domingo, 8 de fevereiro de 2015

2ª TEC: bolinhas de progesterona

Sobre os efeitos secundários do Zumenon que estava a sentir, ainda cheguei a ligar para a MAC no dia seguinte, mas tive azar e a enfermeira já não estava disponível para atendimentos telefónicos e recomendaram-me ligar no dia a seguir logo pela manhã.
No dia seguinte, já não me sentia tão enjoada e não liguei... os enjoos foram passando ao longo dos dias, felizmente!

Continuando a tomar os 3 comprimidos por dia, chegamos a 5ª feira, dia 5 de Fevereiro, dia de ir à MAC fazer análises e eco. Às 8 da manhã estava eu no laboratório de análises clínicas da MAC, e havia pouquíssima gente por lá. Tirei a senha e já era o número para ser atendida ao balcão. Fui atendida, depois sentei-me um pouco à espera, chamaram 2 ou 3 pessoas e depois fui logo eu! Rapidíssimo!
Depois lá segui eu para o departamento de FIV, onde informei ao balcão que ia fazer a eco para a TEC, mandaram-me aguardar. Como havia alguns casais por lá e os médicos estavam em reunião, pensei que ainda ia demorar. Ia começar a ler o livro que levei e estava eu à procura do sítio onde tinha ficado (não tinha a página marcada de onde tinha ficado da última vez que li) e... chamam-me para a eco!
Foi a Dra Catarina que me atendeu na eco, viu que o útero estava bom com 8 e tal, e disse-me que a TEC iria ser no início da próxima semana, mas que ainda iria receber o telefonema da enfermeira, com instruções.

De tarde lá recebi o telefonema com as indicações:
- sábado à noite começar a aplicar as bolinhas de progesterona, via vaginal, na dose 400mg
- domingo, aplicar ao acordar e deitar
- 2ª feira idem aspas aspas
- 3ª feira aplicar ao acordar e depois estar presente na MAC para a transferência dos embriões congelados, com a recomendação para começar a beber água 30m antes.

Já tinha em casa, resto dos outros tratamentos, metades de caixas de bolinhas de progesterona:
- Utrogestan 100mg
- Progeffik 200mg
- Progeffix 100mg

Por isso basta-me colocar 2 bolinhas de Progeffik 200mg, para fazer os 400mg.

progeffik 200mg

Recomendação para quem nunca usou as bolinhas de progesterona: é preciso usar um pensinho diário, porque as bolinhas depois de derreterem no nosso organismo libertam uma espécie de óleo e deixam as cuequinhas molhadas/oleosas, e isto é coisa que não queremos, certo? Ceeeeerto.

E já agora, aproveito para contar uma nova teoria minha: uma amiga que tinha comprado uma balança que faz medição da massa gorda, disse-me que nas instruções da balança vinham contra-indicações, onde era dito que era desaconselhada ser utilizada por crianças com menos de 10 anos, etc etc e... grávidas! Estas balanças fazem passar uma pequena corrente eléctrica pelo corpo, e é o tempo que essa corrente eléctrica demora a passar no nosso corpo que permite determinar qual é a nossa percentagem de gordura corporal. Pois é, e logo eu que tenho uma balanças dessas e peso-me frequentemente, incluindo nas alturas dos tratamentos. Querem ver que ando a "electrocutar" embriões? Desta vez não me vou pesar até ter um resultado do beta. Sempre é mais uma coisa que posso fazer diferente e ver se interfere ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário