quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resultado dos testes genéticos

No final de Janeiro tínhamos feito testes genéticos, a nosso pedido, nos Lusíadas.
Só agora no final de Março é que lá fomos levantar os resultados, porque neste momento não temos pressa em obter resultados, visto que continuamos à espera da chamada da MAC.

Cadeia de DNA

Com o meu respectivo, os testes genéticos estão todos ok. Mas os meus não.
Tenho uma alteração genética, associado às trombofilias. Para além disso, tenho um teste positivo que detecta a presença de anticorpos antinucleares (ANA), também conhecidos por factor antinuclear (FAN).

O que significa isto?
A trombofilia é a propensão a desenvolver tromboses (coágulos sanguíneos) devido a anormalidades no sistema de coagulação.
Na gravidez a trombofilia pode resultar em abortos, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, deslocamento precoce da placenta entre outras complicações.

Sobre os anticorpos antinucleares , achei a seguinte informação:
"If you are having troubles getting pregnant but don't know why, it may be a result of your immune system. Many women have anti nuclear antibodies in their bloodstreams, which makes pregnancy difficult. Having an anti-nuclear antibody screen could give you insight into your fertility difficulties.
It is thought that anti nuclear antibodies cause inflammation in the uterus and placenta, contributing to miscarriage and implantation failure. These antibodies particularly affect IVF and ICSI treatments, with studies showing that women with high levels of anti nuclear antibodies generally have lower than expected pregnancy rates."

ou seja, o meu sistema imunitário reage contra o embrião.

Bem, isto explica porque é que as FIV/ICSIs não estão a resultar... levarei estas informações para o próximo tratamento e vamos a ver o que se faz.

3 comentários:

  1. Olá,
    Tenho andado a seguir o teu blog porque identifico-me um pouco com ele. E com esta informação, parece que se vê uma luzinha ao fundo do túnel.

    Espero do fundo do coração que consigam dar volta a essa situação e conseguires engravidar e ter o teu bebezinho.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Ah! Haja uma explicação! Sim, agora c esta info, creio q será mais fácil conseguirem! Ha medicação q ajuda, pelo q tenho lido por aí, em casos como o teu! :D estou contente por terem batido os pés e terem feito estes exames! :D

    Beijinhos e tudo a correr bem

    Ps - ha previsaosobre qd serão chamados?

    ResponderEliminar
  3. Fico desiludida com os médicos quando sujeitam um casal a 4 tratamentos de 2ª linha e só depois vão fazer exames genéticos...e se por acaso até tivesses engravidado de um dos tratamentos e devido à falta de medicação para as trombofilias as coisas não acabassem bem?? Quem pagava a dor e a revolta que irias sentir? E como é que depois de 4 tratamentos falhados, sendo dois no particular, ainda tens que ser tu a solicitar exames que achas que deveriam ser feitos, não partindo do médico essa iniciativa?

    Bem sigo a tua história e desejo do fundo do coração que um dia este passe a ser um blog sobre uma linda gravidez! Sei o que é a infertilidade pois durante 3 anos também eu tive de lidar com ela...

    ResponderEliminar