domingo, 8 de março de 2015

Spotting durante a gravidez

Parece que é normal haver spotting durante a gravidez (20% das mulheres tem spotting nas 12 primeiras semanas de gravidez), sobretudo nos dias em que era suposto aparecer a menstruação. Desde que não haja vermelho vivo, não há motivos para preocupações e não é necessário ir a correr para a urgência do hospital, onde pouco ou nada podem fazer: recomendam repouso relativo ou absoluto consoante o caso, receitam progesterona (que já estou a fazer até aos 3 meses, desde que comecei com os preparativos da TEC) se suspeitarem de um défice de progesterona...

Sábado à noite notei uma cor café com leite no pensinho diário (que tenho de usar por causa da nhanha das bolinhas de progesterona, que vai saindo ao longo do dia) e domingo ao acordar notei um fio castanho no muco cervical, ao limpar-me, depois de ir ao wc (castanho = sangue seco). Mas nada de vermelho vivo nem dores fortes abdominais. Ontem só senti umas moínhas no baixo ventre, tal como senti por volta da altura do beta HCG, mas nessa altura ainda não tinha dado conta que estaja com spotting.

Fazendo contas pelo suposto dia da menstruação, como sou irregular por causa do SOP, acredito que seria por volta desta altura que iria aparecer. Também pode ser do crescimento do útero, que por estar mais vascularizado, pode libertar um pouco de sangue ao distender-se, ou serem um resto de sangue velho acumulado no útero e só agora estar a ser "limpo".
Pelo sim pelo não, e como hoje é domingo, fiz um dia de repouso absoluto. Da última vez que fui ao wc, já não vi sinais de spotting.

6 semanas completas
Pelas minhas contas completei as 6 semanas de gravidez, e que serão confirmadas no dia da eco e consulta. Dia 10 de Fevereiro, foi o dia da transferência dos embriões de 4 células, portanto, eles já tinham 2 dias, logo acho que é aos domingos que faço semanas de gravidez, e estou hoje a iniciar o caminho das 7 semanas de gravidez. Depois da consulta e da eco já começo a ser mais exacta com as semanas e dias de gravidez. As 6 semanas assinalam o meio do 1º trimestre de gravidez (12 semanas).

Mas para assinalar as 6 semanas, aqui fica uma excelente imagem do que se estará a passar dentro de mim... o embrião terá o tamanho de uma ervilha e já começa a ter algumas "features" faciais, como os olhos, nariz e orelhas, e protuberâncias como mãos e pés começam a crescer :)

Fonte: yourbabylibrary.com

11 comentários:

  1. Esse spotting deve ser a implantação e expansão do útero mesmo. Mas ficar de repouso ajuda muito.
    Jesus os abençoe!
    Beijos

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Tenho tentado comentar tantas vezes e os meus comentarios nao aparecem!
    Desejo que continue a correr muito bem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos carinhos! Vou tentar modificar opções de comentários, para ver se fica mais fácil de comentar :)
      Bjs!

      Eliminar
    2. Já alterei uma coisa, para permitir comentários anónimos. Vamos a ver se assim a Ângela consegue comentar... depois diga-me qualquer coisa, se ajudou ou não.
      Bjs

      Eliminar
  3. Olaaaaaaaa!
    Eu costumo comentar mesmo com a minha conta de google(nao tenho blog). Desta vez vou comentar anonima a ver se resulta melhor.
    Muito obrigada pelo blog, ja me ajudou muito - quando me sinto mais só e a luta é mais dificil.
    Esta novidade da gravidez trouxe-me mesmo alegria, é bom ler historias felizes. Muito boa sorte mesmo!!!
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes podem ser as validações deles (do blogspot) com a conta do google que esteja a dar timeout... :)
      Se não fossem os enjoos constantes a lembrar-me da gravidez, custava-me mais a acreditar que estou mesmo grávida! Finalmente, ao fim de tantos anos com tratamentos falhados! :D

      Eliminar
    2. Eu farei o meu bhcg na proxima sexta da minha 3ª ICSI. Mas o sangue já apareceu...Desta vez, consegui ter2 embriões para congelar. Menos mal...agarro-me a tudo para me manter equilibrada...Ler o blog ajuda-me muito. Obrigada mesmo!
      Angela

      Eliminar
    3. Muito boa sorte para o betaHCG, mas nada de desesperar! Muitas meninas também tiveram sangue como se fosse menstruação e depois o beta deu positivo (o que significa que era a nidação)! Por isso, nada de desesperar... tanto pode ser menstruação como pode não ser!
      Boa sorte!!!

      Eliminar
    4. Olá! Também estou na 6ª semana de gravidez! Comecei um diário da minha gestação... Já tinha lido seu blog outras vezes, parabéns!
      http://projeto-bebe.blogspot.com.br/

      Eliminar
    5. Olá Marina!
      Obrigada e parabéns também para si!
      Bjs

      Eliminar