sexta-feira, 26 de outubro de 2012

4ª FIV/ICSI: Punção feita!


Hoje foi o dia de mais uma punção, a nº 4, algo que já não me traz nervosismo nem ansiedade, porque já sei ao que vou e como é tudo o que se faz neste dia.
Depois da última injecção de Pregnyl feita às 22h de 4ª feira passada, tal como contei no post anterior, ontem foi o tradicional dia de descanso de injecções, fazer jejum de líquidos e sólidos 6h antes (eu fiz de 8h, porque era assim que me diziam para fazer das outras vezes) e hoje lá estávamos nós às 8h da manhã nos Lusíadas.

Quando lá chegámos, lá fui eu para a unidade de cuidados intensivos (UCI), para tirar a minha roupinha e guardar num cacifo, vestir a tradicional bata verde, com 3 laçarotes para dar nas costas, para não ficar de rabo à mostra ao andar. Pelo caminho encontrei a D. Graça, uma auxiliar muito simpática que cuidava de mim das outras vezes - agora está alocada noutro departamento do hospital.



Rapidamente fui chamada para fazer a tradicional paragem no wc, para fazer o último xixizinho antes de entrar no bloco.
Entrei no bloco pelo próprio pé, sentei-me na marquesa, perna pra um lado, perna pró outro, abrir os braços. Prenderam-me as pernas e braços, como tem sido costume, porque ao dormir temos movimentos involuntários e não queremos magoar ninguém e muito menos a mim.
Fizeram-me as perguntas da praxe, quando foi a minha última injecção, quando comi pela última vez e quando bebi... para verem se eu tinha cumprido as indicações todas.

A enfermeira que me meteu o catéter do soro também foi muito queridinha, avisei-a de que costuma doer-me a agulha do soro. Ela fez tudo com muito jeitinho e perguntou-me se doeu e eu disse que sim. Mas na realidade, não doeu assim tanto como das outras vezes. Ela disse-me que eu tinha uma veia mesmo boa, gordinha, para meter o soro e que posso recomendar esta veia das próximas vezes :)

A outra enfermeira disse-me que me portei muito bem com o soro e por isso ia meter-me umas medalhas no peito (aquelas coisas para verificar os batimentos cardíacos). A enfermeira do soro disse-me que também tinha um presente para mim e que era um anel! (era o oxímetro que é colocado no dedo, para ver o nível de oxigénio).
Fartei-me de rir com esta brincadeira toda :)




A minha tensão arterial estava como sempre, baixaaaa, mas num valor bom: 10/6. Eu disse que isso já era normal em mim, ter a tensão assim sempre baixa com aqueles valores.

E assim estava pronta a começar com o procedimentos. O Dr. Neves chegou e apresentou-me a enfermeira chefe que iria estar ali de serviço na punção, ao mesmo tempo que o anestesista me dizia que já me ia pôr a dormir. Só tive tempo de dizer "Então até já!" e puff! Apaguei.

Acordei na cama, nos cuidados intensivos, cheia de sono.. a enfermeira passou e espreitou-me e disse-lhe que tinha muito sono e que estava com frio. Ela foi buscar-me um cobertor e disse-me para descansar mais um pouquinho e puff, apaguei outra vez.


Quando acordei novamente, a enfermeira trouxe-me a merenda matinal, dando-me a escolher entre chá, leite e sumo - e eu escolhi o leite, porque sabe-me sempre muito bem o leitinho da manhã. Comi 2 pacotes de bolachas maria, um deles barrado pela enfermeira com doce de morango. Delícia!
Passado pouco tempo aparece o meu mais que tudo, que já sabia que como eu costumo apagar durante a manhã da punção, esteve a fazer tempo no bar e a trabalhar no portátil a partir de lá.

A enfermeira passou novamente e perguntou se eu queria ir ao wc, e lá fui eu. Levantar e ir ao wc é uma das condições para poderem passar a alta, verificando-se assim se está tudo ok.
Voltei, deitei-me novamente e só faltava aguardar a passagem do Dr.

No fim das consultas, ele apareceu com a bióloga a contar o que foi feito: foram extraídos 11 óvulos, estando 4 imaturos. Sendo assim sobraram 7 para serem fertilizados.
Tenho de tomar Ben-u-ron de 8 em 8h (por causa das dores que sinto no baixo ventre) e amanhã começo com a aplicação vaginal de Utrogestan.
E pronto, tive a minha alta, com ordem de repouso no leito (estou a fazer o repouso no sofá), e desta vez não será precisa a baixa porque não hiperestimulei! YEY!
Bastarão 3 dias em casa depois da transferência: 2ª, 3ª e 4ª. Como 5ª feira é feriado, é mais um dia em casa e na 6ª não irei trabalhar.
Desta forma conseguirei estar 1 semana em casa, com muito repouso.
Amanhã receberei o telefonema da bióloga, a informar quanto embriões foram gerados e a informar a que horas estarei lá na 2ª feira, para receber os meus meninos de braços abertos (ou de pernas abertas? ahahah)


4 comentários: