terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Pensamentos sobre Infertilidade

Infertilidade: é uma palavra que muitas vezes se tem medo de pronunciar. Pensamos que só acontece aos outros. Nunca pensamos que é algo que nos pode ocorrer na vida, indo contra o planeamento de vida que fizémos para nós próprios.

Hoje senti que devia desabafar um pouco.
Sinto-me um pouco cansada desta luta contra a infertilidade, em sermos pais, no entanto não me imagino na minha vida futura sem filhos. Ainda não desisto de alcançar este sonho.
Bem, tudo começou quando (ainda) tinha 29 anos. 1 ano depois de casar, era altura perfeita para se avançar e termos um filho. Pensávamos que se engravidava facilmente, muito provavelmente (pensávamos nós) bastava termos relações sem protecção durante 1 ou 2 meses e já estava. Sempre tive imenso medo de ter "algum acidente" e engravidar sem querer. Connosco não foi assim. Já passaram... 4, quase 5 anos, já nem sei bem, desde que começámos a tentar engravidar.

Hoje é o último dia do ano. Tenho agora 34 anos e no novo ano farei 35! 35, credo! Nunca pensei chegar aos 35 sem filhos. 35! Xii, estou a ficar velha... já fica a meio entre os 30 e os 40. Sinto-me triste.
Já não sou uma rapariga com um corpo giro, com tudo no sítio. Nas lojas olho para as roupas giras e penso, isto já não fica bem no meu corpo. Já tenho algumas rugas de expressão, vários cabelos brancos e não sou mãe.
Algum dia conseguirei ser Mãe, uma Mãe biológica? Sentir um bebé a crescer dentro de mim, cuidar dele desde os primeiros instantes... apaixonar-me por aquele ser que sai de dentro de nós, logo após o primeiro olhar?

Olho para o novo ano que aí vem, mas com a cabeça virada para o ano que agora finda... será mais um ano igual, com insucessos atrás de insucessos?

6 comentários:

  1. Muita força para ti (e para mim, já que estamos no mesmo barco)! Beijnhos. E que 2014 nos traga tudo aquilo que desejamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta, que seja este o ano que nos traga tudo o que desejamos...
      Bjs!

      Eliminar
  2. Ana, a idade nao importa :), espero que nao tenhas que esperar pelos 40 como eu.
    Vais ser certamente uma mamä linda, acompanhada de rugas de expressao que essas tb sao lindas, tem é de ser feitos por sorrisos.
    Do fundo do meu coracao espero que a vossa espera termine em breve e que em 2014 tenham nos vossos braços um ou mais bebés.
    1 beijinho muito grande e Votos de um grande e feliz 2014

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijocas grandes, Isabel! Tudo a correr bem contigo.. terás em breve o teu baby nos braços :) :)
      Bjs!

      Eliminar
  3. Só me ocorre deixar-te um beijinho... grande... cheio de força...
    Muitas vezes penso o mesmo que tu, mas o nosso dia há-de chegar... Tem que chegar!
    Bjinhos querida.

    ResponderEliminar
  4. Como percebo e compreendi essas dúvidas, receios e medos... :(

    desejo do fundo do coração q consigam um dia (em breve!!!) viver essa aventura maravilhosa da maternidade e paternidade...

    o vosso dia ha-de chegar, tenho fé!

    beijinhos nossos!

    ResponderEliminar