sexta-feira, 8 de maio de 2015

14 semanas de gestação: diabetes gestacional

dieta
Em dieta, aufffff!

Fui diagnosticada com diabetes gestacional nas análises de rotina do 1º trimestre, das 12 semanas. O valor da glicémia em jejum era de 92 naquele dia, e 92 é o valor em que já se considera que uma grávida tem diabetes gestacional.

A diabetes gestacional é uma patologia temporária, na qual em 98% dos casos desaparece depois do parto, mas que acarreta alguns riscos para o bebé, no meu caso bebés no plural, visto que a insulina produzida pelo meu pâncreas não é suficiente para regularizar os níveis de açúcar que circulam no meu sangue, precisamente por causa das hormonas da gravidez que desregulam o corpo. E isto faz com que o meu sangue fique com açúcar a mais, a chamada hiperglicémia, e isto não é bom porque...

  • os bebés ganham peso a mais, o açúcar passa também para a corrente sanguínea deles, o que complica o momento do parto
  • o mini pâncreas deles fica em esforço em tão tenra idade, para tentar produzir a insulina que eles precisam para regularizar os níveis de açúcar no sangue deles, que também têm em excesso vindo do meu sangue - isto faz com que no futuro venham a ter problemas sérios de diabetes.
  • os bebés podem ter um crise de glicémia ao nascer, visto que com toda a insulina que produziam antes do parto, ao nascerem ficam com insulina a mais e açúcar a menos, porque deixam de receber o açúcar no sangue vindo da mãe.
  • ao vigiar os diabetes, tendo uma dieta especial para controlo do diabetes e efectuar as várias picadas no dedo para medir os níveis de glicémia, estou a prevenir que no futuro venha a sofrer de diabetes crónica, visto que estou a evitar que o meu pâncreas esteja em esforço na produção de insulina (que é insuficiente) até ao parto.


No meu caso, não tinha sintomas nenhuns de que estava a sofrer de diabetes gestacional, e só foi possível diagnosticar com a medição do nível de glicémia em jejum, no entanto, podem vir a ser sentidos os seguintes sinais de alerta:

  • sede intensa e boca seca
  • cansaço
  • vontade frequente de urinar (dizem que as grávidas passam a vida na casa de banho, mas eu até agora continuo com a minha frequência de xixi normal)


Ontem tive a consulta de nutrição, depois de 2 semanas em dieta especial para grávidas diabéticas, e pelo registo dos valores de glicémia e anotação das horas e alimentos ingeridos diariamente, foi possível ver que aquela dieta não estava a ser adequada para o meu estilo de vida (conciliar com os horários de trabalho/horas de refeição/horas de dormir). Foi observado que os meus valores de glicémia em jejum estavam acima do valor em que deveriam estar (até 90 era o desejável), assim como os valores medidos 1h após o pequeno almoço (após refeição, o valor não deve ser superior a 120). No entanto, os valores medidos 1h após o almoço e 1h após o jantar estavam muito baixos (não podem ser superiores a 120 mas também não podem ser inferiores a 100). Conclusão: estou com hiperglicémia em jejum e após o pequeno almoço, mas entro em hipoglicémia após o almoço e jantar, o que também não é bom.

Quando o nosso corpo atinge um valor mínino de hipoglicémia (valores baixos de glicémia) e que depende de pessoa para pessoa, o nosso corpo desencadeia um mecanismo de stress metabólico, destruindo outras células, como o tecido muscular, para gerar energia - açúcar - para conseguir alimentar o nosso cérebro - o nosso cérebro é alimentado a açúcar e sem açúcar, o cérebro morre, e como consequência, temos casos de morte. Por isso o nosso corpo precisa de açúcar no sangue em doses q.b. Quando o corpo entra neste modo de stress metabólico, o açúcar gerado torna-se resistente à insulina. E aqui aparece a justificação para os meus valores elevados em jejum. Como após o jantar os meus valores já eram baixos, e como passava mais de 8h sem comer (visto que tenho sono cedo e durmo imenso), o meu corpo entrava nesse modo de produção de stress para gerar açúcar, ficando elevado demais. A solução para este problema passou pela alteração da dieta, com um pouco mais de consumo de hidratos de carbono e de proteínas, e a alteração passou por fraccionar ainda mais as refeições, para evitar as mais de 8h sem comer. Se à meia noite já estiver a dormir, tenho de acordar para comer. Se às 8 da manhã ainda estiver a dormir, tenho de acordar para comer.

As regras básicas são: não estar mais de 8h sem comer, não estar mais de 2h sem comer; a quantidade de hidratos de carbono ingeridos é limitada e contada, tenho carta verde para comer vegetais à refeição, ingestão de proteínas em doses maiores que as da dieta anterior. O meu prato tem de parecer o símbolo da Mercedes: 1/3 de vegetais, 1/3 de hidratos de carbono e 1/3 de proteínas. Caminhar após as refeições é aconselhado, porque estimula a produção natural de insulina.

