terça-feira, 21 de abril de 2015

Eco e consulta das 12 semanas de gravidez

Já tenho 12 semanas de gestação! Ena, o tempo passa depressa. Mais precisamente, hoje tenho 12 semanas + 2 dias de gestação.
Tal como me foi dito na MAC, há 1 semana atrás fiz as análises, para que o resultado estivesse disponível no dia da eco das 12 semanas, que foi ontem. Lá conheci uma rapariga que também está grávida de gémeos, que também veio do PMA da MAC, e fez a transferência dos embriões 1 semana antes de mim, ou seja, só temos 1 semana de diferença, no tempo de gestação.

Ontem lá fizémos a eco das 12 semanas na MAC, no DPN (Diagnóstico Pré-Natal), onde também encontrei novamente a tal rapariga grávida de gémeos. A eco estava marcada para as 10h, ainda atrasou um bocadinho, mas nada de especial. Saímos de lá já passava das 11h30, mas não faço ideia do tempo que demorámos a fazer a eco. Vimos os nossos bebecas na perfeição, já se via bem os dedos das mãos, o contorno da cabeça, as pernas, ouvimos os corações a bater, vimos o contraste da circulação a azul e vermelho... mas o sexo do bebés ainda é uma incógnita! Os valores estão todos dentro da normalidade, felizmente! Os batimentos cardíacos estavam em 159 e o outro com 156 bpm. Ambos estavam com 5,5 cm, a translucência da nuca estava ok... uff, menos risco de haver trissomias, mas o Harmony feito nos Lusíadas há-de dar-nos as certezas.
Foi engraçado ver um dos gémeos a soluçar (coitadinho!), a dar um salto ritmado no líquido amniótico, como se fosse um crash test dummy, todo descoordenado de cada vez que saltava. O outro gémeo estava lá deitadinho no seu canto, mexia o braço, elevando-o até à cabeça (parecia que metia a mão na boca), notei a boca a abrir e fechar, foi muito giro de ver! De vez em quando o dr dava umas pancadinhas na barriga com o ecografo, o suficiente para eles mudarem de posição e deixarem observare o que ele pretendia ver. Desta eco já gostei (mas não me deram as impressões da eco, o recuerdo dos nossos bebés às 12 semanas, sniff)!

Hoje foi o dia da consulta gemelar de alto risco. E aqui sim, esperámos muito e muito e muito até sermos efectivamente chamados para a consulta. Mandaram-nos lá estar às 8h30, mas estas consultas funcionam por ordem de chegada, por isso não há garantia nenhuma de sermos atendidos rapidamente. A única coisa que foi rápida foi ser chamada pela triagem, que preencheu a minha ficha, mediram a tensão e peso. Com roupa e ténis pesava 72.9 Kg. Antes de engravidar estava à volta dos 70/71/72Kg sem roupa e em jejum, Por isso acho que o peso se manteve o mesmo. Marcaram na ficha que estou com 72Kg. Perguntaram pela data da última mestruação e eu "pois, como disse, foi resultado de uma TEC, se quiser posso dizer-lhe o dia da transferência dos embriões". Não quis saber a data e deixou o campo em branco.

Acho que já passava das 12h30 quando fomos finalmente chamados. Fomos atendidos pela Dra Teresinha, tal como esperado porque ela é a especialista de gémeos da MAC, acompanhada do seu estagiário.
Ele mediu o meu perímetro abdominal, 96 cm, medidos no umbigo. Quando fiz a hiperestimulação da FIV/ICSI que resultou nestes embriões, perdão, fetos, estava com um perímetro abdominal bem superior a 100 cm, com o inchaço da retenção de líquidos, por isso... já estive maior que aquilo que estou agora. Noto sobretudo a curvinha abaixo do umbigo, que é onde os bebecas estão a morar.

E é aqui nesta consulta, ao ver o resultados das análises, que chega a notícia de que estou com diabetes gestacional, precisamente com o valor 92 mg/dl, que é o valor a partir do qual se considera a existência de diabetes gestacional, mas de resto tudo ok. Saí da consulta com uma requisição de consulta de diabetes, requisição de nova eco daqui a 4 semanas e finalmente com a ordem de que posso parar de tomar a medicação da TEC, quando as embalagens terminarem (tinha de tomar até às 12 semanas: Aspirina 100 mg à noite, estradiol 3x por dia e progesterona 2 cápsulas vaginais de manhã e outras 2 à noite (2x 200mg de cada vez). A única coisa que fico a tomar é o Folicil (ácido fólico).
Sinceramente já estava farta desta rotina de horas controladas para tomar esta medicação, foram 4 meses a tomar esta medicação sempre a horas certinhas, metia um alerta para o telemóvel tocar, para me lembrar do que tinha que tomar e a que hora tinha de o fazer. A minha mala era uma farmácia ambulante, para poder tomar a medicação nas horas em que estou fora de casa. A embalagem do estradiol (Zumenon) acaba já hoje (yey!), a aspirina também já não dura muito mais, mas a progesterona ainda vai demorar mais uns dias para acabar.

Por isso, quando saímos da consulta de alto risco, fomos marcar a eco (desta vez no rés-do-chão, não é no DPN) e depois fomos tratar da consulta de diabetes, que é lá perto das consultas de Alto Risco, também no rés-do-chão. Fomos atendidos pela enfermeira Antónia (muito simpática, mas gabo-lhe a paciência, porque antes de mim esteve a ensinar outras 2 grávidas também com diabetes gestacional, sempre a repetir a mesma lengalenga e com simpatia). Deu-nos um saquinho da Bayer que contém informação sobre a diabetes gestacional e tem algumas prendinhas simples, como o autocolante de bebé a bordo para o carro, uma bolsinha, um marcador de livros, e ainda nos deu uma máquina para picar o dedo (a Bayer Contour XT) e tenho de o fazer 4x por dia. Traz também algumas agulhas e as palhetas onde vou deitar a gotinha de sangue para analisar. Fiz o ensino, picando o dedo com a máquina, para testar e ver se aprendi.

