sexta-feira, 24 de abril de 2015

12 semanas + 5 dias de gestação: Vem aí um menino e... ?

Hoje fomos à consulta nos Lusíadas, e fizémos a eco das 12 semanas, a eco do 1ª trimestre.

Dali trouxe duas folhas com impressões da eco (que não obtive na MAC) e ainda a gravação da eco em DVD. Quando fomos à última consulta nos Lusíadas, disseram-nos que se quiséssemos gravar a eco, deveríamos levar DVDs para gravar na próxima consulta. Mas DVDs de que tipo? Há DVDs de vários tipos e os gravadores de DVD não aceitam todos os tipos. Existem os tipos DVD+R, DVD-R, DVD+RW, DVD-RW, em que o W significa que é regravável (W de Write) e o R significa que o DVD depois de gravado é só de leitura (R de Read). E ainda existem os DVDs com estas letras todas versão Double Layer (DL). Lá disseram-nos que podíamos levar DVD-RW e DVD+RW, que tanto faz.
Pelo sim pelo não, levámos DVD-R (que tínhamos em casa) e levámos uns que comprei especialmente hoje de manhã, DVD+RW, caso o -R não desse, pelo menos o +R daria.
Foi precisamente o +R (DVD+RW) que deu para gravar a eco. O DVD-R não estava a dar para gravar, talvez o DVD estivesse estragado. É sempre bom levarmos mais do que um, para garantir que não apanhamos DVDs estragados ou tipos não suportados. Ah, muito importante, se quiserem gravar a eco, é preciso dar o DVD à assistente que nos chama para a consulta, porque é ela que faz a preparação da máquina da ecografia para gravar e que ajuda o Dr a tomar nota do que ele vai dizendo em voz alta, durante a eco. Se não derem o DVD logo no início, depois já não conseguem a gravação (li isto algures nos fóruns da net e foi assim que fiz, tim tim por tim tim).

A consulta começou com o resultado do teste Harmony: estamos livres das trissomias, confirmadíssimo com este teste genético. Beleza!

Depois mostrei o relatório da eco da MAC, para o Dr ver o que já se tinha conseguido observar e informei que as análises do 1º trimestre mostraram que estou com diabetes gestacional e que fui colocada na MAC em consultas de nutrição (para seguir a diabetes).

Depois seguimos para a eco.
A eco correu maravilhosamente bem, ambos são perfeitos até agora, naquilo que se consegue ver. Deu para ver a coluna (quando um deles decide dar uma cambalhota só porque sim), bexiga, estômago, bracinhos e perninhas, mãos e pés. Consegui ver os bebecas com melhor definição do que na MAC, e achei que já começavam a ficar apertados no saco amniótico, pelo menos já não tinham aquele espaço todo para nadar que tinham na 2ª feira passada. Um deles coçou a orelha repetidamente, como um cachorro... são pequenos momentos de divertimento para nós que os estamos a ver.
eco 12 semanas gémeos
Ecografia das 12 semanas: a cabeça de um e o rabo do outro (à esquerda), baby 1 em cima, baby 2 em baixo.

E, num deles deu para ver se é menino ou menina... com uma certeza de quase 90%. Em deles é um menino, se não me engano era o Vizinho de Cima. Estava lá uma protuberância no tal sítio que parece indicar que é um menino. O outro estava em posições que não deixava ver o sexo (ah malandro!), mas seria giro se fosse uma menina, para ter o casalinho. O tal site que diz se é menino ou menina consoante os batimentos cardíacos (o valor está no relatório da eco) diz que ambos são meninos. Pelo menos num deles, parece estar certo.

É um menino
Um deles é um menino!

Depois da consulta, fomos ter com a enfermeira que me pesou e viu a tensão arterial, Continuo com 72Kg (pelo menos esta dieta horrível que tenho de seguir, por causa da diabetes gestacional, que me controle o peso e não me faça ficar uma grávida enooorme!)

Agora a próxima consulta que terei é a consulta de nutrição na MAC.

6 comentários:

  1. Por momentos revivi a minha gravidez que saudade desses momentos mágicos. E parabéns pelo menino, na próxima pode ser que de para ver

    ResponderEliminar
  2. ó pa estao tao feliz!!!! venham eles e deixa la a diebetes isso depois passa XD sejam gaijos ou gaijas sa lixe :P

    assinado: a gaja dos testes do ebay :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, a ver se passavas despercebida, né? :D :D obrigada gaijinha linda!

      Eliminar
  3. Também me diagnosticaram DG...estou um
    Bocado abananada, não me apetece nada fazer insulina entao ando a controlar td ao pormenor...mas cheira-me que estou a ficar neurótica tb! Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Desde que consigamos controlar os valores da glicémia através da comida, respeitando aquelas regras dos horários de não passar mais de 2h sem comer nem passar mais de 8h sem comer durante a noite, nem sequer é preciso chegar à fase de levar com as injecções de insulina. Pelo menos comigo tem resultado assim, fazendo ajustes à alimentação de cada vez que vou à consulta de nutrição, de acordo com os valores registados nas 4 picagens diárias. E por isso é que é importante registar tudo num livrinho, o que comemos e a que horas comemos, para depois a nutricionista saber que alimentos provocaram alterações de valores. Ela também me disse que nem toda a gente reage da mesma maneira aos mesmo alimentos, daí ser preciso o ajuste na dieta para cada pessoa.
      Por isso é importante seguirmos a dieta à risca, para que consigamos ter valores normais :)

      Fui diagnosticada com 12 semanas e já vou nas 18 semanas, o que quer dizer que já ando há 1 mês e meio nesta dieta. Ando um bocado farta da dieta, estas restrições todas de horário e de alimentos permitidos/proibidos, mas pelo menos estamos a proteger a saúde dos bebés e a nós mesmas, de modo a que a diabetes desapareça com o parto. Em 98% dos casos desaparece com o parto e não quero pertencer ao grupo dos 2% que fica com diabetes para a vida - daí eu também andar paranóica para cumprir da dieta à risca.
      Com a dieta temos ainda o bónus de não engordar à medida que a gravidez continua a evoluir. Ainda ontem escrevi aqui um post sobre isto, de que continuo com o mesmo peso do início da gravidez :D Desde que os bebés continuem a evoluir bem, o que se vê nas ecos, não há problema nenhum em estarmos manter o mesmo peso.

      Tudo a correr bem e vai dando novidades :)
      Bjs

      Eliminar