quarta-feira, 22 de julho de 2015

25 semanas de gravidez: resumo da gravidez

Não é fácil ser uma grávida de gémeos.
Sempre ouvi as outras pessoas falarem maravilhas da gravidez, que têm saudades e que foi muito bom estarem grávidas, mas eu não posso dizer o mesmo. Qual maravilhas qual quê? Está a ser uma tortura!


Resumo:

  • 3 dias após a realização do 2º beta HCG (teste de sangue de confirmação da gravidez), ou seja, logo bem no início (acho que foi logo na 4ª semana de gestação), comecei a vomitar tudo muito severamente, para nunca mais parar... tomar Nausefe ajudou a não vomitar tanto, mas 1 ou 2 vómitos diários mantiveram-se até cerca das 14 semanas, onde consegui reduzir a dose de Nausefe, mas ainda não consegui parar de o tomar (quando não o tomo, é vómito na certa, e já vou nas 25 semanas). Azia e enjoos eram as palavras do dia.
  • às 12 semanas foi a descoberta da diabetes gestacional: foi-me imposta uma dieta rigorosa para controlar os níveis de açúcar no sangue. Passei fome no início, mas agora o problema é o inverso: sinto-me cheia e não tenho vontade de comer, mas tenho de comer por causa da diabetes não disparar.
  • era uma pessoa que dormia cerca de 10h por dia, para me sentir bem. Neste momento só consigo dormir 7h30, porque tenho de comer à meia-noite, tenho de tomar o suplemento de ferro às 7h30, para poder comer o pequeno almoço às 8h, e às 9h... Desde que acordo que já não consigo voltar a adormecer. Mas sei que isto vai ser muito muito muito pior quando eles nascerem... vou transformar-me em zombie.
  • entretanto começaram a aparecer dores intermitentes nas costelas e costas, apenas do lado direito
  • das 18 às 20 semanas, inchei e inchei e inchei imenso nos pés - "repouso forçado" resolveu o problema - e comecei a sofrer de tonturas/desmaios.
  • às 21 semanas, as dores intermitentes passaram a permanentes - só consigo reduzir a intensidade da dor estando deitada - e alastraram-se para a zona do umbigo. A minha pele da barriga está tão esticada! O meu umbigo está quase liso.
  • agora acordo imensas vezes durante a noite, com falta de posição para dormir, acordo dorida ou com as mãos dormentes, mudo de posição, adormeço, volto a acordar novamente pelo mesmo motivo...
  • desde o início que me foi proibida a actividade física (e como eu sinto falta!)


A única coisa boa:

  • Sentir os gémeos a mexer, saber que estão ali e que estão bem!


Por isso, entre andar em dieta forçada, sentir dores permanentes, andar enjoada, não dormir tudo... duvido muito que venha a sentir saudades da gravidez!

Tinha-me inscrito no curso de preparação para o parto na MAC, às 12 semanas, onde fiquei em lista de espera... fui agora chamada para iniciar as aulas em Agosto, mas infelizmente não vai dar para ir às aulas até ao fim: o parto ocorre antes disso :(

19 comentários:

  1. ninguem merece o.O

    ass: a gaja dos testes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tão difícil conseguir a gravidez.. se agora fosse tudo fácil, não era a mesma coisa -.-

      Eliminar
  2. Não está a ser realmente fácil! Eu tb tenho q comer as 24h e acordar as 8h para comer novamente...resultado, perco o sono, mas depois ando zombie também! No primeiro trimestre também só pensava "como é que alguém acha a gravidez uma fase bonita??". Descobri a diabetes logo ao início e andei sempre ansiosa...o panicanço só acalmou há umas 3semanas, quando comecei a lidar melhor com esse facto. Não vomitei mas tive umas semanas em que andei sempre agoniada e enfartada... Resumindo, uma seca o 1o trimestre. Agora que já estou no 2o, com 16sem, sinto me muito melhor...mesmo assim digo: mãe sofre!
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OIá
      Já agora aproveito para lhe chamar a atenção de uma coisa, já que também tem estas horas fixas para comer, tal como eu:
      Quando começar com o suplemento de ferro, agora no 2º trimestre, e lhe disserem que tem de o tomar em jejum, não é para tomar o ferro em jejum e logo de seguida o pequeno almoço por cima, porque o ferro vai misturar-se com o cálcio (do leite, do queijo...) do peq almoço no estômago. O cálcio anula o ferro e vice-versa e depois nenhum faz efeito. Vai ter de acordar meia hora antes do peq almoço das 8h, ou seja às 7h30, para que o ferro seja absorvido e foi a nutricionista que me disse para fazer assim. A obstetra só mencionou o ter de tomar em jejum quando mo receitou, e eu julgava que era tomar em jejum imediatamente antes do pequeno almoço, mas quando li a bula, vi que alertam para isto do cálcio e lembrei-me que ao beber o leite em cima, estava a estragar tudo... e por isso perguntei à nutricionista como podia resolver este problema. Daí eu ter de acordar às 7h30 para tomar o ferro e só poder tomar o peq almoço às 8h.... Mais meia-hora de sono "roubada" :(
      Desejo-lhe tudo a correr bem e que os seus diabetes não disparem quando passar das 20 semanas (que é quando as outras grávidas podem ficar com diabetes e os nossos podem descontrolar-se sozinhos, mesmo seguindo a dieta).
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Agradeço o conselho! Já sabia desta incompatibilidade ferro-cálcio, mas n tinha pensado na incompatibilidade com o meu sono!lol vou deixar a caixa na mesa de cabeceira...já que vou paí 3 vezes à casa de banho a meio da noite na última tomo o ferro! ;)
      Quanto aos valores de glicerina vamos ver...para já estão minimamente controlados só com alimentação mas tenho receio que piorem as 20... Esperar para ver! :/
      Mais uma vez obrigada!
      Bjinho
      Joana

