sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Perdida no tempo

Desde que os gémeos nasceram que não sei o que é dormir decentemente... eles têm de comer de 3 em 3h. O problema é que estão a dormir e é preciso acordá-los para que comam (recuperar o peso perdido é mais prioritário que o sono deles), mas... estão tão adormecidos que levam imenso tempo a acordar. Técnicas para os acordar consistem em colocá-los desconfortáveis: despi-los, fazer-lhes festas com energia na coluna, despenteá-los com festas da nuca para a testa, fazer-lhes cócegas nos sovacos, mexer-lhes nas orelhas, mexer-lhes na planta dos pés, trocar a fralda... vale tudo. Isto demora muito tempo a fazer até que estejam acordados e prontos a mamar. Depois, enquanto mamam, adormecem, e lá estou eu novamente a fazer-lhes malandrices para que não se esqueçam do que estavam a fazer... e a mamada vai assim decorrendo até que já não os consigo acordar mais. Levanto-me, deito-os na cama na esperança de que durmam, mas parece que a cama tem "picos" e mal os deito, acordam, levam as mãos à boca, abanam a cabeça como quem procura a mama, e choram. Pronto, afinal parece que querem comer mais um pouco e voltam à mama até adormecerem novamente... E estamos nisto até que fiquem a dormir na cama. Quando o conseguimos, olhamos para o relógio e vemos quanto vamos poder dormir até chegar a hora de repetir isto tudo com o próximo gémeo. Eles têm horários diferentes e não mamam os dois ao mesmo tempo, mas para tal, precisaria de ajuda para colocar os 2 à mama, mas no curso de preparação para o parto desaconselharam amamentar os 2 ao mesmo tempo, porque se um se engasgar, precisar de ajuda e não tivermos ninguém por perto pronto a ajudar, não podemos largar o 2º gémeo para socorrer o 1º.
E assim se tem dormido pouco cá por casa... por vezes dormimos meia hora entre a vez de se tratarem dos gémeos, outras vezes conseguimos dormir mais.
Esta privação do sono deixa-me desorientada, nem sei em que dia da semana estamos.. mal tenho tempo para ver noticiários (só esta semana consegui ver tv novamente, desde que nasceram). Acreditam que ontem julgava que era 3ª feira? Quando na verdade já era 5ª feira?
Desde o parto que me doem imenso as costas... talvez seja da posição de agarrar nos bebés para amamentar, talvez seja um descompensar da coluna, que esteve estes meses todos a suportar tanto peso e que de repente esse peso desaparece. Tem sido uma tortura estar sentada a amamentar e amamentar deitada não me dá jeito. A única posição em que não sinto dores nas costas é quando estou deitada na cama...

E assim é o dia a dia (e noite a noite) a tratar dos gémeos... não há tempo para nada.

9 comentários:

  1. Se com um só o primeiro mês foi terrível, nem quero imaginar com dois... Coragem! Tudo entrará nos eixos em breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 2 está a ser duplamente terrível. Sinto-me tão cansada!

      Eliminar
  2. Coragem Ana, este blog eh o exemplo de muita determinacao e muita valentia, continue forte como sempre!!!
    Angela

    ResponderEliminar
  3. Eu também tive gémeos e confesso que no inicio foi a loucura, mas uma coisa a que os habituei..e que para mim funcionava..era os horários deles estarem com 30 min de intervalo..dava tempo para dar a mama, mudar a fralda, tomar banho e às vezes já estava um a dormir quando começava com a tratar do outro, também tive a sorte deles conseguirem mamar e ficar saciados com o peito em 15min.Os 3 primeiros meses funcionou assim (têm agora 9 meses), a partir daí já começam a ter vontade própria =) mas também já estamos com um ritmo diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte! Serem eficientes e ficarem bem com 15m a mamar faz toda a diferença, porque assim consegue organizar-se no resto do tempo...

      Eliminar
    2. Sim nisso fui sortuda, mas noutras coisas já não, a menina tinha crise de cólicas sempre no mesmo horário 21h30 e podia durar até as 3h da manhã =) na altura foi muito cansativo, mas agora que olho para trás...parece que não foi nada=)

      Eliminar
  4. A privação do sono é o que mais me assusta! Não dormir e estar apta à mesma! :/

    ResponderEliminar
  5. O nosso corpo vai-se habituando..para além disso o apoio familiar é mt importante...se não tem família perto..chame os amigos..=) e não tenha medo de pedir que a ajudem, por exemplo a fazer o jantar ou a estender roupa..=)

    ResponderEliminar