quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Valores normais do espermograma

Não fiquei nada satisfeita por saber da falência de espermatozóides que aí se avizinha e de que os meus óvulos não têm grande qualidade, devido ao SOP, originando fragmentações nos óvulos fecundados in vitro. E pior ainda, saber que nada podemos fazer para melhorar este cenário (para além de congelar sémen). Ambos tomamos vitaminas (a vitamina E tão importante neste processo), antioxidades e tudo o mais para tentarmos melhorar a qualidade.


Tive curiosidade em saber quais são os valores normais de um espermograma e achei a página com a informação ideal em bebeproveta.net e no Instituto de Andrologia e Medicina Reprodutiva

Análise Microscópica

Volume

O volume considerado normal é acima de 1,5 ml. Não existe um valor máximo para o volume do sémen.
Valores abaixo de 1,5 ml podem representar factores obstrutivos, como agenesia de deferentes, agenesia de vesículas seminais, fibrose cística, obstrução pós-cirurgias de próstata (RTU) e obstruções pós-infecções. Podem também mostrar ejaculação retrógrada (para a bexiga) em casos de pacientes com Diabetes, lesão medular ou doenças neurológicas (esclerose múltipla, entre outras). Podem também denotar problemas na colecta, como perda de conteúdo, assim como distúrbios hormonais (deficiência de androgénios).
Volume abaixo de 1,5 ml é denominado "hipoespermia".

Concentração

O valor normal é acima de 15 milhões por ml de sémen.
Valores inferiores a 15 milhões denotam falhas na produção de espermatozóides.
Nomenclatura:
- Normozoospermia: concentração normal
- Oligozoospermia: quando a concentração está abaixo dos valores normais
- Polizoospermia: quando a concentração é muito acima dos valores normais
- Azoospermia: nenhum espermatozóide no ejaculado.


Motilidade

Somente um espermatozóide móvel é capaz de penetrar no muco cervical, migrar pelo sistema reprodutor feminino, penetrar o óvulo e conseguir a fertilização.

Divide-se em 3:
MP (ou PR) - motilidade progressiva;
NP - motilidade não-progressiva;
IM - imóveis.

A soma de MP + NP, ou seja, a Motilidade Total, deve ser superior a 40%.
De maneira análoga, a Motilidade Progressiva (MP ou PR) deve ser superior a 32%.
O varicocelo pode causar uma alteração de motilidade. Além dela, podemos encontrar alterações nestes parâmetros em pacientes tabagistas, obesos, usuários de alguns tipos de medicamentos ou drogas ou com alterações genéticas.

Valores normais para...
Formas rápidas: 60% a 80% de formas móveis na 1ª hora
Formas lentas: 40% a 50% de formas móveis na 6 ª hora
Formas imóveis: 10 a 15% de formas móveis na 24ª hora

Classificação por tipos:
Tipo A - espermatozóides móveis com progressão rápida;
Tipo B - espermatozóides móveis com progressão lenta;
Tipo C - espermatozóides móveis porém sem progressão;
Tipo D - espermatozóides imóveis.
Motilidade progressiva abaixo de 32% é denominada "astenozoospermia".

Vitalidade

O valor normal de vitalidade é acima de 58% de espermatozóides vivos.
Deve ser realizada em todos os exames, mas em especial naqueles casos em que a motilidade progressiva (MP) é menor do que 40%.
Valores menores que 58% indicam problemas na produção de espermatozóides ou no seu transporte.
É importante correlacionar a motilidade com a vitalidade, pois estes critérios estão intimamente relacionados; espermatozóides vivos, porém com baixa motilidade indicam problemas em seu flagelo; espermatozóides mortos e, logicamente imóveis, indicam problemas no epidídimo.
Vitalidade menor que 58% é denominada "necrozoospermia".

Morfologia

A morfologia significa o formato do espermatozóide, e é um parâmetro sensível da qualidade do espermatozóide. São avaliadas: cabeça, pescoço, peça intermediária e cauda.
É importante não confundir alterações da morfologia do sémen com risco de mal-formações nos filhos, pois não existem estudos comprovando esta relação de maneira directa.




Critérios de classificação:
Morfologia espermática pelo critério da O.M.S. : o espermatozóide humano é classificado usando-se microscópio óptico, após coloração especial. Neste sistema os espermatozóides são classificados como normais (ovais), amorfos, bicéfalos, megalocéfalos, afilados, defeitos de peça intermediária, defeitos de cauda, etc. É um sistema que aceita pequenas irregularidades no espermatozóide. É um critério mais relaxado, mas não menos importante. Pode ajudar a identificar defeitos na espermatogênese, típicos de algumas doenças.
Valor normal para formas normais: igual ou superior a 30%.
Se tiver um valor superior a 70% de formas atípicas, a gravidez natural será mais difícil de conseguir, visto que a forma do espermatozóide não é a correcta para que este consiga entrar no óvulo.

Morfologia espermática pelo critério estrito de Kruger: critério rigoroso de classificação, onde são contados 200 espermatozóides e aqueles potencialmente normais são medidos com uma régua (micrômetro). Diversas medidas são realizadas em cada espermatozóide, que é classificado como normal (oval) ou anormal. Talvez seja o parâmetro mais importante de toda a análise seminal, e correlaciona-se com diversos testes de função espermática. É considerado normal quando a cabeça tem comprimento de 5 - 6µm. e espessura de 2,5 - 3,5µm, configuração oval, lisa, regular e com região acrossômica entre 40 - 70% da área da cabeça do espermatozóide. As cabeças fora do padrão são consideradas anormais. Não deve haver nenhum defeito no pescoço, peça intermediária ou cauda.
Valor normal para formas normais: 14%.
Entre 5-13%: poderão ser realizados testes de função espermática, avaliados caso a caso.
Abaixo de 4%: correlaciona-se com pior prognóstico, sendo diagnosticado com "teratozoospermia"
No entanto, valores iguais ou menores do que 3%, denotam morfologia crítica e as chances de uma gravidez natural são praticamente nulas, já que o formato dos espermatozóides é tão alterado que eles não conseguem fertilizar o óvulo por não penetrar na zona pelúcida (camada de células que envolvem o óvulo). Nestes casos o tratamento de escolha é a fertilização in vitro (FIV) pela técnica de ICSI.

Células redondas

O sémen também apresenta outros elementos celulares sem ser os espermatozóides: espermatócitos e espermátides (células precursoras dos espermatozóides), leucócitos (células de defesa, os chamados glóbulos brancos), eritrócitos (hemácias, também chamados de glóbulos vermelhor), células epiteliais, bactérias, fungos, trichomonas, entre outros.
É importante diferenciar as células de defesa das células precursoras dos espermatozóides. Isto porque a presença de mais de 1 milhão de células de defesa por ml de sêmen ejaculado ou mais de 5 milhões no total ejaculado indica um processo infeccioso, devendo ser tratado.
O elevado número de células de defesa no ejaculado leva a uma diminuição da motilidade espermática e uma alteração na estrutura e função do espermatozóide, dificultando o processo de fertilização.
Valores normais para...
Leucócitos: Ausente
Eritrócitos: Ausente

Teste de Penetração Espermática

Este teste mede a capacidade dos espermatozóides conseguirem penetrar no muco cervical, ou em qualquer outro muco de susbstituição semelhante. Neste teste a clara de ovo é utilizada como substituto de muco cervical, para se poder verificar a capacidade de penetração.
O teste é considerado normal quando o espermatozóide atingiu ou ultrapassou o valor de 30 mm.

Análise Macroscópica


Liquefação

O sémen normal se liquefaz em 60 minutos em temperatura ambiente, embora isso normalmente ocorra em 15 minutos. Em alguns casos a liquefação completa não ocorre em 60 minutos e isto pode indicar uma disfunção da próstata.
Valor normal para liquefacção é de 5 a 30 minutos

Aparência / cor

A amostra seminal deve ser imediatamente analisada após liquefação. Uma amostra normal tem uma aparência homogênea e uma cor cinza opalescente. Pode parecer menos opaca se a concentração seminal for muito baixa ou se houver ausência de espermatozóides; avermelhada pode indicar sangue no sêmen, câncer de próstata ou prostatite; amarelada sugere infecção. Alterações podem ocorrer com grandes períodos de abstinência.

Volume

O volume do ejaculado normal é de 2,0 a 5,0 ml.
Acima de 5,0 ml - é suspeito de infecção aguda nas glândulas anexas, grandes períodos de abstinência ou uso de antibióticos.
Inferior a 1,5 ml - é sugestivo de processo inflamatório crônico, ejaculação retrógrada, anormalidades de glândulas sexuais acessórias, obstrução de ducto ejaculatório ou agenesia, hipoplasia de vesículas seminais, mas também pode ser ocasionado por erro de coleta.

Viscosidade

A viscosidade ou consistência da amostra liquefeita será classificada como normal quando gotas são formadas. No caso de viscosidade anormal verifica-se no processo de gotejamento a formação de um filamento de mais de 2 cm. O aumento da consistência pode estar relacionado com disfunção prostática por inflamação crônica ou com disfunção de vesículas seminais. A consistência anormal também pode intervir na avaliação de várias características do sêmen, tais como motilidade, concentração ou determinação de anticorpos antiespermatozóides.

pH

O pH do sémen mede a sua "acidez". O pH é determinado pelas secreções da próstata (ácida) e vesícula seminal (básica).
Normalmente o sémen é básico, ou seja, apresenta pH maior do que 7,0 (de 7,2 a 7,8).
Isso é muito importante quando ocorre a deposição do sémen no fundo da vagina, durante uma relação sexual.
O pH da vagina é muito ácido (ao redor de 4,0) e ao encontrar este ambiente hostil, o sémen básico "neutraliza" a acidez da vagina, mantendo os espermatozóides vivos.
pH superior a 7,8 - as amostras devem ser avaliadas quanto à presença de infecção ou prostatite.
pH menor que 7,2 - pode-se suspeitar de agenesia ou oclusão das vesículas seminais e obstrução de ducto ejaculatório.

Outros sites com informações:
SEMEAR
Reprodução Humana
Humberto Abrão

NOTA IMPORTANTE:
Por favor não coloquem espermogramas para analisar, porque o objectivo deste artigo é ajudar-vos a comparar os vossos valores com os valores considerados normais.
Toda e qualquer dúvida deverá ser colocada ao vosso médico.

235 comentários:

  1. Gostei bastante do seu blog, sou Angolana e também tenho sop...Muita força e fé em Deus!Já estou a seguir o teu blog e estarei sempre por aqui para saber das novidades todas.bjx de África.

    ResponderEliminar
  2. Que post interessantee!!!

    amanhã já vou olhar pros espermogramas do marido e comparar melhor alguns dos valores q n me recordo agora! :)

    Beijinhos e nada de desanimar!!!

    ResponderEliminar
  3. Depois também achei outra página interessante que indica a diferença entre os nomes blah blah blah..spermia. Nunca consigo dizer os nomes.
    A ver se também escrevo um artigo sobre isso (já que tenho tempo de sobra durante esta baixa, né?)

    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Olá Katyla!
    Obrigada pela visita!
    Espero que corra tudo bem por aí e que tenhas muito mais sorte que aquela que eu tenho tido.

    Tudo de bom!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Sim, tempo não te falta! ;)

    Ah! e a propósito de baixa, falei com o médico sobre o descanso pós punção e ele disse-me: "sim, vai precisar de tirar uma semanita!"

    Fiquei sem perceber porquê 7 dias e não os 12 que te passou a ti. Mas como ainda falta muito, decidi que na altura logo vejo isso!

    Neste momento só desejo q comece tudo e que possa fazer o ttt completo e com poucas dores... Da ultima vez foi muito chato e isso n me anda a deixar nada relaxada... :(

    Pode ser q depois custe mesmo menos e perante esta expectativa negativa, a coisa se faça melhor! ;)

    Beijinhossssssssssss

    ResponderEliminar
  6. Se calhar a diferença entre ser 7 ou 12 dias depende do estado em que ficares, quando fizeres a punção. Ele deve avaliar na altura.

    Não penses nas dores, pensa no resultado bom que pode aí vir ;)

    Beijocas!!

    ResponderEliminar
  7. Olá. É possível dizer se o o meu espermograma está normal? Será que posso engravidar minha esposa sem tratamento?

    Análise Física
    Volume.................: 3,0 mL
    Cor.....: BRANCO - OPACO
    Aspecto.............: HOMOGÊNEO
    Viscosidade................: 1,5 cm
    Tempo de Liquefação................: NORMAL
    pH...........................: 8,0
    Total de Espermatozóides: 88.000.000/mm³
    Prova de Vitalidade...................: 40%
    Prova de Motilidade:
    Grupo A: 5%
    Grupo B: 15%
    Grupo C: 20%
    Grupo D: 60%

    Análise Morfológica
    Normais......................: 93%
    Fusiformes.................: 4%
    Ectasiais.....................: 3%
    Células geminativas... : RARAS
    Total de Leucócitos................: 142.000/mm³
    Neutrófilos.............: 100%

    Estou preocupado por demais. Me ajudem! Posso ser pai ?

    ResponderEliminar
  8. Ola boa tarde.
    Meu marido fez o espermograma e deu assim

    PH.........8,5
    Volume......1,5
    Viscosidade.....normal
    Numero de espermatozoide.................0,01milhoes/ml
    espermatozoides.........20milhoes
    Formas imoveis..................100%
    Formas moveis.............0%
    Forma progressiva........0%
    Forma nao progressiva........superior a 50%

    Gente tem mas coisas escrutas mas nao me lembro mto bem...
    me ajudem oq quer dizer????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kauana!
      O seu marido tem os espermatozóides todos imóveis... para conseguir uma gravidez natural, os espermatozóides deveriam mexer-se. Para além disso tem poucos. Talvez a causa seja algum varicocelo, que é operável. Senão, só com uma FIV/ICSI é que conseguirá... fale com o seu médico.
      Boa sorte!
      Bjs

      Eliminar
  9. Oie Gostaria de ajuda com o resultado do exame do meu esposo
    Gostaria de saber se esta tudo normal para termos o nosso bebe

    ASPECTO GERAIS VALORES DE REFERÊNCIA
    Volume...............: 1.6 mL
    Cor..................: BRANCO OPALESCENTE
    Contagem/mL..........: 92.00 milh/mL Acima de 20 milh/mL
    Contagem/ejaculação..: 147.20 milh/vol
    Abstinência sexual...: 3 dias
    Viscosidade..........: NORMAL
    EXAME QUÍMICO
    Dosagem de frutose...: 2.7 mg/mL 1.0 a 3.5
    pH...................: 8.0 7.0 a 8.5
    ELEMENTOS AGREGADOS
    Leucócitos...........: 240 /mm3 Até 1.000/mm3
    Hemácias.............: 160 /mm3 Até 1.000/mm3
    Células Pavimentosas.: 0 - 1 P/campo
    Células Redondas.....: 1 - 2 P/campo
    VITALIDADE
    1 hora..............: 85 %
    2 horas.............: 80 %
    4 horas.............: 75 %
    6 horas.............: 70 %
    CITOMORFOLOGIA
    Normais..............: 79 %
    Macros...............: 8 % Coloração
    Micros...............: 3 %
    Amorfos..............: 3 % Segundo
    Acefalos.............: 1 %
    Bicefalos............: 1 % Leishman
    Bicaudais............: 1 %
    Imaturos.............: 3 %
    Taperings............: 1 %
    ATIVIDADE
    Tipo IV..............: 35 % Movimento Direcional
    Progressivo e Vibrante
    Tipo III.............: 40 % Movimento Direcional
    Progressivo e Rápido
    Tipo II..............: 5 % Movimento Direcional
    Progressivo porém Lento
    Tipo I...............: 5 % Movimento não Direcional
    Oscilante ou Circular
    Imóveis..............: 15 %

    Estamos ansiosos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me um espermograma com valores muito bons :) Grande quantidade, grande percentagem de normais e grande percentagem de mobilidade de espermatozóides. Tudo bom :)
      Bjs!

      Eliminar
    2. Olá! Posso perguntar onde foi feito este espermograma tão bem detalhado? Obrigada. :)

      Eliminar
  10. Muito obrigada pela ajuda nos deixou bem aliviados
    Abraços...

    ResponderEliminar
  11. Por favor analise este espermograma, pois estou ansiosa para levar ao médico, mais ainda falta uma semana e estamos anciosos:

    Total Concentração: 79,9 Milhões
    Móveis: 69,0 %
    Progressivos: 56,0%

    Volume: 4,1
    Ph: 7,5
    Odor: Típico
    Coagulação Inicial: Presente
    Viscosidade: Normal
    Cor: Branco opalescente

    DISTRIBUIÇÃO DAS VELOCIDADES:

    Rápidos A : 62%
    Médios B : 7%
    Lentos C : 16%
    Estáticos D : 15%

    Total A+B: 69%

    ANÁLISE MORFOLOGICA:

    Oval: 25%
    Amorfo: 65%
    Imaturo: 2%
    Cauda: 3%
    Peca intermediária: 5% ______ 100%

    Média de 5 piócitos por campo (400x)
    Presença de hemácias (400x)
    Abstinência Sexual de 3 dias.