Basicamente os meus horários que me foram definidos pela nutricionista, em que tenho obrigatoriamente de comer, são às:

  • 8h - metade do pequeno almoço
  • 9h - a outra metade do pequeno almoço
  • 11h - lanche a meio da manhã
  • 12h30 - sopa
  • 13h30 - prato principal
  • 14h30 - fruta + bolacha
  • 16h30 - lanche
  • 18h30 - outro lanche
  • 20h - sopa
  • 21h - prato principal
  • 22h - fruta + bolacha
  • 24h - ceia


E como é que me lembro destas horas todas? Meto alertas no telemóvel. O meu telemóvel passa o dia a tocar, para me lembrar que está na hora de comer. E ainda tenho à minha frente uma cópia da dieta, para me lembrar quais os alimentos que posso comer em cada altura.

horas de comer
Já está (outra vez) na hora de comer!

Aproveitei para esclarecer umas dúvidas que tinha, e para as quais não encontrei solução nos fóruns, porque uns dizem de uma maneira e outros de outra, e que são:

Tenho de picar o dedo em jejum, 1h após o pequeno almoço, 1h após o almoço e 1h após o jantar.
Por isso, tenho de picar o dedo 1h após o fim da refeição ou 1h após o início da refeição?
Resposta: a picagem efectua-se 1h após o início da refeição. Quando se começa a comer, marca-se a hora e é dali a 1h que se faz a picagem, independentemente do tempo que se demorar a comer.

Como o meu almoço/jantar é fraccionado em 3 partes, comer 1h antes a sopa, comer o prato principal e 1h depois a fruta com bolacha, o que se considera que é 1h após a refeição para a picagem? 1h depois da fruta ou 1h depois da refeição principal?
Resposta: faz-se 1h após o início da refeição principal, ou seja, faz-se a picagem e só depois é que se come a fruta com a bolacha.

Vá lá que andei a fazer isto certo, mas tinha de esclarecer as dúvidas com a nutricionista, caso andasse a fazer mal.
A próxima consulta de nutrição é na próxima semana, para se avaliar como reage o meu corpo à nova dieta, visto que nem toda a gente reage da mesma maneira aos mesmos alimentos.

ps. os enjoos quase que parece que estão a ir embora, mas ainda não foram. Agora só tenho vomitado ao fim de semana (mesmo tomando Nausefe já em dose mais reduzida - 1 à noite e 1 de manhã)

10 comentários:

  1. Olá Ana. Ainda nem nasceram e já dão uma trabalheira :) Estou a brincar porque o que fazemos por eles não custa nada. Esperemos que a dieta seja a correcta desta vez porque no fundo o mais dificil é acertar depois entra-se no ritmo e já nem damos por ela. Continua a tratar bem desses bebes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      podes crer, é por eles que faço a dieta.. porque a mim está a custar-me imenso :( Adoro paladares diferentes na comida (dos alimentos que agora me são proibidos), e agora é tudo tão, mas tão sem sabor ou sempre a saber ao mesmo :(
      A única coisa que me alegra (para além de estar a contribuir para o bom desenvolvimento deles) é que.. se calhar não vou ganhar assim tanto peso com a gravidez, com esta dieta tão restritiva :D

      Beijocas e obrigada pelo comentário!
      Ana

      Eliminar
  2. Cara Ana,
    Antes de mais, parabéns pela sua gravidez. Lamento não puder ajudá-la, mas desejo que corra tudo bem. Se fizer tudo direitinho , há de correr. São sacrifícios que valerão a pena.
    Também tive imensos enjoos, perdi 5 kg no 1º trimestre. Às 15 semanas desapareceram os enjoos e o apetite voltou em força!!! Muita força! Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada pela força EM!
      Os enjoos parece que finalmente.pararam. Ainda vou tendo náuseas de vez em quando, mas já não chego a vomitar.
      Bjs
      Ana

