sexta-feira, 3 de outubro de 2014

7ª FIV/ICSI: Hiperestimulação - Consulta de reavaliação

Tive ontem a consulta de reavaliação do meu estado de Hiperestimulação.
Desde 2ª feira passada que fiquei de baixa, por causa do meu estado hiperestimulado, sob a condição de seguir a terapeutica hiperproteica, de me pesar e medir o perímetro abdominal constantemente.

Assim tenho feito e vejo todos os dias o meu peso a baixar, assim como o meu perímetro abdominal. Para que tenham uma ideia, na 2ª feira estava com mais de 75Kg e com 100cm de perímetro abdominal. Hoje estou com 71,5Kg e como 93cm de perímetro abdominal. Desde ontem que estes 93 cm se mantiveram constantes, por isso acho que cheguei ao meu perímetro abdominal "normal", que não fazia ideia em quantos cms é que estava, visto que a única forma que usava para ver se estava mais gorda/magra na barriga era... ver como me apertavam as calças na barriga.
Quanto ao meu peso, era normal pesar-me semanalmente. e antes de iniciar este tratamento estava nos 69 / 70Kg.

Ontem segui a indicação médica para fazer análises quando chegasse à MAC - pelos vistos também era necessária análise à urina, a médica esqueceu-se de me dizer, mas isso tratou-se de se obter no wc do laboratório. Agora as análises são prescritas informaticamente e já não andamos com a prescrição das análises para trás e para a frente, por isso não temos a noção de que análises vamos lá fazer.

Cheguei ao laboratório de análises da MAC às 9h, já a pensar em deixar passar o tempo para que as senhoras que estão lá às 7.30 /8h à espera de fazer análises para os tratamentos, façam as dela. Foi chegar, tirar a senha, fui logo chamada ao guichet, porque não tinha ninguém à espera, fui fazer o xixi ao wc para o frasquinho, voltei à sala de espera e... abriu-se a porta interior do laboratório e chamaram-me para fazer a colheita de sangue. Em 5m fiquei logo despachada.
De seguida fui lá para cima para o PMA. No guichet informei que estava ali para a consulta de reavaliação da hiperestimulação, e que já tinha feito as análises mas só faltava o resultado. Estava preparada para esperar 1h pelo resultado das análises (foi o tempo que levou na 2ª feira passada) e depois fazer a consulta. Levei o tablet para poder ver uma série, mas azar dos azares, quando ia ligar o tablet vi que estava sem bateria. Pronto, tive de recorrer aos joguinhos do telemóvel para me entreter: o Candy Crush faz milagres no que toca ao entretenimento.

Jogo "Candy Crush"

Cerca das 10 e tal, a Dra Graça pediu para ir para o gabinete dela, informei-a de que me sentia melhor, que a barriga já não estava inchada como na 2ª feira, embora na véspera tenha tido uma dor de cabeça que culminou no vomitar do jantar. Disse-me que pode ter sido um caso esporádico que não esteja ligada à hiperestimulação. Mostrei-lhe o meu caderno com as anotações de peso/medida e ela confirmou que os valores estão a baixar bem, mas que devo continuar a fazer esta monitorização e se algum deles subir, para me dirigir à urgência e telefonar-lhe. Disse-me ainda que as minhas análises estão melhores, mas que iria manter-me nesta terapeutica e vou voltar à consulta de reavaliação na próxima 2ª feira.

Na consulta estava presente uma estagiária, à qual explicou o que é a Hiperestimulação, como acontece, e o que pode originar se não for monitorizada/tratada: ascites (o tal líquido abdominal que apresento), tromboembolias, embolia pulmonar e embolia cerebral em raros casos. A transferência dos embriões não foi permitida porque agrava a hiperestimulação. E eu a dizer que sim com a cabeça, para a estagiária, como se lhe dissesse "pois é.. é mesmo assim".

Sem comentários:

Enviar um comentário