terça-feira, 7 de julho de 2015

23 semanas de gravidez: consulta de metabólicas

Foi no início desta semana que tive a minha 1ª consulta de metabólicas, na MAC, por causa dos valores descontrolados dos diabetes ao pequeno almoço, que geraram procupação com a nutricionista, visto que continuo a seguir a dieta que me foi imposta para controlar os valores dos diabetes. Mas também me tinha dito que era normal os diabetes descontrolarem-se após as 20 semanas de gravidez.

Nesta consulta de metabólicas, o meu livro de registo das picagens diárias foi analisado e face aos valores da glicémia serem superiores ao normal, após o pequeno almoço, tive ordens para começar a tomar um antidiabético, para ajudar a controlar o valor da glicémia: começo por tomar meio comprimido de metformina (Risidon 850 mg) a seguir ao jantar e terei nova reavaliação daqui a duas semanas. Vá lá! Não comecei com insulina!

O chato é que ao pequeno almoço de hoje, já esperava ver o resultado do meio comprimido de metformina que tomei ontem ao jantar, mas infelizmente, o valor da glicémia manteve-se alto.

O meu dia a dia, a fazer registos de valores de glicémia.
Dores
As costelas continuam a doer imenso! Só estou bem deitada. O mais estranho é que só me dói do lado direito, tanto na frente como atrás. É uma dor selectiva, estou a ver que sim.

Os ginastas
Aqui os gémeos são uns verdadeiros ginastas, agora sinto várias vezes ao dia as suas mexidas, pontapés e afins. Aqueles movimentos dos quais tinha dúvidas no início, por serem muito leves, são cada vez mais fortes e não me deixam dúvidas de que são mesmo os gémeos a movimentarem-se.
O rapazolas deve adorar o meu estômago, costelas e afins. Acha que é o saco de boxe privado.

11 comentários:

  1. Olá!Também estou com diabetes gestacional e a fazer as pesquisas durante 15 dias, para perceber se junto com a dieta conseguimos controlar os valores. Mas é também no período da manhã que os meus valores são completamente descontrolados, mesmo seguindo tudo à risca e a ser o mais rigorosa possivel. :/

    ResponderEliminar
  2. resumindo: se fosse só 1 dava.-te pontapés na bexiga, assim sao 2 apanha-te nas costelas, e com a sorte que tens não tarda a moça do andar de baixo começa o forró na bexiga... não sei o que é pior XD
    assim: a croma dos testes do ebay :P

    ResponderEliminar
  3. Gostava de conversar.. não tenho a sorte de viver esses momentos: a minha companheira não pode ter filhos.

    luis.pintoxxl@sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que a sua companheira tenha útero, pode recorrer à doação de óvulos e conseguirem ter filhos dessa forma. O único sítio em Portugal, do Estado, que possibilita isto é a maternidade no Porto. Se quiserem recorrer ao privado, por uma questão de o tempo de espera ser menor, também há clínicas em Portugal onde pode obter a doação de óvulos.
      Esta é uma boa alternativa para poderem viver uma gravidez e conseguirem filhos, se bem que só terá o DNA do pai e da mãe terá semelhanças físicas, para além de possibilitar à mãe poder viver a gravidez e dar à luz.
      Se não tiver útero, podem sempre recorrer à adopção de crianças, mas infelizmente o processo de adopção demora anos.
      Quem tem amor para dar e possibilidades de os criar, não importa se os filhos são de sangue ou não. São filhos na mesma, de coração.

      Eliminar
  4. Sou seguidora do blog à uns meses (não me lembro bem de como o encontrei, ou melhor acho que foi através do ovuzitol(que também tomei) :)) mas o que é certo é que apesar de estar grávida de um só um habitante tenho aprendido imenso com a tua experiencia e fico curiosa com a evolução. Desejo-te tudo de bom*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!
      Obrigada :)
      Também te desejo uma santa gravidez, com tudo a correr bem, que é o que precisamos que aconteça, que venham bem e com saúde! :D
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Estou grávida de 15 semanas e também com DG desde o início...para já controlado apenas com dieta! Vamos ver por quanto tempo vou conseguir...
    Felicidades para si e para os bebés!

    ResponderEliminar