quinta-feira, 13 de junho de 2013

5ª FIV/ICSI: 1ª eco + análises

Foi no passado dia 11, que fomos à MAC fazer as análises e a eco, conforme nos foi solicitado.

Chegámos ao laboratório de análises da MAC já perto das 8h (a cama tem um íman que não nos deixa levantar), quando o plano era termos chegado às 7.45. Como o laboratório só abre às 8h, toda e qualquer antecedência com que consigamos chegar é essencial para que nos consigamos despachar. Como chegámos perto das 8h, já tinha à minha frente 20 pessoas (senha azul) e mais umas tantas de senha prioritária (senha verde), que está reservada para as análises de glicémia. Resultado: já só nos despachámos de lá às 9.30.


Seguimos para cima, para o PMA, onde fiz a eco com a Drª Sofia (que estava simpática) e receitou as injecções: Puregon 100u, para começar nesse dia à noite e ainda Cetrotide.
Julgo que esta 1ª eco seja para ver se existem óvulos e dar luz verde para se iniciarem as injecções. Sobre as análises, vi que eram para saber o nível de estradiol inicial.

Depois, disto tudo e como ainda não me tinham dito para fazer o ensino (com a enfermeira), tomei a liberdade de dizer na recepção do PMA que ainda não tinha feito o ensino. Não foi por causa de não saber como se faz, mas porque nos Lusíadas dão-nos as seringas e agulhas para dar as injecções da 2ª fase - as da 1ª fase são com caneta - e já não me lembrava como é que foi na MAC no ano passado: se também tinham dado ou se tinha comprado na farmácia. A recepcionista lá foi chamar a enfermeira para nos atender.
Veio a enfermeira espanhola (não sei o nome dela) que já conhecíamos, porque já nos tinha atendido no ano passado e é uma enfermeira 5 estrelas, sempre simpática e com toda a paciência para nos atender e explicar tudo o que há para explicar.


Ela perguntou se eu tinha a certeza de que a caneta de Puregon que tinha em casa, se funcionava, e como não a uso há bastante tempo, não consigo dar a certeza de que ainda estava boa. Deu-me uma caneta de Puregon nova, estojo novo, nova bolsinha de transporte e novo folheto onde apontar as doses diárias. Deu-me uma dica, que ainda ninguém tinha dado, sobre a bolsinha de transporte: pode-se colocar uma daquelas bolsas de gel congelado, daquelas que se usam para colocar sobre hematomas, dentro da bolsinha e colocar lá a caneta com a dose de Puregon, para usar quando tiver de estar ausente de casa na hora de injecção. Assim o Puregon fica conservado - tem de estar no frigorífico.
Depois informou que as doses de Puregon trazem sempre mais 100ui que o indicado na embalagem e que podemos contar com esses 100ui. Por exemplo: uma embalagem de 600ui trazem 700ui. Isto já sabia.


E a seguir veio uma surpresa: quando ela viu que as injecções da 2ª fase eram o Cetrotide, ela foi ao armário buscar 5 injecções individuais com o medicamento para me dar! Ela disse que as outras pacientes que já não precisam delas doaram esses medicamentos à MAC e por isso as enfermeiras oferecem em vez de deixar estragar.

Eu fiquei nas nuvens! Estas injecções são caras! Na folha da prescrição, que agora traz a indicação do preço da medicação, dizia lá que a embalagem de 7 unidades custava 180€!
Eu já tinha por hábito doar restos de doses, para poderem ser usadas no ensino a outras pacientes, na demonstração de como funcionam as canetas, e ainda cheguei a doar na MAC doses de Buscopan: tinham-me oferecido 1 supositório de Buscopan quando fiz o exame da histeroscopia - ninguém me tinha dito que eram necessário levar - e depois pediram-me que repusesse esse supositório quando lá voltasse. Quando fui repôr, ofereci quase a caixa toda.

Voltando ao ensino, depois a enfermeira demonstrou como se faz a mistura do Cetrotide: com a agulha grossa injecta-se o líquido dentro do frasquinho do pó, depois abana-se um pouco para o pó dissolver e depois puxa-se a mistura com a agulha grossa para dentro da seringa. Depois troca-se para a agulha fina, deita-se fora o ar, segurando a seringa com as 2 mãos para não se correr o risco de desperdiçar medicação, e então está-se pronto para injectar o líquido na preguinha de pele da barriga. Desinfecta-se sempre com alcool, a zona onde se espeta a agulha. Isto também já sabia, mas ficou claro como é a aplicação do Cetrotide: este medicamento já vem com as injecções preparadas com o líquido, tem o frasco do pó, já tem as agulhas, tem o toalhete com álcool, já traz tudo.



Depois informou sobre se aplica o Utrogestan, o tal das bolinhas de progesterona, que depois se aplicam em certo sítio aquando da altura da transferência dos embriões: colocar à hora de ir deitar e de manhã, levantar, fazer o xixizinho, voltar para a cama, colocar as bolinhas e depois repousar durante meia hora para fazerem efeito. Ok, isto também já sabia, mas não faz mal relembrar.
Ficou tudo claro e sem dúvidas.
Quando saímos da MAC já era perto do meio dia. Fomos almoçar ao h3, no CC Monumental, no Saldanha, e depois fomos trabalhar.

Agora o próximo passo é voltar à MAC amanhã, dia 14, para fazer análises, mas não é necessário fazer a eco. Basta ir ao PMA dizer que as análises foram feitas, para que depois as enfermeiras/médicas consultem o resultado e verifiquem se é preciso alterar a dose. Caso seja preciso alterar, depois as enfermeiras telefonam e avisam.

Por enquanto está tudo sobre rodas. Nesse dia dei a injecção do Puregon e tenho feito tudo com uma perna às costas. Já sei que não dói praticamente nada, sei como se fazem as coisas. Para não me esquecer da hora da injecção, programei os alarmes do telemóvel para dispararem às 19.30, para me lembrar de que é hora de ir para casa, caso ainda esteja no trabalho - o que é normal para mim ainda estar a trabalhar a essa hora - e para tocar novamente às 19.55, para que, em casa, vá ao frigorífico buscar o Puregon e vá para a casa de banho desinfectar a área a picar, e preparar a agulha na caneta de Puregon. Às 20h, estou a dar a injecção, como é suposto.



Já comecei a aumentar o consumo de vegetais e fruta (kiwis e ameixa - uso os potes de fruta da Compal para poder comer fruta no trabalho, sem sujar tudo) porque, por experiência passada, fico com prisão de ventre durante o período de injecções. Desta forma, o intestino funciona que é uma maravilha!


Sem comentários:

Enviar um comentário