sábado, 16 de maio de 2015

15 semanas de gestação: Diabetes quase controlados

Esta semana tive mais uma consulta de nutrição na MAC, onde se avaliaram os valores que registei das picagens. A primeira vitória é ter conseguido que os valores da manhã estejam dentro do normal. Yey!! Confirma-se assim que era mesmo de estar mais de 8h sem comer (enquanto dormia). Estando a acordar à meia noite para comer e ao comer novamente às 8 da manhã, consigo que a glicémia não dispare que nem uma doida (a hiperglicémia, da qual já falei no post anterior, sobre diabetes gestacional).

O único problema neste momento é a hipoglicémia (valores demasiado baixos de açúcar no sangue), registada nas picagens após o almoço e jantar, e conseguimos descobrir uma possível causa. Quando me é dito na folha da dieta, que só posso comer, como acompanhamento, 4 colheres de sopa de arroz ou 4 colheres de sopa de massa, as colheres devem ser medidas cheias e não rasas. Ora, eu andava a medir as colheres de sopa rasas, que é como devem ser medidas na culinária quando se segue uma receita. Na culinária, quando dizem 1 colher de sopa de farinha, enchemos a colher de sopa e depois passamos com uma faca para nivelar a dose e assim fazer a medida de uma colher de sopa rasa. Por isso, ando a comer hidratos de carbono a menos do que era suposto. E sentia fome quando acabava de comer, sentia que ainda comia mais, parecia que a refeição tinha ficado a meio, não estava saciada. Pois é... e andava mesmo a comer menos quantidade do que devia. Até as calças de grávida que comprei no início da gravidez já me ficam largas, a cair, ando sempre a puxá-las para cima, sinal de que estou a perder peso/volume com a dieta dos diabetes gestacionais e não devia!
Já ando a cumprir com a ordem de medir os acompanhamentos com as colheres de sopa cheias e pelo que tenho visto nos resultados das picagens no dedo, os valores já estão melhores.

Os meus dedos, coitados, estão cheios de furinhos na pele, destas 4 picagens diárias para controlar a glicémia, mas pronto, é um pequeno sacrifício que uma mãe faz pelo bem dos seus filhos. Lá diz o ditado, "o que tem de ser, tem muita força"!

dedos picados diabetes
Os meus dedos bem picadinhos, por causa do controlo da diabetes gestacional.

Fiquei a saber uma coisa engraçada nesta consulta de nutrição.
Parece que os fetos (termo médico utilizado para designar os bebés durante a gravidez) já andam a engolir líquido amniótico e o sabor de tudo o que nós comemos passa para o líquido amniótico. Por exemplo, se comer queijo, o sabor do queijo passa para o líquido amniótico e os fetos vão sentir esse sabor quando engolirem o líquido amniótico. Tal como acontece durante a amamentação: tudo o que a mãe comer, o bebé também irá saborear através do leite materno. Interessante, hein? Isto significa que devo variar o máximo de sabores possíveis, em frutas, vegetais, no que me for permitido comer durante a gravidez, para que quando os bebés estiverem na fase da inserção de novos alimentos na sua alimentação, reconheçam o sabor e não rejeitem os alimentos. E parece que há estudos comprovados sobre o assunto, sobre a memória destes sabores sentidos pelos bebés enquanto estão no ventre materno.

Outra coisa que vos queria contar é que já pareço que estou no grupo dos alcoólicos anónimos, mas na versão "vomitadoras grávidas anónimas": Olá, sou a Ana e já há 2 semanas que não vomito. Wohu!! As náuseas ainda não desapareceram totalmente, ainda tomo o Nausefe (1 à noite, 1 de manhã). Já experimentei reduzir mais um pouco a dose do Nausefe (com permissão médica, claro) e não tomar Nausefe à noite, mas durante o dia seguinte andei todo o dia enjoada, por isso vou continuar a manter o Nausefe até mais uns tempos, para mais tarde ir experimentando se já não me faz falta.

Para a semana virá a eco das 16 semanas na MAC, no âmbito das consultas de Alto Risco. Estou em pulgas para começar a sentir os bebecas, acho que é por volta desta altura que se começam a sentir. Li que é entre as 17 e as 20 semanas para uma gravidez normal, mas para gravidezes gemelares começa-se a sentir mais cedo. De vez em quando sinto umas pontadas na barriga, mas nada de dores, senão já tinha ido à urgência ver o que se passava. Pela descrição que me fizeram de como é começar a sentir um bebé a mexer (descrições que ouvi: parecem asinhas de borboleta a bater levemente; parecem gases retidos; parece que os intestinos andam às voltas), mas acho que ainda não é isso, mas pode ser que esteja enganada e estas pontadas sejam eles, uns autênticos lutadores de Kung Fu já a treinar no meu ventre. Provavelmente o que sinto, devem ser os ligamentos da barriga a esticar e sim, esta semana a minha barriguinha já começa a parecer uma barriga de grávida, bastante mais saliente (que orgulho!). Só noto ao olhar-me ao espelho e do que as outras pessoas me dizem, porque ao olhar de cima para baixo, não noto nada de diferente na barriga, pronto, noto nas mamocas que estão maiores e nem todos os soutiens que tenho me servem, mas queria evitar gastar dinheiro em soutiens que me vão servir muito temporariamente, prefiro comprar somente os soutiens de amamentação lá mais para a frente. Temos de ser práticas e racionais, poupar onde se pode poupar e evitar gastos desnecessários, porque quando eles nascerem, vai ser preciso muito €€ para tratar de tudo a dobrar. Berços a dobrar, roupinhas a dobrar, fraldas descartáveis a dobrar, papas a dobrar... nem quero pensar muito no assunto, mas tudo se há-de resolver.

6 comentários:

  1. Oiii to seguindo você, também tenho diabetes e estou gravida de 22 semanas, mas a minha diabetes é a diabetes tipo 1 , passa lá no meu blog deppois *-*


    Grávida aos 19
    http://gravidezaos19.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Karinne, eu pareço uma tola a reclamar da dieta da diabetes gestacional quando você tem diabetes tipo 1 :(
      Passei lá pelo seu blog e deixei-lhe uma mensagem de muitos pensamentos positivos!! Vai tudo correr bem dessa vez!
      Bjs

      Eliminar
  2. Admiro muito a tua coragem e serenidade. Foram muitos revezes e é um caminho exigente, mas transmites tanta calma quando relatas todas estes passos...Obrigada! E muita coragem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, já foi tão difícil chegar a este estado de gravidez, que andar nervosa não vai ajudar. Sinto-me calma sim, e prefiro acreditar que depois de tanta coisa má ter acontecido para conseguir engravidar, que é desta que tudo vai correr bem.
      Bjs

      Eliminar
  3. Dever ser por isso que a minha bailarina adora salmão :) Fartei-me de o comer na minha gravidez :) Isso e todo o tipo de carne e peixe, graças à diabetes ;)
    Também por isso ela detesta batatas e massa... :( E às custas disso continua magrita como um carapau! Eheheheh
    Sabes, eu acho que o que sentes são definitivamente os teus bebés!!! :D
    As primeiras vezes que senti a minha filha não foi nada como dizem. Foi um valente pontapé!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, às tantas já são eles a dar sinal e eu não os sei identificar :D
      Bjs!

      Eliminar