quarta-feira, 14 de setembro de 2011

3ª semana: Blastogénese 7 - 12 dias

Bem, já passaram 8 dias depois da TEC, o que quer dizer que os embriões já têm cerca de 11 dias, se tudo estiver a correr bem, o que eu espero que sim.
Continuo sem sintomas, o peito dói como dantes e é só. Espero que isto seja bom sinal e que os meus meninos (ou meninas, ou menino, ou menina) se tenha agarrado com unhas e dentes ao útero. E agora aproveito para partilhar o meu pensamento nestes dias, ao estilo da revista Maria "Será que estou grávida?" ahahah.


Conhecendo melhor um pouco o que eventualmente está a acontecer com os embriões nesta altura, na 2ª semana de gestação pós-concepção que é o equivalente a uma 3ª semana desde a data do último período (que no caso desde 2 embriões, resultantes de FIV/ICS e TEC, foi em Maio)


0.1 - 0.2 mm é o tamanho do embrião, 7 - 12 dias pós-ovulação.
As células trofoblásticas penetram profundamente e destroem as células do revestimento uterino, criando os lagos venosos, estimulando o crescimento de novos capilares e iniciando a formação e desenvolvimento da placenta. A massa celular interna divide-se rapidamente formando um disco com duas camadas de células. A camada superior de células originará o embrião e a cavidade amniótica, enquanto a camada inferior originará a vesícula vitelina. Inicia-se então a formação da placenta.
Por volta do 13º dia a partir da fertilização a implantação estará completa e o embrião apresentará aspecto trilaminar.

6 comentários:

  1. É pá... respondendo ao estilo psicologo da maria:

    o melhor é esperar por dia 19 para fazer um BETA :P

    Good luck :)

    ResponderEliminar
  2. 4 diassss!!! :D
    Já só falta um bocadinho assimmm!! :D :D

    Obrigada pelo post! Sempre se vai aprendendo um pouco nestes dias! ;)

    Beijinhosssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Ontem fartei-me de aprender coisas de embriologia LOL

    Achei este site
    http://www.babycenter.com/
    que explica tudo semana a semana desde a 2ª semana de gestação (momento da fecundação), que foi onde fui achar aquela 1ª imagem gira ;)
    Vejam o site que está porreiríssimo :D

    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  4. AMANHÃ é o DIA!!! :D :D :D

    Criei um post no forum a enviar-te BOA vibrações e energias para amanhã!!! :D :D

    Que seja um dos dias mais felizes da tua vida e os teus sonhos finalmente se concretizem!!!

    Beijinhosssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Alexandraaaaaaa!!! :D
    Eu estou ansiosa pelo dia de amanhã!

    Beijocas e obrigadaaa
    Ana

    ResponderEliminar