quarta-feira, 25 de março de 2015

Ciclo de geração dos óvulos

A reserva de óvulos de uma mulher é criada quando ainda está na barriga da sua mãe. Quando uma mulher nasce, nasce com cerca de 2 milhões de óvulos. Quando chega à puberdade, essa reserva desce para um valor que se situa entre 1/4 e meio milhão. Durante a vida, apenas 300 a 400 irão amadurecer e serem libertados durante a ovulação, normalmente 1 por cada ciclo menstrual (que dura em média 28 dias). Mas... e os outros milhares, o que lhes acontece?

Tudo o que fazemos/comemos nos 3 meses anteriores a uma ovulação vai influenciar a qualidade dos óvulos que serão chamados a participar no ciclo menstrual, daí que nos digam que se começarmos a tomar algum suplemento alimentar, só passados 3 meses é que se vê o resultado. Eu juro que até já vi um gráfico com estes 3 meses que influenciam os óvulos, e gostava de o colocar aqui para ilustrar esta fase, mas agora não o encontro em lado nenhum. Alguém sabe do que estou a falar??

Continuando... o ciclo da ovulação divide-se em duas fases distintas: a fase folicular e a fase luteínica.



Fase Folicular
Esta fase inicia-se com o 1º dia da menstruação, sendo a fase em que o óvulo cresce e se desenvolve. No início da fase folicular, o nosso cérebro chama, através da libertação de hormonas, um conjunto de óvulos imaturos, cerca de 20, para se desenvolverem nuns sacos chamados de folículos, que fornecem os nutrientes necessários para os óvulos crescerem.
Destes 20 óvulos, apenas 1 se continua a desenvolver e os restantes mirram. Ao mesmo tempo, o nosso útero (endométrio) vai engrossando até à espessura ideal para receber um óvulo fertilizado.
A duração desta primeira fase pode variar de mulher para mulher, podendo ser tão curta como 7 dias ou tão longa, como 40 dias (como é o meu caso).

Fase Luteínica (há quem chame de fase lútea)
Esta fase inicia-se com o dia da ovulação e dura aproximadamente entre 12 a 16 dias. Quando ocorre a ovulação, o óvulo é libertado e está pronto a ser fertilizado. O momento em que o óvulo é libertado ocorre à volta do dia 14 do ciclo, e como os espermatozóides têm, em média, 3 dias de vida, isto significa que uma relação sexual por volta do 11º dia do ciclo pode vir a gerar uma gravidez. O óvulo dura entre 12 a 24h, podendo chegar até às 72h, o que significa que nos 3 dias após a ovulação pode ocorrer gravidez, até por volta do 17º dia do ciclo. Por isso é que se diz que a fase fértil situa-se entre o 11º e o 17º dia do ciclo menstrual.
Se for fertilizado com um espermatozóide, e se se conseguir desenvolver correctamente e fixar nas paredes do útero, dará origem a uma gravidez, produzindo-se a hormona HCG (aquela que se detecta nos testes de gravidez). Se tal não acontecer, o óvulo é absorvido pelo corpo, o endométrio começa a desintegrar-se e depois ocorrerá uma nova menstruação, um novo ciclo, em que tudo se repete.

Temos aqui um resumo, bem humorado, de todo o ciclo menstrual:
Fonte: IHeartGuts

Sem comentários:

Enviar um comentário