terça-feira, 22 de novembro de 2011

Punção do 2º tratamento FIV/ICSI


Ontem, dia 21-11-2011 foi o dia da punção.
Já sabia tudo o que me esperava naquele dia, já nada era novidade.
Havia mais 4 meninas que também iam fazer punção. Foi tipo fila indiana.

Lá estava às 8 da manhã, com o meu mais que tudo, depois de 8 horas de jejum de sólidos e de líquidos. A última coisa que comi foi um quadrado de chocolate à meia noite. A última injecção que dei a mim própria foi o Pregnyl no sábado, às 22h.



Sobre os valores do estradiol, tinham-me ligado ainda na sexta feira a contar como deveria proceder com a doses que faltavam dar (caso fosse preciso algum ajuste resultante dos valores das análises). Tinha o estradiol a 1136. Por isso, quando na consulta disseram que certamente faltava um dígito no valor, deviam ter confundido o valor  de 400 com 900. Devia ser um 9. Só assim faz sentido a evolução do valor do estradiol.
Estradiol a 1136 é um valor bom, abaixo dos 2000 e acima de 1000, que é o que se quer.
Não foi preciso ajuste de doses e manteve-se os 112.5 de Gonal-F para sexta, o Cetrotide para sábado às 8h e o Pregnyl para sábado às 22h.
pregnyl 5000
Voltando à punção, éramos 5. Fomos levadas pela D. Graça (que é uma simpatia) para a salinha de espera da UCA (Unidade de Cuidados Ambulatórios). Ia eu a pegar no telefone para me entreter enquanto esperava e eis que... fui chamada. Fui a 1ª a ser chamada.
Lá fui eu para o meu espaço na UCA, vesti a bata, foi medida a minha tensão arterial (baixinha como sempre) e foi colocado o oxímetro no dedo. Rapidamente fui chamada para ir para o bloco, onde antes de entrar, fui levada para fazer um xixizinho, para ir de bexiga vazia.
Lá no bloco deitei-me na marquesa, meteram-me o soro numa veia da mão e apaguei-me com a anestesia.
Acordei já eu estava no meu espaço no UCA, com o meu maridinho do meu lado, e eram somente 10 da manhã. Desta vez dormi pouco. Acordei bem disposta e com fome. O meu enfermeiro era outra vez o enfermeiro Joel, que ainda se lembrava de mim.
Comi, fui levada ao wc, estava tudo óptimo, sem tonturas, sem má disposição, somente com algumas dores, mas nada comparado com o que senti da outra vez.

Quando o Dr. veio fazer a visita, disse que tinham tirado 10 folículos e que tirou muito líquido de outros folículos que não se desenvolveram.



Perguntei se no dia seguinte já podia ir trabalhar e disse-me que nem pensar. Passou-me baixa por 12 dias, outra vez, mas que o valor do estradiol permitia que se fizesse a transferência na 4ª feira (yey!)

Depois de sairmos do HPP fomos almoçar (já eram umas 14.30). Depois o meu marido foi tratar do papel da baixa no centro de saúde. Ao deitar, apliquei o utrogestan, com ajuda claro, porque não me consigo dobrar sem sentir dores.

Acordei imensas vezes durante a noite, quando me mexia, porque acordava com dores. Mas comparando com a punção da outra vez, desta vez está a ser tudo muito mais tranquilo.

Hoje de manhã a Dra. Patrícia (a bióloga), ligou a dizer o resultado do namoro dos óvulos com os espermatozóides:
- dos 10 folículos retirados, apenas 7 estavam maduros;
- foram fertilizados estes 7;
- 2 não se desenvolveram, ficando 5;
- destes 5, 1 deles fez divisões anómalas com fragmentos;
- sobraram 4 embriões.

Amanhã de manhã é a transferência.
Tenho mais fé que desta vez as coisas correrão melhor, porque será uma transferência de embriões frescos, sem terem passado pela congelação e não irei encher-me de água como da outra vez. Basta não esvaziar a bexiga.

5 comentários:

  1. Que boas notíciasss!!!

    Venho desejar uma noite melhor hoje e boa sorte para amanhã e para os próximos dias!!!

    E não bebas muita água!!!! ;) ;)

    Beijinhos e tudo a correr bem!! Quase nos cruzamos nos corredores do HPP! ;)

    Depois dá notícias! ;)

    ResponderEliminar
  2. Desta vez perguntei como havia de ser com a água, quando a bióloga me ligou, e ela disse-me que basta não fazer xixizinho. Mas tiver de fazer, fazer só um bocadinho e depois beber água.
    Desta vez não vou errar nisso :P

    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. ola!como te tens sentido desde a tranferencia?mt repouso?bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Deia!
    Ao ver a tua cara aí nesse quadradinho, lembro-me de te ver lá no HPP no dia da punção e acho que também lá estavas no dia da transferência (4ª) :)

    Eu continuo com dores no baixo ventre, mas de cada dia que passa estão a diminuir. É o que dá o risco de hiperestimulação que o SOP me causa :( Mas tenho vigiado todos os sinais que o Dr. me indicou e tenho comido as proteínas e água.

    O Dr. não autorizou que eu fosse trabalhar e passou-me uma baixa de 2 semanas, desde o dia da punção. Muito repouso, recomendou ele. E é o que tenho feito. Passo o dia deitada no sofá de portátil ao lado, com este embrião, que espero que seja resistente, embora acho difícil que se aguente.

    E tu como andas? A transferência correu bem?
    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  5. ola querida! Pois estivemo nos mesmos dias la nos lusiadas. Eu nao tenho dores nenhumas graças a Deus, a transferencia correu bem transferi 2 embrioes que segundo a biologa estavam com muito boa evolução. Eu tb ando como tu, sofazinho com lareira a aquecer e o pc e a tv a fazerem companhia, mas é uma seca lol, tudo por uma boa causa. congelei 4 embrioes mas dois deles podem nao estar viaveis para transferencia apos congelação. Agora é rezar pra que estes dois cá fiquem! Tens de pensar positivo força********

    ResponderEliminar