    CONCLUSÃO:

    (A) Adequado ( I ) Inadequado (L) Limítrofe - Intermediário

    Contagem : (A)
    % de móveis: (A)
    Progressivos: (A)
    Linearidade: (A)
    Amplitude Lateral: (A)
    Elongação: (A)
    Morfologia: (A)

    Desde já agradecemos a atenção !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Noeme!
      Parece um espermograma com valor muito bons :)
      Bjs e boa sorte!

      Eliminar
    2. Ah que bom ! Muito obrigada e vamos qie vamos ! ;)

      Eliminar
  12. oque quer dizer quando num espermograma a liquefação ocorre em 11 minutos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquando da ejaculação, o esperma tem um aspecto gelatinoso e ao longo do tempo vai ficando líquido. No caso do seu espemograma, 11 minutos é o tempo que demora até o esperma ficar líquido. Abaixo de 30 minutos é um valor Normal.

      Eliminar
  13. Por favor me explique essa parte da motilidade???

    ESPERMOGRAMA
    Caracteres Físicos
    Valores normais
    Volume ejaculado : 3,5 ml 2,0 a 5,0 ml
    Aspecto : Amarelo leitoso Branco opalescente
    Viscosidade : Filamentoso Cai em gotas
    PH : 7,5 De 7,3 a 8,3
    Liquefação : 49 minutos De 5 a 30 min.
    Contagem de elementos Valores normais
    Nº Espermatozóides por ml: 121.600.000/ml 32.000.000 a 240.000.000/ml
    Nº Espermatozóides total : 425.600.000/ml
    Leucócitos : Numerosos Ausentes
    Hemácias : Raras Ausentes

    Análise de Motilidade
    1ª hora 6ª hora 24ª hora Valores normais
    Formas rápidas : 100% 100% 00% 60 a 80 % de Móveis na 1ª hora
    Formas lentas : 00% 00% 05% 40 a 50 % de Móveis na 6ª hora
    Formas imóveis : 00% 00% 95% 10 a 15 % de Móveis na 24ªhora

    Análise de Morfologia
    Ovais normais: 30% Fusiformes : 15%
    Macrocefalos : 15% Ectasias : 05%
    Microcefalos : 10% Amorfos : 10%
    Bicefalos : 05% Espermatócitos: 0%
    Bicaudais : 10% Espermatides : 00%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Na análise da Motilidade vê-se assim, os valores normais são de 60 a 80% na 1ª hora, e você tem 100% móveis, ou seja, são todos rápidos ao fim de 1 hora.
      Na 6ª hora, os valores normais são de 40 a 50% móveis e você tem 0% móveis, se a transcrição estiver certa, mas julgo que na verdade deverá ser o valor de 5% de mobilidade, para ser coerente com a linha seguinte. Ou seja, só 5% dos espermatozóides são lentos, quando deveria ter um valor na ordem dos 40 a 50%.
      Na 24ª hora (ao fim de 1 dia) o normal seria ter 10 a 15% móveis, e você tem 95% imóveis, ou seja, tem 5% móveis, que ainda se mexem.
      Boa sorte!

      Eliminar
  14. Oi Boa Tarde!
    Gostaria de ajuda com o resultado do exame do meu esposo, pois não entendo.
    Gostaria de saber se esta tudo normal para termos o nosso neném.

    ESPERMOGRAMA
    Caracteristicas Gerais

    Volume: 2,0 ml
    Aspecto : Homogêneo
    Cor: Branco Opaco
    Odor:Proprio
    Viscosidade :Normal
    Liquefação :24 min.
    PH : 8,0

    VITALIDADE
    Imediata 41%
    Após 3 Horas 36%

    Exame morfologico
    Espermatozoides normais 53%
    Espermatozoides anormais 47%

    Motilidade: Lenta

    Contagem
    Nº Espermatozóides: 21Milhões

    SEDMENTOSCOPIA´
    Cel. Espermatogenese: Presente
    Leucócitos : Moderados
    Hemácias : Raras
    Leveduras: Ausente
    Trichomonas: Ausente

    Conclusão: NORMOZOOSPERMIA

    Estou Anciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      NORMOZOOSPERMIA significa que é um espermograma normal ;)
      Tudo de bom para vocês!
      Bjs!

      Eliminar
    2. Obrigada! Então agora e só esperar a vontade de DEUS.

      Eliminar
  15. Quero saber o q significa espermatozoides com morfologia kruger de 4,0% srndo q no exame diz q o valor normal é superior a 4,0% e o do meu marido deu 4.0% no limite, alguem sabe mee explicar isso? Sendo q o restante do espermograma deu tudo normal so esse q deu no limite. Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
  16. Fiz o exame espermograma e o resultado foi de 30% progressivo e 40% nao pogressivo vitalidade total de 70% e normais 85%. gostaria de saber se posso engravidar a minha esposa com esses resultados

    ResponderEliminar
  17. Acabei de reler este post e os comentários e dei comigo mesma, uns dias antes do ultimo tratamento q fizemos, q nos trouxe o nosso pequenino.... Desejo que este em q estás agora seja o teu ultimo também! Pensar q tanto se passou, mas q continuas nesta luta deixa-me de coração pequenino!...

    Um beijinho gigante de boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra! Este é mesmo o último tt, caso corra bem ou caso corra mal.
      O caminho por onde seguiremos é a doação de óvulos, se os meus embriões deste tt não vingarem.
      Beijocas!

      Eliminar
  18. Olá boa Noite.

    Fiz um espermograma e já tenho os resultados, gostaria de saber se estão dentro dos valores normais?

    Exame Macroscópio:

    Aparência - Liquido branco opaco opalescente
    Liquefação - Completa
    Viscosidade - Normal

    Exame Fisico-Quimico:

    Volume - 1.8 mL
    Reacção pH - 7.5

    Exame Microscópio:

    Exame Citológico - Raras células epitelias. Algumas células redondas espermáticas jovens.
    Leucócitos - Raros

    Mobilidade:

    a) Progressiva rápida - 20%
    b) Progressiva lenta - 25%
    c) Não progressiva - 20%
    d) Imóveis - 35%

    Concentração:

    Contagem de Espermatozoides - 68 Milhões/mL

    Morfologia:

    Formas normais - 15%
    Com alterações na cabeça - 45%
    Com alteração no pescoço/peça intermédia - 12%
    Com alterações na cauda - 22%
    Com inclusão citoplasmática na peça intermédia - 6%

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Já foi ao médico com este resultado?
      O valor de espermatozóides normais é baixo, só 15%....

      Eliminar
    2. Sim, já fui e o médico disse que estava nos padrões normais.

      Eliminar
    3. Será que se enganou a escrever a transcrição do espermograma e escreveu "Formas normais - 15%" em vez de "Formas anormais - 15%"?
      Se assim for, o resultado é bom e concordaria com o seu médico, o que significaria 85% de formas normais.

      Eliminar
    4. Boa Tarde,

      Estive a verificar e não me enganei a transcrever os valores.

      Será que o meu medico esta correcto?

      Obrigado

      Filipe

      Eliminar
    5. Boa Tarde,

      Estive a verificar e não me enganei a transcrever os valores.

      Será que o meu medico esta correcto?

      Obrigado

      Filipe

      Eliminar
    6. Tal como teve a oportunidade de ler no artigo, é considerado um valor normal de morfologia normal acima de 30%, pelo critério da OMS (Organização Mundial de Saúde, que define os valores padrão) , e por isso o seu valor de 15% de morfologia normal é baixo, porque não chega a 30%.
      Não sei se o seu médico fez a avaliação sobre o critério de Kruger (é outro critério de análise, onde acima de 14% é considerado normal), mas pelo que você escreveu aqui no espermograma, não refere que o critério de Kruger tenha sido utilizado. Como pode ver noutros espermogramas que colocaram aqui, escrevem sempre morfologia Kruger quando este critério é usado.
      Por isso se nalgum lado do seu espermograma tem escrito Kruger, o seu médico está correcto. Se não tiver, então o seu médico não está a ver bem as coisas
      Boa sorte

      Eliminar
    7. Sim penso que o teste é pelo criterio de Kruger, pois nos valores de referencia esta => 4%

      E por aquilo que vi na net esse valore é referente aos valores de Kruger.

      Eliminar
  19. Olá, bom dia.

    Gostaria que me informasse (se possível) se estes resultados são, de alguma forma, satisfatórios e se a probabilidade de engravidar é satisfatória.

    Aspecto homogéneo esbranquiçado
    Viscosidade normal
    Volume: 2,00
    Ph: 7,50

    Formas/ml: 12,00x10(6 elevado à linha) - o que significa isto??
    Mobilidade 30 minutos: 45,00%
    Mobilidade 60 minutos: 40,00%

    Tipo A: 20%
    Tipo B: 25%
    Tipo C: 25%
    Tipo D: 30%

    Formas anormais: 16%
    Alterações cabeça: 10%
    Alterações peça intermédia: 6%
    Alterações na cauda: não se observam

    Por favor, aguardo resposta e agradeço, desde já, a atenção.
    Estou um bocado ansiosa e não muito confiante.

    Cumprimentos,
    Vânia Correia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia!
      12,00x10(6 elevado à linha) significa que são 12 milhões. Tem 12 milhões por cada mililitro, o que me parece razoável.
      De resto, estão lá 16% anormais, o que quer dizer que tem uma grande percentagens de espermatozóides normais, o que é bom.
      Parece-me que o resultado até é bom.
      Bjs
      Ana

      Eliminar
  20. Olá boa Noite.

    Fiz um espermograma e já tenho os resultados, gostaria de saber se estão dentro dos valores normais?
    Volume 2,2 ml
    PH 8.1
    liquefacção compeleta aos 30min
    Viscosidade normal
    cor normal
    Parametros
    Concentração 423 X 10^6/ml
    Total no ejaculado 929,5 X 10X6
    Vitalidade 51%
    Leucócitos 0,0 X10^6/ml
    Aglutinação Ausente
    Motilidade
    A- Progessivos rapidos 0%
    B- Progessivos lentos 43%
    C- móveis In Situ 7%
    D- imóveis 50%
    Morfologia
    morfologia normal 21%
    indice de teratozoospermia1.16
    Anomalias
    anomalia cabeça 50%
    anomalia do colo 7%
    anomalia da cauda 33%
    restos citoplasmaticos 2%
    Desenvolvimento
    espermatogónia 0%
    espermatócito I 0%
    espermatócito II 0%
    espermatideo 0%
    qualquer um deles < 3%
    Por favor, aguardo resposta e agradeço, desde já, a atenção.
    Estou um bocado ansioso e não muito confiante.

    Cumprimentos,
    Hugo Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo!
      Já foi ao médico com estes resultados?
      O valor de percentagem de espermatozóides normais parece-me baixo...
      Bjs
      Ana

      Eliminar
  21. Boa noite,
    Poderia por favor dar uma olhada nos seguintes resultados?

    ASPECTO GERAIS VALORES DE REFERÊNCIA
    Volume...............: 4.0 mL
    Cor..................: cinza claro
    Contagem/mL..........: 21,3 milh/mL
    Contagem/ejaculação..: 85,2 milh/vol
    Abstinência sexual...: 5 dias
    Viscosidade..........: NORMAL
    pH...................: 8.0
    Velocidade espermatica........: 8 mm/30 min

    CITOMORFOLOGIA
    Normais..............: 50 %
    Anormais de cabeza.........: 18%
    Anormais de cauda.........: 14%
    Anormais de segmento........: 11%
    Anormais mistos............: 7%
    Espermatocitos.........: 0.1%

    Motilidade espermatica............: 70%

    GRAU MOTILIDADE ESPERMATICA: GRAU II..............: Motilidade lenta e linear

    Muito obrigado,

    M

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Naaz!
      Já foram ao médico?
      Metade dos espermatozóides são normais, e esses é que interessam para engravidar! Movem-se lentamente, mas movem-se (70%), o que é bom! A quantidade de espermatozóides também me parece um bom valor!
      Bjs!
      Ana

      Eliminar
  22. Estou com dúvida com o resultado do espermograma : Não sei como interpretar o resultado? Peço ajudar?

    CONTAGENS :
    TOTAL: 100,0%
    MOVEIS: 35,0%
    PROGRESSIVOS: 16,0%
    valores de referencia:
    % DE MOVEIS>= 38%
    % DE PROGRESSIVOS >= 31%

    CONCENTRAÇÃO: 55,4
    - valores de referencia>=15,0 M/ml

    VALORES MÉDIOS :

    VEL.TRAJ.HARMONIZADA: 43,1
    VEL.LINHA RETA: 37,8
    VEL.CURVILINEAR: 65,4
    AMPLITUDE LATERAL: 4,6
    FREQ.OSCILAÇÃO: 17,0
    LINEARIDADE: 64,0
    ELONGAÇÃO: 36,0

    valores de referencia:
    VEL.TRAJ.HARMONIZADA > 33,0 - micro metro/segundo
    VEL.LINHA RETA:>28,0 - micro metro/segundo
    VEL.CURVILINEAR:> 42,0 - micro metro/segundo
    AMPLITUDE LATERAL:entre 2,0 E 4,0 -micro metro
    FREQ.OSCILAÇÃO:entre 6,0 E 16,0 - Hz
    LINEARIDADE:>60,00 - %
    ELONGAÇÃO:NETRE 54,0 E 75,0 - %

    DISTRIBUIÇÃO DAS VELOCIDADES :

    RAPIDOS : 21 %
    MEDIOS: 14 %
    LENTOS: 62 %
    ESTATICOS : 3 %

    MORFOLOGICA :

    OVAL: 4 %
    PEQUENO: 0 %
    TAPERING: 2 %
    BICEFALICO: 0%
    AMORFO: 91 %
    CAUDA: 1 %
    IMATURO: 0 %
    PIRIFORME:0%
    GRANDE: 0 %
    PEÇA INTERMEDIARIA: 2%..100%
    ANOMALIAS : 96 %

    VOLUME: 2,5 ML
    PH 7,5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sidnei!
      Nesse espermograma tem uma percentagem muito grande de anomalias, o que não é bom. Já foram ao médico?
      Bjs
      Ana

      Eliminar
  23. Ola queria muito saber se neu marido ta com algum problema serio ele fez o exame do espermograma mais nunca fomos a um urologista mais queria saber se elw ta com algum problema serio pq ja ta com 1 ano e 8 meses que tentamos ter um bb mais ate agora nada..
    Cor..amarelado claro
    Aspecto..homogêneo
    Volume..1.0 ml
    Ph..7,5
    Liquefaçao..10 minutos
    Viscosidade..aumentada

    Motilidade
    Grau A..0% movimentos rapidos
    Grau B..16% movimentos lentos
    Grau C..23% movimentos sem progressao
    Grau D..61% imoveis

    Espermatozoides/ ml 30 milhoes
    Espermatozoides/ volume total 30 milhoes

    Vitalidade 70%

    Analise morfologica ovais..1%
    Amorfos..41%
    Macrocefalos..0%
    Microcefalos..19%
    Peça intermediaria..19%
    Gota citoplasmatica..0%
    Piriforme..15%
    Cauda..5%

    Porfavou me responde o quanto antes pq estou desesperada quase entrando em depressão pq meu sonho e de ser mamae e tou comedo do meu marido ser esteril...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celijane!
      Pelo que vejo, o seu marido tem muitos espermatozóides imóveis (61%), mas tem 16% que se movem. Ou seja, é possível engravidar, mas a probabilidade é menor, e é por isso que não estão conseguindo. É melhor ir ao médico sim. Pode ser que seja um problema que dê para tratar, como o varicocelo, por exemplo, se for caso disso.
      Bjs e boa sorte!

      Eliminar
    2. Muito obrigado iremos procurar um medico mais rapido possivel..

      Eliminar
  24. Olá, boa noite ! Meu marido realizou o espermograma, poderia analizar por gentileza até levarmos ao médico, pois estamos anciosos:

    Total Concentração: 79,9 Milhões
    Móveis: 69,0 %
    Progressivos: 56,0%

    Volume: 4,1
    Ph: 7,5
    Odor: Típico
    Coagulação Inicial: Presente
    Viscosidade: Normal
    Cor: Branco opalescente

    DISTRIBUIÇÃO DAS VELOCIDADES:

    Rápidos A : 62%
    Médios B : 7%
    Lentos C : 16%
    Estáticos D : 15%

    Total A+B: 69%

    ANÁLISE MORFOLOGICA:

    Oval: 25% (COM ESSA PORCENTAGEM É POSSÍVEL ENGRAVIDAR? ESSA É MINHA DÚVIDA.)
    Amorfo: 65%
    Imaturo: 2%
    Cauda: 3%
    Peca intermediária: 5% ______ 100%

    Média de 5 piócitos por campo (400x)
    Presença de hemácias (400x)
    Abstinência Sexual de 3 dias.