      Eliminar
    3. Também é uma boa solução :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Quanto às noites sem dormir, assim já estás preparada... o Miguel tem 13 meses e eu continuo sem saber o que é dormir uma noite seguida :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que sim, que isto já é um treino para as noites sem dormir :)
      Beijocas!

      Eliminar
  4. Como eu te percebo em tudo o que escreves, só não vou ter gémeos... tu sabes que a maior parte das mulheres sofrem como nós, mas têm vergonha de o assumir e de acharem que serão más mães ao assumir que não gostaram de estar grávidas! Por isso é que te admiro e faço questão de dizer o mesmo que tu a todas as pessoas que me perguntam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força!
      Beijinhos e tudo a correr bem!

      Eliminar
  5. Olá, eu estou gravida pela 3ª vez e acompanho o teu blog á bastante tempo. Posso dizer-te que apesar das minhas gravidezes terem corrido sempre muito bem com momentos muito bonitos, outros tenho em que me desespero.
    Não tive diabetes, nem inchei ( ainda). Mas tenho dores nas costas (resultado dos 9kg que já engordei), hemorroidas, manchas na cara e contracções que não vêem nada a jeito agora (ainda só estou de 28 semanas). Não durmo nada de jeito porque o meu filho mais novo me chama para xixi, porque tem sede, porque tem pesadelos, porque tem calor, etc...enfim. Eu assumo adoro ser mãe e sentir os bebés na barriga, mas certas alturas detesto estar gravida! E estar gravida no Verão é horrivel!!

    Mas tudo passa, e nós aguentamos. Com uns dias melhores outros mauzinhos.
    Força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ser nada fácil, estar grávida e ter de tomar conta de um mais pequenito que ainda precisa de apoio durante noite...
      É isso mesmo que penso, isto é temporário, já falta "pouco" :)
      Beijocas e tudo a correr bem!

      Eliminar
  6. Olá, depois de ler isto tudo sinto que não sou normal. Eu adorei estar grávida de qualquer uma das três vezes.
    Só te posso dar força. Não desanimes porque já não falta quase nada e quando os tiveres nos braços vais esquecer tudo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Então teve a sorte de ter passados por gravidezes muito tranquilas. Acho que quando não se passam por estes problemas, é que se consegue disfrutar da gravidez em pleno :)
      Obrigada pela forcinha!
      Bjs!

      Eliminar
    2. Não foram própriamente tranquilas. Dos gémeos estive com ameaça de trabalho de parto desde as 25+6.
      Mas mesmo assim nunca me deixei abater. Dormi imenso. Levantava-me de manhã, toma o pequeno almoço e deitava-me no sofa a ver series. Não via nada, adormecia e acordava quase na hora de almoço. Almoçava e colocava o episódio que tinha começado a ver de manhã, passado um pouco estava a dormer novamente. Por vezes durante o dia todo só conseguia ver um ou dois episódios de series. :)
      E há noite dormia bem outra vez. Tenho sorte porque durmo de qualquer maneira até sentada. Sei que nem toda a gente tem a mesma sorte.

      Eliminar
    3. eheheh :D O que lhe valeu foi conseguir dormir bem a qualquer hora, e isso deve ter ajudado :)
      Beijocas!

      Eliminar
  7. Eu adorei estar grávida! Foi uma maravilha! Agora sim, é a doer, com noites mal dormidas e muuuuuuito trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter passado por uma gravidez maravilha :D :D Que inveja que eu tenho!
      Beijinhos e tudo de bom!

      Eliminar
  8. Esta tudo bem?? Espero que sim! Ansiosa pelo post das 26 semanas!
    Joana

    ResponderEliminar