sexta-feira, 26 de junho de 2015

21 semanas de gravidez: pés inchados e os diabetes contra-atacam

Domingo passado estivémos num workshop grátis da Pré-Natal, que ensina quais os cuidados que devemos ter durante a gravidez e que compras são necessárias para a chegada de um bebé. Aprendi algumas coisas que ainda não conhecia, por isso já valeu a pena.

Pés inchados (edema)
Como os meus pés incharam muito com o calor que apareceu durante esses dias, aproveitei para lá comprar um creme para pernas cansadas e inchadas, específico para grávidas. Também noto, ao acordar, que tenho as mãos e dedos inchados. Tenho andado a colocar o creme nos pés, sempre a espalhar o creme no sentido de baixo para cima, para ajudar a circulação de sangue. Só ontem é que os pés desincharam, e voltei a ter novamente um calcanhar normal, já consigo ver os ossos do peito do pé e as veias! Mas o calor vai apertar novamente e o inchaço deve estar para regressar.

Pés inchados (edema)  pés normais
Pés inchados (edema) vs pés normais

Para ajudar a desinchar os pés, para além do creme específico, coloquei uma almofada ao fundo da cama, para ter os pés um pouco mais elevados enquanto estiver deitada, para que ajude à circulação do sangue. Deram-me também a sugestão de colocar um cobertor ao fundo da cama, por baixo do colchão, para obter o mesmo efeito. Quando me deito no sofá, também meto os pés em cima de uma almofada, pelo mesmo motivo. Parece que é o peso do útetro sobre a veia cava, e também o calor, que provoca o inchaço, porque o sangue fica com dificuldades em regressar ao coração, ficando "preso" nas extremidades. Daí ser importante ter os pés um pouco mais elevados que o resto do corpo.

Bebés a mexer?
Tenho sentido diariamente a tal sensação estranha de intestinos às voltas (devem ser mesmo os gémeos a mexer), tendo inclusivé sentido um pontapé (acho eu) no dia de S. João (24 de Junho). Quando senti isso, meti a mão por cima da barriga no sítio onde senti, e voltei a sentir 2ª vez, mesmo na mão.
Também no dia 24 recorri à urgência da MAC, porque não tenho andado a sentir-me bem, tonturas, desmaios, taquicardia... na MAC ouvi mais uma vez os coraçõeszinhos deles a bater, no tal ecógrafo que só tem som, e com eles está tudo bem. Eu "ganhei" uma baixa médica durante 8 dias, para ver se este mal-estar passa.

Diabetes gestacional
Ontem foi dia de consulta de nutrição na MAC. Ao mesmo tempo que passei a sentir o tal mau-estar, os valores da glicémia ao pequeno almoço dispararam - ainda não se sabe se será um efeito desse meu estado de tonturas, que gera stress no organismo e por consequência, modifica a acção da insulina; ou se será do aumento das hormonas da gravidez. Segundo a nutricionista, a partir das 20 semanas há uma alteração nas hormonas que provocam o descontrolo da diabetes.
Pelo sim, pelo não, a nutricionista recomendou-me ser também seguida nas consultas de metabólicas, porque se, com a baixa, os diabetes não voltarem a estar controlados, será preciso passar a levar injecções de insulina. Já está marcada a consulta de metabólicas para então se avaliarem os valores, com este repouso forçado, e só então se decidir se avançamos com a insulina ou não.

Também aproveitei a viagem até à MAC para fazer as análises necessárias para a consulta das 22 semanas de gestação (que é para a próxima semana): análises de sangue e análises de urina (recolhida na 1ª urina do dia para recipiente asséptico, depois de fazer uma "lavagem exterior" para tornar o ambiente ainda mais asséptico).

Alterações no meu corpo
A barriga está maior, já tenho um ar de Srª Grávida, com a qual ganho o acesso às caixas prioritárias do supermercado, sem haver dúvidas sobre ser gordura ou gravidez. Yey!

Preparação para a chegada dos gémeos
O autocarro (qual carrinho, qual quê!) chegou esta semana e está "estacionado" na sala, para eu treinar o abre/fecha e também para o cão se ir habituando à presença de coisas estranhas que vão fazer parte do nosso dia a dia.

Recebemos uma cama de grades emprestada, com o colchão e respectivos lençóis, e mais algumas coisinhas de menina que nos emprestaram. Ainda está tudo dentro dos sacos de transporte e a caminha ainda está por montar, no futuro quarto dos gémeos.

Recebi também um saco de brinquedos de uma amiga colega de trabalho, que já não precisava deles. Um obrigada enorme a todas as ajudas.  São bem-vindas e eu não tenho problemas em aceitar coisas de outros bebés: nas lojas tudo é caro e é preciso gerir bem os orçamentos, sobretudo quando aparecem 2 bebés em simultâneo.

Também pretendo visitar lojas "Kid to Kid", para comprar coisas em 2ª mão e que estejam em bom estado (as roupinhas vestem-se 2 ou 3 vezes e deixam logo de servir).

Próximos passos:

  • Eco Morfológica dia 30
  • Consulta de Alto Risco, das 22 semanas, dia 30
  • Consulta de Metabólicas dia... (não me lembro do dia, tenho de consultar)
  • Consulta de Nutrição dia... (não me lembro do dia, tenho de consultar)

8 comentários:

  1. Minhas glicemias cada dia fica mais dificil de controlar, estou com28 semanas :(

    gravidezaos19.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas continuam alteradas... quase de certeza que vou ter de levar injecções de insulina :(

      Eliminar
  2. O calor é tramado! Também me sinto mais inchada! As melhoras. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pois eu também não tenho um carrinho. O nosso primeiro era um camião agora temos um monovolume.
    Beijinhos tudo a continuar a correr bem.

    ResponderEliminar
  4. As lojas kid-to-kid são fantásticas, principalmente para bebés recém nascidos. Compras em segunda mão, como se de novo se tratasse... E nesta fase é bom ter roupinhas a mais porque ele bolsam e trocas de roupinha, vem um chichi para fora e voltas a trocar, depois um cocó e ora bolas, tantas roupinhas por dia!!! E com tudo a dobrar não é fácil, não!!! Para mim foi aposta ganha ;) Beijinhos

    ResponderEliminar