segunda-feira, 1 de junho de 2015

18ª semana de gravidez: continuo com o mesmo peso!

Contando com o facto de que os gémeos vão nascer antes do termo da gravidez, pode-se dizer que já cheguei a meio da gravidez. E o meu aumento de peso até agora foi... zero! Ou bola, como agora se diz (benditos reality shows que actualizam o meu vocabulário, para poder entender o que dizem as gerações mais novas).

Como continuo a ir às consultas de nutrição, por causa dos diabetes gestacionais, tudo o que ingiro é muito bem controlado, há as quantidades permitidas, os alimentos permitidos e horas bem definidas para tudo o que como. Não posso ingerir nada com açúcar e a utilização de gordura na culinária é reduzida ao mínimo, tirando muito partido dos grelhadores anti-aderentes. Vegetais sempre a acompanhar a refeição (e os vegetais da sopa não contam), a fruta só é permitida 1h depois do almoço ou jantar, sempre acompanhada das 2 bolachas de água e sal, ou então é também permitida no lanche da manhã, se eu quiser.

Hoje fui a mais uma das consultas de nutrição, estou a ser muito bem vigiada com a alimentação e também com as consultas de alto risco, assim como com as ecografias frequentes de monitorização do desenvolvimento dos bebés. Eles são alta prioridade não só para mim, mas também para a equipa médica que me acompanha e isso faz-me sentir bem, mais tranquila com o decorrer da gravidez.

De acordo com o meu livro de grávida, o tal livro verde que todas as grávidas devem ter, onde é registado o peso e outros detalhes importantes ao longo da gravidez, é dito que o aumento de peso para as 18 semanas deveria ser de 3 Kg (para o caso de 1 bebé). Como no meu caso são 2, 2 placentas e tudo a duplicar, o normal seria ter um aumento de 6Kg para este tempo de gestação. Mas o meu peso continua igual e os bebés continuam a ter um desenvolvimento normal, o que quer dizer que ao fim ao cabo, estou a perder peso (só o meu peso), enquanto que os bebés e todas as coisas associadas que crescem dentro de mim, aumentam de peso.
A médica diz-me para não me preocupar, porque não estou magra, e desde que os bebés se continuem a desenvolver bem, não nos vamos preocupar com o não aumento de peso.

Vão ver que depois de recuperar da gravidez, ainda vou ficar mais magra que aquilo que estava, antes de engravidar. Pode ser que a amamentação ainda ajude mais. Era bom que assim fosse! Antes de engravidar estava 10 Kg acima do peso que seria o normal para a minha altura, o meu IMC ser normal, e não os conseguia perder. Muito provavelmente já os estou a perder, finalmente!

4 comentários:

  1. Estás a perder imenso peso, sim :) Com dois bebés saudáveis e a aumentar de peso como é suposto, está tudo a sair de ti o que é fantástico!!!
    Eu, graças à diabetes gestacional aumentei ao todo 6kg e a minha filha nasceu com 2kg e pouco. Quando cheguei a casa da maternidade já estava com menos peso do que quando engravidei. Com a amamentação se for como eu, vais sentir uma fome dos diabos, mas vai tudo com o leitinho ;) Vais ficar uma mamã super elegante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já me tinham dito que amamentar dá muita fome e emagrece!
      É desta que fico com corpinho de top model ahahahha
      Bjs!

      Eliminar
  2. Mora da historia: és uma cabrita ahahahahha agora vai ser gira e boa com 2 putos.. compra uma tshirt a dizer que és a tia :P

    ass: a gaija dos testes

    ResponderEliminar