    CONCLUSÃO:

    (A) Adequado ( I ) Inadequado (L) Limítrofe - Intermediário

    Contagem : (A)
    % de móveis: (A)
    Progressivos: (A)
    Linearidade: (A)
    Amplitude Lateral: (A)
    Elongação: (A)
    Morfologia: (A)

    Desde já agradeço muito a compreensão ! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Noeme!
      O espermograma é óptimo!
      Onde tem a sua dúvida, nos 25% de forma oval, só quer dizer que 25% não têm a forma certa (não devem ser ovais), o que nos quer dizer que 75% têm a forma certa, são imensos!
      Boa sorte com o resto!
      Bjs

      Eliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Olá por favor tirar uma dúvida, esses resultados são bons? Ou podem dificultar a fecundação? O médico está marcado para semana que vem, porém estamos curiosos. Desde já agradeço!!!

    Coagulação: presente
    volume: 1,6
    Cor e aspecto: branco/opalescente
    odor: característico
    ph: 7,8
    Liquefação secundaria: presente
    viscosidade: normal

    Concentração de espermatozoides: 21.500.000
    Número total de espermatozoides no ejaculado: 34. 400.00
    Vitalidade: 56%
    morfologia: 9%

    Motilidade
    motilidade progressiva: 34%
    motilidade não progressiva: 28%
    imoveis: 38%
    motilidade progressiva: 34%

    Células redondas: 3.200.000

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Os valores que aqui aparecem, parecem-me ser normais. Tem muitos espermatozóides, mais de metade estão vivos e tem muitos que se conseguem mover :) Por isso, acho que os resultados deste espermograma não impedem uma gravidez :)
      Boa sorte!

      Eliminar
  27. Estou com dúvida com o resultado do espermograma do meu marido: Não sei como interpretar o resultado? Peço ajudar?

    Volume: 2,6
    Cor e aspecto: branco/opalescente
    Aspecto : homogenêo
    Ph: 7,8
    Duração Coagulação : 12 min.
    Espermatozoides : 15,2 milhões/ml
    Normais : 25%
    Leucócitos : 28.000
    Vitalidade após 30min. : 20%

    Conclusão:
    MOTILIDADE GRAU A+B=20%
    VIVOS=38%
    OLIGOZOOSPERMIA
    DEFEITO DE CABEÇA: 69%

    Me ajude por favor será que vou conseguir engravidar? A consulta com o medico é só para o inicio de Abril.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcia!
      Na conclusão está escrito qual é o problema apontado pelo espermograma: oligozoospermia, porque a contagem de espermatozóides é inferior a 20 milhões. Outros médicos indicam que 15 milhões também pode ser considerado normal, porque ainda são muitos milhões! Tem muitos com defeitos de cabeça (69%), o que impede que a gravidez ocorra naturalmente com mais facilidade, mas se formos ver os que não têm defeito, são 31%, o que também são muitos que não têm problemas. Irá conseguir engravidar mais tarde ou mais cedo, não se preocupe! Dependendo de há quanto tempo estão a tentar engravidar, o médico poderá recomendar algum tratamento... tudo depende da avaliação médica.
      Bjs e tudo de bom!

      Eliminar
  28. MEU MARIDO FEZ REVERSÃO A 2 MESES, POSO ENGRAVIDAR...PODE MELHORAR ESSE EXAME....ME AJUDEM.

    VOLUME
    2,5
    ML
    Vr:
    1,5 A 5,0 ML
    TEMPO DE LIQUEFACAO
    16
    Minutos
    Vr:
    5 a 30 minutos
    COR
    OPALESCENTE
    Vr:
    Branco Opalescente / Cinza Claro
    pH
    8.0

    Vr:
    7,2 a 8,0
    VISCOSIDADE
    NORMAL
    Vr:
    Normal
    ASPECTO
    HOMOGENEO
    Vr:
    Homogeneo
    COAGULO SEMINAL APOS EJACULACAO
    PRESENTE
    Vr:
    Presente

    Análise Microscópica
    CONCENTRACAO DE ESPERMATOZOIDES POR ML
    14,00
    milhoes/ml
    Vr:
    MAIOR OU IGUAL 15 MILHOES/ML
    NUMERO DE ESPERMATOZOIDES POR VOLUME EJACULADO
    35,00
    milhoes
    Vr:
    MAIOR OU IGUAL A 39 MILHOES
    AGLUTINACAO DOS ESPERMATOZOIDES
    AUSENTE
    Vr:
    AUSENTE

    Análise de Motilidade
    MOTILIDADE PROGRESSIVA (MP)
    8
    %
    MOTILIDADE NAO PROGRESSIVA (MNP)
    2
    %
    IMOVEL
    90
    %
    Vr:
    MAIOR OU IGUAL A 32% DE MOTILIDADE PROGRESSIVA
    OU MOTILIDADE PROGRESSIVA + MOTILIDADE NAO PROGRESSIVA
    MAIOR OU IGUAL A 40%.


    Espermograma (continuação)

    Análise Morfológica

    NORMAIS
    10
    %
    ANOMALIAS DE CABECA
    22
    %
    ANOMALIA DE PECA INTERMEDIARIA
    11
    %
    ANOMALIA DE CAUDA
    56
    %
    AMORFOS
    1
    %
    Vr:
    MAIOR OU IGUAL A 30% DE FORMAS NORMAIS.

    ESPERMATOZOIDES VIVOS
    48
    %
    ESPERMATOZOIDES MORTOS
    52
    %
    Vr:
    MAIOR OU IGUAL A 58% DE ESPERMATOZOIDES VIVOS.

    LEUCOCITOS
    200.000
    /mL
    Vr:
    ATE 1.000.000/mL
    HEMACIAS
    0
    /mL
    Vr:
    ATE 1.000.000/mL
    ESPERMATOCITO E ESPERMATIDES
    1
    %
    Vr:
    ATE 5%

    NOTA: A ANALISE DE VITALIDADE (ESPERMATOZOIDES VIVOS E MORTOS),
    SERA REALIZADA QUANDO A MOTILIDADE PROGRESSIVA FOR <= 40%.
    Referencias Bibliograficas:Manual da OMS 5o.Ed.2010.

    * Material enviado ao Laboratório.

    Coleta:
    10/03/2015 - 13:10:41
    Liberação:
    10/03/2015 - 18:48:43

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá keka
      Esse exame mostra muitos espermatozóides imóveis (90%). Será muito difícil conseguir uma gravidez natural, mas não é impossível. Julgo que o médico lhe irá recomendar fazer FIV/ICSI, porque foi a mesma coisa que nos recomendaram a nós (esse também era um dos nossos problemas - a imobilidade elevada, entre outros).
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. MAIS TEM APENAS DOIS MESES SERA QUE NAO PODE HAVER MELHORAS....

      Eliminar
    3. ACREDITO QUE TB POSSA FAZER AO INVÉS DE FIV, A INSEMINAÇÃO...PQ ELE TEM 10% BONS. O Q ACHA...

      Eliminar
    4. Isso só o médico é que pode decidir... se o médico achar que inseminação basta, melhor :)

      Eliminar
    5. no dia 18 de março descobri que estou grávida....vou entrar no 5 mês!!! muito felizzzzzzzzzz

      Eliminar
    6. Boa!!!
      Muitos parabéns!!! :D :D

      Eliminar
  29. ola Preciso muito da sua ajuda..

    Já engravidei 2 vezes mas dessas duas vezes custou muito a conseguir e acabei por perder os meus bebes.
    A medica pediu muitos exames e tambem o espermograma do meu marido.. mas agora ate estou muito assustada com o que vejo, pode ajudar-me a entender melhor estes resultados, é que so vou ter consulta a meio de abril..

    Caracteristicas Gerais

    Cor: Branco opalescente
    Viscosidade: Normal
    Liquefacção: Completa aos 30 minutos
    PH: 6.0
    Volume: 1.8 ml

    Estudo motilidade

    Rapida: 25%
    lenta:19%
    In situ: 0%
    Imoveis: 56%

    Observações:

    Devido ao baixo numero de espermatozoides observados nao foram realizadas as provas de vitalidade, hipoosmolaridade e morfologia. Foram observados muitos eritrocitos.

    Contagem e Morfologia:

    Nº espermatozoides: 840.000

    Obrigado :(

    ResponderEliminar
  30. ola Preciso muito da sua ajuda..

    Já engravidei 2 vezes mas dessas duas vezes custou muito a conseguir e acabei por perder os meus bebes.
    A medica pediu muitos exames e tambem o espermograma do meu marido.. mas agora ate estou muito assustada com o que vejo, pode ajudar-me a entender melhor estes resultados, é que so vou ter consulta a meio de abril..

    Caracteristicas Gerais

    Cor: Branco opalescente
    Viscosidade: Normal
    Liquefacção: Completa aos 30 minutos
    PH: 6.0
    Volume: 1.8 ml

    Estudo motilidade

    Rapida: 25%
    lenta:19%
    In situ: 0%
    Imoveis: 56%

    Observações:

    Devido ao baixo numero de espermatozoides observados nao foram realizadas as provas de vitalidade, hipoosmolaridade e morfologia. Foram observados muitos eritrocitos.

    Contagem e Morfologia:

    Nº espermatozoides: 840.000

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A contagem dos espermatozóides é baixa, nem chega a um milhão, mas se mesmo assim já conseguiu engravidar por 2x, não há nada a temer sobre este exame. A causa dos abortos deverá ser outra.

      Eliminar
  31. Olá, gostaria de saber se resultado do exame abaixo é bom ou ruim?
    att, Daiane

    -ESPERMOGRAMA
    (Método: Microscopia Óptica Comum)
    ANÁLISE FÍSICA:
    Volume............................: 5,0 ml
    Cor...............................: Branco-opaco
    Aspecto...........................: Homogêneo
    Viscosidade.......................: 1,5 cm
    Liquefacao........................: Normal Abaixo de 30 minutos
    pH................................: 8,0
    TOTAL DE ESPERMATOZÓIDES..........: 1.120.000 mm³
    Prova de Vitalidade...............: 23 %
    Prova de Motilidade........Grupo A: 2 %
    Grupo B: 8 %
    Grupo C: 10 %
    Grupo D: 80 %
    ANÁLISE MORFOLÓGICA:
    Normais.................... : 77 %
    Fusiformes................. : 10 %
    Ectasiais.................. : 13 %
    Células geminativas.........: Raras
    Morfologia estrita de Kruger: 3 %

    Total de Leucócitos ..............: 410.000 mm³
    Neutrófilos ..............: 100 %

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daiane
      Esse resultado não me parece bom... diz que tem 80% de imóveis, e a quantidade também me parece pouca (1 milhão)., mas tem muitos normais (77%), por isso é preciso ver o que o seu médico diz...
      Bjs

      Eliminar
    2. Bom dia, obrigada pelo retorno, estarei retornando ao médico para saber, também já vou providenciar um especialista em reprodução para tirar todas as dúvidas.

      Eliminar
    3. Pois, é melhor consultar o médico mesmo... eu não sou especialista nem médica. O que sei da análise destes exames é o que fui aprendendo com o meu caso e do meu marido durante os tratamentos. E também acontece que quando fazem exames de espermograma em alturas diferentes, que o problema apontado num espermograma tenha ficado resolvido sozinho. O meu marido teve num espermograma somente 80mil espermatozóides e noutro espermograma feito noutra altura teve 6 milhões.
      Boa sorte!
      Bjs

      Eliminar
  32. Já faz 1ano e 3 meses q tento engravidar do meu marido eu já tenho um filho de 12anos do meu primeiro casamento que n tive dificuldade nenhuma foi rápido mais dessa vez do meu 2marido estar demorando será q ele é infértil eu pedi pra ele fazer esse exame de espermograma vc pode mim ajudar, volume 8, 0ml.
    Cor Branco amarelo
    aspecto após liquefacao homogeneo
    consistência mucoide
    viscosidade normal
    odor característico
    reação ph 8, 0
    Liquidação primária ausente
    Liquidação secundária presente
    tempo de duração da coagulação 30minutos

    Exame microscópio

    Células p/ml de plasma seminal 130milhoes

    Células normais 88%
    Células microcefalicas 5%
    Células microcefalicas 5%
    estadias 2%
    Células vivas 70%
    Células com Boa motilidade 60%

    Hemacias 100mm3
    leucócitos 300mm3


    ResponderEliminar
  33. Olá aguida, esse resultado parece-me normal: quase todos são normais, tem muitos vivos mais de metade movem-se bem. Por isso, acho que esta não deve ser a causa de não conseguir engravidar.
    boa sorte!
    bjs

    ResponderEliminar
  34. Obrigado que Deus te abençoe

    ResponderEliminar
  35. Olá só o Matias poderiam me dizer o que este espermograma diz posso engravidar
    Volume hipospermia (<2ml)
    Consistência viscosa
    Reação alcalina
    Cor leitoso
    Motalidade rápidos 50% ,lentos 20%, mortos 30%.
    Morfologia normais
    Presença de espermatozoides (++).
    Contagem de espermatozoides (90.000.000/mm3)
    Leucócitos numerosos
    Células epiteliais algumas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Matias, respondi-lhe por email.
      Como pode ver, comparando com os valores que indico no artigo, tem tudo normal excepto o volume, que acusa hipoespermia, mas julgo que isso depende dos dias de abstinência que teve como preparação para o exame.
      Não sou médica, mas parece-me tudo ok para poder ser pai naturalmente.
      Fale com o seu médico, porque ele poderá ver algo que eu não esteja a detectar.
      Boa sorte!

      Eliminar
  36. Ola fiz exame de espermograma e deu este resultado

    Cor- Branca palescente
    Volume- 5 ml
    Viscosidade- Moderada
    Cheiro- Característico a lixivia

    Microscopia
    Morfologia- 20% Mega fólicos e 80% Normais
    Mobilidade- Rápida
    Motilidade- 70% Vivos e 30% Mortos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Como pode ver, comparando com os valores que indico no artigo, quanto à morfologia, mobilidade e motilidade está tudo dentro dos parâmetros normais.
      Boa sorte

      Eliminar
  37. Olá, gostaria de saber se com esse resultado é possivel engravidar. Aguardo resposta. Desde ja obrigada

    PH : 9,0
    COR: branco acinzentado
    Vol: 3,0
    Viscosidade: Aumentada
    Tempo de Liquifeção: 5min

    Células Redondas: 2,00 milhoes/ml
    Leucócitos: inferior a 1,00milhoes/ml
    Hemácias : ausentes
    Concentração de Espermatozóides/ml: 60,00milhoes/ml
    Número Total de espermatozóides no volume ejaculado: 180,0 milhoes/ml
    Motilidade Progressiva (a+b) = 40%
    Progressão Linear Rápida (a) = 10%
    Progressão Linear Lenta (b) = 30,0%
    Motilidade não Progressiva (c) : 10,0%
    Imóveis: 50%

    Espermatozóides Móveis (a+b+c) : 50%
    Concentração de Espermatozóides Moveis :30%
    Concentraçao de Espermatozóides Progressivos: 24%
    Espermatozóides Morfologia Normais : 31%
    Espermatozóides Anormais :69%
    Amorfos: 43%
    Peças Intermediárias:11,0%
    Cauda: 15%
    Espermatozóides com morfologia Kruger : 3%
    Contagem Global de espermatozóides inferior a 100mil por ml, realizada em camera de neubauer,
    Foram encontrados frequentes células germinativas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      deve consultar os valores considerados normais, no artigo, e comparar com os seu valores, para obter a resposta à sua pergunta.

      Boa sorte

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Natalie,
      sendo o pH superior a 7,8 (que é o normal), quer dizer que pode estar perante uma infecção ou prostatite, como é indicado no artigo. O médico há-de ver o que causa isto e tratar.
      Quanto à morfologia, como a morfologia Kruger deu 3%, sendo abaixo do valor normal, isto quer dizer que tem um diagnóstico de teratozoospermia. O médico tem de ver se tem algum problema que cause isto, por exemplo o varicocelo. Se não houver nenhum problema para resolver e se a morfologia de Kruger continuar abaixo de 4% num espermograma de repetição para confirmação do resultado, o mais certo é ter de recorrer à FIV/ICSI para conseguir uma gravidez, onde os espermatozóides são escolhidos em laboratório, tal como aconteceu connosco.

      Eliminar
  38. Boa Tarde,

    Gostaria que me ajudassem com os resultados.

    Valores de Referência
    Análise
    Resultado
    Unidades
    Bioquímica
    Seminograma
    (Análise de Esperma Assistida por Computador - CASA /
    Microscopia Óptica)
    Exame Macroscópico
    > 2,0
    Volume
    3,5
    mL
    7,0-8,0
    pH
    8,0
    < 30
    Tempo de Liquefação
    30
    minutos
    Normal
    Viscosidade
    Normal
    Aspecto
    Exame Citológico
    Raras
    Células
    Raros
    Leucocitos
    > 20,0
    Número de Espermatozoides
    59,0
    x10

    /mL
    Avaliação da Motilidade
    Vitalidade Espermática
    65,0
    %
    > 10,0
    Nº de Espermatozoides móveis
    32,5
    x10

    /mL
    Caracterização da Motilidade:
    Estáticos (D)
    45,0
    %
    Lentos (C)
    20,0
    %
    Médios (B)
    10,0
    %
    > 25
    Rápidos (A)
    25,0
    %
    Natureza dos Movimentos
    a) do Espermatozoide:
    VAP - Velocidade Média Linear
    31
    μm/s
    VCL - Velocidade Média Curvilínea
    42
    μm/s
    VSL - Velocidade Média Rectilínea
    28
    μm/s
    > 80,0
    VSL/VAP - Linearidade
    90,3
    %
    b) da Cabeça:
    Amplitude lateral
    4,0
    μm
    Frequência
    9,7
    Hz
    Dimensões do Espermatozoide:
    Eixo maior da Cabeça
    4,5
    μm
    Eixo menor da Cabeça
    2,3
    μm
    Elongação
    0,67
    μm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser mais específico sobre a sua dúvida?
      O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar.

