domingo, 8 de junho de 2014

6ª FIV/ICSI: O Universo conspira contra nós

Ontem era suposto ser o dia da transferência dos embriões. Eram 9 embriões na 5ª feira, estava cheia de esperança de que seria desta.
Para a transferência recomendaram que às 10.00 fosse ao wc despejar a bexiga e depois bebesse 3 copos de água; estar na IVI às 10.30 e a transferência seria às 11.

Como mandaram aplicar as bolinhas de progesterona desde 5ª feira (200mg à noite e de manhã), seria para fazer isso também no dia da transferência dos embriões. A aplicação destas bolinhas tem um truque, que não é ensinado sempre. Ali na IVI chamaram a atenção para esse detalhe: depois de aplicar as bolinhas via vaginal, depois de acordar e antes de adormecer, devemos permanecer deitadas para que as bolinhas derretam e sejam absorvidas. Não interessa fazer a aplicação das bolinhas de 12 em 12 horas, porque o que é importante é que elas se mantenham lá dentro. Se andarmos levantadas ou sentadas, elas acabam por sair e não fazem o efeito que se pretende: o corpo absorver a progesterona. Por isso, de manhã meto o despertador a tocar mais cedo, para aplicar as bolinhas da manhã, e durmo mais 1h.
Ora, no sábado já eu tinha feito isto quando me ligam. Mauuuu! No news are good news, por isso para ligarem não devia ser coisa boa. E de facto não era.

Ligaram a dizer que naquele momento já só tinha 2 embriões: um com os habituais 35% de fragmentação e outro muito lento, só com 4 células. Recomendaram não fazer a transferência e deixar os embriões no laboratório até 2ª feira para verem a sua evolução e na 2ª feira darão notícias novamente.

Pessoalmente, eu perdi toda e qualquer esperança. Sei que todos os meus embriões com 35% de fragmentação das ICSI's passadas paravam de evoluir. Ter o outro embrião lento só com 4 células também não é normal e por isso a natureza também se encarrega de o descartar.

Basicamente, o Universo continua a conspirar contra nós, não me concede o desejo de uma gravidez.

O universo conspira contra nós

De acordo com os nossos planos, já só vamos aproveitar a última tentativa que nos resta da MAC. Acabamos assim com as tentativas de mais FIV's. Estou farta disto, de passar por todo este processo de injecções, punções que me deitam sempre abaixo e das notícias repetitivas de que os embriões não têm qualidade. Sinto uma enorme tristeza por  saber que não vou ter descendentes com os meus genes, com a minha inteligência, com as minhas características físicas, de não poder ver fotos de mimem pequenina e dizer que é tal e qual a minha cara em pequena. Nem a Ciência, que consegue ajudar tantos casais a obter aquilo que a Natureza lhes nega, nos consegue ajudar. Sinto-me revoltada.
É injusto. É só o que consigo dizer.

Próximos passos: como não vejo a MAC a obter um resultado diferente... A seguir à MAC vamos recorrer à doação de óvulos na IVI. Se é esta a única forma de poder engravidar e ser mãe, então assim seja.


6 comentários:

  1. Não estou na IVI. Amanhã também vou fazer a minha transferência de 5º dia depois de duas falhadas de 3º dia... Beijinhos e não baixe os braços já <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força Raquel... infelizmente nenhum dos meus embriões sobreviveu até este 5º dia, como já esperava que assim acontecesse. Boa sorte com a transferência!!

      Eliminar
  2. ........... Nem sei que dizer......... A n ser q tenho esperança que hoje recebas boas notícias (embora perceba q a história já te demonstrou que tal não deve ser muito possível....)..... Aguardo novidades, fazendo figas!

    Beijinhos gigantes!

    E....Se tiver que ser assim, como dizes, com ou sem os teus genes, no fim, o AMOR por um filho e a FELICIDADE de o ver crescer e desenvolver é tão tão grande, que essa questão dos genes se tornará insignificante! A investigação tem demonstrado que mais importante que os genes, no desenvolvimento humano, é o "socios", ou seja, a influência do meio em que se cresce e desenvolve. Assim, esse filho que geneticamente poderá não ser teu, terá TANTA coisa TUA e facilmente te reverás nele/a, como qq pai ou mãe! Tenho a certeza!!

    Força para vós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra, pelas tuas palavras.
      Infelizmente ligaram a dizer que nenhum dos embriões sobreviveu... mas já esperava que assim fosse.
      É isso que tenho de pensar.. que consigo moldar um filho à minha imagem, mesmo não tendo os meus genes...

      Eliminar
  3. Não me conhece mas lamento tanto... :( estava a torcer por vocês!

    Muita força - e que da próxima vez o Universo conspire ao contrário ;)

    ResponderEliminar