sábado, 21 de abril de 2012

3º FIV/ICSI: Início das picas da manhã

Ontem, dia 20, foi dia de análises e eco. Foi a Drª Graça que me fez a eco (a Drª que me fez a histeroscopia).
Tinha vários ovócitos com tamanho 10, 9 e 8 e vários com tamanho <7.
Sobre os resultados das análises não sei, mas quando fiz as análises pedi a senha no guichet para poder aceder via internet. Ainda não fui consultar. Mas suponho que esteja tudo ok.


No telefonema da tarde disseram para começar hoje com as injecções de Orgalutran de manhã. E assim arranquei com o esquema das injecções de manhã e injecções à noite (Puregon 100u).
A próxima eco+análises será na segunda-feira dia 23.

Entretanto, no trabalho aproveitei para ir aos Recursos Humanos perguntar sobre a aplicação da lei que nos permite ficar em casa com falta justificada e remunerada, mediante justificação médica, devido ao tratamento de PMA. Disseram que iam ver isso e que para a semana me diziam qualquer coisa.
Desta vez estou a planear não vou meter baixa, e usar esta forma que a lei permite, porque para ter a baixa é preciso levar a justificação médica ao centro de saúde (e perde-se uma manhã ou uma tarde nisto) e para além disso, os 3º primeiros dias de baixa não são pagos nem pela empresa nem pela segurança social.
Ou seja, metendo baixa, fica-se a perder €€ e se a lei permite ter faltas justificadas remuneradas devido a tratamentos de PMA, temos de o aproveitar e não sermos totós.

5 comentários:

  1. Alô!!! Já sabes q estamos aqui a torcer!!!

    Acho q fazes muito bem quanto à ideia da baixa! Se está previsto e temos direito, há q usufruir! Eu nunca precisei, pois tenho muita flexibilidade no trabalho, mas eu nem precisei meter baixa e n fui prejudicada monetariamente ou de outra forma por isso, a n ser pelo trabalho q acumulou! ;)

    Beijinhossssssss

    ResponderEliminar
  2. Exacto, se a lei nos protege quanto a isto, temos é de o usufruir :)

    E como anda o teu menino? Já te dá pontapés? lol
    Bjs!!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui! só agora vi q tinhas respondido!!! Desculpaaaa!!!

      Pontapés ainda n, mas finalmente já sinto com alguma regularidade aquilo q as pessoas descrevem como borboletas na barriga! ;) Eu diria que é mais tipo um borbulhar, um formigueiro lá dentro! :D :D

      Hj foi dia de morfológica e passámos mais uma barreira, tudo óptimo, sem sinais de espinha bífida ou qq outro problema! CLARO que é já o "bebé" mais LINDO do mundo e q estamos COMPLETAMENTE apaixonados por ele! ;) ;)

      E ele "diz" q já encomendou um/a companheiro/a convosco! ;) ;)

      Beijinhos gigantes nós os 6! ;) LOL!!! 1 felina, 2 caninos e 3 humanos! :D :D :D

      Eliminar
  3. Sabes dizer me qual é a lei que nos dá essa vantagem? Eu nos tratamentos que fiz coloquei sempre como dias de ferias, precisamente para nao perder horas indeterminadas no centro de saude,mas prestes a iniciar mais uma tratamento ja tinha decidido que ia meter baixa.

    Obrigado,

    Bjinhos Mónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Andei à procura do artigo para te mostrar e achei:
      É o Artigo 249º alínea 2 d), que diz:
      2 – São consideradas faltas justificadas:
      d) A motivada por impossibilidade de prestar trabalho devido a facto não imputável ao trabalhador, nomeadamente observância de prescrição médica no seguimento de recurso a técnica de procriação medicamente assistida, doença, acidente ou cumprimento de obrigação legal;

      Podes consultar o código do trabalho, onde se lê este artigo aqui:
      http://www.cite.gov.pt/pt/legis/CodTrab_L1_005.html

      Por isso basta uma declaração médica que diga que temos de ficar em casa e não será preciso a baixa :)
      Bjs!

      Eliminar