quarta-feira, 18 de maio de 2011

O dia da punção


Punção Ovariana

Para fazer a punção (aspiração dos óvulos) era necessário ficar em jejum (de líquidos e de sólidos) a partir da meia-noite de domingo para segunda-feira.
Domingo jantei cedo e à noite já tinha fome. Comi pela última vez às 23h45, para respeitar as horas que me foram estipuladas.
No hospital aconselharam a usar um laxante (microlax) no domingo caso não conseguisse evacuar por causa de nervosismo. Felizmente o intestino funcionou correctamente e não foi preciso laxante.

Segunda-feira dia 16, acordámos às 7 da manhã e já me doíam os ovários cá de uma maneira! Tomámos uma banhoca e fomos para o Hospital dos Lusíadas, onde deveríamos dar entrada às 8 da manhã. Conseguimos cumprir o horário.
Em casa deixei a minha pulseira, brincos, anéis... porque já sei que não se pode levar isso para uma situação cirúrgica. Também tomei o cuidado de deixar as lentes de contacto em casa e levar os óculos na cara.
Fomos rapidamente chamados e eu fui levada para a UCA (Unidade de Cirurgia de Ambulatório) enquanto que o meu marido ficou na secção PMA (Procriação Medicamente Assistida), que era onde tínhamos as consultas.
Na UCA, foi-me apresentado o meu enfermeiro, o Joel (que achei que era um sósia perfeito do Pedro Granger, mas em versão cabelo castanho), que ficaria responsável por mim. Deu-me a bata verde do hospital para vestir, mostrou-me o cacifo onde poderia guardar a minha roupa e disse-me que me poderia deitar até me chamarem para a sala da punção.

Troquei a minha roupa pela bata, deitei-me à espera mas pouco esperei. Passado pouco tempo fui chamada e acompanharam-me até à sala. Pelo caminho ainda vi o meu marido de costas, a sair do corredor, que tinha ido dar a sua contribuição :)
Esperava-me o Dr. todo sorridente, assim como as enfermeiras. Todo o pessoal era muito simpático, bem disposto, faziam-me sentir bem.

Deitei-me na "cadeira", meti uma perninha de cada lado, nos apoios das pernas, prenderam-me as pernocas com velcro, braço esquerdo esticado para o lado... e acreditem que a única dor que senti ali foi (até tenho vergonha de dizer)... a espetarem-me a agulha do soro nas costas da mão esquerda!


No soro deitaram a anestesia e disseram-me qualquer coisa que já não sei o que era. Lembro-me de começar a ver tudo zonzo e dizer "Já tou a ver tudo zonzo!" e puff! Apaguei completamente, como era esperado!



Acordei cheia de sono já na cama, aquela onde me tinha deitado ao início enquanto esperava ser chamada, com o meu marido ao meu lado... mas o sono era tanto que só devo ter tido os olhos abertos uns 5 segundos. Tornei a apagar.
Voltei a acordar, desta vez com frio, e disse ao meu marido que tinha frio e voltei a apagar novamente.
Finalmente acordei bem desperta com um cobertor em cima de mim!

O Enf. Joel ofereceu ajuda para me ajudar a levantar e ir ao wc fazer um chichizinho. Mas eu ainda não tinha vontade. Tinha sim, uma grande dor por toda a barriga! Levei analgésico no soro.

Entretanto deu-me várias opções de pequeno almoço ligeiro para eu comer com calma, para não ficar maldisposta. Escolhi bolachas maria e leitinho à temperatura ambiente.

O Dr. veio ver-me, dizer que tinha corrido tudo bem e que tinham retirado 22 óvulos (o termo correcto é ovócitos)! Disse-me que os meus ovários estavam enooooooormes!
Passou-me a carta de alta, a carta de baixa (12 dias de baixa devido ao risco do síndroma de hiperestimulação) e alguns medicamentos que iria tomar.

Já eram perto das 13h quando saímos do hospital.
Eu andava muito lentamente, cheia de dores... qualquer abano no meu corpo me fazia doer a região abdominal toda! Até respirar me fazia doer...

Não tendo restrições na alimentação, parámos para comprar um frango assado com batata frita. Foi o nosso almoço. Depois o meu marido foi trabalhar e eu fui para a cama, cumprir o "muito repouso" que o médico me havia recomendado.

Entretanto, no hospital haviam de já estar a fazer a ICSI (Injecção Intra Citoplasmática de Espermatozóides), injectando os espermatozóides dentro dos óvulos. Esta é a diferença entre FIV e FIV/ICSI. Em FIV apenas deixam os óvulos numa cultura com espermatozóides, enquanto que em ICSI os espermatozóides são inseridos nos óvulos através de injecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário