terça-feira, 15 de setembro de 2015

32 semanas de gestação: o CTG

Foi na semana passada, com 32 semanas de gestação, que fiz o primeiro CTG (cardiotocografia), que regista as contracções (se as houver) e os batimentos cardíacos dos bebés.
Parece que é normal fazer-se a partir das 35 semanas para quem tem uma gravidez "normal" só com 1 bebé, mas com gémeos começa-se a fazer mais cedo.
CTG
Como é feito o CTG...

Mas com um bebé, é mais fácil fazer o CTG: coloca-se uma fita elástica que segura o aparelhinho no sítio onde está o coração do bebé, e a outra fita elástica à volta da barriga para registar as contracções e resta aguardar. Com gémeos, julguei que me iriam colocar 3 fitas, mas não. Estive meia hora com as 2 fitas colocadas para fazer os registos para o 1º bebé (a menina) e depois trocaram a posição das fitas para fazer os registos do 2º bebé (o menino) durante a restante meia hora.

Devo dizer que não foi nada confortável fazer o CTG. Foi 1 hora, sentada e encostada de lado, com dores na barriga por causa do peso da barriga pendurada para o lado, sem nada a apoiar o peso. Levei um livro para ler (a conselho de uma pessoa que frequenta comigo o curso de preparação para o nascimento), para ajudar a passar o tempo, mas foi um malabarismo para conseguir ler. Isto porque tive de segurar uma das fitas do CTG com a mão, senão ele fugia do sítio e com a outra mão segurava o livro.

E amanhã vou ter de repetir isto... agora as consultas são semanais (com várias horas à espera pela vez da consulta), com 1h de CTG semanal... ufff mais uma manhã inteira perdida na MAC.

Estou com 80Kg, o que quer dizer que só aumentei 8Kg em 8 meses.
Na última eco, das 31 semanas, um dos bebés estava com 1.9Kg e o outro com mais de 2Kg. Percentil 90 e 95. Graaandes e foooortes!

4 comentários:

  1. Nunca fiz este exame e estava curiosa para saber como é.
    Que bom que esta tudo bem com seus bebês.

    Beijos , www.decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Já está quase. Achei estranho fazerem um ctg a cada um dos gémeos. Será que o aparelho que têm não permite fazer aos dois ao mesmo tempo? Eu em Santa Maria fazia aos dois ao mesmo tempo. Tres faixas, dois aparelhos para ouvir os corações e um das contrações. O aparelho tinha dois ecrãs nos quais apareciam os valores de cada um dos gemeos e esses valores ficavam registados no mesmo papel mas a cores diferentes. Não é que fassa muita diferença mas pelo menos era mais rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achava que iria ser assim com as 3 faixas, mas ali parece que não têm esse aparelho de 3 faixas (a menos que só o tenham na parte do parto) nestes CTGs de rotina... hoje fiz novamente o CTG e até apareceu um grupo de estagiários a ver os CTGs, enquanto eu estava na sala, e perguntaram à enfermeira responsável quanto dura o CTG, e ela respondeu 20 a 30m, mas no caso dos gémeos vai para o dobro por causa de serem 2. Hoje até lá passei 2h a fazer o CTG... os gémeos andavam fugidos e difíceis de apanhar :S

      Eliminar
    2. Eu, quando fazia, demorava 20 a 30 minutos porque fazia logo aos dois e os meus não tinham espaço para fugir :). Agora acho mal não terem um CTG para ambos ninguém merece estar tanto tempo sentada ainda por cima de barrigão.

      Eliminar