sexta-feira, 28 de agosto de 2015

30 semanas de gestação e o Plano de Parto

No curso de preparação para o nascimento foi abordado o tema "Plano de Parto".
Quem já ouviu falar no plano de parto? Confesso que estas palavras já me tinham aparecido algures, mas não sabia o que era.

O plano de parto é, como o próprio nome indica, um plano que se pode elaborar para tornar o parto mais humano, para que a parturiente possa estar mais tranquila durante o parto. São pequenas coisas que, se forem seguidas no hospital, podem fazer com que a experiência do parto seja mais positiva. Por ex. no plano de parto pode estar escrito que se gostaria que colocassem a tocar uma pen com determinada música, no momento do parto. São coisas que não colocam em risco a saúde, nem da mãe nem do bebé, e muito menos interferem com os actos médicos, mas que fazem a diferença para a parturiente. Ou então pedir para não oferecerem epidural e só ser dada quando, e se, a parturiente desejar.

O plano de parto, folha escrita com 1 página, enumerando as acções que se desejam ver cumpridas, deve ser discutido numa das consultas do hospital, até às 36 semanas, para que não se peçam coisas impossíveis de cumprir. Depois na altura do internamento, entrega-se essa folha, para ser anexada ao processo e assim quando as equipas mudarem de turno, podem facilmente ler o plano. Não devem ser feitas exigências, mas sim pedidos, dentro do que for possível.

Já agora, achei engraçado ouvir durante o curso, os termos médicos que chamam à mamã:
- a grávida, quando se está grávida
- a parturiente, durante o internamento no hospital, para o bebé nascer
- a puérpera, desde o momento do parto, durante 42 dias (6 semanas).

De momento ainda não pensei se gostaria de elaborar um plano de parto, ou se vou estar logo de acordo (ou contra) com tudo o que me propuserem no hospital. De momento, se os bebés continuarem na mesma posição (ambos transversos, ela deitada abaixo do umbigo, ele deitado acima do umbigo) o meu destino será passar por uma cesariana e é uma coisa muito rápida, comparando com o parto normal (que leva em média 12h). Se bem que uma cesariana tem mais riscos que um parto normal, mas se for a única maneira de os meter cá fora, será.


Agora com 30 semanas, os bebés estão com 1,900 Kg (ela) e 1,800 Kg (ele). Ena! Já carrego com quase 4Kg de bebés!
O meu peso actual é de 79 Kg (o inicial era de 72 Kg). O que quer dizer que com 7 meses e meio, com uma gravidez gemelar bicoriónica (2 placentas) e biamniótica (2 sacos amnióticos) só aumentei 7 Kg. Nada mau!

Às 27 semanas eles estavam com 1,400 Kg (ela) e 1,300 Kg (ele), o percentil dela estava acima de 95 (em altura, passava o percentil 100, rebentava a escala) e o percentil dele estava entre 90 e 95. E continuam a manter estes percentis.

Compridos e gordinhos, é o que são.

Ah, e está a aparecer a línea nigra (ah bolas!) que é uma pigmentação na pele, em formato de linha vertical escura, ao longo da minha barriga e eu nem sequer apanho sol na barriga. E o mais giro é que nem sequer a linha vai direita.. perto do umbigo ela faz uma curva. O que me vale é que isto irá desaparecer nos primeiros meses depois do parto. Nem quero imaginar como ela estaria se eu andasse a ir à praia, a apanhar sol na barriga.

linea nigra
Línea nigra

4 comentários:

  1. Olá,
    só um pequeno reparo, essa lihna pode demorar a desaparecer, no meu caso levou 2 anos e pouco. O importante é mesmo não apanhar sol de todo na zona.
    Que corra tudo bem, felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Argh... levou 2 anos até desaparecer? :( tinha lido que desaparecia em meses... pronto, mas o importante é que desapareça mesmo.
      Obrigada pela informação.
      Bjs!

      Eliminar
    2. É verdade, mas passados uns meses deixa de ser tão carregada e aos poucos vai ficando mais clara. Há pessoas que desaparece logo, depende um pouco, até pode ter sorte!

      Eliminar
  2. Ja estou montando meu plano de parto, espero que seja respeitado. A linha nigra eu tenho desde cedo, espero que depois saia.
    Beijos *.* www.decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderEliminar