quinta-feira, 17 de setembro de 2015

33 semanas de gravidez: movimentações de barriga

Pois é, parece que tenho aliens na barriga desde há cerca de 2 semanas (lembram-se do filme Alien, de quando um alien sai da barriga de um dos passageiros da nave?). Dá para ver as movimentações dos bebés, mas ainda não sei distinguir visualmente que parte do corpo dá origem às movimentações. Vê-se algo a fazer a barriga subir e baixar em certo sítio, talvez a comparação com o monstro do Loch Ness a ondular no lago seja mais realista. Mas, pela zona do corpo, e conhecendo a posição dos bebés na barriga, consigo mais ou menos saber quem é que faz as ondinhas.

Agora também é frequente ver os soluços a acontecer, como que a sentir um pontapé ritmado na zona do meu estômago, que é onde o menino está...das duas uma: ou o miúdo tem uma costela de músico e já tem ritmo para abanar o pezinho ou então não, e são somente soluços.

Da menina, que está meio transversa meio pélvica (sentada) na parte de baixo da barriga, não vejo nada, mas vou sentido pontapezinhos nas virinhas ou no meu pavimento pélvico. Mas verdade seja dita, eu só consigo ver metade da minha barriga, a parte superior, onde o menino está deitado, logo, acho que só vejo as movimentações dele... nas zona de fronteira entre um e outro, e que ainda consigo ver, fico na dúvida sobre quem será.

Eu já nem consigo ver o meu umbigo (e o meu repolho muito menos), só ao espelho! Sabem o que é fazer depilação através de espelho? Nem consigo perceber se fica bem feita ou não, só apalpando para ver se sinto pêlos, porque pelo espelho não consigo perceber se ficaram pêlos ou não. E pés? Só os vejo quando estou a andar ou quando me sento... há muito tempo que já não chego aos pés. Tenho de pedir para me atarem os atacadores (ténis é a única coisa que me serve nos pés, para além dos chinelos, por causa dos edemas). Coisas da gravidez!



Actividades médicas da semana
Esta semana tive consulta de anestesia, onde fui considerada de baixo risco em anestesia, fiz o CTG e que nesta semana levou... 2h a fazer! Pasmem-se! Depois do CTG tive a consulta de obstetrícia de acompanhamento da gravidez, onde já assinei um termo para autorizar a fazer cesariana (não se prevê que os bebés venham a ficar cefálicos - de cabeça para baixo - o que permitiria o parto natural) lá para as 36 ou 37 semanas.

O meu 2º CTG
Ah, sobre o CTG desta semana, foi imenso tempo! Mas demorou este tempo todo, porque a enfermeira estava com dificuldades em localizar o batimento cardíaco de ambos os gémeos, e esteve ali muito tempo de volta de mim a tentar descobrir o sítio e quando o achava, os malandrecos mexiam-se e perdia-se o sinal do batimento cardíaco. Depois acabou por achar um batimento cardíaco a 80 bpm (beats per minute), onde já tinha apanhado a 150 bpm, que me justificou com sendo um batimento fraco mas pode ser que seja por causa dos soluços (sim, ele estava com soluços naquele momento), porque eles param de respirar enquanto soluçam, de acordo com ela. Para os fetos aka bebés, é normal terem um batimento à volta dos 150 bpm. Ela ainda me deu um chazinho para ver se o batimento aumentava, mas enquanto eu bebia o chá veio outra enfermeira e diz assim "Ó não sei quantas, está a registar o batimento cardíaco da mãe!" e depois diz para mim "Tem diabetes, não tem? Então não beba mais chá." O chá leva açúcar, precisamente para estimular os bebés. Depois lá acharam o sítio certo, muito perto deste, e acabou por ser o menino o primeiro a ter o batimento cardíaco encontrado para o CTG. Desta vez já fiquei numa posição mais confortável, mas estive a segurar outra vez o aparelhinho do CTG, senão o elástico ia subindo pela barriga acima, o CTG ficava fora do lugar e perdia o sinal. Passadas 1h30m desde que entrei na sala, lá se trocou o CTG de sítio e mudou-se para onde supostamente a menina estaria e desta vez acertou-se logo à primeira tentativa. Durante estas 2 horas houve muita "animação" que me foi distraindo: a enfermeira andou a dar conselhos sobre a amamentação e sobre o controlo da dor, ao longo do tempo a mim e a outras (e quando era para as outras eu ia ouvindo), ainda me deu um folheto sobre a amamentação, ainda houve uma visita de 3 estagiários à sala dos CTGs e fui acompanhando as perguntas deles "Quanto tempo demora a fazer o CTG?" "Demora cerca de 20 a 30m, mas no caso dos gémeos é diferente, demora o dobro", foram vendo os registos do CTG, foram metendo conversa com as grávidas... eram mesmo novinhos; ainda fui vendo as outras mamãs "a rodar" as cadeiras para elas fazerem o "CTG simples" delas e eu lá ia ficando.
Ainda pedi à enfermeira para me fazer chegar o lanche das 11h que o meu marido tinha com ele na sala de espera. Ela lá foi à procura dele e o lanchinho chegou-me às mãos (pois é, a diabetes exige comer às horas certas), mas ele não entrou na sala dos CTGs, ora o que é isto, um homem a ver várias grávidas de barriga à mostra? Mas compreendo, que é para preservar a privacidade das outras mulheres.
Resumindo, a tortura do CTG da semana passada, nesta semana acabou por se converter em algo, que desta vez, se passou num instante. Pouco tempo tive eu para jogar no telemóvel, para me entreter nos tempos mortos durante o CTG, o que é bom.

Status do meu peso
33 semanas, com 81 Kg. O delta é de 9Kg :)

Sem comentários:

Enviar um comentário