      Eliminar
    2. Estou com dúvidas com o resultado do espermograma do meu marido:
      Gostaria que me ajudasse a analisar o espermograma.
      Está tudo normal?

      Eliminar
    3. Para ler o espermograma faz-se assim: estes valores que colocou até já dizem quais são os valores de referência, que são os valores considerados normais. Começando pela primeira linha, o laboratório diz que o Volume deve ser maior que 2,0. Como deu resultado 3,5 quer dizer que está dentro da normalidade. Assim se lê o resto do espermograma. Quando o espermograma não traz os valores de referência, tem o artigo para ajudar a ver se os valores são considerados normais ou não.

      Eliminar
    4. Muito Obrigado pela ajuda.

      Eliminar
  39. Olá, me chamo Nathália e estou com dificuldades de interpretar o espermograma do meu esposo.
    Me ajude por favor!!!

    VOLUME 4,5
    COR: BRANCO OPACO
    ODOR: PROPRIO
    T.C: 10 MINUTOS
    VISCOSIDADE: FLUIDEZ NORMAL
    PH APOS LIQUEFACAO: 8,5


    NUMERO DE ESPERMATOZOIODES: 21.200.000/ML
    NUM. ESPERM.EJACULAÇAO: 95.400.000/EJACULAÇAO
    VITALIDADE APOS 30: 75%
    MOTILIDADE APOS 1HORA: 70%


    MOTILIDADE RAPIDA/LINEAR 70%
    MOTILIDADE LENTA/ NAO LINEAR 20%
    MOTILIDADE NAO PROGRESSIVA 5%
    SEM MOTILIDADE 5%

    MORFOLOGIA- NORMAL: 83%
    MICROCEFALICO 2%
    MACROCEFALICO:1%
    BICEFALICO:1%
    BICAUDAL:2%
    ECTASICOS:6%
    MISTO:5%


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser mais específica sobre a sua dúvida?
      O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar.

      Eliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  41. volume ejaculado,,,,,,,,,,,,2,8 ml
    cor.................................branco opalescente
    aspecto..........................viscoso
    ph.................................8,0
    liquefaçao......................apos 30 min

    motilidade]
    apos liquefaçao................79%
    3 hs apos coleta,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,58%
    6 hs apos coleta....................31%
    12 hs apos coleta...................14%

    contagem espermatozoides 60,000,000/ ml
    presença de leucocitos.........positivo ++
    formas normais.....................82%
    formas anormais...................18%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser mais específico sobre a sua dúvida?
      O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar.

      Eliminar
    2. sim esse e o resultado do meu espermograma gostaria de saber se é bom esses valores

      Eliminar
    3. Cassio, no artigo pode ler que não deve ter leucócitos presentes no espermograma, e no resultado que mete aí mostra que tem leucócitos (onde diz positivo ++).
      Deve falar com o seu médico para ver o que ele aconselha.

      Eliminar
    4. tirando isso os outros resultados sao bons
      vou procurar um medico e falar com ele muito obrigado

      Eliminar
    5. Os leucócitos são os glóbulos brancos, e quando estão assim presentes, é sinal de infecção. A infecção poderá vir a curar-se sozinha ou poderá precisar de medicação, depois do médico verificar qual é a origem da infecção.
      Boa sorte!

      Eliminar
  42. Alguns valores eu consegui entender mais os da motilidade e prova de penetração espermatica não poderiam me ajudar?
    O volume oeu creio que fiquei nevorso e não estava tão excitadado por causa do lugar e ambiente.

    Material: Líquido espermático - Data coleta: 14/4/2015 Valores Referenciais
    Período de Abstinência Sexual.....: 4 dias
    Características gerais
    Liquefação Primária .............: Ausente Ausente
    Tempo de duração da coagulação ..: 17 minutos De 5 a 30 minutos
    Liquefação secundária ...........: Presente Presente
    Aspecto após liquefação .........: Homogêneo Homogêneo
    Volume ..........................: 1,0 ml 2,0 a 5,0 ml
    Cor .............................: Branco-opalescente Branco-leitosa
    Odor ............................: Sui generis "Sui generis"
    pH ..............................: 8,0 7,05 a 7,80
    Reação...........................: Alcalina Alcalina
    Viscosidade......................: Normal Normal
    Exame microscópico
    Número de sptz / ml .............: 189,6 milhões de sptz/ml > 30 milhões/ml
    Número de sptz / volume total....: 189,6 milhões de sptz/ml
    Viabilidade 60 min após colheita: 69 % > 70 % formas vivas
    Prova de penetração espermática..: 86,0 mil sptz/ml > 500 mil sptz/ml
    Motilidade (segundo a O.M.S.)....: Tipo- 1
    Tipo 3 - Excelente; Tipo 2 - Boa; Tipo 1 - Pobre; Tipo 0 - Nenhuma
    Morfologia dos sptz
    Formas Normais ( Ovais ).........: 91 % > 70 % de formas ovais
    Formas Anormais..................: 9 %
    Ectásicas.................: 1 %
    Macrocefálicas............: 3 %
    Microcefálicas............: 4 %
    Bicefálicas...............: 0 %
    Fusiformes ...............: 0 %
    Bicaudais ................: 0 %
    Disformes ................: 1 %
    Mistas....................: 0 %
    Outros elementos
    Hemácias.........................: Algumas Ausentes
    Leucócitos.......................: 4 a 6 por campo Raros
    Filamento de Muco ...............: Discreto Ausente
    Células espermáticas ............: Raras Raras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os da motilidade, pelo que escreve aí, diz que o resultado não é muito bom. Porque diz que o seu resultado é tipo 1, e depois por baixo diz que se fosse excelente seria tipo 3, se fosse bom seria tipo 2.
      Por isso, ou o seu médico vai pedir a repetição do espermograma para confirmar o resultado, ou vai aconselhar outro tipo de exames (como os hormonais, por ex. e se o problema for hormonal, trata-se com medicação). O seu médico é que saberá qual será o melhor caminho a seguir.
      O da prova de penetração espermática não conheço, nos espermogramas do meu marido não aparecia isso. Deve ser algum tipo de análise especial pedida pelo seu médico?

      Eliminar
  43. OLÁ. MEU NOME É THIAGO E GOSTARIA QUE DESSE UMA OLHADA NO MEU EXAME.

    ABSTINENCIA 4 dias

    1) CARACTERISTICAS FISICAS
    VOLUME 2.0 mL
    Valor de referência: 1.5 a 5.0 mL
    COR PEROLA
    AGLUTINACAO MENOR QUE 5%
    p H 7.9
    Valor de referência: 7.2 a 8.0
    VISCOSIDADE NORMAL
    LIQUEFACAO COMPLETA

    2) VITALIDADE ESPERMATICA
    ESPERMATOZOIDES VIVOS 71 %
    Valor de referência: ACIMA DE 58%
    ESPERMATOZOIDES MORTOS 29 %

    3) MOTILIDADE ESPERMATICA
    PROGRESSIVOS (rapidos e lentos) 5 %
    Valor de referência: ACIMA DE 32%
    NAO PROGRESSIVOS 54 %
    IMOVEIS 41 %

    4) CONCENTRACAO ESPERMATICA 71.0 milhoes/mL
    Valor de referência: ACIMA DE 15 milhoes/mL

    5) ESPERMOCITOGRAMA
    (Morfologia convencional OMS 3a ed.)
    ESPERMATOZOIDES TIPICOS 64 %
    Valor de referência: ACIMA DE 50%
    ESPERMATOZOIDES ATIPICOS 35 %
    Valor de referência: ATE 40%
    CELULAS GERMINATIVAS 1 %
    Valor de referência: ATE 10%

    6) ELEMENTOS INFLAMATORIOS
    LEUCOCITOS 1 por campo
    Valor de referência: ATE 3 POR CAMPO
    FLORA NORMAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser mais específico sobre a sua dúvida?
      O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar com os seu valores e ficará a saber se os valores são normais ou não.

      Eliminar
    2. Então. Notei que os progressivos estão muito abaixo do normal. Isso quer dizer que meus espermas não chegará no seu objetivo?

      Eliminar
    3. Então. Notei que os progressivos estão muito abaixo do normal. Isso quer dizer que meus espermas não chegará no seu objetivo?

      Eliminar
    4. Como só tem 5% de progressivos, não é suficiente para que eles consigam nadar até ao óvulo da sua esposa. Pode acontecer conseguir, mas a probabilidade de isso acontecer é baixa, porque o valor é baixo...
      Como pode ler no artigo, quando a motilidade progressiva está abaixo de 32% tem o diagnóstico de "astenozoospermia". Este era um dos problemas do meu marido, mas o do meu marido era mais grave, era oligoastenoteratozoospermia. Nele, para além do problema da motilidade, como o seu, a maioria dos espermatozóides dele estavam parados e apresentava ainda problemas na qualidade (tinha muitos com formas anormais) e na quantidade eram poucos. Mas apesar deste diagnóstico, hoje em dia estou grávida graças à medicina, que tornou a gravidez possível com os tratamentos de fertilidade.
      O seu médico poderá pedir a repetiçao do espermograma para confirmar o resultado, e aí lhe dirá quais os passos seguintes.
      Um dos nossos médicos também nos dizia que um espermograma feito dali a 3 meses pode dar um resultado diferente, porque a produção de esperma também varia, às vezes dá esperma melhor e outras pior. E por acaso vimos isso acontecer, haver grandes variações dos valores (mas que no nosso caso ainda não eram suficientes para conseguir uma gravidez naturalmente)
      Boa sorte!

      Eliminar
    5. Obrigado pela atenção e pela resposta. Semana que vem irei no médico.. Grande Abraço.

      Eliminar
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser mais específico sobre a sua dúvida? Em qual dos valores tem dúvidas?
      O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar com os seu valores e ficará a saber se os valores são normais ou não.

      Eliminar
    2. QUERO SABER SE ESTES LAUDOS TENHO CONDIÇÕES DE ENGRAVIDAR MINHA ESPOSA.

      Eliminar
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  46. BOM DIA.
    MEU NOME É EDIMILSON E GOSTARIA QUE DESSE UMA OLHADA NO MEU EXAME.

    CARACTERES GERAIS
    VOLUME 5,0ml
    COR B. OPALESCENTE
    ASPECTO HOMOGÊNEO
    PH 8,0
    DURAÇÃO DA COAGULAÇÃO 30min

    EXAME MICROSCOPICO

    ESPERMATOZOIDES 14.000,000/ml
    NORMAIS 87%
    AMORFOS 5%
    BICAUDAIS 1%
    BICEFÁLICOS 2%
    MICROCÉFALOS 2%
    MACROCÉFALOS 3%

    LEUCÓCITOS 1.600/mm
    HEMÁCIAS 800 /mm

    MOTILIDADE (1 HORA )

    MOVEIS 55%
    IMOVEIS 45%
    AMOSTRA ESPERMA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar com os seus valores e ficará a saber se os valores são normais ou não.
      Tem dúvidas nalgum valor do artigo?

      Eliminar
  47. Boa tarde.

    Será que me podem ajudara perceber estes valores do espermograma do meu marido e as implicações de que possibilidades existem de tratamento de infertilidade,, quais as taxas de sucesso/número de tentativas que em média se têm de fazer?

    Colheita feita com 8 dias de abstinência (não sei se este factor poderá afectar os resultados, mas o 2º espermograma, com 6 dias de abstinência teve valores, segundo a médica, equivalentes - não me deram os resultados por ter sido feito num hospital público...)

    Volume: 3.2ml
    pH: 7.6
    Viscosidade: Normal
    Concentração spz: 36.8x10(6)ml
    Contagem total: 117.8x10(6)
    Mobilidade:
    - progressiva: 45%
    - Não progressiva: 10%
    - Imóveis: 45%
    Morfologia (Kruger)
    - Normal: 3%
    - Anomalias: cabeça: 29%
    peça intermédia: 4%
    flagelo: 8%
    mistas: 56%
    Vitalidade: sem resultados (não sei se foi pedido ou se não se obtiveram resultados por algum motivo)
    Mar teste: 20%

    O meu marido tem dois filhos de um casamento anterior, o que pode ter mudado? há alguma coisa a fazer em relação às alterações dos espermatozóides?

    sempre pensámos que a infertilidade se deveria a mim... pela idade e porque apesar dos ciclos serem relativamente regulares (25 a 32 dias) e dos resultados das minhas análises hormonais estarem dentro dos parâmetros normais (após tratamento com dostinex para baixar a prolactina) as ecos mostram ovarios micropolicísticos pelo que me disseram que existem fortes probabilidades de fazer ciclos anovulatórios (tanto que na maior parte dos ciclos não detecto picos de LH com teste de ovulação e quando detectei e tivemos relações nesses períodos não fiquei grávida)...

    Agradeço imenso a vossa ajuda e aconselhamento. Neste momento estamos ambos muito angustiados porque a resposta da consulta de infertilidade da MAC foi que a lista de espera de um ano faz com que seja altamente improvável que quando chegar a minha vez tenha ainda 39 anos e possa fazer o único ciclo possível porque a partir dos 40 já não é possível fazer FIV. A alternativa seria o privado mas não tenho ideia dos custos do tratamento, das técnicas mais adequadas, do número de tentativas necessário, das possibilidades face á minha idade... Podem aconselhar-me por favor? Muito, muito obrigada.

    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, como teve a oportunidade de ler no artigo, a morfologia de Kruger está abaixo do valor normal e que nesses casos costumam fazer a técnica de FIV/ICSI. Não sei se foi o mesmo que lhe disseram na consulta da MAC, só eles é que sabem qual é o melhor caminho.
      A qualidade do esperma pode variar ao longo do tempo, e pelo facto de ter ter tido filhos de um casamento anterior, não significa que o esperma dele continue com qualidade para poder gerar mais filhos naturalmente. O espermograma confirma e a repetição do espermograma também confirma que o esperma já não tem qualidade e que só um tratamento (possivelmente só a ICSI) poderá ser a solução. Com o meu marido nada resultou, tomou suplementos vitamínicos (o Spermox), fez o exame para ver se teria varicocelo, fez análises hormonais, mas não havia nada que se pudesse corrigir para alterar a qualidade do esperma. Não tinha varicocelo e as análises hormonais estavam boas.
      O Estado concede 3 tratamentos por casal, até ao limite dos 40 anos da idade da mulher, sendo 1 tratamento por ano (quando passar a data do último tratamento lá feito, é que chamam novamente).
      Eu só lhe sei falar de FIV/ICSI, que foi o único tratamento que fizémos e que poderá ler sobre o nosso percurso neste blog, onde fui registando tudo.
      Resumidamente, quando tivémos o diagnóstico de oligoastenoteratozoospermia (ainda é um caso pior que o do seu marido) disseram-nos logo que o único caminho era a ICSI e ficámos inscritos em lista de espera da MAC. Isto foi em 2010. Ficámos 2 anos em lista de espera na MAC até começarmos a ICSI. Durante estes 2 anos, recorremos ao privado e fomos aos Lusíadas, onde não deu resultado. Nessa altura a ICSI custava 3 mil euros nos Lusíadas (actualmente não sei os preços que praticam). Depois quando fomos chamados na MAC, fizémos lá a 1ª ICSI da MAC em 2012 e que também não deu resultado. Ficámos em lista de espera para sermos chamados para a 2ª tentativa, que seria passado 1 ano desde a data do 1º tratamento, ou seja em 2013. Nesta 2ª tentativa da MAC em 2013 também não deu resultado. Fomos então à IVI, enquanto aguardávamos a chamada da 3ª tentativa da MAC, que seria dali a mais um ano. Na IVI, a ICSI custa 5 mil euros, mas também não deu resultado. Fomos chamados à 3ª e última tentativa da MAC, em 2014, e foi precisamente nesta ICSI que conseguimos finalmente o positivo e hoje estou grávida de gémeos, fruto desse tratamento :)
      E o mais curioso é que já tínhamos decidido que não iriamos fazer mais ICSIs e que esta seria mesmo a nossa última tentativa. Se esta não resultasse, e como já apontavam que o problema também estaria na qualidade dos meus óvulos (mas infelizmente não há exames que detectem isto na mulher) iriamos recorrer a doação de óvulos no privado (porque pelo Estado não tinha direito) e iriam fazer ICSI do esperma do meu marido com o óvulo doado. Felizmente este positivo que obtivémos no última tentativa da MAC fez com que fosse possível a gravidez com os meus óvulos e com esperma do meu marido :)
      Como já tem 39 anos, aconselho-a a recorrer ao privado, porque as portas da MAC são-lhe fechadas quando fizer os 40 anos. E quanto mais idade tiver, mais difícil será obter uma gravidez com os seus óvulos, porque o relógio da menopausa está a contar e o risco de ter bebés com trissomias aumenta com a idade.
      Boa sorte com tudo!

      Eliminar
    2. Antes de mais, muitos parabéns e tudo de bom para a tão desejada e feliz gravidez, ainda por cima de gémeos! Ainda bem que apesar de um percurso tão longo e imagino difícil a tantos níveis tenham conseguido realizar o vosso sonho!

      E obrigada pela resposta, clara e objectiva, que ajudou a esclarecer as dúvidas e a confirmar o que pensava... O tempo e a natureza está decididamente contra nós, e a isso acrescem as dificuldades financeiras de fazer este tipo de tratamento, que poderão ditar o insucesso logo à partida... Vamos a uma consulta nos Lusíadas na próxima semana com o Dr. António Neves para percebermos que tipo de técnica recomendam, quais as probabilidades/previsão de número de tentativas (sabendo que dificilmente será possível prever isso...) e os custos, para que possamos perceber até onde podemos ir... - Na MAC a unica coisa que nos disseram foi que a unica coisa que poderiam fazer era colocar-nos na lista de espera para FIV (não disseram se seria para FIV ou ICSI) e que, tendo acabado de fazer 39 anos, quando muito se fosse chamada até Abril do proximo ano poderia conseguir fazer um ciclo...

      Em relação aos privados tenho lido multiplos testemunhos, de todo o tipo, sobre a IVI e os Lusiadas, com pessoas a referirem experiências positivas e negativas nos dois (alguma preferência pela IVI) e preços que parecem ser mais elevados na IVI... é difícil decidir com base no preço mas não temos muitas possibilidades financeiras por isso a decisão de ir à consulta nos Lusíadas.... Também não sei se há algum tipo de protocolo ou forma de diminuir os custos - li sobre descontos para sócios da APF que não sei se se aplicam no Lusídas e um cartão HPP (???), tem alguma ideia a este respeito ou onde me posso informar?

      Mais uma vez obrigada pela ajuda e, se tiver algum conselho, dica, o que se seja, gostaria muito de a (continuar) a ouvir.

      Tudo de bom para vocês e para esta gravidez!

      Sandra

      Eliminar
    3. Obrigada Sandra :)
      Quando decidimos ir ao privado, enquanto esperávamos pela vez na MAC, fomos em 1º lugar aos Lusíadas por causa de ser mais económico que a IVI. Praticamente conseguem-se fazer 2 tratamentos nos Lusíadas com o preço de 1 na IVI. Na IVI o tratamento é de luxo, mas quanto ao procedimento médico que é o que realmente interessa, no nosso caso não fez qualquer diferença e o resultado na IVI foi o mesmo que já tínhamos tido na MAC e nos Lusíadas, com as mesmas conclusões. Só fomos à IVI (na penúltima tentativa) mesmo por descargo de consciência, para ver se eles conseguiriam fazer a diferença no resultado. No entanto, claro que gostei de ter ido à IVI, mas dói muito no bolso.
      A estatística diz que em 3 tentativas de tratamentos se consegue obter um positivo e é isso que vai ouvir na consulta onde quer que seja, e se no tratamento sobrarem embriões que possam ser congelados para usar no tratamento seguinte, evitando fazer nova ICSI, faz-se só a TEC (transferência dos embriões congelados), melhor ainda. No meu caso foram precisas 7 ICSIS, e nunca sobravam embriões para congelar por causa do problema dos "óvulos sem qualidade" que originavam "embriões com pouca qualidade" e que não sobreviviam para se congelarem os restantes e fazer só a TEC. Mas há outros casais que conseguem logo à 1ª, outros à 2ª e por aí fora. Tudo depende de como o corpo reage e da sorte que se tiver.
      Sou sócia da APF, custa 30€ ao ano e pode saber por email os acordos que têm. Têm acordo com a IVI e dá direito a 10% de desconto. Quando andei nos Lusíadas não havia nenhum acordo entre a APF e os Lusíadas (hoje em dia não sei se já haverá) mas havia o cartão HPP (da CGD) que dava direito a desconto de 10%, porque os Lusíadas eram do grupo CGD, mas entretanto os Lusíadas foram vendidos a outro grupo e por isso o cartão HPP já não é válido.
      Pessoalmente, acho que fica bem servida nos Lusíadas, conheci lá outras pessoas que conseguiram lá a gravidez. Acho que o sucesso não depende do sítio de onde se faz, porque a medicação acaba por andar sempre à volta da mesma coisa, faz uma vez com um medicamento e se não der, faz na 2ª tentativa com outro medicamento para ver se o corpo reage melhor. Os procedimentos médicos também andam à volta do mesmo, a forma de fazer o tratamento é igual, o acompanhamento com consultas e ecos é igual em todos estes sítios, mas acho que depende apenas de ter a "sorte" de dar positivo, de ter a sorte de reagir bem à medicação e haver óvulos na altura da punção, de haver sorte em se conseguirem gerar embriões e sorte nos embriões fixarem e desenvolverem no útero, e a sorte é algo que (infelizmente) não se consegue controlar.

      Desejo-lhe muita sorte e que consiga o positivo rapidamente!!

      Eliminar
    4. Ah, esqueci-me de lhe dizer que na IVI as consultas, ecos e análises que fizer quando decidir começar o tratamento lá, que o preço delas já está incluído no preço final (dos 5mil€ ou 4mil e 500€ se for sócia da APF), mas o Dr pode recomendar fazer lá uns extras especiais que eles fazem no tratamento do sémen para garantir melhores resultados que vai encarecer, salvo erro em 500€. Acho que sendo sócia da APF também tinha desconto na 1ª consulta na IVI (essa consulta é considerada fora do tratamento, porque ainda não decidiram com o médico o tratamento a fazer) e no espermograma. Também pode ir à IVI ter a consulta como obtenção de 2ª opinião, só para poder comparar o percurso que lhe sugerirem nos Lusíadas, com o percurso que lhe sugerirem na IVI e então poder optar por um deles. Procure nas tags de IVI, ali na barra direita para achar todos os posts que fiz relacionados com a IVI, para saber tudo como se passou na IVI. A mesma coisa para os posts dos Lusíadas (sim, tem muito para ler!).
      Nos Lusíadas, as consultas, ecos e análises são pagos à parte, fora dos 3mil€.
      Na MAC não se paga nada. Só tem de pagar a medicação quando a for comprar na farmácia, mas quando tiver o ensino com as enfermeiras até pode conseguir com elas a medicação de graça, se as enfermeiras tiverem medicação disponível oferecida por quem já não precisa dela - eu cheguei a doar lá medicação minha de que já não precisava. Na MAC, no 2º tratamento ofereceram-me a medicação, porque tinham lá doada e perguntaram-me se eu queria usar e eu claro que aproveitei, porque a medicação ainda é cara.
      Boa sorte!!

      Eliminar
  48. Olá!

    Muito muito obrigada pelos conselhos e todas as dicas. Vamos ver o que nos é aconselhado nos Lusíadas e penso que basicamente vamos fazer tantos tratamentos quantos conseguirmos pagar, o que nos vai deixar abaixo das estatísticas quase de certeza... mas vamos tentar tudo o que pudermos no privado e fazer figas para que a MAC ainda me chame a tempo de fazer um tratamento...

    Obrigada e um beijinho!

    ResponderEliminar
  49. BOA TARDE EU E MINHA ESPOSA ESTAMOS TENTANDO ENGRAVIDAR,ESTAMOS BEM ANCIOSOS ,PODE ME AJUDAR FIZ ESTE ERPERMOGRAMA E NÃO AGUENTO DE EXPECTATIVA PARA SABER O RESULTADO.ESPERMOGRAMA
    Material:
    Esperma
    Método:
    Equipamento SQA IIB

    INTERVALO EJACULACAO E ANALISE
    60
    minutos

    VOLUME
    2,9
    mL

    pH
    7,7

    COR
    Opala

    ASPECTO
    Fluido

    LIQUEFACAO
    Imediata

    VISCOSIDADE
    Diminuida


    ÍNDICE

    I - TOTAL DE ESPERMATOZOIDES FUNCIONAIS (TFSC)
    11,00
    milhoes

    Vr:
    Baixo: 0 a 03 / Medio: 03 a 13 / Bom: > 13
    II - CONCENTRACAO TOTAL DE ESPERMATOZOIDES
    56,00
    milh/mL

    Vr:
    Baixo: 0 a 20 / Medio: 20 a 60 / Bom: > 60
    III - MOTILIDADE NORMAL
    44,00
    %

    Vr:
    Baixo: 0 a 30 / Medio: 30 a 50 / Bom: > 50
    IV - MORFOLOGIA NORMAL
    26,00
    %

    Vr:
    Baixo: 0 a 20 / Medio: 20 a 30 / Bom: > 30
    V - INDICE DE MOTILIDADE (SMI)
    124,00


    Vr:
    Baixo: < 80 / Medio: 80 a 160 / Bom: > 160
    VI - LONGEVIDADE DOS ESPERMATOZOIDES (TSFC APOS 2H)
    21,00
    %




    OUTROS ELEMENTOS

    HEMACIAS
    Ausente

    LEUCOCITOS
    Raros

    CELULAS ESPERMATICAS
    Raras

    FILAMENTO DE MUCO
    Presente


    CONCLUSAO
    No limite inferior da normalidade

    OBS
    Presenca de muco prejudicando parcialmente as contagens.
    Espermatozoides microcefalos em percentual elevado.
    Exames anteriores?
    Nao considerar um resultado isolado.
    Convem rever a criterio clinico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar com os seus valores e ficará a saber se os valores são normais ou não.
      Tem dúvidas nalgum valor em específico do artigo?

      Eliminar
    2. SÓ NA FRASE" NO LIMITE INFERIOR DA NORMALIDADE "....

      Eliminar
    3. Mas isso foi a frase que escreveram na conclusão.
      No artigo digo quais são os valores normais, sff compare com os seus valores e ficará a saber a resposta.

      Eliminar
    4. TODOS OS VALORES ESTÃO MÉDIOS ENTÃO ESTÁ NORMAL?

      Eliminar
    5. O resultado poderia ser melhor, com valores bons, mas é um resultado médio, o que quer dizer que não é um resultado mau e que tinham achado aí a causa da falta de gravidez. A única coisa de que não estou a achar normal é quando dizem "Espermatozoides microcefalos em percentual elevado" (ou seja, na maioria não têm uma forma normal) e tem uma morfologia de 26%, quando o normal seria ter um valor acima de 30%. Pode ser por causa disto que o analista escreveu a conclusão de estar no limite inferior da normalidade, significa que é quase normal, ou então por causa de tudo o resto serem valores médios em vez de bons. Tudo depende da opinião do seu médico, se mandará repetir o exame para confirmar alguma coisa ou se ele vai achar que não tem importância.
      Boa sorte!

      Eliminar
  50. Boa tarde tudo bem? Eu gostaria de parabenizar seu blog,é muito esclarecedor.Tenho uma dúvida em relação ao meu exame e ouvir uma segunda opinião sempre faz muito bem.Se puder me ajudara avaliar meu exame te agradeço.
    Abraços.
    Obrigado.

    Não consegui colar o meu exame na página!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada,
      Conseguiu perceber quais são os seus valores que não estão bem, através dos valores que indico no artigo? É que no artigo está lá tudo, o que é considerado normal e quando não é normal indica qual é o problema.
      Pode dizer qual é o valor onde tem dúvidas?

      Eliminar
  51. Olá, Boa noite.
    Por favor ha possibilidade de analisar este resultado do exame do meu esposo, estou querendo engravidar.
    Idade do meu esposo: 49 anos.

    ESPERMOGRAMA
    EXAME FÍSICO: Valores de Referência
    Volume: 2,0 ml 1,5 a 5,0 ml
    Viscosidade: Opalescente Normal
    Aspecto: Normal Opalescente
    Ph: 8,0 Alcalino - 7,2 a 8,0
    EXAME CITOLÓGICO:
    Nº de Espermatozóides/ml: 140.000.000 / ml > 20.000.000 / ml
    Motilidade: 44% espermatozóides móveis (A+B) Acima de 50% (A+B)
    Grau A (Rápida e Progressiva): 37 %
    Grau B (Lenta e Progressiva): 7 %
    Grau C (Não Progressiva): 45 %
    Grau D (Imóvel): 11 %
    MORFOLOGIA: (Kruger)
    Ovais: 1 % Acima de 14%
    Amorfos: 99 %
    VITALIDADE: (Eosina)
    Espermatozóides Vivos: 69 % Acima de 70%
    Espermatozóides Mortos: 31 %
    Observações Gerais: Presença de vários Leucócitos
    Material: Esperma.
    Método: Contagem em Câmara de Makler (37°C), Coloração Eosina.

    No aguardo de suas considerações.

    Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lu
      O artigo acima já diz quais são os valores normais, basta comparar com os seus valores e ficará a saber se os valores são normais ou não. Quando não estão dentro do valor considerado normal, o artigo já diz qual é o diagnóstico.
      Tem dúvidas nalgum valor em específico do artigo?

      Eliminar
    2. Prezados.
      Boa tarde.
      Os ovais estão em 1% e amorfos 99% é possível ser por causa de uma dengue que ele teve 15 dias antes deste exame ?

      Eliminar
    3. Olá Lu,
      Sei que quando se esteve com febre ou doente antes de fazer um espermograma, que o resultado pode ter alterações. A presença de leucócitos indicam a presença de infecção, e se esteve doente 15 dias antes, pode ser que os leucócitos sejam resultado disso ou o corpo estava a combater outra infecção.
      Sobre a forma, não sei se a doença influenciou nesse resultado... no nosso caso, o meu marido não passou por infecções nem doença antes do exame e por isso não sei o que os médicos recomendam quando assim acontece. Talvez mandem repetir o exame novamente e se continuar com uma percentagem tão alta de amorfos, de certeza que os médicos irão dizer que terão de fazer FIV/ICSI para conseguir a gravidez, tal como nos aconteceu. Connosco, os médicos foram sempre bastante sinceros e unânimes nesse assunto, visto que o meu marido também apresentava muitas formas anormais (entre outros problemas indicados no espermograma), e que só conseguiriamos a gravidez através da FIV/ICSI. E acabou por ser mesmo assim, neste momentos estou grávida (tal como pode ler nos últimos posts do blog) precisamente por termos feito FIV/ICSI.
      Depois venha cá contar o que disseram os médicos.
      Boa sorte!

      Eliminar
  52. Olá a todos, acabo de receber o resultado de meu exame.
    fiquei em dúvida quanto a contagem, poderiam me ajudar. Obrigado

    *Exame macroscópio*
    Volume: 2ml
    cor: branco opalescente
    viscosidade: Normal
    pH: 8
    Tempo de liquefação: 52m
    Aspecto: Homogêneo

    *exame Microscópico*
    A: 36
    B: 32
    C: 05
    D: 27
    Contagem: 3.740.000.000 Volume Ejaculado
    Vivos: 80
    Mortos: 20
    Morfologia: 75% Normais
    Leucocitos: Raras
    Hemacias: Raras
    Células: Raras

    material: esperma
    Metodo: Manual

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Terá escrito bem o valor da contagem?
      É que o normal é ser acima de 15 milhões por ml, como tem 2 ml, dá 30 milhões (30 000 000). Você escreveu na contagem 3 biliões e 740 milhões (3 740 000 000). Se estiver correcto, é um valor enorme, mas não existe limite máximo, por isso, está ok.

      Eliminar
    2. esta é minha dúvida, pois o valor está realmente muito elevado

      Eliminar
    3. Já entrei em contato com o laboratório e eles vão rever o mapa, agora estou bastante nervoso.... :(

      Eliminar
    4. Então depois venha cá dar novidades, do laboratório e se se confirmar o valor tão alto, aquilo que o médico disse, pois também fiquei intrigada com o assunto...
      boa sorte!

      Eliminar
    5. Acabo de falar com o laboratório... eles confirmaram o valor... disse o técnico... "são raros, mas já tivemos contagens superiores a 4 bilhões, o valor é este mesmo...

      Estou pensando em refazer o exame para ter certeza...

      Eliminar
    6. Fale com o médico primeiro, pode ser que o médico não veja nenhum problema por a contagem ser tão elevada. Do que eu li, não existe limite máximo, por isso pode ser que não haja problemas com isso.

      Eliminar
  53. Analise física esta tudo no padrão especificado
    Volume de espermatozoides 11.444.00 mm
    Vitalidade 37%
    Motilidade A 11%
    B 15%
    C 9%
    D 65%
    Normais 76%
    Fusiformes 11%
    Ectasiais 13%

    Morfologia estria de kruger 5%

    Gostaria de saber se esta bom o ferido espermograma pois o volume e motilidade esta um pouco abaixo das referências

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é isso mesmo, como pode ler no artigo onde se refere os valores normais do critério de Kruger. Não vou repetir aqui na resposta o que já está escrito lá em cima. Agora terá de ver com o seu médico, qual é a opinião dele sobre os passos seguintes.
      Boa sorte

      Eliminar
  54. Boa tarde estou a tentar engravidar há cerca de 1 ano mas não estou a conseguir. O meu medico mandou o meu marido fazer um espermograma, gostaria e se possível ver se está tudo bem com os resultados.




    volume: 3,1 ml
    Cor: Amarelado
    Aspeto: Normal
    Viscosidade: Normal
    ph: 8,0
    Nº de Espermatozoides: 153 milhões/ mL
    Mobilidade útil ( A/B) 83%
    (Aos 60 minutos da ejaculação)
    Vitalidade 91%
    Formas com anomalias: 10%
    Formas imoveis: 9%
    Exame Citológico
    Leucocitos: 5/ campo
    Eritrócitos: 5/ campo

    Agradecia muito a sua ajuda.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      no artigo encontra a resposta para a sua pergunta. Basta comparar os valores e tem lá tudo explicado.

      Eliminar
  55. Boa tarde coloquei aqui em cima o espermograma que o meu marido fez, eu tenho uma ecografia marcada mas só para dia 30 de Junho, e gostaria de saber se o resultado da analise feita ao esperma do meu Marido está boa. Agradecia mesmo se me pudesse ajudar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      o artigo explica o que significam os valores e até indica o diagnóstico quando os valores não estão dentro dos valores normais.
      Indico a fluorescente no início do artigo "NOTA IMPORTANTE:
      Por favor não coloquem espermogramas para eu analisar, porque o objectivo deste artigo é ajudar-vos a comparar os vossos valores com os valores considerados normais.
      Já está tudo separado por categorias e com a indicação do diagnóstico, caso os valores não estejam normais. O vosso médico irá indicar o caminho a seguir se o exame não for bom.

      Não irei fazer mais análises de espermogramas, tal como tenho ajudado a fazer até aqui, visto que o artigo já explica tudo, a menos que tenham dúvida nalgum valor em específico que surja no exame e isso não esteja claro no artigo."

      Por isso, basta-lhe comparar os seus valores com os do artigo e ficará logo a saber se algum valor não está bom.

      Por isso a minha pergunta é: tem dúvida nalgum valor em específico e que isso não esteja claro no artigo?

      Eliminar
    2. Tenho duvida o que quer dizer Leucocitos: 5/ campo
      Eritrócitos: 5/ campo, tentei pesquisar na net mas não encontro nenhum artigo que me ajude na minha duvida. Peço desculpa pelo incomodo mas é a primeira vez que me encontro nesta situação e ainda falta muito até ir ao meu medico mostrar os exames. E como reparei que você está a explicar a muitos comentário que lhe fazem dai eu também colocar a minha duvida. Obrigada

      Eliminar
    3. Olá
      Fui melhorando o artigo com base nas muitas dúvidas que me foram sendo colocadas e por isso fazia inicialmente a análise do espermograma, porque achava que ia faltando informação no artigo que permitissem às pessoas entender os valores todos. Cada laboratório utiliza termos diferentes ou utiliza outros critérios de análise e por isso actualmente o artigo já permite que as pessoas entendam as coisas sozinhas, e por isso peço para serem específicas nas dúvidas, para eu poder complementar o artigo se for caso disso, ou se a explicação pode ser melhorada se estiver confusa.
      Sobre a sua dúvida em específico, não é suposto haver a presença leucócitos (são os glóbulos brancos). Os glóbulso brancos são aqueles que combatem as infecções e doenças, são os que nos protegem no sistema imunitário, e quando existem glóbulos brancos (dependendo da quantidade) no esperma, como é o caso do seu marido, que tem 5 por campo, significa que o seu marido esteve com alguma infecção, ou esteve doente antes de fazer os espermograma ou então significa que existem mesmo alguma infecção que precise de ser tratada, porque a presença de leucócitos no esperma provoca alterações dificultando a gravidez.
      Os eritrócitos são os glóbulos vermelhos, e também não é suposto haver glóbulos vermelhos no esperma e no caso do seu marido existem também 5 por campo.
      Talvez o seu médico mande repetir a análise, para ver se a presença destas células foi um caso pontual que se tenha resolvido sozinho (doença, constipação ou algo que nem tenha dado conta mas que o organismo tenha combatido e ficou curado) ou se continua a haver sinal de infecção. Ou então se o médico achar que o nº de leucócitos e eritrócitos seja baixo e que isso possa ser desprezado e não veja nenhum problema nesses valores. Eu não tenho o valor de referência por campo para saber se esses 5 por campo são muitos ou poucos, só sei por valor total de ejaculado (a presença de mais de 1 milhão de células de defesa por ml de sêmen ejaculado ou mais de 5 milhões no total ejaculado indica um processo infeccioso).
      Depois quando o médico explicar, venha cá contar qual foi a decisão do médico.
      Boa sorte!
      Bjs

      Eliminar
    4. Obrigada pela sua explicação, agora já fiquei a perceber melhor a minha duvida. Assim que tiver a minha ecografia feita vou ao medico mostrar o resultado do espermograma e da ecografia e depois venho aqui postar a decisão do meu médico. Muito obrigada pela sua ajuda. Bjs

      Eliminar
    5. Olá boa tarde, já fiz a minha ecografia está tudo bem comigo. Só tenho consulta com o meu médico dia 18 de Agosto, mas o meu marido teve que ir ao médico com a minha filha e mostro-lhe o espermograma ele disse que está tudo bem com o resultado, mas foi uma conversa muito rápida, disse-lhe que o nosso problema é psicológico mas na consulta de dia 18 de Agosto iria falar melhor connosco. Depois volto aqui para dizer o que se passou na consulta. Bjs e obrigada por tudo.

      Eliminar
    6. Olá!
      Que boas notícias! Assim sendo, estando tudo bem com vocês 2, ainda não houve gravidez porque ainda não calhou, mas há-de calhar!! Ainda vai ver um positivo bem grande num teste de gravidez, quando menos esperar ;)
      Beijocas e tudo de bom para vocês!

      Eliminar
  56. Olá meu nome e Drielly
    Gostaria de saber se o espermograma do meu marido esta normal,e se ele faz filho?
    Estamos tentando já faz um tempo.....
    ***ASPECTOS FÍSICOS - QUÍMICOS***
    Volume............................................3,1 ml
    Aspecto..............................................Normal
    Cor....................................................Branco Opalescente
    Odor....................................................Próprio
    Consistência ...........................................Normal com fil. de visc.
    Ph..........................................................8,0
    Aglutinação............................................Ausente após 60 minutos
    ***EXAME MICROSCÓPICO***
    Leucócitos............................................1600 mm³
    Hemácias.............................................Ausentes
    Cel. Imaturas da Espermiog.....................Ausentes
    Cel polig. trato urin..................................Ausente
    ***EXAME ESPERMATOZÓIDE***
    Normais.................................................12%
    Anormais
    Def. - cabeça...........................................30%
    Def. - cauda..............................................31%
    Def. - peça intermediária..............................33%
    Com restos citoplasmáticos.......................4%
    ***EXAME DE VIABILIDADE***
    Vivos Móveisc/ prog. rápida retilinea(A)..........9%
    Vivos Móveis c/ progre. lenta(B).....................18%
    Vivos Imóveis(C).............................................62%
    Aglutinados.......................................................11%
    ***CONT. ESPERMATOZÓIDES***
    Milhões por ml...................................................800,000
    Milhões por ejaculação.......................................2.480,000

    Desde de já agradeço...no aguardo bjoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Drielly

      Logo na 1ª frase do artigo indico que "NOTA IMPORTANTE:
      Por favor não coloquem espermogramas para eu analisar, porque o objectivo deste artigo é ajudar-vos a comparar os vossos valores com os valores considerados normais.
      Já está tudo separado por categorias e com a indicação do diagnóstico, caso os valores não estejam normais. O vosso médico irá indicar o caminho a seguir se o exame não for bom.

      Não irei fazer mais análises de espermogramas, tal como tenho ajudado a fazer até aqui, visto que o artigo já explica tudo, a menos que tenham dúvida nalgum valor em específico que surja no exame e isso não esteja claro no artigo."

      Por isso, basta-lhe comparar os seus valores com os do artigo e ficará logo a saber se algum valor não está bom.

      Por isso a minha pergunta é: tem dúvida nalgum valor em específico e que isso não esteja claro no artigo?

      Eliminar
  57. Boa tarde
    Queria tira uma dúvida o que quer dizer no resultado?
    cor branco opalescente
    tempo coagulação 30 min
    volume 1,2 ml
    ph 8,0
    liquefação secundaria
    viscosidade normal
    parametros microscopios
    A-progressiva linear rapida 29%
    B- progressiva lenta 6%
    C- Não progressiva 15%

    vitalidade eosina superior 58%
    morfologia de tygerberg superior 4%
    aglutinação moderada

    contagem
    67 milhoes ml
    leucocitos 330/mm3
    hemacias 170 mm3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      no artigo encontra a resposta para a sua pergunta. Basta comparar os valores e tem lá tudo explicado.

      Eliminar
  58. Ola, por gentileza queria saber o que significa,

    MORFOLOGIA ESTRITA (CRITÉRIO DE KRUGER)

    FORMAS NORMAIS 00%
    FORMAS ANORMAIS 100%

    TESTE DE PERMEABILIDADE DA MEMBRANA ESPERMÁTICA

    ESPERMATOZÓIDES REATIVOS: NR%

    Sendo que engravidei de forma natural, não estava tentando ter filhos e meu esposo fez o exame antes de casarmos, estavávamos esperando condições financeiras para iniciar algum tratamento. Mas pra minha surpresa engravidei. Se possível gostaria de saber se com esses resultados um mulher saudável poderia engravidar naturalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luyzi
      Com esses valores não é possível haver gravidez, porque diz que todos os espermatozóides têm uma forma anormal, logo nunca conseguem fecundar o óvulo (precisam de ter uma certa forma considerada normal). O critério de Kruger é apenas uma forma de classificação dos espermatozóides em normais e anormais. No artigo acima pode ver quais são os valores considerados normais num exame onde o critério de Kruger é usado para estudar a morfologia (forma).
      O teste de permeabilidade da membrana espermática nunca apareceu nos exames do meu marido, não sei o que significa.
      Chegou a fazer a repetição do exame, para confirmar resultados? Se obteve o mesmo resultado duas vezes, confirma-se que o seu marido tem mesmo um problema grave. Se nunca repetiram o exame, pode ser que tenha sido uma coisa temporária e que tenha melhorado.
      Se este exame conseguiu engravidar, teve muita muita mas mesmo muita sorte mesmo! O meu marido tinha 90% de formas anormais em vários exames feitos ao longo de 6 anos e nunca conseguimos a gravidez naturalmente.
      Tudo a correr bem com a gravidez!

      Eliminar
    2. Muito obrigada por responder. Esse resultado é do segundo exame, mas estou tentando fazer com que ele faça mais uma vez e tenha outra opnião, pelo seu artigo vi mesmo que seria impossível, sabemos depois que ele teve problemas com varizes nos testículos e que isso compromete a produção...mas também sabemos que nem por fertilização seria possível uma gravidez. Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá
      sim, as varizes nos testículos (chama-se varicocelo) comprometem a produção porque aquecem demasiado os espermatozóides e estes morrem ou ficam anormais, mas se o problema for só esse, dá para operar e retirar as varizes.
      Boa sorte!

      Eliminar
  59. Ola, sera que posso pedir uma ajudinha pra esclarecer algo, que juro, li todo o artigo , mas continuo em duvida sobre 3 pontos ( Acredito eu, que a razao das minhas duvidas seja porque o exame do meu marido nao tem muitas informaçoes).
    Entenderei se nao puder responder, e ja agradeço e parabenizo pelo artigo.
    Entao, duvida 1. Quando a viscosidade diz "baixa" como resultado, o que significa?
    2. No resultado dele a MOBILIDADE total deu 50% e a progressiva deu 30%, onde lendo seu artigo, entendi que è um problema denominado Asternozoospermia, isso è muito sèrio? Existe algum tratamento?
    3 e ultima. MOrfologia: Quando voce escreveu: "valor normal para formas normais, igual ou superior a 30%", estava se referindo a tudo dentro da morfologia? Porque os valores que tenho por exemplo , Normales: 50%, anormales: 50%, cabeça: 26%, pescoço: 10% Cauda: 14%.
    Deixo Copia do resultado dele abaixo, apenas como comparaçao de laboratorios, achei este laboratorio pouco expressivo, nao sei se estou enganada, mas vi outros resultados de exames aqui na sua pagina, muito mais esclarecidos, talvez, seja importante procurar um laboratorio que de um resultado mais completo.

    Obrigado e que Deus lhe abençoe .

    Liquefacao : completa
    volume: 3ml
    cor: normal
    viscosidade: baixa
    leucocitos: negativo
    aglutinantes espontaneos: negativo
    mobilidade total: 50%
    mobilidade progressiva: 30%
    concentracao: 35 milhoes esp/ml
    MOrfologia:
    normais: 50%
    anormais: 50%
    cabeca: 26%
    pescoço: 10%
    cauda: 14%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      obrigada por ter lido o artigo antes de colocar as suas dúvidas, porque para mim é bastante frustrante vir aqui responder quando a resposta já está lá em cima, o que não é o seu caso :)
      1. Da viscosidade, o desejável seria que o resultado fosse normal, mas não o sendo, como diz que é baixa, isto indica que há um problema (não sei muito bem qual, porque nunca aconteceu connosco e nunca investiguei mais a fundo). Neste site http://www.professoraangela.net/documents/espermograma.html explicam porque é "baixa" ou "diminuída": "deficiência vesicular com baixa produção de fatores da coagulação." Não sei o que isto significa, nem se é realmente um problema que impeça ou dificulte a gravidez. Quando souber o que significa pelo seu médico, depois avise por aqui, sempre completo mais um pouco o artigo para poder ajudar outras pessoas.
      2. A mobilidade está quase nos valores certos. A Motilidade Total, deve ser superior a 40% (no seu está a 50%) e a Motilidade Progressiva (MP ou PR) deve ser superior a 32%. (no seu está a 30%), por isso só há estes 2% de diferença para o valor considerado normal. Talvez o médico nem dê importância a isto por ser uma diferença tão pequena, mas se der, isto significa que a mobilidade está a ser afectada por alguma coisa. No caso do meu marido nunca conseguimos melhorar isto, mas no caso de outras pessoas, essas pessoas tinham o varicocelo, que provocava o problema e é operável. O meu marido não tinha varicocelo, logo não havia nada para operar, e tentámos melhorar através de medicação com um endocrinologista e um andrologista, mas também não se conseguiram melhorias, mas como havia mais problemas detectados no espermograma do meu marido, a nossa única solução foi mesmo fazer FIV/ICSI.
      3) Sim, na morfologia engloba tudo. O que interessa é o valor do normal e do anormal. Depois o laboratório é que quis ser mais específico e dizer onde exactamente é que se localizavam as anormalias (se era na cabeça, cauda ou pescoço). O valor para formas normais deve ser superior a 30% e como no seu aparece 50%, parece que está tudo ok com isto.
      Boa sorte!

      Eliminar
  60. Boa noite !
    Achei seu blog e adorei seu artigo..
    Meu marido fez o exame e deu 1% rápidos 56 %imóveis 10% moderados e 26% lentos
    Esperma normais 35% a quantidade 67 mil e mais de 100 mil no total
    Tem alguns esperma q não tem direção normal, pouca coisa
    Você acha que tem como engravidar naturalmente esses dados
    Vamos repetir mês q vem o exame, e ele está em tratamento com indux + vitaminas
    Obrigada ... Bjos Carla Cristina dos santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Pois, como pode ver, esses valores não estão dentro dos valores considerados normais, que aparecem no artigo... daí o médico ter pedido a repetição para confirmar. Pode ser que o tratamento que o seu marido está a fazer ajude, não conheço esse indux, a nós nunca foi receitado, e que a repetição do exame já dê valores melhores.
      A nós, com os nossos valores, sempre nos disseram que não é impossível engravidar naturalmente, mas que as probabilidades de isso acontecer são muito reduzidas. Daí termos feito sempre FIV/ICSI, que era o que nos foi recomendado com o nosso diagnóstico, que escrevi algures por aí no blog.
      Boa sorte!

      Eliminar
  61. Olá. eu gostaria de saber se o resultado de meu espermograma esta muito ruim.


    Contagem de espermatozoides ----- 30.000.0000
    MORFOLOGIA
    Espermas vivos ------ 55%
    espermas mortos---- 45%
    formas normais-----80%
    formas anormais----20%
    VITALIDADE
    imediata----45%
    após uma hora---30%
    MOTILIDADE
    progressão linear lenta --- 30%
    progressão linear rapida--- 10%
    sem deslocamento---45%
    girando ao redor--- 15%

    Obrigado! Gostaria de saber como tratar, caso estaja muito ruim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo na 1ª frase do artigo indico que "NOTA IMPORTANTE:
      Por favor não coloquem espermogramas para eu analisar, porque o objectivo deste artigo é ajudar-vos a comparar os vossos valores com os valores considerados normais.
      Já está tudo separado por categorias e com a indicação do diagnóstico, caso os valores não estejam normais. O vosso médico irá indicar o caminho a seguir se o exame não for bom.

      Não irei fazer mais análises de espermogramas, tal como tenho ajudado a fazer até aqui, visto que o artigo já explica tudo, a menos que tenham dúvida nalgum valor em específico que surja no exame e isso não esteja claro no artigo."

      Por isso, basta-lhe comparar os seus valores com os do artigo e ficará logo a saber se algum valor não está bom e a que diagnóstico corresponde. O seu médico irá indicar qual o tratamento mais adequado.

      Eliminar
  62. Bom dia , meu marido tem 47 anos e sofre de varicocele com ou menos 1 milhão de espermatozoides por m/l de sêmen, o Dr que passamos disse que a chance de melhora com a cirurgia é pequena. Nesse caso gostaria de saber se há algum medicamento que ajude no aumento de espermatozoides e se devo tomar um indutor de ovulação pra ajudar a ter mais chance?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      só lhe posso falar da experiência que passámos com o nosso caso. No nosso caso, não houve nenhum medicamento que ajudasse a aumentar a produção de espermatozóides, e experimentou vários suplementos alimentares que supostamente ajudam na produção (Spermox é um deles, mas também experimentou uma medicação que um urologista receitou mas que também não ajudou).
      Para si, só deve tomar indutor de ovulação se houver algum diagnóstico do médico sobre a sua ovulação (se não estiver a ovular ou se estiver descontrolada). Se estiver tudo bem consigo, não há motivo para tomar indutor de ovulação.
      Boa sorte!

      Eliminar
  63. O que quer dizer isso no espermograma volume 2,0 ml cor branco opalescente odor característico ph 8,0 reação alcalina liquefeçao total coagulação presente aspecto turvo viscosidade média consitencia fluida contagem 110.000.000 p/ ml no volume total 220.000.000 mortalidade direcionais 8% pouco direcionais 20% não direcionais 60% imóveis 12% morfologia normais 8% anomalia de cabeça 50% anomalia peça intermediária 30% anomalia de cauda 12% por favor será que pode responder isso aí to muito preocupada obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Encontra a resposta para a sua pergunta no artigo.

      Logo na 1ª frase do artigo indico que "NOTA IMPORTANTE:
      Por favor não coloquem espermogramas para eu analisar, porque o objectivo deste artigo é ajudar-vos a comparar os vossos valores com os valores considerados normais.
      Já está tudo separado por categorias e com a indicação do diagnóstico, caso os valores não estejam normais. O vosso médico irá indicar o caminho a seguir se o exame não for bom.

      Não irei fazer mais análises de espermogramas, tal como tenho ajudado a fazer até aqui, visto que o artigo já explica tudo, a menos que tenham dúvida nalgum valor em específico que surja no exame e isso não esteja claro no artigo."

      Por isso, basta-lhe comparar os seus valores com os do artigo e ficará logo a saber se algum valor não está bom.

      Por isso a minha pergunta é: tem dúvida nalgum valor em específico e que isso não esteja claro no artigo?

      Eliminar
  64. ESPERMOGRAMA
    PERÍODO DE ABSTINÊNCIA: 5 DIAS
    COLETA DO EJACULADO...: COMPLETA
    EXAME MACROSCÓPIO RESULTADOS VALORES DE REFERÊNCIA
    VOLUME 3.6 1.4 - 1.7 ml.
    Ph 8.0 >=7.2
    COR CINZA
    LIQUEFAÇÃO PRIMÁRIA AUSENTE
    TEMPO DE LIQUEFAÇÃO TOTAL EM 30 min
    VISCOSIDADE AUMENTADA

    EXAME MICROSCÓPICO
    NÚMERO DE ESPERMATOZÓIDES 42.000.000
    LEUCÓCITOS 200 /mm3
    HEMÁCIAS 100 /mm3
    GRUMOS ESPERMÁT. AGLUTINADOS 0

    MOTILIDADE TOTAL (1º HORA) 21% > 40%
    PROGRESSIVOS 20%
    NÃO PROGRESSIVOS 1 %
    VITALIDADE (1º HORA)

    (EOSINA - NIGROSINA) 71%

    MORFOLOGIA (Kruger, 1986)

    NORMAIS 5 % > = 4%
    ECTASIAS 2 %
    BICEFÁLICOS 0 %
    BICAUDADOS 1 %
    FUSIFORMES 0 %
    MICROCEFÁLICOS 4 %
    MACROCEFÁLICOS 0 %
    ANORMALIDADES DISCRETAS 7 %
    ANORMALIDADES ACENTUADAS 80%
    CÉLULAS GERMINAIS IMATURAS 1 %
    NOTA: HÁ CORRELAÇÃO ENTRE MORFOLOGIA % MORFOLOGIA % FERTILIZAÇÃO
    (Kruger et.al.,Fertil Steril 1988) 0 - 3 7.6
    E A CAPACIDADE DE PENETRAÇÃO DO 4 - 14 63.9
    ESPERMATOZÓIDE NO ÓVULO. > 14 > 8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola, por favor você poderia da uma olhada no exame do meu marido?

      desculpe eu não ter editado corretamente.

      muito obrigada!!

      Eliminar
    2. Olá

      Logo na 1ª frase do artigo indico que "NOTA IMPORTANTE:
      Por favor não coloquem espermogramas para eu analisar, porque o objectivo deste artigo é ajudar-vos a comparar os vossos valores com os valores considerados normais.
      Já está tudo separado por categorias e com a indicação do diagnóstico, caso os valores não estejam normais. O vosso médico irá indicar o caminho a seguir se o exame não for bom.

      Não irei fazer mais análises de espermogramas, tal como tenho ajudado a fazer até aqui, visto que o artigo já explica tudo, a menos que tenham dúvida nalgum valor em específico que surja no exame e isso não esteja claro no artigo."

      Por isso, basta-lhe comparar os seus valores com os do artigo e ficará logo a saber se algum valor não está bom.

      Por isso a minha pergunta é: tem dúvida nalgum valor em específico e que isso não esteja claro no artigo?

      Eliminar
  65. Boa noite, n sei se me pode ajudar. Tenho duvidas relativamente uns valores que resultaram do espermograma:
    Total de esperma: 224.40 mil
    Progressivos: 35%
    N. Progressivos:31%
    Imoveis:34%
    Total móveis progressivos: 78.54 mil.

    Não consigo tirar alguma conclusão relativamente a estes valores :/ sao bons estes valores?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      compare os seus valores com os valores do artigo... está lá tudo explicado.

      Eliminar
  66. Oi gente, estou um pouco preocupada. Faz 1 ano e 6 meses que tento engravidar e não consigo. Meu esposo fez a pouco tempo o espermograma e os resultado foi desanimador. A motilidade grupo A: 00% B: 27%C:18% e D: 55% , sem contar que na análise morfológica os com formato oval foi apenas 02% amorfos:39% macrocéfalos: 01% microcéfalos:0,6% peça intermediária: 23%piriformes: 29% e calda: 0,2%. A quantidade de espermatozóide deu 52,4 milhões/ml. E no outro exame o médico descartou varicocele. Será que ainda posso engravidar de forma natural? Me ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      vai ter de seguir as orientações do médico, e claro, continue a tentar naturalmente lá por casa, porque por vezes pequenos milagres acontecem.
      Tudo de bom!

      Eliminar
  67. Boa noite,
    O que VC me diz desse resultado
    Caracteres físicos do líquido seminalVolume:1,9 mL Tempo de liquefação:18 minutos pH:7,50 Viscosidade:normalAspecto: Branco opalescenteCheiro:sui generisMotilidade espermática na 1ª hora após ejaculaçãoCategorias:A- Rápida e progressiva:20 % B- Progressiva lenta :20 % C-Não progressiva:10 % D-Imóveis:50 % Vitalidade espermática na 1ª hora após ejaculação:57 % de formas vivas Contagem: 53.000.000 espermatozoides/mL Morfologia:Normais:18% Anomalias na cabeça:31%Anomalias no pescoço ou peça intermediária:26%Anomalias na cauda:25%Gotas citoplasmáticas:0 %Flora bacteriana:moderada

    ResponderEliminar
  68. Olá gostaria muito que me ajuda se a interpreta este laudo (espermograma)pois tou tentando engravidar minha esposa a 4 anos , e fale a repeito do laudo diga as tua conclusões ,desde já fico grato,
    Diego araujo
    LAUDO RESUMIDO PARA CONFERENCIA:
    Exame.....: ESPERMOGRAMA
    Metodo....: ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO E MORFOLÓGICO
    Valores Obtidos Valores de Referencia
    I - EXAME MACROSCÓPICO
    COR........................... BRANCO-OPALESCE BRANCA - OPALESCENTE
    AUTOLIQUEFAÇÃO A 20 G CENTÍGRA 20 min Até 30 minutos
    ASPECTO....................... HOMOGÊNEO HOMOGÊNEO
    VISCOSIDADE................... NORMAL NORMAL
    ODOR.......................... CARACTERÍSTICO CARACTERÍSTICO
    pH............................ 75,0 7,0 a 7,8
    VOLUME........................ 2,5 ml 2,0 a 5,0 ml
    II - EXAME MICROSCÓPICO
    1 - MOTILIDADE E VITALIDADE
    LEITURA APÓS EJACULAÇÃO
    GRAU 3........................ 5 %
    GRAU 2........................ 30 %
    GRAU 1........................ 5 %
    GRAU 0........................ 60 %
    2 - CONTAGEM
    No. DE ESPERMATOZÓIDES/VOL. EJ
    POR mL........................ 112,5 MILHÕES Acima de 20 Milhões/mL
    NO VOLUME EJACULADO........... 281,2 MILHÕES
    III - EXAME CITOLÓGICO
    1 - MORFOLOGIA
    NORMAIS....................... 75 % Acima de 60%
    ANORMAIS...................... 25 %
    ANOMALIAS
    A - CABEÇA
    FUSIFORME..................... %
    MICROCEFALIA.................. 3 %
    MACROCEFALIA.................. 2 %
    CABEÇA REDONDA................ %
    HIPERCROMASIA CEFÁLICA........ %

    B - PECA INTERMEDIÁRIA........ 14 %
    C - CAUDA..................... 6 %
    D - CABEÇA SOBRE CAUDA........ %
    E - DUPLOS.................... %
    F - IMATUROS.................. %
    2 - OUTROS ELEMENTOS..........
    LEUCÓCITOS.................... 20 POR CAMPO
    HEMÁCIAS...................... 2 POR CAMPO
    CÉLULAS EPITELIAIS............ 2 POR CAMPO
    CÉLULAS TESTICULARES..........
    HISTIÓCITOS...................
    CORPÚSCULOS AMILÁCEOS.........
    GOTAS DE LECITINA.............
    CRISTAIS......................
    CILINDROS TESTICULARES........

    PROVA DE VITALIDADE
    FORMAS VIVAS: 38%
    FORMAS MORTAS:62%

    ResponderEliminar
  69. ESPERMOGRAMA
    RESULTADO: VALOR (ES) DE REFERÊNCIA
    ANÁLISE MACROSCÓPICA
    Volume : 2,7 mL 1,5 a 5,0 mL
    Cor : Branco opalescente Branco Opalescente
    Liquefação : Positiva Positiva após 60 minutos
    Aspecto : Homogênio Homogêneo
    Viscosidade : Diminuída Normal
    pH : 8,0 7,2 A 8,0
    CONTAGEM GLOBAL
    Nº Espermatozóides : VIDE OBS /mL Superior ou igual a 15.000.000 /mL
    Nº Espermatozóides : VIDE OBS /ejac. Superior ou igual a 39.000.000 /ejac.
    Células Redondas : 100 /mm³ Até 5.000 /mm³
    Leucócitos : 60 /mm³ Até 1.000/ mm³
    Hemácias : 50 /mm³ Até 1.000 /mm³
    Levedura : Ausente Ausente
    MORFOLOGIA
    Espermatozóides Normais: - % Superior a 30% de formas normais
    MOTILIDADE E VITALIDADE
    Motilidade A + B : - % Motilidade A + B superior a 40%
    Motilidade C (sem progressão): - % (A + B = progressividade para frente)
    Motilidade D (imóveis) : - %
    Vitalidade : - % Acima de 58% dos espermatozóides vivos
    (Indicado para os casos onde motilidade
    A + B seja inferior a 40%)
    Tempo de abstinência sexual : 7 dias Recomendado de 3 a 5 dias para pacientes
    não vasectomizados.
    Após a centrifugação do material forma encontrados 2 espermatozóides em todos
    oscampos analisados.

    Bom Dia,

    Esse é o espermograma do meu marido, estamos desesperados pois o primeiro exame que ele fez deu azoospermia e esse já deu outro resultado mas não entendo! Poderia me ajudar a entender por favor .

    ResponderEliminar
  70. Olá queria uma opinião de vcs sobre este espermograma. Oq acham?


    ESPERMOGRAMA

    PERIODO DE ABSTINENCIA 04 DIAS
    VOLUME 1,5 ML
    TEMPO DE LIQUEFACAO 41 Minutos
    COR OPALESCENTE
    pH 8.0
    VISCOSIDADE AUMENTADA
    ASPECTO HOMOGENEO
    COAGULO SEMINAL APOS EJACULACAO PRESENTE

    Análise Microscópica
    CONCENTRACAO DE ESPERMATOZOIDES POR ML 39,00 milhoes/ml
    NUMERO DE ESPERMATOZOIDES POR VOLUME EJACULADO 58,50 milhoes
    AGLUTINACAO DOS ESPERMATOZOIDES AUSENTE

    Análise de Motilidade
    MOTILIDADE PROGRESSIVA (MP) 41 %
    MOTILIDADE NAO PROGRESSIVA (MNP) 14 %
    IMOVEL 45 %

    Análise Morfológica
    NORMAIS 38 %
    ANOMALIAS DE CABECA 22 %
    ANOMALIA DE PECA INTERMEDIARIA 3 %
    ANOMALIA DE CAUDA 36 %
    AMORFOS 1 %

    LEUCOCITOS 200.000 /mL
    HEMACIAS 0 /mL
    ESPERMATOCITO E ESPERMATIDES 1 %

    ResponderEliminar
  71. Olá o exame do meu marido deu um volume 0,7ml
    Soma (PR+NP) 47%
    Espermatozóides imóveis 53%
    Vitalidade 52%

    O restante deu tudo normal, estou preocupada com esses valores. É possível eu engravidar de forma natural com essas porcentagens?
    Obrigado
    Rochele

    ResponderEliminar
  72. Gostaria da sua ajuda, eu e meu esposo somos tentantes à 9 anos, eu já tive uma trompa enovelada e endometriose de grau leve, fiz a correção da trompa e endometriose com uma videolaparoscopia á 3 anos atrás, esse ano 2015 repeti meus exames, fiz uma histerossalpingografia e com minhas trompas deu tdo normal, o contraste passou e tdo normal, minha ovulação e mens é super regulada tenho 30 anos..
    Já cm meu esposo deu varicocele á 1 ano atrás e ele tmb fez a cirurgia da varicoceles.. Esse mês ele fez um exame de espermograma. Deu os seguintes resultados .

    Análise macroscópica..
    Cor: branco opalescente
    Volume: 2;0 ml
    Viscosidade ; normal
    Liquefação; 30 min
    PH; 7;5

    Análise microscópica

    Concentração espermática
    N/ml 27 milhões/ml.
    No total 54 milhões/ ejaculados.

    Motilidade progressiva total 37%
    Progressiva rápida 14;8%
    Progressiva lenta 22,2%
    Não direcional 7;4%
    Imóveis 55;6%..

    Número total de espermatozóides móveis amostra 24 milhões

    Número tatal de espermatozóides progressivos amostra 20 milhões..

    Teste de eosina 86%

    Morfologia pelo critério estrito de tygerberg normais 5%..

    Gostaria mto de saber o que vc acha desse resultado, será que houve melhoras?. E se tem a possibilidade de gerar um bebê naturalmente?. Ou se a inseminação é indicada nesse caso??.

    Aguardo respoatas.. Desde de já mto obrigada..

    ResponderEliminar
  73. Gostaria da sua ajuda, eu e meu esposo somos tentantes à 9 anos, eu já tive uma trompa enovelada e endometriose de grau leve, fiz a correção da trompa e endometriose com uma videolaparoscopia á 3 anos atrás, esse ano 2015 repeti meus exames, fiz uma histerossalpingografia e com minhas trompas deu tdo normal, o contraste passou e tdo normal, minha ovulação e mens é super regulada tenho 30 anos..
    Já cm meu esposo deu varicocele á 1 ano atrás e ele tmb fez a cirurgia da varicoceles.. Esse mês ele fez um exame de espermograma. Deu os seguintes resultados .

    Análise macroscópica..
    Cor: branco opalescente
    Volume: 2;0 ml
    Viscosidade ; normal
    Liquefação; 30 min
    PH; 7;5

    Análise microscópica

    Concentração espermática
    N/ml 27 milhões/ml.
    No total 54 milhões/ ejaculados.

