sábado, 22 de junho de 2013

5ª FIV/ICSI: 5ª eco + análises

Fomos ontem mais uma vez fazer análises e eco.
Como sempre, tentamos chegar ao laboratório de análises entre as 7.30 e 7.45 para conseguirmos uma das primeiras senhas. Ontem o laboratório não tinha muita gente à espera, mas também não tinha pouca gente como apanhei na 5ª feira - estava cheio, mas não a abarrotar como já tenho apanhado. Tenho levado sempre comigo a injecção de Cetrotide para dar às 8h, na casa de banho do laboratório de análises. O Cetrotide é aquela injecção em que se precisa de misturar o líquido com o pózinho, com a agulha mais grossa, aspirar a mistura para a seringa, trocar para a agulha mais fina e depois injectar. Faço isto tudo no wc num instante e até seria capaz de o fazer ao pé-coxinho ehehehe!


Não apanhei a carniceira (thank God!) mas sim uma analista que verifica se já parou de sangrar ou não, troca a gaze (sim, agora na MAC usam gaze e fita adesiva em vez de algodão e pensinho) por uma que não esteja com álcool, tudo como deve ser para evitar um derrame de sangue e evitar a nódoa negra. Aliás, a picada de ontem já quase que não se nota, enquanto que as negras feitas pela carniceira ainda cá andam e continuam bem negras.
Subimos para a unidade de FIV, para ir à eco, onde perguntámos se tínhamos tempo de ir beber um cafezinho à cafetaria. Depois de dar o nome para indicar que já lá estamos, fomos então 5m à cafetaria. Aproveitei para fazer um xixizinho para ter a barriga vazia para a eco. Ao voltar, arranjámos um lugar perto da porta, onde me entreti a ler o livro que costumo levar comigo - já estava no último capítulo e acabei de o ler. Por isso, tenho de começar a ler outro livro para me entreter no dia da punção e dia da transferência.
Ler é uma actrividade muito relaxante e que ajuda bastante a passar o tempo, por isso recomendo que o façam sempre que tiverem de ir para um lugar onde sabem que vão ter de esperar, esperar, esperar....

Foi a Dra Graça que me fez a eco, mediu os folículos, que já estavam maiorzinhos com 15, 16 e 17mm mas tinha ainda alguns a caminho com 11 e 12 mm. A Dra ficou na dúvida se a punção havia de ser 2ª ou 3ª feira (3ª feira significa mais um dia de injecções, para deixar os folículos crescer mais), mas que depois a enfermeira me havia de ligar a dizer. Como perguntam sempre se temos medicação (para passarem a receita se for caso disso), eu pedi que me passasse a receita de dose individual de Puregon 100ui, porque se fosse necessário mais 1 dia de 100ui de Puregon (caso a punção fosse 3ªfeira) evitava estar a abrir a embalagem de Puregon 300ui e da qual iria sobrar imensa medicação (a embalagem de 300ui tem, na verdade, 400ui), que depois não poderia ser aproveitada. Depois de abrir uma embalagem de medicação, só se têm 28 dias para ser administrada, não se podendo preservar. A Dra compreendeu o meu ponto de vista e passou-me a receita, logo irei devolver a embalagem de 300ui intacta à MAC para que outras meninas a possam aproveitar em pleno. A Dra advertiu-me que esta embalagem de dose individual de Puregon não pode ser aplicada com a caneta de Puregon, mas sim com uma seringa para insulina (e teria de a comprar caso aviasse a receita).
E assim nos despachámos da MAC às 9.45 (desta vez despachámos-nos muito cedo) e fomos à farmácia buscar o Ovitrelle e a progesterona (o medicamento do qual não me lembrava o nome é o Progeffik) que tinham ficado encomendados.

Progeffik parece que é um novo medicamento de progesterona que existe em doses de 200mg, enquanto que o Utrogestan era de 100mg, o que faz com que sejam necessárias menos bolinhas de medicamento de cada vez (administradas via vaginal).

Depois de almoçarmos recebemos a chamada da enfermeira com as próximas instruções:

  • punção na 3ª feira (o que significa que é necessário mais um dia de Puregon)
  • hoje, sábado, administro o Puregon pela última vez
  • amanhã, domingo, é a última injecção de Cetrotide
  • amanhã devo ir ao laboratório de análises da MAC fazer análises (mas não fazer eco)
  • amanhã, administrar o Ovitrelle às 21.30
  • sexo só até amanhã: é preciso 2 (no mínimo) a 5 (no máximo) dias de jejum sexual para haver produção de novos espermatozóides, a serem colhidos no dia da punção, para com eles fazerem a fertilização.
  •  2ª feira é o dia de descanso das injecções. Comer chá e torrada às 23.30 e fazer jejum a partir dessa hora (jejum de líquidos e sólidos)
  • 3ª feira, estar lá na unidade de FIV às 8h. Não esquecer de levar robe, chinelos, meias (e 1 par extra de cuecas - depois vestem-nos enquanto estamos sedadas). Não levar anéis, brincos, lentes de contacto... não pôr perfumes nem cremes, nem levar as unhas pintadas.


Hoje de manhã ainda fui procurar a dose unitária de Puregon e esteve muito difícil de se encontrar. Hoje dei com o nariz na porta, da farmácia São Miguel (onde o farmaceutico me disse na 5ª que tinha em stock estas doses unitárias) porque só funcionam de 2ª a 6ª; depois fui à farmácia Nova Iorque (perto do centro da rotunda de Entrecampos, onde a enfermeira Belém - a espanhola - me disse que costuma haver medicação) mas não tinha esta dose unitária, só tinham a de 300ui; depois fui à farmácia onde desta vez tenho encontrado medicação onde também só tinham 1 dose e que estava reservada; depois fui a outra farmácia quase por baixo da estação de comboios de Entrecampos onde também não havia. Por fim, fui à farmácia do Hospital de Santa Maria (a tal que está aberta 24h e onde também já nos tinham aconselhado a lá ir quando não encontrássemos medicação à venda, porque costuma ter medicação em stock.
Foi nesta farmácia (que é enorme!), que fica ao lado das urgências do Hospital de Santa Maria que encontrei esta dose à venda! Também lá comprei a tal seringa para insulina, com agulha, para administrar esta dose, que vem num frasquinho e por isso não pode ser aplicada com a caneta Puregon.



Esta embalagem de Puregon 100ui, com o despacho do Estado que concede 69% de desconto, mais a seringa e agulha ficaram-me só em 14€. Acho que foi a medicação mais barata que comprei até hoje :)
Foi difícil de achar, mas assim sempre posso devolver a dose de Puregon 300ui à MAC, evitando estragar medicação.

3ª feira lá estarei, para recolherem os meus "ovinhos".


4 comentários:

  1. Estou contigo como sempre, torcendo pelo fim desta tua caminhada que já vai longa e desgastante! Muito mais do que deveria alguém um dia ter q suportar (sim, sei q há mais longas, mas um dia de luta a meu ver já é demais! ;))

    Estarei seguindo o teu blog atentamente, de dedos cruzados! O Afonsinho tb está torcendo por um amiguinho ou amiguinha com quem ir correr um dia! :D

    beijinhosssss

    ResponderEliminar
  2. Ola estou seguindo o seu blog estou na torcida por vc desde já Boa Sorte.
    que vc realize o seu sonho.

    bjsss eneide ( neide_eneida@hotmail.com)

    ResponderEliminar