quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Os nomes escolhidos para os gémeos

Passámos por um período de muita indecisão para escolhermos o nome do nosso casal de gémeos. É que não é só um nome, são logo dois! E esta decisão é uma decisão muito importante, porque acabará por ser, no final de contas, o nome que iremos usar para o resto da vida para chamar aos nossos filhos, será a identidade dos nossos filhos e será o nome que o/a futuro/a respectivo/a irá repetir muitas vezes no pensamento e pelo qual irá suspirar.
É a decisão que influenciará para sempre uma, neste caso duas, vidas e tem de ser bem ponderada.

Eu tinha os meu nomes favoritos para menino e para menina, que infelizmente não coincidiram com os nomes favoritos do J. para menino e menina. Como resolver o conflito? Foi simples, ambos abdicámos dos nossos nomes favoritos e elaborámos uma lista com sugestões de nomes, para começar. Depois havia requisitos sobre os nomes:

  • Queria que os nomes não fossem compridos, senão depois quando estiverem na escola, ainda estão a escrever o nome no cabeçalho do teste e já outros vão a responder à primeira pergunta, e isso é o suficiente para deixar uma pergunta por responder no final do teste, por falta de tempo, quando outros conseguiram responder a tudo. Este era um requisito meu e o J. fez-me a vontade.
  • Os nomes dos gémeos tinham de estar relacionados um com o outro, de alguma forma, mas sem perderem a sua individualidade (por isso algo do estilo João e Joana não podia ser, nem Luís e Luísa, onde parece que são a mesma pessoa versão masculino e versão feminina).
  • Nomes têm de ter alusão a figuras históricas, porque era requisito do J. e fiz-lhe a vontade.

E assim, pelo meio da lista de sugestões de nomes de que ambos gostávamos, surgiram os nomes... Pedro e Inês. Alusão histórica a D. Pedro e D. Inês de Castro, unidos para sempre pelo amor. No caso dos nossos gémeos, será o amor fraterno que os ligará para sempre, sem um final trágico, mas reescrevendo a história para que sejam felizes para sempre! Conhecem a história de D. Pedro e D. Inês de Castro? Se não conhecem, vejam na wikipedia.


Mas até chegarmos a estes nomes, ainda se passaram muitas semanas... não foi fácil!
A decisão final foi tomada quando procurámos um infantário para as crianças, salvo erro em Julho, onde tínhamos de os inscrever com o nome deles. Durante algumas semanas andámos a dizer que estes eram nomes temporários (porque podiam surgir outros nomes de que gostássemos mais), mas depois acabámos por nos habituar a chamar os bebés pelos nomes e acabaram por ficar assim.

5 comentários:

  1. Adorei! Dois nomes de uma bela história de amor.

    ResponderEliminar
  2. Que Lindos nomes e que Linda historia de amor!

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Não é nada fácil escolher o nome de um filho, imagino de dois...mas vcs conseguiram a combinação mais romântica!gostei mesmo!!!
    Joana

    ResponderEliminar