    Motilidade progressiva total 37%
    Progressiva rápida 14;8%
    Progressiva lenta 22,2%
    Não direcional 7;4%
    Imóveis 55;6%..

    Número total de espermatozóides móveis amostra 24 milhões

    Número tatal de espermatozóides progressivos amostra 20 milhões..

    Teste de eosina 86%

    Morfologia pelo critério estrito de tygerberg normais 5%..

    Gostaria mto de saber o que vc acha desse resultado, será que houve melhoras?. E se tem a possibilidade de gerar um bebê naturalmente?. Ou se a inseminação é indicada nesse caso??.

    Aguardo respoatas.. Desde de já mto obrigada..

    ResponderEliminar
  74. Gostaria da sua ajuda, eu e meu esposo somos tentantes à 9 anos, eu já tive uma trompa enovelada e endometriose de grau leve, fiz a correção da trompa e endometriose com uma videolaparoscopia á 3 anos atrás, esse ano 2015 repeti meus exames, fiz uma histerossalpingografia e com minhas trompas deu tdo normal, o contraste passou e tdo normal, minha ovulação e mens é super regulada tenho 30 anos..
    Já cm meu esposo deu varicocele á 1 ano atrás e ele tmb fez a cirurgia da varicoceles.. Esse mês ele fez um exame de espermograma. Deu os seguintes resultados .

    Análise macroscópica..
    Cor: branco opalescente
    Volume: 2;0 ml
    Viscosidade ; normal
    Liquefação; 30 min
    PH; 7;5

    Análise microscópica

    Concentração espermática
    N/ml 27 milhões/ml.
    No total 54 milhões/ ejaculados.

    Motilidade progressiva total 37%
    Progressiva rápida 14;8%
    Progressiva lenta 22,2%
    Não direcional 7;4%
    Imóveis 55;6%..

    Número total de espermatozóides móveis amostra 24 milhões

    Número tatal de espermatozóides progressivos amostra 20 milhões..

    Teste de eosina 86%

    Morfologia pelo critério estrito de tygerberg normais 5%..

    Gostaria mto de saber o que vc acha desse resultado, será que houve melhoras?. E se tem a possibilidade de gerar um bebê naturalmente?. Ou se a inseminação é indicada nesse caso??.

    Aguardo respoatas.. Desde de já mto obrigada..

    ResponderEliminar
  75. Boa tarde meu nome é Marcia estou tentando engravidar já a um bom tempo, porém não estou conseguindo. Até que por fim descobrimos que o problema estava no espermatozoide do meu marido. Gostaria de ajuda, pois, a medica ao qual fui era do SUS e fez pouco caso, não pediu para repetir o exame, e no momento do exame, ele estava preocupado, pq o motoqueiro ja estava recolhendo os exames e não iria ter mais coleta no laboratório e teria que reagendar.

    O resultado do exame foi o seguinte:

    Analise Macroscópica:
    resultado referencia
    Volume 1,0 ml de 2,0 a 5,0 ml
    PH 8,0 de 7,2 a 8,0
    Cor branco opalescente branco opaco/ acinzentado
    Viscosidade Normal normal
    Aspecto homogêneo homogêneo
    Liquefação 12 min Ate 60 min/ completa


    Analise microscópica
    resultado referencia
    nº espermatozoides 17.000.000 ml >= 20.000.000/ ml
    nº total espermatozoides 17.000.000


    motilidade

    Grau A 10% Grau A+ GRAU B: >50%

    Grau B 30%

    Grau C 40%

    Grau D 20%


    Morfologia OMS
    Valores referencia
    Normais 22% >= 30%
    Amorfos 40%
    peça intermediaria 34%
    Cauda 4%


    Morfologia Estrita (KRUGER)
    RESULTADO REFERENCIA
    Normais 9% >= 14%


    Vitalidade
    nota: teste realizado quando o percentual de espermatozides GRAU D for maior ou igual a 50%

    Celulas Redondas

    Celulas Germinativas 600.000 ml <= 1.000.000 ml

    Leucocitos 0 ml <= 1.000.000 ml

    Hemacias 0ml <= 1.000.000 ml

    ResponderEliminar
  76. Olá,
    no resultado do meu espermograma quase todos os valores apresentaram normalidade, exceto pela morfologia. O exame apresentou 4% de morfologia normais, e o indicado mínimo é de 14%. Só com é possível concluir que há infertilidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quer dizer que há dificuldade em conseguir uma gravidez de forma natural. É mais difícil, mas não é impossível.

      Eliminar
    2. vejo que vc responde algumas perguntas com convicção, vc poderia me ajudar no meu laudo?

      http://gravidezdiario.blogspot.com.br/2011/11/valores-normais-do-espermograma.html?showComment=1460522994717#c2185651937174994952

      Eliminar
  77. Poderia me dar uma explicação melhor sobre esse espermograma Dr, será que não vou conseguir engravidar minha esposa, tem algum tratamento a ser feito para melhorar??

    ESPERMOGRAMA (O.M.S)
    Amostra....: ESPERMA
    Abst.Sexual.........: 4 DIAS
    Ejaculacao..........: COMPLETA
    CARACTERISICAS FISICAS
    Aspecto.............: OPALESCENTE
    Cor.................: BRANCO AMARELADO
    Liquefacao..........: NORMAL
    Cheiro..............: SUI-GENERIS
    Viscosidade.........: NORMAL
    * *PH..................: 8,0 V.R.: Entre 7,2 e 8,0
    QUANTIDADE
    * *Volume..............: 3,5 ml V.R.: Entre 2,0 e 5,0 ml
    * *Concetração Esperma.: 71 Milhoes/ml V.R.: Sup. a 20 milhoes/ml
    Total Esperma.......: 248,5 Milhoes
    MOTILIDADE
    A=Progressiva rapida: 44 %
    B=Lenta/naolinear...: 7 % V.R.:A+B superior a 50%
    C=Nao progressiva...: 3 %
    D=Imoveis...........: 46 %
    EXAME CITOLOGICO
    * *Leucocitos..........: 0,1 Milhoes/Ml V.R.: Ate 1,0 milhao/ml
    * *Vitalidade..........: 55 % V.R.: Superior a 50%
    MORFOLOGIA
    Formas Normais......: 25 % V.R.: Normal superior a 30%
    Formas Anormais.....: 75 %
    OBS.: MATERIAL NAO COLHIDO NO LABORATORIO.
    07/

    ResponderEliminar
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  79. Estou com dúvida com o resultado do espermograma do meu marido: Não sei como interpretar o resultado? Peço ajudar?

    Volume: 3,1
    Cor e aspecto: branco/opalescente
    Aspecto : homogenêo
    Ph: 7,0
    Duração Coagulação : 19 min.
    Espermatozoides : 29,6 milhões/ml
    Normais : 39%
    Vitalidade após 30min. : 50%

    Conclusão:
    DEFEITOS DE CABEÇA= 36%
    DEFEITO DE PEÇA INTERMEDIARIA = 12%
    CAUDA ALONGADA = 13%
    MOTILIDADE GRAU A+B=28%
    VIVOS=51%

    Me ajude por favor será que vou conseguir engravidar? Esse é o segundo exame dele no primeiro deu oligozoospermia ele tomou remédio agora dez esse. A consulta com o medico é só para fevereiro.

    ResponderEliminar
  80. BOA TARDE, poderia me dar uma luz porque a consulta médica demorara e estou ansioso.
    EXAMES:
    CONCENTRAÇAO DE ESPERMATOZOIDE POR ML................8MILHOES
    NUMERO DE ESPRMA POR VOLUME EJACULADO..................32MILHOES
    AGLUTINAÇAO DOS ESPERMAS ..........AUSENTE
    MOTILIDADE PROGRESSIVA.............64%
    NAO PROGRESSIVA.........10%
    IMOVEL.....26%

    ANALISE MORFOL.
    NORMAIS.................34%
    ANOMALIAS DE CABEÇA..........29%
    ANOMALIAS DE PEÇAS INTERM........10%
    ANOMALIA DE CALDAS......26%
    AMORFOS...1%
    LEUCOCITOS..............100.000
    HEMACIAS......0
    ESPERMATOCITO E ESPERMATIDES......1

    OBS... 4 DIAS DE ABSTINENCIA... VOLUME 4ML.....VISCOSIDADE NORMAL, ASPECTO HOMOGENEO, COAGULO SEMINAL APOS EJACULAÇAO..PRESENTE. LIQUEFAÇAO 20 MINUTOS....
    POR AJUDE SE TENHO CHANCES DE SER PAPAI.

    ResponderEliminar
  81. Bom dia. Por favor, sei que disse que não iria analisar, mas peço por estar aflito, principalmente com a concentração de espermatozóides e quanto a Morfologia.
    O método utilizado foi Espermograma Manual Kruger
    Espermograma Manual Kruger
    (Material: Esperma - Material recebido do Cliente)
    Horário da Coleta 7,09 h
    Período de Abstinência 2 dia 2 a 7 dias
    MACROSCOPIA:
    pH 8,0 7,2 a 8,0
    (Método: Tiras Reativas)
    Cor Branco Acinzentado Branco Acinzentado
    Volume 2,5 mL 1,5 a 5,0 mL
    Viscosidade Normal Normal
    Tempo de Liquefação 5 min Inferior a 60 min
    (Método: Macroscopia)
    MICROSCOPIA:
    Células Redondas 0,10 milhões/mL Inferior a 5,00 milhões/mL
    (Método: Contagem em Câmara)
    Leucócitos Inferior a 1,00 milhões/mL Inferior a 1,00 milhões/mL
    (Método: Contagem em Câmara)
    Hemácias Ausentes Ausentes
    (Método: Método da Câmara de Makler)
    Concentração de espermatozóides/mL 10,00 milhões/mL Superior a 15,00 milhões/mL
    (Método: Método da Câmara de Makler)
    Número total de espermatozóides no 25,0 milhões
    volume ejaculado
    Motilidade Progressiva (a+b) 60,0 % Superior a 32,0 %
    (Método: Microscopia)
    Progressão Linear Rápida (a) 30,0 %
    Progressão Linear Lenta (b) 30,0 %
    Motilidade não Progressiva (c) 10,0 %
    (Método: Microscopia)
    Imóveis (d) 30,0 %
    (Método: Microscopia)
    Espermatozóides Móveis (a+b+c) 70,0 % Superior a 40%
    Concentração de Espermatozóides Móveis 7,00 milhões/mL
    Concentração de Espermatozóides 6,00 milhões/mL
    Progressivos
    (Método: Cálculo)
    Espermatozóides Morfologia Normal - OMS 28,0 % Superior a 30,0 %
    (Método: Microscopia)
    Espermatozóides Anormais 72,0 % Inferior a 70,0 %
    Amorfos 59,0 %
    (Método: Microscopia)
    Peça Intermediária 7,0 %
    (Método: Microscopia)
    Cauda 6,0 %
    (Método: Microscopia)
    Espermatozóides com morfologia Kruger 3,0 % Superior a 4,0 %


    ResponderEliminar
  82. pelo visto o meu exame nao esta bem mesmo. uma vez que hoje, a menstruação dela desceu..

    ResponderEliminar
  83. Boa noite!
    No exame de meu esposo o volume enviado foi de 15,5 ml.
    Isso quer dizer algo preocupante, uma vez que o valor de referência deveria ser de 2-5 ml?

    ResponderEliminar
  84. Boa tarde
    Gostaria de uma ajuda na interpretacao desses resultados

    Vol. Enviado 4.0 ml
    Ph 7.5
    Cor branco opaco
    Viscosidade : normal
    Dur. Coagulação 60min
    Ref.30 min
    Liquefacao primaria ausente
    Liquefacao secundária parcial
    Ref.presente
    Contagem global 145.4 milhoes/ml
    Contagem espermatozoide ejaculados 581.60 milhoes

    Motilidade
    Imoveis 24%
    Lentos 14%
    Moderados 16%
    Rapidos 46%
    Moveis progressivos 29%

    Trajetória

    Veloc. Curvilinea 51.2
    Ref.42
    Veloc.reta 25.3
    Ref. 28
    Veloc. Media progressao 32.3
    Ref.33
    Frequ. De oscilação 22.1
    Ref.8 a 14
    Linearidade 52%
    Ref. 60

    Formas vivas 91%

    Morfologia
    Alterações na cabeca 13%
    Alteracoes da peca intermediária 14%
    Alteracoes na cauda 7%
    Gotas citoplasmaticas 2%
    Normais 64%

    Aguardo muito ancioso a resposta
    Obrigado

    ResponderEliminar
  85. Boa tarde
    Gostaria de uma ajuda na interpretacao desses resultados

    Vol. Enviado 4.0 ml
    Ph 7.5
    Cor branco opaco
    Viscosidade : normal
    Dur. Coagulação 60min
    Ref.30 min
    Liquefacao primaria ausente
    Liquefacao secundária parcial
    Ref.presente
    Contagem global 145.4 milhoes/ml
    Contagem espermatozoide ejaculados 581.60 milhoes

    Motilidade
    Imoveis 24%
    Lentos 14%
    Moderados 16%
    Rapidos 46%
    Moveis progressivos 29%

    Trajetória

    Veloc. Curvilinea 51.2
    Ref.42
    Veloc.reta 25.3
    Ref. 28
    Veloc. Media progressao 32.3
    Ref.33
    Frequ. De oscilação 22.1
    Ref.8 a 14
    Linearidade 52%
    Ref. 60

    Formas vivas 91%

    Morfologia
    Alterações na cabeca 13%
    Alteracoes da peca intermediária 14%
    Alteracoes na cauda 7%
    Gotas citoplasmaticas 2%
    Normais 64%

    Aguardo muito ancioso a resposta
    Obrigado

    ResponderEliminar
  86. Alguém pode me ajudar?
    gostaria de esclarecimento sobre o exame do meu marido, observei algumas alterações.
    Acredito que essas alterações aconteceram devido ao nervosismo dele, que iria chegar ao ponto de não conseguir colher o esperma, por isso peço ajuda de vcs.

    abstinência : 3 dias
    cor : normal
    viscosidade: normal
    volume : 1 ml
    liquefação : 20 m
    ph : 7
    piocitos : 0 a 1 por campo 400 x
    concentração esperma : 8.900.000 ml
    motilidade progressiva : 56,2
    motilidade não progressiva : 43,8
    morfologia normal : 26,5
    espermatozoide com motilidade progressiva (msc): 5.000.000
    conc. espermatozoide funcionais (fsc) : 1.300.000
    índice de motilidade do esperma (smi): 26

    ResponderEliminar
  87. Bom dia, estou planejando ter filhos. Podem me ajudar a interpretar meu resultado?

    EXAME MACROSCOPICO
    Coagulacao Presente
    Valor de referência: Presente
    Tempo de Liquefacao 30 minutos
    Valor de referência: Ate 60 minutos
    Cor Branco opalescente
    Viscosidade Aumentada
    Valor de referência: Normal
    Volume 6,0 mL
    Valor de referência: Maior ou igual a 1,5 mL

    EXAME MICROSCOPICO
    Concentracao espermatica
    Numero de espermatozoides/mL 42.0 milhoes/mL
    Valor de referência: Maior ou igual a 15 milhoes
    Numero de espermatozoides/ejaculado 252.0 milhoes/ejaculado
    Valor de referência: Maior ou igual 39 milhoes

    Motilidade apos liquefacao
    A+B - Progressivo
    Linear Rapido/Linear/Nao Linear 58%
    C) Nao progressivos 01%
    D) Imoveis 41%
    Valor de referência: (a+b) maior que 50%
    Vitalidade Vide observacao
    Valor de referência: Maior ou igual que 58% espermatozoides vivos
    Observacao O estudo da vitalidade somente sera indicado
    quando na motilidade (a+b) for menor
    que 50 %.

    MORFOLOGIA ESTRITA DE KRUGGER

    Ovais normais 12%
    Valor de referência: Prognostico de Fertilizacao

    Menor que 4%: Reservado
    De 4 a 14% : Bom
    Maior que 14%: Excelente
    Amorfos 88 %
    Observacao Na analise morfologica as alteracoes
    especificas significativas so serao
    relatadas se estiverem presentes.

    Observacao:
    A metodologia utilizada de Krugger leva em consideracao nao somente a
    morfologia do espermatozoide mas tambem localizacao, tamanho e formato da
    cabeca, do acrossoma, da peca intermediaria da cauda. Estes dados
    possibilitam a melhor caracterizacao dos elementos normais.

    Celulas Redondas 1,9 milhoes/mL
    Valor de referência: 0,0 ate 5,0 milhoes/mL
    Neutrofilos 0,2 milhoes/mL
    Valor de referência: Menor que 1,0 milhoes/mL

    Bioquimico
    pH 8,0
    Valor de referência: 7,0 ate 8,0
    Conclusao
    Na amostra analisada Normozoospermia

    Abstinencia sexual 5 DIAS
    Valor de referência: Termos Interpretativos

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  88. Quero saber si tem possibilidade de engravidar com 30% normais sendo menos 70%vivos na 1hora.menos 50%moveis e progressiveis

    ResponderEliminar