terça-feira, 6 de outubro de 2015

36 semanas de gestação: quase no final da gravidez

Dia a dia de um bebé, na barriga

No CTG da semana passada, passou-se um episódio muito caricato. Depois de ter descoberto na outra semana, que é possível fazer ali o CTG de ambos os gémeos ao mesmo tempo, com as 3 fitinhas colocadas (uma para medir as contracção e as outras duas destinadas a cada um dos gémeos), quando fui chamada a fazer o CTG (eu e mais umas quantas) e ao chegar à sala do CTG, perguntei se me poderiam fazer o CTG aos gémeos ao mesmo tempo. Mandaram-me esperar, enquanto foram saber se podia. Enquanto esperei pela resposta, todas as outras mulheres se sentaram onde lhes mandaram sentar. A enfermeira voltou para junto de mim e disse-me "só há cá uma máquina que faz o CTG a gémeos, mas agora já está ocupada, mas eu nem sabia que tínhamos cá essa máquina", enquanto apontava para a máquina, onde efectivamente eu tinha feito o CTG de gémeos da outra semana. E lá tive eu de me sentar numa cadeira, com um CTG "normal" e fazer o CTG a um gémeo de cada vez. E claro, demorei o dobro do tempo que deveria ter demorado... estive lá 1h.

Aquela máquina ficou-me fisgada no olho e já tinha uma estratégia para me sentar lá naquela cadeira no próximo CTG: na sala de espera iria ficar sentada nas cadeiras que ficam mais perto da porta da sala do CTG. Quando chamassem o meu nome, ao mesmo tempo que o nome das restantes mulheres, já iria em vantagem por estar mais perto da porta, logo poderia entrar em primeiro na sala, à frente das outras. Quando entrasse na sala, iria directamente para a TAL cadeira, onde está o CTG de gémeos.
Hoje quando lá voltei para fazer o CTG, segui o plano à risca. Mal entrei na sala do CTG e me disseram para me sentar noutra cadeira, eu disse "prefiro aquela que faz o CTG de gémeos ao mesmo tempo" e avancei para a tal, que estava livre, e deixaram sentar-me lá. Maravilha! Fiz o CTG em meia hora!

Depois do CTG feito, resta aguardar para que nos chamem para a consulta com a obstetra. Como chegámos às 8.45 à MAC (já deixámos de ligar à hora de marcação da consulta, porque já tínhamos reparado que a hora da marcação não interessa, o que interessa é a ordem de chegada), o CTG foi feito num instante, tínhamos esperança de que não demorasse muito a sermos chamados para a consulta, para não sairmos de lá às 13 / 13.30, como tantas vezes nos aconteceu nas vezes em que íamos a chegar lá para a hora da marcação da consulta. E tal como na semana passada, em que fomos chamados para a consulta às 11h, quando eu estava a comer o lanche do meio da manhã (dessa vez também lá chegámos bastante cedo, às 8.30), desta vez também fomos chamados para a consulta por volta das 11 da manhã. Cedíssimo!

Na semana passada, queixei-me na consulta com a obstetra de que sentia muita comichão na barriga e a resposta foi "é normal", que é a pele a esticar e que devo colocar creme hidratante mais vezes ao dia. A coceira continua, é certo, se bem que alivia quando meto a barriga a apanhar ar para secar o creme hidratante. Mas é muito irritante acordar durante a noite com este prurido.
Como o problema continua, hoje, na última consulta com a obstetra na MAC, voltei a queixar-me do mesmo. Pelo sim, pelo não, para despistar possíveis problemas de fígado (colestase intra-hepática da gravidez) que se costumam manifestar por comichão na palma das mãos e dos pés, passou-me umas análises para fazer de urgência logo a seguir à consulta. Como já não tenho mais consultas marcadas com ela, amanhã terei de enviar um SMS à doutora para saber o resultado das análises.

Na semana passada também fiz o teste do cotonete, para se verificar a presença da bactéria streptococcus B, e aparentemente este teste deve ser feito perto da data do parto, porque caso o exame mostre que a bactéria está presente, é preciso tomar um antibiótico quando rebentarem as águas, para evitar infecção no bebé ou em mim. No início da gravidez tinha feito um teste do cotonete na vagina para verificar a presença de qualquer coisa, que já não sei o que era, e esperava que este também fosse assim, mas a surpresa neste teste foi que o cotonete não foi inserido na vagina, mas sim no rabinho. A médica podia ter avisado, não é? Está uma pessoa preparada para uma coisa e depois sai-lhe outra coisa exactamente ao lado. Literalmente ao lado. Depois em casa, quando li sobre este teste, percebi que a bactéria, se estiver presente, está no intestino e por isso pode vir a colonizar a vagina, logo poderá contagiar o bebé durante o parto.

Infecção bacteriana a ser transmitida ao bebé, durante o parto, por ex. com streptococcus B.

Na consulta de hoje fiquei a saber o resultado deste teste do cotonete: negativo. Não estou infectada por esta bactéria. Yey! Menos uma preocupação.

Esta semana também já tive a última consulta de metabólicas, tive consulta de nutrição e tenho outra de nutrição marcada para a semana que vem, se os gémeos não nascerem até lá! Na consulta de metabólicas foi-me dito para parar de tomar o Risidon (metformina) quando fosse o parto e que depois de 6 a 8 semanas depois do parto, tenho de fazer uma prova de tolerância à glicose, para se ver se a diabetes desapareceu mesmo.

O meu peso na semana passada, com 35 semanas: 83 Kg
O meu peso hoje, com 36 semanas: 83.7 Kg

2 comentários:

  1. Mais uma vez , e sempre, desejo muita felicidade e sorte e que tudo corra bem. O teu blog, a tua luta, a tua jornada...tudo uma inspiracao! Obrigada por partilhares e inspirares!!!

    ResponderEliminar