sábado, 24 de setembro de 2011

O papel da Alimentação na Fertilidade


Andava eu a pesquisar sobre que alimentos deveríamos ingerir, que pudessem estimular a fertilidade naturalmente, quando encontrei um capítulo de um livro, chamado Fertilidade Natural, de Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi e Dra. Daniella Spilborghs Castellotti. Vários capítulos estão disponíveis online para consulta, aqui :)
Neste livro é dito que...

Tal como noutras funções vitais do nosso corpo, a reprodução é, em parte, dependente das próprias vitaminas, minerais e outros nutrientes. Por exemplo, o zinco é a única substância encontrada em grande quantidade no esperma. Cientistas descobriram uma forte ligação entre a vitamina B6 e o equilíbrio entre o estrógeno e a progesterona, essenciais para que as mulheres possam engravidar.
O efeito da alimentação na fertilidade está cada vez mais claro, visto que os alimentos, com o uso de pesticidas e herbicidas na agricultura moderna, têm contribuído em grande parte para a Infertilidade e particularmente na queda na contagem de espermatozóides.

Alimentos e bebidas são realmente muito importantes para quem está tentando conceber. Pode ser difícil, mas a melhora dos hábitos alimentares é necessária e deverá estar sob controle. Muitos casais conceberam com sucesso depois de prestarem mais atenção às suas dietas, eliminarem alguns alimentos e os substituírem por outros melhores. Uma óptima dieta consiste na ingestão de alimentos naturais, dando prioridade a grãos integrais (arroz integral, pães integrais, etc.), vegetais, frutas cruas e nozes.

Vitamina B6
A vitamina B6 tem ajudado muitas mulheres a ficarem grávidas. A sua deficiência pode causar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne pré-menstrual e depressão. Tanto as mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual como as que tomam pílulas anticoncepcionais
têm baixos níveis de vitamina B6 nos seus organismos.
Uma dieta com alimentos ricos em vitamina B6 devolve o equilíbrio entre as hormonas e promove o retorno da fertilidade.
Alimentos ricos em vitamina B6: Carnes de aves, peixes, rim, fígado, ovos, grãos de soja, aveia, produtos com trigo integral, amendoim e nozes.

Vitamina E
Estudos têm mostrado que a vitamina E pode melhorar a mobilidade dos espermatozóides.
O uso da vitamina E pode ser indicado também para prevenir o aborto, desenvolvendo uma parede do útero mais forte e uma placenta mais saudável.
Experimentalmente, mulheres que já tinham abortado uma ou mais vezes foram submetidas a um tratamento à base de vitamina E, e uma grande parte delas conseguiu ter bebés saudáveis.
Alimentos ricos em Vitamina E: é recomendado que o casal pare de ingerir alimentos industrializados e refinados, e inicie uma dieta rica em alimentos crus, como sumos de frutas e vegetais. Beber em torno de 4,0 litros de água pura por dia e uma colher de chá de óleo de gérmen de trigo, três vezes ao dia, são também óptimas alternativas de fontes de vitamina E.
Os alimentos recomendados são o gérmen de trigo, grãos integrais e noz crua.

Zinco
Diversos estudos têm mostrado que o zinco possui papel importante no desenvolvimento de esperma saudável. Os espermatozóides têm uma grande concentração deste mineral como nenhuma outra célula do corpo possui. O zinco também aumenta a fertilidade feminina, especialmente quando combinado com vitamina B6.
Além disso, uma adição do mineral zinco na dieta de homens inférteis mostrou um aumento na contagem e na mobilidade dos espermatozóides.
Alimentos ricos em Zinco: as melhores fontes são as ostras, carne bovina, fígado de galinha, carne de peru escura, feijões, gérmen de trigo e leveduras.

Vitamina C
Estudos com suplementos de vitamina C em homens inférteis mostraram melhora significativa em dois aspectos: concentração (número de espermatozóides) e mobilidade.
Espermatozóides aglutinados são responsáveis por parte dos casos de Infertilidade Masculina. Estudos realizados indicam que, ao aumentar-se a quantidade de vitamina C da dieta, foi evidenciado um efeito benéfico na produção normal de espermatozóides.
A vitamina C também parece actuar na função ovariana e desenvolvimento dos óvulos.
Como a vitamina C também tem a propriedade de proteger o corpo contra muitas substâncias tóxicas por ser um antioxidante, ela protege o sistema reprodutivo de homens e mulheres expostos a agentes nocivos.
Alimentos ricos em vitamina C: é encontrada principalmente em frutas cítricas como a laranja, limão, goiaba, kiwi, acerola, morango, tomate e folhosos, como brócolos, couve-flor e pimentão.

