quarta-feira, 4 de junho de 2014

6ª FIV/ICSI: Punção!

Cá estou eu depois de ter tido alta na IVI!
Bem, mas onde é que eu tinha ficado?
Ah sim, tinha dito que iria regressar na 2ª feira, dia 2 de Junho, para mais uma eco e análises. Bem, quando me ligaram no sábado, disseram para aumentar a dose do Menopur para 100ui e assim fiz. Administrei 75ui das doses individuais e depois fui buscar mais 25ui ao frasco que estava a acabar. Ainda deu para fazer isto no sábado e domingo.
Quando voltei à IVI na 2ª feira, fiz a eco com o Dr Sérgio, como habitualmente, e tinha ainda outra Dra que presenciou a eco (não me lembro do nome dela, mas era novinha). Tinha ovócitos com 19mm, outros com 18mm, 17mm e muitos com 13 e 12mm. O Dr explicou que não iríamos esperar que estes de 13 e 12 crescessem, porque estes seriam os que iriam provocar a hiperestimulação, e que os maiores chegavam para a punção. A medicação da última injecção iria depender do resultado da análise: Pregnyl + Dostinex caso o estradiol ainda estivesse bom, o que depois iria permitir a transferência dos embriões a fresco, ou o Decapeptyl para parar os ovários e neste caso seria preciso congelar os embriões, porque não seria possível fazer transferência (parece que o Decapeptyl estraga a qualidade do útero, segundo palavras do Dr. Sérgio). De qualquer forma, deveria ter na minha posse estes medicamentos à hora da chamada do resultado das análises, porque como são difíceis de achar à venda no imediato, depois poderia não ter tempo de os comprar. A punção ficou então marcada para 4ª feira (hoje) às 8h00.
Fiz as análises e a enfermeira dispensou-me o Decapeptyl (3 doses de pó para 1 de líquido) caso fosse este o medicamento escolhido à hora do telefonema. Uma amiga tinha uma embalagem de Pregnyl, da qual já não precisa porque está grávida (parabéns linda!) e que me deu. Por isso na farmácia comprei o Utrogestran (para depois aplicar quando for a transf.), o Dostinex (parece que baixa a prolactina, previne a hiperestimulação) caso o Pregnyl fosse o eleito, e ainda um antibiótico, chamado Azitromicina, para tomar à noite na véspera da punção.

Azitromicina
Azitromicina

A enfermeira alertou que este antibiótico é potente, porque muita gente fica com vómitos, náuseas, diarreia depois de o tomar... bem, assim apelidei-o de "a bomba".
À noite ligaram-me a dar luz verde para dar a injecção de Pregnyl (yeah!!) às 20h30 e tomar um comprimido de Dostinex depois de jantar.

