quinta-feira, 27 de junho de 2013

5ª FIV/ICSI: Transferência


Hoje a bióloga ligou às 9.45 (como estamos de férias, ainda estávamos na cama).. o meu coração disparou logo porque vi que o número de telefone vinha da MAC e tive muito receio do que ia ouvir. Ela disse que os 3 embriões estavam com muito má qualidade e que precisavam de ir já para o útero, por isso havia uma decisão a fazer da nossa parte: esperar por amanhã para ver se melhoravam ou transferir já.  Claro que pedi para transferir já. E assim se agendou a transferência dentro de meia hora, para as 10.15. Levantámos-nos num instante e fomos para a MAC. Comecei logo a beber imensa água para encher a bexiga até lá - bebi 1 litro em menos de meia hora e quando lá cheguei ainda não tinha vontade de ir ao wc, mas avisei a quantidade que bebi e que não sabia se a água já estaria a chegar à bexiga.

Chegámos à MAC e estava tudo muito calmo. Muita gente tinha feito greve (hoje é dia de greve geral) e por isso não havia marcações para hoje (um dos motivos para terem inicialmente agendado a transferência dos embriões para amanhã).

Chegámos à FIV e não havia recepcionista, nem ninguém no corredor. Tivémos de ir à procura de quem lá estivesse para dizer que nos chamaram para a transferência. E assim se reuniu a equipa num instante: a bióloga, a Dra Sofia e a outra médica (ou estagiária, ainda não percebi bem se já é médica, porque ela é muito novinha, parece uma estagiária da Anatomia de Grey, a Dr. April Kepner - Sarah Drew). Elas foram todas muito simpáticas e prestáveis, eficientes. Gostei muito da equipa.

Dr. April Kepner, Grey's Anatomy, papel interpretado por Sarah Drew

A bióloga falou connosco a dizer que quando ligaram só tinham classificado 1 embrião com 40% de fragmentação e que quanto aos outros 2, tinha muitas dúvidas se seriam embriões ou não. Mas entretanto, ela já tinha ido ver novamente e temos 2 embriões com 40% de fragmentação e um 3º muito duvidoso (acima de 50%). Ela não podia decidir se seriam transferidos 2 ou 3, porque isso é decisão da médica, mas que só costumam transferir 3 quando a mulher tem acima de 37 anos.
Fui logo para o balneário preparar-me, despir da cintura para baixo, vestir a bata, pôr a touca na cabeça e pôr os "pezinhos". Depois fui logo para a sala de transferência e a Dra Sofia apareceu a dizer que tinha decidido transferir os 3, por causa do 3º ser tão mauzinho e que valia a pena correr o risco (o risco é sair uma gravidez de trigémeos).
A Dra Sofia estava muito simpática mais uma vez, com sorrisos, a desejar boa sorte, a dar conselhos, gosto muito dela assim com esta atitude.
Talvez tenhamos tido o azar da nossa primeira consulta com ela há 1 ano atrás, ela estar nessa altura com algum problema que se reflectisse na sua personalidade e esta seja a sua faceta simpática e bastante humana que tenho tido a sorte de encontrar.
E assim a Dra Sofia fez a transferência, a bióloga (Dra Catarina) foi buscar os embriões e a "Dra April" esteve a ajudar com o ecógrafo, colocar o gel na barriga. Tudo 5*.
Posso fazer vida normal, ir à praia (a temperatura da praia não influencia negativamente) e no mar molhar só até aos joelhos (para que a progesterona não saia para o mar, pela mesma razão pela qual não se devem fazer banhos de imersão) e agora resta fazer as análises (beta) dia 9.


Já estou PUPO (Pregnant Until Proven Otherwise - Grávida até prova em contrário), que é como dizem nos fóruns americanos, para designar este estado entre a transferência dos embriões e o beta hCG.

28 comentários:

  1. Boa tarde,

    Estou a torcer positivamente por ti e que esta seja de vez. Beijnhos.

    ResponderEliminar
  2. Deus te abenções esse positivo de 9 estarei a qui na torcida.
    bjsss eneide

    ResponderEliminar
  3. Desejo do fundo do coração que esta seja a vossa vez . E sendo assim, parabéns! Eu acredito que esta vez é que é. Boas férias :-) Abraço,C.
    www.olharesazuis.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Acho que comecei o meu tratamento a 2 semanas injecções....
    Todos os dias venho aqui ler o para saber o seu resultado, fique muito curiosa e torço para que seja positivo.
    No dia 12.07.2013 vou saber o meu tbm espero que seja desta vez. Boa Sorte para nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaa!
      Depois vem cá contar se deu certo :D Torço muito para que sim!
      Bjs!

      Eliminar
  5. LINDA! Um beijão gigante! Estamos torcendo cá em casa!
    Beijinhossssss

    ResponderEliminar
  6. Torcendo muito pra que de POSITIVO, já deu...
    Beijos e fica bem !!!

    ResponderEliminar
  7. Deus te abençoe!!! Orando por vc!
    Creia no milagre!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  8. Muita força e pensamento positivo! Torço por ti... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estou a torcer para que seja desta. Há tantos elementos desconhecidos nestas coisas que não vale a pena stressar com o que corre menos bem, os meus embriões tinham tão boa qualidade que transferimos apenas um e congelamos 2, no entanto não houve gravidez. *Pensamento positivo*
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Desejo que dia 9 seja um dos melhores dias da vossa vida :)
    Tudo, mas tudo de bom para esse lado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Espero que corra tudo bem e que consigas o teu positivo!

    Também queria inscrever na MAC, como fizeste? Se não te importares manda e-mail: lutaparasermae@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Miga, tou a torcer por ti :) Vai tudo correr bem, eu sei!!!
    Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou ansiosa pelo dia, para fazer a análise... vamos ver se com tanta energia positiva, resulta :)
      Obrigada!
      Bjs!!

      Eliminar