domingo, 2 de agosto de 2015

26 semanas de gravidez: a barriga já pesa

Neste momento a barriga já pesa!
Já tive de comprar uma faixa (comprei a da prenatal), para me ajudar a suportar o peso da barriga, e que realmente me ajuda quando estou de pé ou quando tenho de andar de carro (a barriga não abana tanto com a trepidação do carro). Só não me dá jeito estar sentada/deitada com a faixa posta, porque me sinto apertada.

Na cama, já tenho de recorrer a almofadas para encostar à barriga, porque o peso da barriga também se faz notar quando estou deitada de lado e custa-me ter a barriga descaída, provoca algumas dores. Também me sinto muito pesada quando tenho de me levantar (do sofá, da cama) ou somente quando tenho de mudar de posição quando estou deitada na cama. Dantes era tão fácil rebolar para um lado ou para o outro durante a noite e nem acordava! Agora, sempre que mudo de posição durante a noite, acordo!
Tento sempre dormir para o lado esquerdo, que é o lado aconselhado pela enfermeira da MAC, porque...

  • se dormirmos para o lado direito, fazemos pressão com a barriga sobre a veia cava, que transporta o sangue venoso do abdómen e membros inferiores para o coração, logo estamos a impedir a circulação do sangue
  • se dormirmos de barriga para cima, o peso da barriga pressiona os nossos órgãos, o que também não é bom

Mas para adormecer muitas vezes tem de ser de barriga para cima, quando não consigo aguentar as dores que sinto permanentemente do lado direito, nas costelas. Depois durante a noite rebolo para a esquerda, quando as dores já aliviaram.

Para me levantar, a enfermeira da MAC ensinou-me a levantar de lado, fazendo força não com os abdominais, mas sim com a parte lateral do corpo, com a ajuda dos braços. Ajuda, sem dúvida, mas não é fácil, porque sinto-me tão pesaaaaaada!

Mas ainda não foi desta que deixei de vomitar... ainda esta semana vomitei por 2x, vómitos causados por cheiros que senti. Agora devo ter faro de cão.


Sem comentários:

Enviar um comentário