Dostinex 0,5 mg
Dostinex 0,5 mg

3ª feira fiquei com náuseas e sonolência durante o dia, por causa do Dostinex... e à noite, depois do jantar, lá tomei os 2 comprimidos da "bomba" e o 2º comprimido de Dostinex. Devo dizer que a "bomba" fez-me efeito 1h depois de a ter tomado. Comecei por ficar com náuseas, fiquei cada vez mais mal disposta ao ponto de achar de ia vomitar a qualquer momento. Fui para o wc, ainda tive aquela convulsão de vómito por 2x, mas felizmente não vomitei. A seguir bebi água para ver se o estômago acalmava e depois achei melhor ir dormir, pelo menos a dormir não iria sentir má disposição. Pelo sim, pelo não, meti um alguidar ao pé da cama, caso acordasse, pronta a vomitar e sem ter tempo de me levantar. Felizmente, não foi necessário!
Tinha instruções para fazer jejum de líquidos e sólidos a partir das 24h, como é normal para todas as punções que fiz até hoje. Para todos os efeitos, é um procedimento cirúrgico com anestesia, se bem que lhe chamam de sedativo.
4ª feira (hoje) acordámos às 6.30, tomei uma banhoca, lavei os dentes, vesti uma roupa confortável e estava pronta para sairmos. Tinha instruções para não usar perfumes, óleos, cremes, desodorizantes, nada... não levei as lentes de contacto (não se podem levar, levei os óculos na cara), não se podem levar brincos, nem anéis, nem nada de bijuteria e também não se podem levar as unhas pintadas. Obedeci a tudo isto.
Ainda não eram 8h e já lá estávamos à porta da IVI. Quando apareceu uma recepcionista, entrámos, esperámos muito pouco tempo até nos chamarem para irmos para o quarto que nos estava destinado. Sim, ali tem-se direito a um quarto, parecia uma suite de hotel, com o wc privativo muito bonito, moderno, com chuveiro...! Vesti a bata (com a abertura para a frente) e aguardei deitada na cama, depois de ter ido esvaziar a bexiga (pedem sempre a bexiga vazia para a punção). O meu J aguardava perto de mim, no quarto, sentado na sua "poltrona".
Depois apareceu uma enfermeira para me colocar o soro (aii!) mas, surpresa das surpresas, não foi colocado na mão, onde me dói sempre. Meteram na veia do braço, onde costumam tirar sangue (ahhh!). Maravilha, não doeu nada!
Pouco depois apareceu a anestesista para confirmar que estava em jejum, que não tinha alergias, se já tinha levado anestesia alguma vez (sim, na remoção do apêndice e nas 5 FIV's anteriores), perguntou como tinha sido o meu acordar das outras anestesias (sempre bem-disposta!), tudo ok! Depois apareceu a enfermeira que me levou para a sala do bloco. À entrada tinha 2 enfermeiras: uma que me colocou a touca no cabelo e outra os pezinhos, nos pés, depois entrei no bloco onde tinha um batalhão à minha espera. Tinha a Dra Catarina (desconfio que foi ela que fez a punção), que se apresentou, e depois mandaram-me deitar na "cama" do bloco, primeiro sentar à beirinha da cama, meter pernas no encaixe das pernas, braços abertos, metem-me o oxímetro no dedo, no braço o medidor de tensão, metem-me os autocolantes para observarem os batimentos cardíacos... e a anestesista lá me dá a pica de qualquer coisa no soro, lembro-me de ela dizer "agora vai sentir frio no braço", injecta a anestesia, metem-me a máscara do oxigénio na cara e dizerem-me "agora inspire fundo"... inspirei (cheirou-me a baunilha?) e apaguei. Voltei a acordar no quarto, com o J sentado na poltrona.

Punção dos ovócitos

Ainda não o tinham chamado para fazer a parte dele.
Perguntei-lhe se sabia como é que me tinham metido na cama, por curiosidade, e ele disse-me que me levaram até ali deitada numa maca, e que depois me deram instruções para eu me mover de uma cama para a outra, e que eu fiz o que me pediram, passar as pernas, fazer força para me mover.... É engraçado que não me lembro de nada disto.
Trouxeram-me o pequeno almoço, bolachinhas de água e sal e um pacote de sumo de pêssego e uva, disseram-me que podia ir ao wc quando quisesse e que deveria ter pequenas perdas de sangue hoje e amanhã. Só se fossem perdas abundantes é que deveria ligar para lá imediatamente, ou caso tivesse dores fortes. Posso tomar paracetamol e amanhã já posso ir trabalhar. Entretanto disseram ao J para ir fazer a parte dele, que tratou do "negócio" no wc da suite, e depois ligou à enfermeira para entregar o copinho com o material. Achei isto curioso, manterem os espermatozóides o máximo tempo possível com o J.
Tal como das outras vezes, hoje estou deitada em repouso, acompanhada pelo maridão para me supervisionar algum efeito da anestesia, e estou proíbida de fazer esforços físicos.
Recomendação: beber muita água!
Depois amanhã vão-me contactar para dar informações de como as coisas estão a correr no laboratório e marcar hora para a transferência dos embriões na 6ª.
Desejo um namoro brilhante aos meus meninos lá no laboratório, e na 6ª cá estou eu pronta para os receber.

8 comentários:

  1. Minha querida, estou a torçer por ti. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É a primeira vez que aqui escrevo, mas já sigo este cantinho alguma tempo! Estou a torçer muito por vocês! Bjka

    ResponderEliminar
  3. Eu também a torcer por ti. É desta! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Que coincidência!! Também fiz a minha punção ontem! Corrente positiva!! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Raquel, também foi na IVI?
      Boa sorte!
      Bjs!

      Eliminar