Bioflavonóides
Bioflavonóides são substâncias parecidas com vitaminas, encontradas na parte clara de frutos com casca, nos brócolos, na batata, no repolho e no pimentão verde. Esses nutrientes encontram-se envolvidos na formação de veias sanguíneas saudáveis, importante para preparar o útero para implantação do embrião. Por tonificar e aumentar a resistência das paredes dos vasos capilares, os bioflavonóides fortalecem a mulher contra o aborto.

Vitamina A
A deficiência de vitamina A pode levar à degeneração e queda do número de espermatozóides.
Como é armazenada no fígado, doses elevadas de vitamina A podem ser tóxicas. Por causa disso, a melhor maneira para ingerir a vitamina é consumir alimentos com o seu precursor: beta-caroteno.
Alimentos ricos em beta-caroteno: cenoura, mamão, abóbora, batata-doce, espargos, ervilhas, brócolos, espinafres e couve-flor. Outra excelente fonte é o óleo de fígado de bacalhau.

Selénio
A maior parte do selénio encontrado no corpo dos homens está no sémen. Foi observada Infertilidade em animais com deficiência de selénio. Este mineral é tão importante quanto o zinco para a produção de esperma saudável.
Alimentos ricos em selénio: grãos integrais e ovos são as melhores fontes.

INFLUÊNCIA DO PESO CORPORAL
Mulheres que estão acima do peso costumam ter ciclos menstruais irregulares, menstruação em pouca quantidade ou inexistente, além das falhas da ovulação. Tratamentos convencionais não são sempre bem sucedidos, devido ao fato do peso excessivo poder estar relacionado com a Síndrome dos Ovários Policísticos, dificultando a gravidez.
Por outro lado, mulheres abaixo do peso também têm menstruação irregular e ovulação inadequada, impossibilitando a gravidez. Nesses casos, recomenda-se um suplemento multivitamínico.
É interessante notar que mulheres que têm anorexia ou são vegetarianas apresentam deficiência de zinco, mineral essencial para a função reprodutiva.

Dicas para uma Dieta Saudável

  • Reduzir a ingestão de açúcar e carboidratos refinados, como doces, biscoitos, bolos, chocolates, geleias, sorvetes e bebidas doces. São alimentos pobres em vitaminas e minerais.
  • Reduzir a ingestão de gordura animal.
  • Aumentar a quantidade de frutas e vegetais – cinco generosas porções por dia são consideradas desejáveis.
  • É muito importante ingerir uma razoável quantidade de fibras, incluindo grãos, frutas vegetais e cereais integrais.
  • Diminuir a quantidade de bebidas alcoólicas.
  • Manter um peso corpóreo adequado.
  • Beber água todos os dias.


Finalmente, vitaminas e minerais não são “drogas” milagrosas, e sim substâncias alimentares necessárias para o funcionamento normal do corpo humano. O seu efeito prático pode demorar um pouco para reequilibrar o organismo, mas cedo ou tarde isso acontecerá.
Alimentação correcta e o uso de suplementos colaboram, juntos, no tratamento de fertilidade, trazendo resultados expressivos.

Como é muito difícil conseguir uma mudança dos hábitos alimentares, principalmente se as refeições forem tomadas fora de casa, fique sabendo que existe um suplemento alimentar que estas vitaminas e minerais aqui explicados: Spermox.

Descrição do Spermox:
Spermox é um suplemento alimentar constituído por um complexo vitamínico e mineral rico em nutrientes críticos para a qualidade e a elevada capacidade de fecundação do esperma, tendo sido desenvolvido para proporcionar uma melhoria da probabilidade de obter uma gravidez no contexto da infertilidade conjugal. Ingredientes como a vitamina C, E, B9, B6, B12, licopeno, zinco, selénio, entre outros, permitem uma melhoria na qualidade do esperma. Apresenta-se sob a forma de saquetas em pó.

4 comentários:

  1. Muito interessante! Obrigada!

    Já tinha ouvido falar do Spermox. Agora já sei o que é! ;)
    Sei que é carote, mas tv valha a pena o investimento, tendo em conta o preço de uma FIV ou ICSI!!! :? :? E n ter q voltar a fazer estimulação? Isso é q era...... :((

    Se falares disso ao médico na 3ª depois diz-me o que ele te disse! ;)

    Beijinhossssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. é pá... come tudo e mais alguma coisa até o homem :)

    ResponderEliminar
  3. LOOOL

    Alexandra, depois conto o que o médico disse ;)

    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Jô, LOllllllL!!!! Gostei!! eheheh!

    Beijosssssssss

    ResponderEliminar