quinta-feira, 9 de abril de 2015

Teste prenatal Harmony

Hoje foi dia de consulta (com direito a uma eco rápida) nos Lusíadas e aproveitámos a ida para fazer o teste prenatal Harmony, que permite fazer o despiste das trissomias, somente com a análise do sangue, evitando-se assim fazer a amniocentese. Estou hoje com 10 semanas + 4 dias.

A amniocentese tem um risco de poder provocar um aborto (e no caso dos gémeos, são 2 picadas para recolher o líquido amniótico), por isso, existindo alternativa e sem risco, claro que optámos por fazer o Harmony. A colheita de sangue para o Harmony foi feita nos Lusíadas, mas depois segue para os EUA dentro de um kit especial, para ser analisado. Daqui a 2 ou 3 semanas saberemos o resultado.
A colheita de sangue para o Harmony pode ser feita em qualquer dia da semana (excepto vésperas de feriado) até às 15h. Depois dessa hora já não dá para fazer, porque o kit precisa de ir apanhar o avião. Como (já!?) tenho 35 anos, existe o risco de os fetos poderem sofrer de alguma das trissomias e por isso é importante fazer este exame. Se não fosse uma gravidez gemelar, se fosse só um bebé, até seria possível saber o sexo da criança com o Harmony. Sendo gémeos, não se consegue saber isso com este teste, mas não faz mal.


Os gémeos por cá continuam (yeah! estão a sobreviver e nenhum desapareceu) e aparentemente estão bem. Já têm 3 cm e deu bem para ver onde estava a cabeça e o tronco. Já têm um aspecto humano!
Um deles estava deitadinho a descansar e deixou ver/ouvir o coração a fazer pisca pisca. O outro andava aos saltos no seu saquinho privativo. Não deixou ver o coração, mas pelos saltos que dava, via-se que estava bem vivo e com o mesmo tamanho do outro, e por isso o Dr não insistiu mais na perseguição para tentar ver o coração.

Fartei-me de rir com este gémeo saltitão...

12 comentários:

  1. É maravilhoso o milagre da vida! Também fiz o Harmony exatamente com o mesmo tempo de gestação. O resultado veio em 10 dias e foi fantástico poder respirar de alívio em relação a trissomias... Tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O médico também disse que o resultado costuma vir no espaço de 2 semanas. Como eu pedi para poder levantar o resultado, porque quero ter o resultado comigo e poder levá-lo "ao outro lado" quando me falarem da amniocentese, disseram-me para esperar 3 semanas para o ir levantar.
      Beijocas!

      Eliminar
  2. Olá.
    Já a acompanho a algum tempo o seu blog. Faço hoje precisamente 23 semanas. Depois de duas FIV e 3 TEC tive finalmente a alegria de ser mãe. Também fiz o Harmony ás 10 semanas e como dos dois embriões só um resistiu pude saber o sexo do bebé. Uma menina a Carolina e quanto ás trissomias tudo ok. No dia em que recebia o resultado foi quando "caiu a ficha", estou grávida de uma menina. Chorei. ri, enfim... É uma gravidez de alto risco, 41 anos e com cortisona e heparina pelo meio, mas cada vez que sinto um pulo dentro da minha barriga é uma alegria imensa. Desejo-lhe as melhores felicidades do mundo para si e para o seus bebés. Posso dizer ainda que o seu blog foi um estimulo imenso para não desistir desta vontade de ser mãe.
    Felicidades, Célia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célia!
      Parabéns também pela menina que aí vem :) É uma alegria quando tudo dá certo depois de tanta tristeza.
      Beijocas e tudo de bom!
      Ana

      Eliminar
  3. Por acaso, se forem duas meninas ficas a saber com o Harmony :P Eles detetam o sexo através da presença ou não de cromossoma Y no teu sangue. Tu (como mulher que és) és XX, os homens são XY. Se houver cromossoma Y no teu sangue, é sinal que estás grávida de um rapaz - ou de dois, e isso é que eles não sabem dizer! :)
    Boa sorte para o resto do Harmony, que isso sim é que é importante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum ok, já estou a perceber como fazem para detectar, obrigada.
      Vamos então a ver se o resultado faz alguma referência à presença do cromossoma Y :D
      Bjs!

      Eliminar
  4. Obrigada por actualizar o blog , é mesmo um balsamo ir lendo as boas noticias.
    Ângela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada :) As boas notícias também merecem ser divulgadas :)
      Bjs

      Eliminar
  5. Boa!!! Ainda bem que está tudo a correr bem, que o teu sossegadito e o saltitao cresçam os dois bem :)
    E de certeza que o resultado do exame também vai ser bom.
    Continuação de boas noites.
    Beijinhos, V.

    ResponderEliminar
  6. Fico tão feliz por saber que está tudo a correr bem. Já à alguns anos que a sigo e depois de algumas (muitas) tentativas e tratamentos frustrados engravidei de gémeos, um casalinho :) hoje já tem 14 meses.
    Faço parte de um grupo de mamãs de gémeos no facebook, desdramatizamos muito o mundo dos gémeos que todos complicam e gostaria muito de ter a sua companhia porque é um exemplo de força e persistência.
    Aqui fica o meu facebook https://www.facebook.com/arfnunes se quiser adiciono-me para depois a poder juntar ao grupo.
    Temos um lema: "Deus só da aquilo que podemos suportar" e nós somos especiais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      já lhe enviei o pedido de amizade no FB e enviei-lhe msg para que me possa identificar
      Obrigada!

      Eliminar