiras (e companheiros) de luta permanecem à espera dos seus positivos.... deixa-me assim nostálgica e triste e revoltada.

    Estou aqui para vós e convosco esperançada que seja DESTA! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!
      Não precisas evitar falar do teu pequenito, isto porque eu vejo toooooda a gente à minha volta a terem bebés menos nós... quando pensámos em ter filhos fomos os 1ºs do grupo de amigos, tanto dele como meus, os 1ºs da família (dos irmãos)... e agora já somos dos poucos sem filhos dos grupos de amigos, dos colegas de trabalho (e alguns já vão com 2 bebés quando ainda nem tinham nenhum quando começámos a tentar) e já somos dos irmãos os únicos sem filhos. Isto custa-me, mas é uma coisa que tenho de continuar a digerir... e tento lidar com isso.
      Temos de contentar-nos com o que a vida nos reserva... nem que seja sermos somente tios, dos nossos sobrinhos de sangue e "tios" dos bebés dos amigos.
      Beijocas grandes!

      Eliminar
    2. Tenha FÉ em DEUS.coloque ele em PRIMEIRO lugar na sua vida,pois na palavra dele diz em LUCAS 1: 37 PORQUE PARA DEUS NADA É IMPOSSIVÉL,a sua hora vai chegar mas temos q confiar crer q o impossivel só ele pode fazer.

      Eliminar
  2. E mesmo depois das fiv negativas, não perca a esperança. Desculpe ,a intromissão. Vi seu blog e me veio a dúvida por que tantas falhas na implantação. Olhe não sou médica... mas tentou fazer PGD (diagnóstico pré emplantacional ) ou pesquisa
    das células NK (natural killer) ?Bom tomará que logo consiga.
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar