terça-feira, 29 de setembro de 2015

35 semanas de gravidez: os soluços e comichão na barriga

Cada dia que passa é uma vitória para conseguirmos chegar ao objectivo de os gémeos nascerem com 37 semanas de gestação, para não serem prematuros e ficarem livres do risco de irem parar a uma incubadora. Se nascessem agora com 35 semanas, só iriam parar à incubadora se o índice da Escala de Apgar fosse baixo. Esta Escala de Apgar atribui uma pontuação entre 0 e 2 a cinco sinais objectivos (frequência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e cor) que são observados no 1º minuto e no 5º minuto após o nascimento. A pontuação máxima é 10 e qualquer valor perto de 10 é um bom valor.

O que tem marcado as 34 e 35 semanas de gravidez têm sido os soluços e as comichões na barriga. A primeira vez que senti soluços dos bebés foi precisamente depois de jantar, no dia 29 de Agosto. Tenho a data bem presente, não na memória, mas numa fotografia que tirámos depois de jantar nesse dia. Agora sinto diariamente os soluços dos dois bebés, em sítios diferentes, mas que dá perfeitamente para perceber quem está com soluços.

Gémeos falsos, com 2 placentas, como os meus.

As comichões na barriga começaram assim do nada. Sinto comichão durante o dia e durante a noite (até acordo com comichão) e evito coçar (se bem que só me apetecia pegar num esfregão da loiça e passar em toda a barriga). Primeiro estive atenta a sinais de pré-eclâmpsia (no hospital indicaram-me este como um dos sinais), mas não dei conta de outros sinais e por isso descartei a hipótese de ser uma pré-eclâmpsia e a única explicação que encontro para estas comichões é... o crescimento da barriga, que tem sido enorme nestas semanas. Tenho a barriga completamente esticadinha, o umbigo parece que nem existe, de tão esticado que está e por isso resta-me continuar a hidratar bem a pele com creme e beber água ao longo do dia. Amanhã tenho consulta, e lá pergunto o que é que isto poderá ser...

7 comentários:

  1. Sente as comições na barriga toda ou são mais localizadas?
    Estão quase a chegar, uma hora pequenina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      É mesmo na barriga toda!

      Eliminar
    2. Então diga mesmo à médica, pode não ser nada (esperemos claro) mas mais vale prevenir.

      Eliminar
  2. Esta tudo bem? Alguma novidade? Boa sorte!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo bem! A médica disse que a comichão é da barriga estar a esticar e para meter muito creme hidrante, para ajudar a passar. Se a comichão fosse nas mãos ou pés, aí já seria sinal de ir para a urgência (pré-eclâmpsia).
      Bjs!

      Eliminar
    2. Que boas noticias, Ha tanto tempo que vou seguindo e fico mesmo feliz de ver que tudo vai bem, boa sorte!!!

      Eliminar
  3. Está quase!!! Boa sorte!!! Beijinhos

    ResponderEliminar