      Eliminar
  3. Fiquei hoje a saber que vais ter um menino e uma menina :D Parabéns!!!
    Também tive diabetes gestacionais e a minha dieta foi idêntica à tua. Custou muito, por isso sei perfeitamente pelo que estás a passar. Principalmente porque vais ter gémeos e o teu esforço será ainda maior, sinto-me impelida a dar "conselhos", coisa que nunca faço porque acho desnecessário já que vais sempre ouvir 1001 conselhos sem que to peçam, mas como até hoje me arrependo de algumas coisas em relação à questão dos meus diabetes, vou assim mesmo dar e fica ao teu critério fazer ouvidos moucos se te apetecer :P
    Os riscos que referes acima foram-me explicados, pelo que segui à risca todas as indicações médicas, nomeadamente da nutricionista. Perdi imenso peso, cheguei a perder 1 Kg por semana... A minha bebé nas últimas semanas começou a baixar de percentil e apesar de me mostrar preocupada, os meus médicos sempre disseram para manter a dieta e foi o que fiz a muito custo e com muita, muita fome. Hoje ponho-me a pensar que a minha filha terá passado fome também porque nasceu de termo (38 semanas), mas com baixo peso à nascença e perdeu mais ainda nos primeiros meses quando era suposto começar a ganhar depois das primeiras semanas depois do parto. Enfim, resumindo e concluindo, dieta sim, mas sem entrar em extremos como a mim me quiseram impingir. Ah, e como depois das refeições os índices de glicémia eram sempre altos (apesar da miséria de comida que comia) ainda me aconselharam a fazer exercício físico que sempre fiz, principalmente caminhadas e bicicleta. Com isto não quero de todo preocupar-te, quero apenas partilhar contigo a minha mágoa e o meu arrependimento, porque hoje acredito que o nosso corpo sabe o que precisamos. Se fosse hoje faria a mesma dieta, mas sem tantas restrições e se os níveis continuassem altos, teria sempre a insulina que pelo que sei em nada prejudica o feto ou a mãe. E é como dizes e muito bem, é uma fase transitória e a maior parte das vezes logo depois do parto, volta tudo ao normal. Foi o que me aconteceu a mim :D Beijinhos e tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara!
      Obrigada pelos parabéns! :D
      E pelos conselhos também, que são sempre bem vindos.

      No meu caso, a nutricionista aconselhou fazer exercícios, caminhadas, porque me disse que o exercício faz aumentar a produção de insulina, logo combate os diabetes. Mas quando perguntei à obstetra se podia fazer exercícios (e quais), ela proibiu-me disso (para evitar o risco de vir a ter um parto prematuro, o que é muito comum com os gémeos), alertei-a para o conselho da nutricionista de ter de fazer desporto/caminhadas e a obstetra disse-me que é preferível ter a glicémia descontrolada, para se conseguir evitar a prematuridade. Depois na consulta de nutrição avisei a nutricionista da proibição da obstetra e ela disse-me que a obstetra é que manda, e se é para eu não me andar a mexer, então eu devo fazer o que a obstetra manda.
      Outra coisa boa desta nutricionista é que ela me disse que se eu andasse a passar fome, para a avisar, porque não me quer a passar fome. Senti muita fome com a 1ª dieta e avisei-a disso, e ela lá me modificou a dieta para continuar a ter os valores controlados mas sem sentir fome. Na última consulta de nutrição queixei-me do contrário, de que ando a sentir-me muito cheia à noite e janto com sacrifício sem vontade de comer, e já tive outra vez modificação da dieta na parte do jantar, para conseguir ultrapassar o problema. Mandou-me reduzir a quantidade da sopa para 1 concha (para evitar sentir-me tão cheia na refeição principal), mandou-me adicionar 2 colheres de sopa de feijão ou grão na sopa (porque apesar de me sentir cheia, os valores da glicémia à noite eram baixos) e resulta, os valores já estão todos controlados, não passo fome, nem ando a sentir-me cheia de mais :D

      Foi pena teres calhado com uma nutricionista tão rígida. Eu estou a adorar esta nutricionista com todas as modificações que ela me faz à dieta, para eu estar bem e conseguir controlar os valores da glicémia para os bebés estarem bem.

      Beijocas!

      Eliminar
  4. :) Estou a ver que tens ao teu lado uma excelente profisional que sabe adaptar-se bem às tuas necessidades e às dos teus bebés! Ficarei a acompanhar a tua gravidez e a ler-te para saber como corre tudo :)
    Mais uma vez felicidades e aproveita bem a gravidez porque passa depressinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Escrevo somente para agradecer o post e os comentários, pois me ajudaram a lidar melhor com a minha própria diabetes gestacional. Cheguei aqui através do Google. Espero que seus bebés tenham nascido com muita saúde e que estejam desenvolvendo-se bem. Fizeram-me o terror no hospital e estou um pouco triste, pois não tenho seguido a dieta (detesto dieta!!) e a médica fez aquele drama de "seu filho vai ter problemas cognitivos" e blá blá blá... Ai, ai. Vou fazer como a Sara sugeriu: seguir a dieta, mas sem tanta restrição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Por cá estamos todos bem e os bebés nasceram com peso normal. Um dos riscos de ter a diabetes descontrolada é o bebé engordar imenso, o que também não lhe faz bem. Eu chorei imenso com a minha dieta, porque não podia comer aquilo que gostava, porque era pouco, porque sentia-me cheia e tinha de comer, etc. Mas olhe, com o raio da dieta só aumentei o peso normal da gravidez de 1 bebé, em vez de ser o dobro e... O melhor de tudo é que 1 semana depois do parto, os kilos ganhos com a gravidez já tinham ido embora! E isto fez-me ficar tão contente por ter feito o sacrifício da dieta! E acho que pode dar uma facadinha na dieta de vez em quando, só para matar saudades da comida!
      Desejo-lhe tudo a correr bem com a gravidez! Beijinhos!

      Eliminar