Bayer Contour XT análise diabetes
Bayer Contour XT, para fazer a análise ao sangue, dos valores da diabetes.

Tenho de registar os valores de cada análise num livrinho, que também me foi dado. Recebi ainda uma folha onde explica o que posso comer e a que horas o devo fazer. Praticamente estou a comer de 2 em 2h, o almoço/jantar tenho de o repartir ao longo de 3h: comer a sopa 1h antes, comer o prato com proteína, vegetais e hidratos de carbono (em dose bem controlada), e 1h depois a fruta acompanhada de bolacha. Tenho de comer a ceia o mais próximo da hora de deitar para evitar as 8h sem comer, mas isso já eu fazia, comia um queijinho baby bel antes de me deitar, para acalmar um pouco a fome (grauuu! tenho fome de leão!), Tenho de incluir hidratos complexos na alimentação (como o pão), iogurtes sem açúcar (até já comia iogurtes naturais à tarde), o sal na comida tem de ser sal iodado, comer snacks com certos alimentos (uma combinação de pão, bolacha, iogurte, fruta ou equivalentes), nada de fritos (já era raro comer), nada de doces (também era raro comer), nada de açúcar (também não uso, nem no chá nem no leite) e se tiver que ser, usar adoçante (duvido que venha a precisar, logo eu que não uso açúcar). Ao fim de semana comia um bolo ao lanche (guilty pleasure) ou um gelado de fruta do Santini (mais um guilty pleasure) e isso vai ter de acabar. Assim como as quartas feiras loucas da telepizza, onde me deliciava com meia pizza de 4 queijos.
Tenho de registar num caderno as horas a que me alimentei e o que ingeri. A dieta custa, principalmente porque estando a trabalhar tenho de fazer alguma ginástica para conseguir ingerir estes alimentos às horas certas, mas o que tem de ser tem muita força.
Se quiserem depois posso colocar aqui a digitalização da folha da dieta da diabetes gestacional, caso alguém também tenha restrições alimentares, como eu, e queira comparar.

Próximos passos na MAC: tenho consulta de nutrição marcada para acompanhamento da diabetes gestacional, tenho a eco marcada para daqui a 4 semanas, para acompanhamento do alto risco dos gémeos, e obviamente, tenho marcada a consulta de alto risco também daqui a 4 semanas.

ps. os vómitos continuam quase diariamente, quer seja ao pequeno almoço, ao lavar os dentes, antes de almoço, depois de almoço, ao sair do trabalho, não há hora nem lugar... vamos a ver se acalmam agora com as 12 semanas, altura em que já deviam começar a passar.

8 comentários:

  1. Parabéns pelas 12 semanas! É um marco importante, a partir daqui a probabilidade de abortar diminui consideravelmente! Para mim foi um alívio chegar a esta etapa... A diabetes é uma notícia menos boa, mas com cuidado tudo se resolve. Não lhe recomendaram o suplemento de Iodo? É muito importante para o desenvolvimento do sistema nervoso dos bebés. Fale nisso ao seu médico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Não me recomendaram o suplemento de iodo, a médica disse só para tomar o Folicil e que podia deixar a outra medicação quando acabassem as embalagens.

      Eliminar
    2. A mim foi uma amiga que tinha umas boas semana a mais na altura que me falou do iodo. A verdade é que na consulta das 14 semanas falei nisso à médica (mudei de médico no final do 1º trimestre por razões práticas) e ela disse que já era para ter começado.

      Eliminar
    3. Então irei perguntar na próxima consulta, para ver o que me dizem :)
      Obrigada pela dica!

      Eliminar
  2. Parabéns Ana pelas doze semanas.Estava a ler e fiquei arrepiada, relembrei-me das minhas primeiras ecos em que são uns feijoes mas tão perfeitinhos. Espero que os vómitos passem depressa. No meu caso foram ao contrário estive muito bem até cerca das 15 semanas e depois é que comecaramos vómitos. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Obrigada!
      Mas se tivesse visto estes dois bebecas como eu os vi, no dia da transferência para o útero, com somente 4 células, eram somente 2 pontinhos luminosos que apareciam na eco :D
      Depois na eco seguinte, das 7 ou 8 semanas (já nem sei bem), pareciam realmente umas feijocas, mas nem se notava a cabeça nem nada. Na eco das 10 semanas, já conseguia distinguir a bola da cabeça do resto do corpo. E finalmente nesta eco das 12 semanas é fantástico como se vê tão bem as perninhas, braços, a curva do nariz, as mãos... parece magia este desenvolvimento todo tão rápido!
      Beijocas!

      Eliminar
  3. Olá!
    Qual é a sua seguradora? Disseram-me que o Harmony não é comparticipado por nenhuma... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho dois seguros, um meu e outro do trabalho. Na altura liguei prás 2 seguradoras para ver qual fazia a melhor comparticipação, mas já não sei qual era a melhor. Uma é a médis e a outra é a tranquilidade. Quando liguei, identifiquei o exame como sendo de diagnóstico pré natal. É preciso que o médico identifique na prescrição o motivo pelo qual é preciso este exame, cuja cópia também enviei para a seguradora.

      Eliminar