quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os primeiros 14 dias do ciclo

Dia 3 de Maio, às 20h, foi a primeira injecção com 150U de Puregon.
A função do Puregon é estimular os ovários para produzir mais óvulos.

No Hospital, a enfermeira ensinou-me passo a passo como fazer para dar a injecção de Puregon com uma caneta própria e tentei seguir todos os passos sem falha: desinfectar a pele da barriga (abaixo do umbigo) com um algodão embebido em álcool, preparar a dose com a caneta (não esquecer de tirar o ar), com a mão esquerda fazer uma prega de pele na barriga que é o sítio onde a agulha irá ser espetada.
Apontei a agulha à barriga e senti medo.



Mas o que tem de ser tem muita força e fui em frente. Espetei a agulha, apertei no botão que insere o injectável no meu corpo, esperei um pouco, retirei a agulha e só depois desfiz a prega de pele.
Desinfectei outra vez o sítio da picada com álcool.
Surpreendentemente a picada não me doeu. Fiquei animadita para as picadas que me esperavam todos os dias à mesma hora.
Meti sempre o alarme do telemóvel para as 19h55m para não me esquecer da injecção: manter a hora certa é muito importante para bater tudo certinho.

Dia 6, sexta-feira foi dia de fazer eco vaginal de monitorização da evolução dos óvulos e fazer análises às 8h. Estavam a evoluir lentamente e o estradiol estava a cerca de 400. Na eco vê-se algo parecido com isto, em que as bolinhas são folículos com óvulos, nos ovários:



Domingo dia 8 comecei com as injecções de Cetrotide às 8 da manhã. Passaram a ser duas injecções por dia: Cetrotide às 8 da manhã e Puregon às 20h. A função desta nova injecção é impedir a ovulação, para manter nos ovários os óvulos que entretanto fiquem maduros.



Dia 9, segunda-feira voltámos à eco de monitorização e análises às 8h da manhã.
O estradiol já tinha subido para 1400 e os óvulos cresceram cerca de 3mm. Já havia alguns bons candidatos a destacarem-se dos outros.

Dia 11, quarta feira mais uma eco vaginal de monitorização e análises.
Recebemos a notícia que se o estradiol estivesse com um valor superior a 2000, seria necessário adiar a transferência dos embriões, sendo necessário proceder ao seu congelamento. Ao fim da manhã ligaram a confirmar que o valor do estradiol estava demasiado alto e que não se iria fazer a transferência a seguir à punção, logo os embriões resultantes seriam congelados até ficar apta a recebê-los de volta.

A punção ficou marcada para 2ª feira dia 16.
A dose de Puregon foi reduzida para 75U, para não hiperestimular - o que seria mau, trazendo riscos para mim e recebi instruções de como efectuar os últimos passos: dar a injecção de Decapeptyl (2 cápsulas) às 22h de sábado à noite, parar com a injecção de Puregon na sexta e parar com o Cetrotide no sábado de manhã.

Enquanto que era muito fácil dar a pica com Puregon, com Cetrotide já havia alguma dor ao injectar (a agulha devia ser mais grossa, as seringas eram diferentes). A injecção de Decapeptyl também causou alguma dor, mas era tudo suportável.

Domingo seria dia de descanso de picas! Yey!

Sem comentários:

Enviar um comentário