terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

2ª TEC: dia da transferência dos embriões

Foi hoje o dia da transferência dos embriões congelados (TEC).
11h30 era a hora marcada na MAC.

Às 11h comecei a beber uma garrafinha água, mas já sentia vontade de ir ao wc despejar os líquidos que bebi ao pequeno almoço, mas não fui, deixei acumular para não haver falta de bexiga cheia.

Um pouco antes da hora marcada, já estávamos na MAC. Fomos chamados pela embriologista/bióloga ? para nos comunicar o estado dos embriões e a história destes embriões é...
Foram congelados 2 embriões, cada um deles com 4 células, ambos de Tipo 2. Explicou-nos que o Tipo 2 são os embriões normais, com células assimétricas. (juro que quase ouvi anjos a cantar, ao ouvir uma descrição tão boa destes embriões, comparando com todos os outros que já tive com elevada fragmentação). Foram descongelados e continuavam vivos com 4 células cada um. Correu tudo bem com a descongelação e não se degradaram! É sabido que os embriões podem não resistir ou podem perder qualidade com o descongelamento, mas felizmente não foi o caso.
Como não se fez a transferência dos embriões quando se fez a FIV/ICSI, devido à minha hiperestimulação, os embriões foram congelados para se transferir mais tarde (agora). A este processo é chamada a Transferência em Diferido.

Depois desta breve conversa, voltámos para o corredor, à espera que me chamasse para a TEC. Não demorou e lá fui eu chamada. Deram-me uma touca para o cabelo, uns pezinhos para os pés, para calçar à entrada do bloco e uma bata, para vestir com a abertura para trás (só é preciso despir da cintura para baixo) e lá fui eu para o balneário "equipar-me" para a TEC.
De seguinda, fui levada para o bloco, onde aguardei a chegada da Dra Graça, deitadinha de perna aberta (mas tapada com um lençol dobrado). Não demorou muito e lá apareceu. A enfermeira usou um ecógrafo sobre o baixo ventre para monitorizar o processo e queixou-se que a bexiga não estava cheia. Mau, mas eu até tinha vontade de ir despejar a bexiga! Felizmente, a quantidade de xixizinho que estava na bexiga foi suficiente para se conseguir ver o útero na ecografia. A dra espetou-me o espéculo (magoou-me na parede vaginal, ao entrar), mandou-me tossir para que o colo do útero fosse mais para a frente, inseriu o catéter pelo qual os embriões passariam e aguardou-se que a embriologista/bióloga fosse buscar os embriões, o que não demorou.

Transferência de embriões
Transferência de embriões

Ainda brincaram comigo sobre estar grávida a partir daquele momento, e que um dia mais tarde vou poder dizer que fiquei grávida dia 10 de Fevereiro ao meio dia. Era bom que fosse assim!

Depois de colocarem os embriões, mostraram-me a imagem na ecografia, uma bolinha branca, que era o líquido onde os 2 embriões estavam, Disseram que tinham ficado bem colocados no útero, e depois lá fiquei eu em repouso, deitada na mesma posição de pernoca aberta. Não faço ideia quanto tempo passou, nem sequer o marido pode acompanhar-me no momento da TEC e fazer companhia naquele momento. Na MAC ficam limitados a esperar no corredor, sentados. Não lhes é permitido entrar no bloco.

Uma enfermeira/auxiliar apareceu no bloco, onde eu repousava, dando-me autorização para me levantar e ir para o balneário. No balneário existe um wc onde podemos despejar a bexiga (finalmente!). Lá me vesti, fui buscar o papel com as próximas instruções a seguir, e finalmente apareci no corredor onde o maridão me esperada. Saudei-o com um sorriso e com a frase"já colocaram as crianças em mim".
Fomos almoçar e regressámos ao trabalho.

Entretanto agora à noite estou com sinais de princípio de uma infecção urinária. Já comecei a beber muita água e chá de barbas de milho, para ver se isto não evolui.

12 comentários:

  1. Estava aqui a ler e a pensar que desejo muito que tudo corra pelo melhor... Espero conseguir enviar muita energia positiva! Força aí! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Corrente bem positiva, para que consigas o teu positivo ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderEliminar
  3. Toda a sorte do mundo!! Tenho acompanhado a vossa luta, nós engravidamos no dia 12 de Agosto do ano passado às 10h também na MAC e também com a Dra Graça e hoje temos uma filhota maravilhosa! Tal como foi connosco com vocês também vai correr tudo bem!!
    Fico a torcer muito por vocês e a aguardar para ler boas notícias!! :)

    ResponderEliminar
  4. Muito boa sorte e felicidades! Tenho pensado muito em si e desejo que esteja tudo a correr bem!!!

    ResponderEliminar
  5. Ando há meses a seguir este blog e desejo-te tudo o que de melhor há no mundo. Espero, do fundo do coração, que está vez seja A VEZ.
    Depois dá notícias do beta. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ângela!
      Amanhã dou novidades por aqui, com um post, do resultado do beta!
      Beijocas!

      Eliminar